Cinema

Filme produzido por jovens de Alto Alegre do Pindaré será exibido neste sábado

“Eu te amo” será exibido na Mostra de Cinema que irá acontecer no dia 4 de fevereiro, às 18h, na Escola Dr Francisco Batista, no Centro..

Divulgação

Atualizada em 01/02/2023 às 17h31
“Eu te amo” será exibido na Mostra de Cinema.
“Eu te amo” será exibido na Mostra de Cinema. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - O amor foi o norte da criação do filme realizado por uma turma de adolescentes e jovens de Alto Alegre do Pindaré. Eles participaram da oficina de cinema do Cultura na Praça, projeto que tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

“Eu te amo” será exibido na Mostra de Cinema que irá acontecer no dia 4 de fevereiro, às 18h, na Escola Dr Francisco Batista, no Centro. O evento contará ainda com a apresentação do grupo de dança indígena Tukawari. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Com coordenação do cineasta Cris Azzi, a oficina teve participação dos alunos Ana Clara, Clayre Lys, De Jesus, Karoliny Silva, Lara Conceição, Lara Evellyn, Fábio Nathan e Milly Araújo. O elenco do curta-metragem foi composto por Fábio Nathan, Valdenia dos Reis Soares e Ana Clara. Na oficina, eles tiveram contato com todas as etapas que envolvem a criação de um filme e juntos decidiram abordar o amor. No filme, o jovem Fábio, surpreendido pela vida, descobre o desafio de dar aquilo que nunca recebeu. Comunicar e receber o amor pode ser um gesto de coragem.

Cris Azzi destacou a importância de levar experiências com o cinema para comunidades do interior do Maranhão. “É emocionante acompanhar os alunos expressando suas linguagens e subjetividades através de sons e imagens em movimento, em um processo que é todo realizado de forma coletiva e compartilhada. Isso exige muita escuta e respeito aos colegas. Ao final, vemos o brilho nos olhos de cada um, e a gente percebe que esse brilho carrega um orgulho de ter feito parte de um grupo que fez um filme”, reforçou.

A quarta edição do projeto Cultura na Praça está contemplando com oficinas de cinema os municípios maranhenses de Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Bom Jesus das Selvas e Açailândia. Ao término de cada oficina, os participantes têm um curta-metragem pronto, que é exibido à comunidade e também fica disponível no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça, cujo endereço é culturanapraca.art.br. Lá, também já estão disponíveis 25 filmes de curta-metragem de edições anteriores do projeto. 

O Cultura na Praça é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o apoio da Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré e realização realizado da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura - Governo Federal - União e Reconstrução.

O quê? Mostra de Cinema Cultura na Praça, com a apresentação 
Quando? 4 de fevereiro, sábado, às 18h
Onde? Escola Dr Francisco Batista (centro)
Quanto? Gratuito 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.