(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Troféu Mirante Esporte 2023 será entregue na noite de hoje

Mais: Entrega das camisetas-fantasias do Almoço do PH Revista

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Este troféu será entregue hoje a 28 atletas vitoriosos em suas modalidades esportivas
Este troféu será entregue hoje a 28 atletas vitoriosos em suas modalidades esportivas

 Troféu Mirante Esporte 2023

A maior premiação esportiva do Maranhão vai destacar, na noite desta quarta-feira, em cerimônia às 19h30, no Teatro Arthur Azevedo, os melhores atletas de 2023 em 28 modalidades.

No clima para a premiação, a organização do evento promoveu na tarde de ontem uma espécie de pré-jogo da noite de gala, com a realização, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, do Congresso Esportivo Troféu Mirante, apresentado pelo jornalista Afonso Diniz.

O encontro contou com três painéis abordando temas como o patrocínio no esporte, as mulheres no esporte e dicas de como conciliar esporte com a carreira em outra profissão.

Troféu Mirante...2

Participaram do Congresso Esportivo Troféu Mirante, o ex-deputado Joaquim Haickel (@haickeljoaquim), criador das leis de incentivo à cultura e ao esporte; Frederico Castro (@fred.vcastro), 4 vezes medalhista em Copa do Mundo, 20 vezes medalhista em campeonatos nacionais absolutos; Radamés Lattari (@radameslattari): ex-técnico da Seleção Brasileira de Voleibol, ex-vice presidente do Flamengo e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol; Cássia Melo (@cassiamelo8): diretora da Oito Projetos Especializada em Marketing de Patrocínios Incentivados.

O Presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico (@euricopacifico), foi o Mediador:

Troféu Mirante...2

O Painel 2, Mulheres no esporte. Conquistas e desafios, contou com a participação de Adriele Rocha (@adriele.bs07): eleita, pela Beach Soccer World Wide, a melhor atleta do mundo no futebol de areia; Iziane Castro (@izianebasquete): atuou no basquete americano por mais de uma década, foi campeã da Copa América e participou das Olimpíadas de Atenas em 2014; Sílvia Helena (@silviahelena15handebol): hexa-campeã Panamericana de handebol, tri-campeã do Torneio das Nações, eleita 2 vezes a melhor das Américas e esteve por 25 anos na Seleção Brasileira

Esse Painel teve como mediadora, Jana Fontenele (@fontenele_jana), locutora da Mirante FM e apresentadora do Globo Esporte TV Mirante.

Troféu Mirante...2

Na sequência, foi realizado o Painel 3, Como conciliar esporte e carreira, do qual participaram Bruno Lobo (@brunolobo31): médico ortopedista, pentacampeão brasileiro, oito vezes Campeão Maranhense, Campeão dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, duas vezes Campeão das Américas 2020-2021. E em 2021, atingiu a liderança do ranking mundial. Atualmente, encontra-se em campanha Olímpica para Paris 2024.

Também participaram do evento, o médico cardiologista Márcio Barbosa (@marciobarbosacardiologista), campeão mundial de judo no Veteran World Championships; e Nayany Dandara (@dandaravolei), atleta e profissional de educação física, treinadora nível 2 de vôlei de praia pela CBV, bi-campeã dos jogos universitários maranhense de vôlei de praia, dez vezes campeã em torneios de vôlei no ano de 2022. E, atualmente, ela se encontra em preparação para a temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

O Painel 3 teve como mediador, o jornalista Thiago Bastos, apresentador e comentarista na Mirante AM e redator no Imirante.com

 

Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, o frei Clevis Mafra, ladeado pela deputada Helena Duailibe e o ex-deputado Afonso Manoel Ferreira na celebração em Ação de Graças pelos seus 25 anos de vida sacerdotal
Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis, o frei Clevis Mafra, ladeado pela deputada Helena Duailibe e o ex-deputado Afonso Manoel Ferreira na celebração em Ação de Graças pelos seus 25 anos de vida sacerdotal

Jubileu de Prata

A deputada Helena Duailibe e o ex-deputado Afonso Manoel Ferreira na celebração, realizada ontem, em Ação de Graças pelos 25 anos de vida sacerdotal do frei Clevis Mafra, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis

A celebração contou com a presença de diversos paroquianos, além, dos freis da Ordem dos Frades Menores Conventuais, que concelebraram o ato religioso.

Destaque para a presença das irmãs religiosas do município de Bom Jardim, além dos familiares do frei que compareceram à cerimônia.

DE RELANCE

Entrega das camisetas-fantasias

Na sociedade maranhense não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno das camisetas-fantasias de uso obrigatório para acesso ao Almoço de aniversário do PH Revista, em tarde/noite de muita alegria e fantasia, no elegante Palazzo Eventos, no Araçagi, dia 11 de fevereiro.

As camisetas serão entregues no próximo fim de semana (sábado e domingo, a partir das 10 horas) no Rio Poty Hotel & Resort, que está passando por uma ampla e sofisticada reforma para se tornar o melhor e mais luxuoso hotel de São Luís.

O tradicional almoço de aniversário do PH Revista volta com força total, em sua 31ª edição, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia, quando o caderno comemora 44 anos de circulação.

Entrega das camisetas…2

Os ateliês da cidade já estão lotados de encomendas de muitas pessoas que vão customizar suas camisetas, transformando-as em lindas e criativas fantasias inspiradas em motivos da rica cultura mexicana.

Este ano, como já foi anunciado, estaremos homenageando a rica e colorida cultura do povo mexicano.

As camisetas-fantasias são nos tamannhos P, M, G, GG e ExtraGG.

 

Detalhe da camiseta-fantasia do Almoço do PH Revista que será entregue aos convidados no próximo fim de semana
Detalhe da camiseta-fantasia do Almoço do PH Revista que será entregue aos convidados no próximo fim de semana

Boas notícias

O prefeito Eduardo Braide anunciou, durante a abertura da Jornada Pedagógica 2023, o reajuste de 15% para os professores da rede municipal.

O evento, realizado na terça-feira, reuniu professores, gestores, coordenadores e equipes de apoio do ensino.

Em sua fala, o prefeito destacou a valorização efetiva dos profissionais.

Boas notícias…2

Ainda dentre os anúncios, o prefeito destacou a entrega de jogos didáticos, materiais de suporte pedagógico e um Chromebook para cada um dos professores que estão em sala de aula.

Braide também disse que o processo dos precatórios do Fundef também já foi agilizado junto à Procuradoria-Geral do Município.

O processo será encaminhado até esta sexta-feira à Câmara de Vereadores, após os critérios de distribuição decididos pelos professores, que receberão em três parcelas a serem repassados pelo Governo Federal.

Projeto de infraestrutura

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, conheceu, na Embaixada da Alemanha, em Brasília, o projeto de infraestrutura Grão-Pará Maranhão, que engloba o Terminal Portuário de Alcântara (TPA) e a Estrada de Ferro do Maranhão.

O empreendimento possibilitará o acesso das cargas de grãos vindas da região Centro-Oeste do Brasil.

Coube ao governador maranhense, Carlos Brandão, apresentar a iniciativa ao representante do Governo Federal.

Projeto de infraestrutura…2

O ministro Waldez Góes ressaltou a importância do empreendimento como mais uma alternativa de escoamento de produtos para as várias regiões brasileiras.

O projeto foi apresentado pelo governador do Maranhão em parceria com as empresas alemãs Deutsche Bahn (DB), Sysfer e GPM, que vão investir no empreendimento.

Plano Diretor de SLZ

Projeto de lei que revê o Plano Diretor de São Luís foi tema de reunião da Comissão de Recesso, criada pela Câmara Municipal para realizar estudo e avaliação da proposta.

O encontro ocorreu na última terça-feira, no Plenário Simão Estácio da Silveira, com a presença de autoridades, representantes da Prefeitura, de entidades empresariais e movimentos sociais.

O debate contou com a participação do 2º Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Cláudio Rebêlo Correia Alencar, que atua na 8ª Promotoria de Justiça Especializada do Termo Judiciário de São Luís, e do 1º Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, que tem atuação na 7ª Promotoria de Justiça Especializada do Termo Judiciário da capital.

Lote residual

Pelo menos 136 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 368 milhões. A Receita Federal abriu consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física.

O pagamento será feito em 31 de janeiro na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 136.565 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados.

Desse total, 3.069 têm mais de 80 anos de idade, 20.624 têm entre 60 e 79 anos, 2.349 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 6.568 têm o magistério como principal fonte de renda.

Para escrever na pedra:

“Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos”. Da grande pintora mexicana Frida Kahlo.

TRIVIAL VARIADO

É grande a expectativa no Maranhão com relação à homenagem que a Escola de Samba Estácio de Sá, do Rio De Janeiro, fará ao Maranhão no Carnaval Carioca deste ano.

A escola desenvolveu o tema  “O São João do Maranhão”. E assim, o samba enredo, os carros alegóricos, todos na Marquês de Sapucaí mostrarão um pouco de nosso São João.

Em tempo: a digital influencer maranhense Thaynara OG será um dos grandes destaques da Estácio de Sá no desfile deste ano.

Esta semana começou enlutada no Palácio dos Leões, com o falecimento do executivo empresarial Aymar dos Santos Mesquita, pai da primeira-dama Larissa Mesquita Brandão e ex-diretor da antiga Cervamar.

Aymar já estava doente há bastante tempo e morreu na última segunda-feira. Ele deixou viúva Haydée Mesquita, que durante muitos anos pontificou na vida social de São Luís ao lado do marido e dos filhos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.