Folia

Programação de Pré-Carnaval do Maranhão tem início nesta sexta-feira (20), na capital

Neste ano, a folia vai contar com programação nos bairros, durante o Pré-Carnaval, e atrações na Av. Beira-Mar e na Av. Litorânea.

Na Mira, com informações da Secma

- Atualizada em 17/01/2023 às 09h56
Para o Pré-Carnaval, foi preparada uma programação para quatro fins de semana de festa, com blocos tradicionais, shows de atrações locais e mais de 10 trios elétricos.
Para o Pré-Carnaval, foi preparada uma programação para quatro fins de semana de festa, com blocos tradicionais, shows de atrações locais e mais de 10 trios elétricos. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS – Contagem regressiva para o Carnaval 2023! Já é hora de preparar a fantasia e cair na folia. Em São Luís a programação oficial de Pré-Carnaval, promovida pelo Governo do Estado, tem seu primeiro grito nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, com cortejo dos Blocos Tradicionais que percorrerá o Complexo Deodoro, a Rua Grande e segue até o Centro Histórico.

Na capital maranhense, este ano, a folia vai contar com programação nos bairros, durante o Pré-Carnaval, e atrações na avenida Beira-Mar (Centro Histórico) e na avenida Litorânea. Outra novidade será o início da festa pela manhã.

Para o Pré-Carnaval, foi preparada uma programação para quatro fins de semana de festa, com blocos tradicionais, shows de atrações locais e mais de 10 trios elétricos.

Programação completa



O Pré-Carnaval 2023 será marcado com o já tradicional cortejo pelas ruas centenárias do Centro Histórico de São Luís. A concentração será na Praça Deodoro, com blocos carnavalescos atravessando a Rua Grande, Praça João Lisboa até a Praia Grande, encerrando o trajeto.  

A novidade, este ano, é que, além de programação na avenida Beira-Mar, o Pré-Carnaval 2023 vai contar com um circuito da folia na extensão da avenida Litorânea. 

Na avenida Beira-Mar, serão quatro fins semana de folia, com festa sempre aos sábados (21 e 28 de janeiro; e nos dias 4 e 11 de fevereiro), a partir das 16h, nas imediações do Complexo Cultural e Tecnológico da RFFSA. 

Na extensão da avenida Litorânea, a folia está marcada para o domingo, 12 de fevereiro, às 16h.   

Pré-Carnaval nos bairros, Baile Infantil e Baile dos Idosos

O grande destaque da programação do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 será a descentralização da festa, com atrações em diversos bairros da capital maranhense. 

Trios elétricos e bandas vão animar os bairros do Cohatrac, Cidade Operária, Anjo da Guarda, Monte Castelo, Vila Embratel, São Cristóvão, Anil, Turu e Vila Palmeira, nos dias 22 e 29 de janeiro, e 5 e 12 de fevereiro, sempre a partir das 16h. 

“Preparamos, para este ano, um carnaval que vai levar a alegria até os bairros de São Luís, descentralizando, portanto, a programação oficial que, há anos, era restrita à região central da cidade. Com isso, esperamos levar a cultura popular a todos os cantos da Ilha, estimulando a geração de renda também dentro das nossas comunidades”, pontuou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Nesta edição, também serão realizados o Bailinho Infantil, às 16h, na Casa de Apoio Ninar, localizada na Ponta d’Areia; e o Baile dos Idosos, no dia 5 de fevereiro, às 9h, no Centro Recreativo do Ipem. 

Carnaval pela manhã na Litorânea

Para o período de Carnaval, que acontece entre de 17 a 21 de fevereiro, serão dois circuitos da folia: Beira-Mar e Litorânea.

A abertura do Carnaval será com trio elétrico animando o público na extensão da avenida Litorânea, a partir das 18h, da sexta-feira, 17 de fevereiro.

Seguindo tendência nacional dos principais carnavais do Brasil, o Carnaval do Maranhão 2023 começará pela manhã, com mais de 10 trios elétricos animando os foliões no Circuito Litorânea, entre os dias 18 e 21 de fevereiro.

Circuito Beira-Mar

Para o Circuito Beira-Mar, uma vasta programação vai levar alegria aos brincantes entre os dias 18 e 21 de fevereiro, sempre das 16h à 0h. A concentração será na Casa do Maranhão. 

A expectativa é que o Carnaval do Maranhão 2023 atraia mais de 900 mil pessoas nos cinco dias de folia. De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), cerca de 4.500 profissionais estarão envolvidos, direta e indiretamente, na produção da festa.

Acessibilidade

O Governo do Maranhão estruturou um plano estratégico para garantir que a festa, este ano, seja ainda mais inclusiva e acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. 

Serão disponibilizados banheiros adaptados, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e intérprete de libras durante as apresentações.

Primeiro carnaval após crise da Covid-19

Esta será a primeira edição do Carnaval após a crise mais aguda da pandemia de Covid-19. Para conter a transmissão do coronavírus, desde 2020, o Maranhão não celebrava a festa momesca. Mas, em 2020, somente em São Luís, os cinco dias de folia movimentaram cerca de R$ 35 milhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.