Pergentino Holanda

PH REVISTA: Camisetas do Almoço estão sendo entregues neste fim de semana

Mais: Caravanas em Brasília

PH

Atualizada em 28/01/2023 às 09h07
Os trajes usados pela pintora mexicana Frida Kahlo são os mais pesquisadas pelas convidadas que estão se produzindo para o Almoço do PH Revista
Os trajes usados pela pintora mexicana Frida Kahlo são os mais pesquisadas pelas convidadas que estão se produzindo para o Almoço do PH Revista

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Hoje e amanhã: camisetas do PH

Hoje e amanhã, a sociedade maranhense tem um encontro marcado com este Repórter PH e Teresa Martins no Rio Poty Hotel & Resort.

A partir das 10h deste sábado e das 10h de domingo (amanhã), estaremos a postos numa sala especial do Rio Poty Hotel, cedida especialmente pelo novo dono do empreendimento, empresário Jacques Blinder, para fazermos a entrega aos ilustres convidados  para o Almoço de aniversário do PH Revista, das camisetas-fantasias de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando, dia 11 de fevereiro, no elegante Palazzo Eventos, no Araçagi.

O tradicional almoço de aniversário do PH Revista volta com força total em sua 31ª edição, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia.

Nessa confraternização da sociedade maranhense, com a participação de convidados de todo o Brasil, estaremos comemorando 44 anos de circulação, todos os fins de semana, do caderno de variedades mais antigo da imprensa brasileira.

Camisetas do PH…2

Os donos de ateliês de costura e armarinhos da cidade estão quase lotados de encomendas de muitas pessoas que vão customizar suas camisetas, transformando-as em lindas, criativas e luxuosas fantasias inspiradas em motivos da rica cultura mexicana, que é a temática da ambientação deste ano, assinada pela designer Cintia Klamt Motta.

As camisetas-fantasias são nos tamanhos P, M, G, GG e ExtraGG, que podem ser modificadas.

O único detalhe da camiseta (ou t shirt) que não poder ser alterado é a marca do PH Revista, que para a festa do dia 11 foi acrescida de um sombreiro mexicano.

Olhares Invisíveis Atins

Tudo pronto para o lançamento em São Luís do livro Olhares Invisíveis Atins, com exposição de fotos, no dia 30 de janeiro, às 19h, na Livraria AMEI do São Luís Shopping.

Trata-se do mais novo livro do premiado fotógrafo Meireles Jr., que agora uniu o propósito de empoderar pessoas simples para usarem a fotografia também como uma forma de ganharem visibilidade e maior valor agregado ao seu trabalho.

Meireles Jr. reuniu os 13 guias de turismo da bela região de Atins, para participar do projeto “Olhares Invisíveis Atins”, concebido por ele e viabilizado pela Grupo8 com o patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto tem como frutos um livro com belos registros do vilarejo de Atins e uma exposição com as fotos da obra; cujo lançamento aconteceu, inicialmente, em Atins e Barreirinhas e na próxima segunda-feira será em São Luís.

Mas o maior legado desse novo projeto é social, com a capacitação gratuita oferecida aos guias turísticos na arte da fotografia, fazendo uso do celular. Eles tiveram diversas aulas teóricas e práticas em Atins, tendo como mestres Meireles Jr. e fotógrafos convidados: Veruska Oliveira, Bidney Mendes e Daniel Martins.

Fim da intervenção

O ex-secretário de Comunicação do governo do Maranhão, jornalista Ricardo Capelli, encerra o seu período como interventor na segurança pública do Distrito Federal na próxima terça-feira, dia 31.

Em declarações à imprensa, Capelli diz estar seguro de que nada de novo ocorrerá em Brasília nos próximos dias.

Nem mesmo no ambiente político que envolve a posse de novos deputados e senadores.

De volta ao Ministério

Ao deixar o cargo de interventor na segurança pública do Distrito Federal, nomeado pelo presidente Lula logo após os atos de 8 de janeiro, Ricardo Capelli retorna ao posto de secretário executivo do Ministério da Justiça.

Ao lado do ministro Flávio Dino, o jornalista deve seguir mirando possibilidades de ameaça à ordem pública no País.

Por cima da carne seca

Quem está por cima da carne seca em Brasília é o ex-parlamentar maranhense Hildo Rocha.

Após ficar de fora de um mandato na Câmara Federal, Hildo foi nomeado esta semana pelo presidente Lula como o novo secretário executivo do poderoso Ministério das Cidades.

Ao que se sabe, o ex-deputado ficará responsável pelo programa Minha Casa, Minha Vida, um dos principais instrumentos de política social do governo petista.

 

O governador Carlos Brandão de mãos dadas com o deputado federal Duarte Júnior, que desenvolve no momento um ousado projeto para São Luís
O governador Carlos Brandão de mãos dadas com o deputado federal Duarte Júnior, que desenvolve no momento um ousado projeto para São Luís

Caravanas em Brasília

Neste sábado, Brasília receberá novamente caravanas de várias partes do País.

Mas nada a ver com ameaças de ataque a prédios públicos ou golpes de estado.

É que dois dos principais clubes de futebol do Brasil entram em campo, no estádio Mané Garrincha, para uma partida que deve parar o País.

Flamengo e Palmeiras disputam, às 16h30, o título da Supercopa – que é o encontro dos vencedores da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.

No colo de Brandão

Logo depois de anunciar o seu novo secretariado – que vem sendo aguardado com muita expectativa pela classe política –, previsto para depois do Carnaval, o governador Carlos Brandão terá um outro desafio pela frente.

Cairá no colo dele a decisão final sobre os nomes da OAB e Ministério Público Estadual que irão compor o quadro de desembargadores do Tribunal de Justiça.

Nos bastidores, é grande a corrida em busca de votos de advogados, por um lado, e de procuradores, de outro.

Articulador nato

Em matéria de articulação política, o governador Carlos Brandão vem dando um banho em muita gente que o antecedeu no Palácio dos Leões.

Em menos de dez meses de governo, Brandão conseguiu unir a classe política em torno de um projeto coletivo.

Elegeu o presidente da Câmara de São Luís e da Famem; deve eleger a presidente da Assembleia Legislativa na próxima semana e deve influenciar na escolha de um novo conselheiro no TCE nos próximos meses.

E, de quebra, abriu diálogo com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide.

Silva no Carnaval

Silva, uma das principais revelações da nova música brasileira, será uma das atrações do Carnaval 2023 do governo do Maranhão.

O nome do artista foi anunciado esta semana pela Secretaria de Cultura.

O cantor capixaba, que vai se apresentar no dia 17 de fevereiro no circuito oficial da Avenida Litorânea, ganhou notoriedade ao gravar um álbum com releituras de músicas de Marisa Monte.

DE RELANCE

O consumo escolar

1 Início do ano letivo, entre nós, já não é mais a mesma festa aguardada pelas famílias, que se sentiriam orgulhosas e felizes por seus filhos compartilharem da alegria do conhecimento nas escolas públicas e privadas.

Em ambos os casos, o fator econômico repercute no bolso dessa alegria.

Se, para o estudante da rede pública, a carência é uma marca registrada de um precário ensino, para o aluno da escola particular o ônus financeiro de uma possível qualidade do ensino é aumentada pelos encargos do inevitável consumismo escolar.

2 Matrículas, mensalidades, taxas extras para eventos especiais, preço do material escolar com as rotineiras listas quilométricas, transportes, alimentação, vestuário, aulas complementares, enfim, um investimento com forte repercussão no orçamento da classe média.

E a classe média ainda se queixa, no contexto educação versus economia, da precária relação custo-benefício daquele investimento, por não corresponder aos resultados esperados pelos pais.

O consumo escolar, hoje, é um fato irreversível. As famílias têm de bancar financeiramente os objetos culturais que presumivelmente serão utilizados pelos estudantes durante o ano letivo.

3 Figuram nas listas iniciais da escola livros obrigatórios das diferentes disciplinas, livros de leituras complementares, dicionários de português e de outras línguas, revistas, jornais, cadernos, lápis, canetas, mapas, CDs, DVDs, até os mais inusitados – como um tipo de material didático ou não que deveria ser de responsabilidade do colégio como giz, pincel, papel higiênico, cartolina e material de computadores, dentre outros.

Acrescente-se, agora, o fato de a mudança ortográfica determinar também a mudança nos livros escolares e nos textos de leitura em geral, o que implica um gasto extra no bolso do estudante-consumidor, além do que vai ser inventado para a alegria da crescente indústria do material escolar no País.

Para isso, os professores são convocados para se integrar aos novos rumos da polêmica reforma dos acentos e dos hífens.

 

Sobe a estrela de Arturo Saboia, o mais premiado cineasta maranhense dos últimos tempos
Sobe a estrela de Arturo Saboia, o mais premiado cineasta maranhense dos últimos tempos

Entre Rembrandt e Caravaggio

Em 2013 – há dez anos, portanto – fizemos a profecia no caderno PH Revista de que iria dar o que falar, de bem, o filme “Acalanto”, que o jovem cineasta maranhense Arturo Saboia Almada Lima estaria lançando brevemente na cena nacional.

E estávamos certos. O filme já conquistou mais de 50 prêmios em festivais internacionais de cinema e já é considerado um clássico da sétima arte.

Com um tratamento de imagens, cores e luzes e suas nuanças lembrando as criações de Rembrandt e Caravaggio, o curta-metragem conta a história de uma velhinha analfabeta que pede ao funcionário dos Correios, pela enésima vez, para ler a única carta enviada pelo filho em muitos anos de ausência. Para não mais voltar, ele partira em busca das terras da promissão.

A cada leitura, o funcionário reinventa a carta e reacende naquela alma solitária e desamparada a esperança do retorno do filho, um pouco como na Bíblia.

A delicadeza do tratamento

Arturo Saboia esmerou-se na elaboração do roteiro, no qual as emoções e as reflexões, pungentes e inexoráveis, são mais sugeridas do que exprimidas. O não dito tem na trama uma força transcendental.

E não foi menos refinada a condução da câmera e dos atores, os consagrados Lea Garcia e Luis Carlos Vasconcelos. Contando sem dúvida com os aportes do diretor de fotografia Ale Somori e de seus assistentes de direção, Paulo Eduardo Barbosa e Johann Bertelli.

Arturo se superou no domínio do jogo de luz e de sombra. Como discípulo perfeccionista de Caravaggio, soube explorar as possibilidades, os recursos do claro e do obscuro, da obscuridade transparente para obter o máximo de impacto visual e de profundidade conforme o desenrolar, a evolução da história, cena por cena. 

A trilha sonora, extremamente bem elaborada, se harmonizou ao conjunto de uma produção realizada com critérios estéticos que elevam o diretor maranhense à categoria das grandes revelações da cinematografia brasileira dos últimos tempos.

Apoiadores do filme

Naquela época, fiz questão de assinalar que a realização de Acalanto se deveu ao apoio que Arturo recebeu de empresas e instituições como a Internacional Marítima/Atlântica, EMAP, Alumar, Fiema/Sesi e Federação do Comércio – leia-se Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Luiz Carlos Fossati, Nilson Ferraz, Edilson Baldez e José Arteiro.

Na primeira quinzena de janeiro de 2013, o cineasta exibiu uma cópia do filme para este Repórter PH e os amigos Marilena e Zeca Belo, em fim de tarde memorável na residência do casal, no Turu.

Hoje, Zeca Belo, que foi levado pela Covid-19 há dois anos, é uma saudade que não passa nunca.

Novo trabalho de Arturo

Arturo Saboia estará de volta às telas do cinema com o documentário produzido por  Cássia Melo sobre um símbolo de resistência à ditadura, Manoel da Conceição, cuja trajetória de vida foi retratada no filme “Minha Perna, Minha Classe”.

O lançamento para convidados será no dia 3 de fevereiro, às 19h, no Palacete Gentil Braga. 

O documentário dirigido por Arturo conta a história do líder camponês desde sua infância à criação dos primeiros sindicatos, as perseguições, prisão, fuga pelos países e sua libertação. 

Novo trabalho de Arturo...2

A missão de Cássia Melo teve início durante a pandemia quando ao lado do cineasta maranhense Arturo Saboia deram os primeiros passos para a concretização do documentário que tem duração de 90 minutos.

Foram entrevistas on-line, presenciais e visitas aos locais onde a história de Mané da Conceição se mantém viva.

O camponês morreu no dia 18 de agosto de 2021 na cidade de Imperatriz, onde viveu os últimos anos ao lado da família.

Primogênito do casal de lavradores Maria Leotéria e Antônio Raimundo, Manoel da Conceição nasceu no dia 24 de julho de 1935, no povoado Pedra Grande, no município de Coroatá, estado do Maranhão. E foi perseguido, torturado e exilado, tendo dedicado sua vida à organização da luta pela democracia e pelos direitos dos povos dos campos e das florestas.

 

O estilo colorido dos chapéus mexicanos é o mais pesquisado por homens e mulheres para o Almoço do PH Revista, do dia 11
O estilo colorido dos chapéus mexicanos é o mais pesquisado por homens e mulheres para o Almoço do PH Revista, do dia 11

Para escrever na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira, poeta português.

TRIVIAL VARIADO

Com o charme e a simpatia de sempre, está circulando na cidade o diplomata maranhense Antenor Bogéa Filho, que veio especialmente para testemunhar o casamento da sobrinha Letícia Bogéa Fecury com o jovem Gabriel Castro Pinheiro.

O mesmo motivo trouxe a esta Capital, a bela digital influencer Marcella Tranchesi e o maranhense Rodrigo Klamt Motta, que atua em São Paulo no mercado financeiro.

Virgínia e Roberto Albuquerque, Maria da Graça e João Neto, Silvana e João Guilherme de Abreu embarcam na próxima semana para uma temporada de laze rem Portugal.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.