(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

“Minha Perna, Minha Classe”

Mais: Bicho Terra com novidades

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Arturo Saboia e a produtora Cassia Melo destacados em O Estadão, de São Paulo
Arturo Saboia e a produtora Cassia Melo destacados em O Estadão, de São Paulo

“Minha Perna, Minha Classe”

Repercutiu na edição desta terça-feira no jornal O Estadão, de São Paulo, o lançamento do documentário “Minha Perna, Minha Classe”, dos premiados diretor Arturo Saboia e da produtora Cassia Melo.

O filme, como já foi divulgado nesta coluna, traz a vida e obra do camponês, ambientalista e ícone na luta contra a ditadura, Manoel da Conceição (1935-  1921).

Bicho Terra com novidades

Bloco mais requisitado da folia carnavalesca maranhense, o Bicho-Terra vai para as ruas com um novo integrante para não deixar morrer a tradição que faz do projeto um dos mais originais e criativos do Brasil.

A família cresce com a chegada do ‘Bicho-Terra-Mangue-Guará’, cujas fantasias foram produzidas nas cores vermelho e marrom esverdeado.

Os integrantes, no entanto, ainda não estrearam a vestimenta, pois somente o farão no período oficial de entrudo.

Bicho Terra com novidades…2

A proposta alude às florestas inundadas pelas marés e que ficam nas regiões costeiras, normalmente onde há o encontro de rios com o mar, bem como às aves guarás, que desempenham um importante papel nesse ecossistema.

O Bicho-Terra volta à programação de pré-Carnaval com agenda lotada.

As camisetas do bloco, que os foliões já podem adquirir, são uma criação de Mateus Soeiro.

Câmera digital agora é vintage

Estilo “retro” é o principal diferencial apontado pelos novos usuários desses dispositivos, antes tratados como obsoletos.

Pequenas, coloridas, com mais memória e uma tela que já possibilitava ver a fotografia de forma instantânea. As câmeras digitais amadoras marcaram toda uma geração nos anos 2000 pela praticidade, mas logo foram ofuscadas pelo “boom” dos smartphones.

Duas décadas depois, elas estão de volta: alguns jovens estão deixando o celular em segundo plano para reviver os dispositivos com os quais tiveram contato apenas na infância.

Nas últimas semanas, os antigos aparelhos têm gerado interesse e feito jovens pesquisar na internet pelo assunto. Mas esses dispositivos voltaram a ser febre ainda em 2022 – quando começaram a ser vistos com maior frequência em festas e bares, por exemplo.

Tom Verlaine

Aos 73 anos, morreu em Nova York, nos Estados Unidos, Tom Verlaine. Lenda punk, ele era vocalista, compositor e guitarrista da banda americana Television.

Tom, que nasceu como Thomas Miller em Denville, Nova Jersey, adotou o nome artístico em referência ao poeta francês Paul Verlaine.

A Television foi uma banda de rock criada em 1973. Foi também o primeiro grupo punk a tocar no clube CBGB. O local se tornou famoso posteriormente por ter sido o berço de artistas como Ramones, Patti Smith, Blondie e Talking Heads.

Condição silenciosa

A partir deste mês, bebês nascidos no Brasil já podem ser investigados para uma condição silenciosa, mas que pode levar a um grave comprometimento sensorial e neurológico.

Na mesma amostra de saliva colhida para o teste genético da bochechinha, que detecta alterações em mais de 390 genes, poderá ser feita a pesquisa para o citomegalovírus congênito.

Ele é responsável por levar a uma condição capaz de provocar surdez e alterações neurológicas – mas que, se for diagnosticada precocemente, pode ser tratada desde os primeiros dias de vida da criança.

A pesquisa para citomegalovírus congênito foi introduzida no Brasil por um laboratório especializado, que já produz vacinas e antígenos.

Condição silenciosa…2

Antes, a investigação não era feita porque a detecção do vírus na amostra de sangue, coletada no teste do pezinho, não é adequada.

Com uso de amostra de saliva, já coletada para o teste da bochechinha, é possível detectar mais essa condição, que atinge uma em cada 200 crianças no nascimento.

Mas, para ser segura, a testagem deve ser realizada nos bebês com até 20 dias de vida, já que após esse prazo a detecção do vírus pode não estar associada à forma congênita da doença – que, embora seja assintomática na maioria dos casos, pode causar de icterícia a pneumonias, anemias, microcefalia, perda de visão, audição e incapacidade motora, entre outras sequelas graves.

 

Em circulada pelas cidades históricas de Minas Gerais, Marcia Vale e Luciano Gomes
Em circulada pelas cidades históricas de Minas Gerais, Marcia Vale e Luciano Gomes

DE RELANCE

Camiseta para a festa

No próximo sábado, dia 4, faremos a segunda etapa da entrega das camisetas-fantasias aos convidados para o Almoço de comemoração dos 44 anos de circulação do caderno PH Revista.

No mesmo espaço do Rio Poty Hotel em que ocorreu a primeira etapa de entrega das camisetas aos convidados, no último fim de semana, Teresa Martins e este Repórter PH estarão a postos neste sábado, a partir das 10h.

As t-shirts (ou camisetas-fantasias), como se sabe, são de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, na mais bela casa de festas do Maranhão: o Palazzo Eventos, no Araçagi.

Vale lembrar que a camiseta é o passaporte para acesso ao Almoço, mas os convidados precisam também de ter o seu nome conferido na lista de convidados que ficará na entrada da festa e a conferência será rigorosa.

Camiseta para a festa...2

A volta do tradicional almoço de aniversário do PH Revista marcará a 31ª edição do evento, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia.

E nessa tarde/noite faremos, mais uma vez, uma grande confraternização da sociedade maranhense, com a participação de convidados de todo o Brasil, para comemorar 44 anos de circulação, todos os fins de semana, do caderno de variedades mais antigo da imprensa brasileira.

Muitos convidados estão transformando as camisetas em lindas fantasias inspiradas na cultura Mexicana, nossa grande homenageada deste ano.

Importante: o único detalhe da camiseta (ou t shirt), que não pode ser alterado é a marca do PH Revista, que para a festa do dia 11 de fevereiro foi enriquecida por um sombreiro mexicano.

A versão da história

Documentário sobre a atriz Pamela Anderson estreia hoje no streaming.

– Eu bloqueei da minha vida aquela fita roubada, para sobreviver. Agora que tudo isso está voltando, eu me sinto doente. Eu quero assumir o controle da narrativa pela primeira vez – declara Pamela no trailer do documentário sobre a atriz que estreia hoje na Netflix.

Com direção de Ryan White, Pamela Anderson - Uma História de Amor promete apresentar um retrato íntimo e humanizador da artista, considerada um dos maiores símbolos sexuais de todos os tempos.

A produção, que chega ao público na esteira do sucesso da minissérie ficcional Pam & Tommy (2022, no Star+), também promete passar a limpo a história do relacionamento de Pamela com o músico Tommy Lee e da fita caseira de sexo dos dois que foi vazada na internet nos anos 1990, após ser roubada da casa deles.

Como uma Onda

Originalmente exibida entre novembro de 2004 e junho de 2005, a novela Como uma Onda é uma das novidades da semana no Globoplay.

O folhetim, assinado por Walther Negrão, acompanha o português Daniel (Ricardo Pereira), que, após uma série de infortúnios, acaba chegando clandestinamente ao Brasil em um navio.

Por aqui, ele é ajudado pelas irmãs Nina (Alinne Moraes) e Lenita (Mel Lisboa), que o conheceram ainda em Portugal.

Coincidentemente os chapéus que lembram sombreiros mexicanos – e que serão muito usados no Almoço do PH Revista – estão na moda da alta costura de Zuhair Murad lançada em Paris
Coincidentemente os chapéus que lembram sombreiros mexicanos – e que serão muito usados no Almoço do PH Revista – estão na moda da alta costura de Zuhair Murad lançada em Paris

Para escrever na pedra:

“Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal”. De Friedrich Nietzsche.

TRIVIAL VARIADO

Quem não quiser esperar até sábado, dia 4, para receber as lindas camisetas para o almoço do PH Revista, poderão procurar este Repórter PH, todos os dias, à tarde, na TV Mirante ou Imirante.com, que terei o maior prazer de atendê-los.

O empresário e político Mauro Fecury está passando temporada em seu apartamento no Leblon (RJ), onde se encontra deste a primeira quinzena de janeiro com sua esposa Ana Lúcia. O casal só volta a São Luís após o Carnaval.

Além da possível condenação à prisão, em regime fechado ou semiaberto, com tornozeleira eletrônica, os envolvidos dos atos de 8 de janeiro deste ano vão sentir no bolso o peso de sua participação no movimento.

Explico: o bloqueio de recursos, que vem sendo determinado pela Justiça, tem por objetivo fazer com que paguem os prejuízos causados ao patrimônio público.

A presença do vereador Carlos Bolsonaro na casa em que o ex-presidente Jair Bolsonaro está hospedado em Orlando, na Flórida, voltou a agitar o local, que nos últimos dias tinha reduzido a afluência de curiosos e apoiadores.

Carluxo está envolvido na convocação de simpatizantes para um encontro do grupo Yes Brazil USA, apoiador de Bolsonaro, hoje à noite, em Orlando. O encontro, com ingressos entre US$ 10 e US$ 50 será no 5250 International Drive.

Ao que tudo indica os três senadores eleitos pelo Maranhão votarão em Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para a presidência do Senado. Na eleição de amanhã, Pacheco concorre com Rogério Marinho (PL-RN).

Quem muda de idade hoje, último dia de janeiro, é a mais famosa e reconhecida psiquiatra do Maranhão: Lisieux Carvalho Campos, cujo trabalho na área só tem recebido aplausos.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.