Pergentino Holanda

Morre Gina Lollobrigida

Mais: Estácio de Sá e Thaynara OG

PH

- Atualizada em 17/01/2023 às 09h50
Ícone da minha geração, a atriz Gina Lollobrigida morreu ontem, em Roma
Ícone da minha geração, a atriz Gina Lollobrigida morreu ontem, em Roma

 Morreu Gina Lollobrigida

Sai de cena mais um grande ídolo de minha geração: a atriz italiana Gina Lollobrigida, uma das maiores estrelas da história do cinema.

Ela morreu ontem aos 95 anos, em sua casa. “A Bersagliera (personagem que interpretou no filme Pão, Amor e Fantasia) nos deixou. É com profunda tristeza que seu filho Milko e seu neto Dimitri fazem o triste anúncio. Neste momento de grande dor, a família pede o maior respeito da mídia”, diz uma nota da família publicada pela imprensa local.

Luigina Lollobrigida nasceu em Subiaco e, aos 20 anos, mudou-se para Roma, onde começou a estudar Belas Artes. O trampolim para a carreira veio quando chegou ao palco do concurso Miss Roma, no qual ficou em segundo lugar, e depois quando foi convidada para a final do Miss Itália.

Morreu Gina Lollobrigida…2

Aos poucos, a jovem conseguiu entrar nos estúdios da Cinecittà em Roma, interpretando pequenos papéis, e três anos depois recebeu uma oferta do milionário produtor Howard Hughes para ir até Hollywood.

Porém, logo se arrependeu, percebendo que só poderia trabalhar em produções de seu patrono, e foi então que decidiu voltar para Roma para começar uma carreira que a firmaria como uma das atrizes mais aplaudidas da Europa.

Afastada do cinema desde meados dos anos 1970, a “Lollo”, como muitos fãs a chamavam, foi um dos primeiros sex symbols a corer o mundo, “a melhor coisa desde a invenção do spaghetti” como em tempos se disse, canonizada numa capa da revista Time em 1954.

Conhecida como “A Mulher mais Bela do Mundo”, num período em que a concorrência era forte (basta pensar em Elizabeth Taylor ou Sophia Loren…), Lollobrigida fez uma impressionante carreira internacional que a levou a contracenar com Burt Lancaster, Frank Sinatra, Humphrey Bogart, Jean-Paul Belmondo, Tony Curtis, Marcello Mastroianni, Rock Hudson, Yves Montand, Anthony Quinn ou Vittorio Gassmann.

Morreu Gina Lollobrigida…3

O auge da carreira de Gina se deu na década de 1950, logo após o final da Segunda Guerra.

A carreira da atriz contabiliza filmes famosos, como “O Corcunda de Notre Dame” (1956), “Quando setembro vier” (1961), “Mar louco” (1963) e “Noites de amor, dias de confusão” (1968).

A única vez que estive bem perto da artista foi num baile de Carnaval no Canecão, no Rio, no final do século passado, ao qual ela compareceu já como fotógrafa das mais famosas do mundo.

No Festival de Cinema de Gramado de 1990, até tentei me aproximar dela, mas só consegui vê-la de longe.

Estácio de Sá e Thaynara OG

A escola de samba Estácio de Sá ganhou um reforço de peso para o Carnaval 2023: a influencer maranhense Thaynara OG.

A agremiação, que vai falar sobre os festejos juninos de São Luís, convocou a influenciadora digital para falar de sua terra, desfilar e, é claro, divulgar as belezas que vão ser contadas no enredo da vermelho e branco do Morro de São Carlos.

O tema do samba-enredo é “São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração!”. A beldade topou e estreou na Marquês de Sapucaí no último sábado, no ensaio técnico da Estácio, que foi a última a desfilar na noite de ensaios.

Sessão solene na Assembleia

Em sessão solene realizada na manhã de segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manoel Beckman’ ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval de Araújo Feitosa Neto. A proposição da honraria foi de autoria do deputado César Pires.

Na abertura da sessão solene, comandada pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto, foi exibido um vídeo institucional com a narrativa das ações realizadas pelo governo federal por meio da ANEEL, no Maranhão.

Na ocasião, Othelino enfatizou que o homenageado tem vasta carreira de serviços prestados ao Maranhão e ao Brasil e que a concessão da Medalha é um reconhecimento que se coaduna com “o compromisso da atual gestão com a pauta ambiental”.

Colunas mensais

O site do Itaú Cultural estreia, em janeiro, duas novas colunas mensais. Os temas são música e questões raciais e se somam às de audiovisual e literatura, já existentes.

Nesta terça-feira, entra no ar o primeiro texto de ‘Na Ponta da Agulha’, no qual o produtor cultural, DJ, radialista, curador e pesquisador Jorge Lz se refere ao trabalho das cantoras baianas Jadsa e Josyara como destaques significativos na produção musical de seu estado.

Colunas mensais…2

‘Bahia de Todos os Sons’ é o título desse texto, no qual, em uma espécie de linha do tempo, o autor aponta nomes importantes de lá e que colaboraram com a modernização da música brasileira, em diferentes momentos da história.

Entre eles, Gal Costa, Raul Seixas, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e BaianaSystem.

Ele segue versos de Gilberto Gil, como “meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço, a Bahia já me deu régua e compasso […]”.

-----------------------------------------------------

A empreendedora Daniella Andrade desembarca em São Luís na próxima sexta-feira
A empreendedora Daniella Andrade desembarca em São Luís na próxima sexta-feira

Campanha ‘Janeiro Branco’

Em uma enriquecedora incursão pela cidade de São Paulo para aprimoramento do currículo, quando também recebeu prêmios na área da saúde, a empreendedora Daniella Andrade aterrissa em São Luís nesta sexta-feira para acompanhar de perto as ações alusivas à campanha ‘Janeiro Branco’ junto a indústrias e autarquias que atende há 15 anos, aliando saúde à produtividade. A campanha destaca a importância da saúde mental nas relações humanas. Daniella é mestra em Saúde Corporativa, com abrangência em autarquias e indústrias, conselheira e madrinha humanitária da Cruz Vermelha

---------------------------------------------------------------

Festival Ayó de Música

O I Festival Ayó de Música Negra do Maranhão acontece na próxima sexta-feira, no Convento das Mercês.

Está tudo pronto e o lineup garante atrações para todos os gostos: Tambor de Crioula de Taboca, da Casa Fanti Ashanti –Abanijeum, DJ Pedro Sobrinho, Bumba Meu Boi de Leonardo, Samba de Mina, Bloco Afro Akomabu, Célia Sampaio, Criola Beat e o show Ayó e Mulheres de Axé.

A palavra Ayó é de origem Iorubá e pode ser traduzida como alegria, felicidade, exaltação e abundância.

A ideia do festival nasceu a partir do Baile Afro Ayó, realizado em 2020, que reuniu artistas negros em uma noite de música, arte e mensagens de reconhecimento da cultura e do protagonismo negros.

DE RELANCE

Remédio vencido é um perigo

Manter em casa um kit básico com medicamentos pode fazer toda a diferença no dia a dia. Imagine sentir uma dor de cabeça ou um desconforto no estômago e não encontrar qualquer medicamento no meio da madrugada. Nessas horas, poder contar com um estoque de medicamentos representa uma solução rápida e um certo alívio para qualquer mal-estar.

Sem dúvidas, ter em casa alguns remédios considerados de baixo risco é fundamental para usar em situações inesperadas. Porém, todo cuidado é pouco na hora de armazenar esses medicamentos.

Alguns fatores devem ser observados como o manuseio desses remédios, a forma como esses remédios estão armazenados e, algo que pouca gente fica atenta: o prazo de validade dos produtos.

Uma das principais dúvidas quanto ao prazo de validade é sobre os riscos de tomar medicações que fogem da data de validade.

Medicamento e data de validade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é o órgão vinculado ao Ministério da Saúde, determina que todos os fabricantes de medicamentos são obrigados a estampar nas embalagens as datas de fabricação e de validade dos mesmos, seja ele controlado ou de venda livre sem apresentação de receita médica.

Essa data é baseada em testes específicos realizados sob rigoroso controle, a fim de avaliar a estabilidade dos elementos ativos que constam da fórmula do remédio.

Ela é fundamental para entender melhor sobre o período de vida útil do medicamento, além de garantir que o remédio preserva a sua potência, eficácia e segurança.

Consumir um medicamento vencido, ele pode tanto não apresentar o efeito esperado, quanto causar danos mais sérios à saúde, como intoxicação.

-----------------------------------------------------

Numa de suas incursões pelo México, a top Bianca Klamt fez um editorial de moda com a participação de mexicanos usando seus trajes típicos
Numa de suas incursões pelo México, a top Bianca Klamt fez um editorial de moda com a participação de mexicanos usando seus trajes típicos

---------------------------------------------------------------

Medicamentos vencidos

Todo cuidado é pouco na hora de consumir a medicação. A maioria das pessoas não costuma ficar atenta se o medicamento que está sendo consumido ainda está dentro do prazo de validade.

Ou, em alguns casos, acaba percebendo que o remédio já estava vencido apenas após já ter feito uso do mesmo.

A primeira indicação é ficar tranquilo caso o consumo da medicação tenha sido feito após o prazo de validade. O máximo que pode acontecer, nesses casos, é a eficácia do remédio ter sido comprometida.

Ou seja, se você tomou um remédio para dor de cabeça que estava vencido, a espera pelo alívio da dor pode ser mais prolongado, já que o medicamento teve parte de sua eficácia diminuída após perder a validade.

Medicações de uso contínuo

Especialistas fazem um alerta sobre medicações de uso contínuo, como os indicados para controle de doenças crônicas como a hipertensão e o diabetes, um antibiótico para o tratamento de uma infecção: o uso dos medicamentos fora da validade podem colocar a vida do paciente em risco.

Nesses casos, fique sempre atento às embalagens dos produtos e jamais arrisque tomar um remédio vencido.

O melhor a se fazer é providenciar um novo medicamento que esteja dentro do prazo de validade e garantir a integridade física do paciente.

Além disso, farmacêuticos destacam a importância do cuidado com o armazenamento correto dos medicamentos, incluindo o cuidado com a embalagem dos mesmos, assim como o descarte dos medicamentos vencidos.

Presos do Maranhão

Embora o Ministério Público Federal (MPF) não divulgue quantos dos presos em Brasília por atos antidemocráticos são do Estado do Maranhão, alegando o sigilo de justiça do processo, muitas informações já circulam sobre esses nomes.

Por enquanto nem um nome do Maranhão está confirmado.

Os nomes aparecem no levantamento do portal Poder 360, especialmente sobre os presos que já se candidataram a cargos políticos em algum momento.

Da lista final de 1.398 nomes divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal, 54 já se candidataram nas últimas seis eleições.

Os estados campeões

Os estados de São Paulo e Minas Gerais aparecem no topo da lista, com 15 candidaturas cada, seguidos de Santa Catarina, com 10; e Mato Grosso, com 9.

O levantamento foi divulgado na noite do último sábado, após a confirmação da lista final, na sexta-feira, 13, que trouxe apenas nomes e idades dos presos, com um total de 1.398 pessoas detidas, sendo 905 homens e 493 mulheres, com idades entre 18 e 74 anos.

Lojas Americanas

Manchetes dos principais portais no final de semana, a derrocada financeira das Lojas Americanas foi muito comentada não só pelos analistas econômicos, mas, nas redes sociais, pairavam as dúvidas de quem trabalha na ponta e foi pego de surpresa.

Apenas no Estado do Maranhão são milhares de trabalhadores das Lojas Americanas.

Em São Luís a rede tem várias lojas, em alguns bairros até mais de uma unidade aberta. A principal dúvida nas redes locais era sobre o que será do futuro desses empregados.

Marcha dos prefeitos

Brasília vai sediar, no final de  março, a Marcha dos Prefeitos 2023, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com mais de cinco mil prefeitos já confirmados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus ministros e presidentes de órgãos federais, já sinalizaram para a Federação das Associaçõesdos Municípios do Maranhão (Famem) que devem participar da agenda e divulgar programas e investimentos de interesse dos estados e das prefeituras, como aumento dos repasses para a merenda e transporte escolar; mais verbas para a saúde, a educação e, ainda, outro tema que será uma das principais reivindicações dos prefeitos, que é a retomada de obras paralisadas – são dezenas delas no Maranhão.

Aumento do FPM

Outra pauta que deve ser discutida e defendida pelos prefeitos é o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para as prefeituras honrarem seus compromissos com fornecedores e servidores.

Além de confirmar a presença dos prefeitos maranhenses, a Famem também reafirma que pretende defender na Justiça os municípios maranhenses que poderão ter repasses do FPM reduzidos, por conta da queda da população – segundo o Censo do IBGE, com dados parciais sendo considerados equivocados.

A Famem também reivindica que a CNM compre a briga em nível federal.

Varredura ou caça às bruxas?

O PT e partidos aliados no Maranhão começam a fazer minuciosa e discreta varredura nos órgãos públicos federais, a fim de desalojar do comando pessoas ligadas ao governo passado.

São centenas de cargos de confiança que passarão a ser administrados por técnicos e políticos mais afinados ao governo Lula e ao governador Carlos Brandão.

Fontes do partido afirmam que quem estiver na direção e assessoria de cargos federais como as universidades, Funai, Incra, bancos oficiais e outros órgãos, e que não se alinham ideologicamente com a linha social democrática, não permanecerá no cargo.

Ser demissexual

Depois que Giovanna Ewbank, esposa do ator Bruno Gagliasso, revelou ser demissexual, o assunto virou febre nas redes sociais.

O conceito é utilizado para se referir a pessoas que só se sentem atraídas sexualmente por alguém com quem tenham envolvimento emocional ou afetivo.

Elas relatam não sentir atração sexual por alguém sem conhecer antes, sem ter uma troca ou uma proximidade maior.

Ser demissexual...2

Além disso, segundo os psicólogos, demissexuais não conseguem ter a experiência de “sexo casual”.

Pessoas que se autointitulam demissexuais entendem que não é possível um sexo casual, só pelo sexo, corporal. Porque elas não conseguem se sentir atraídas sexualmente por outras pessoas sem um contato afetivo.

Para os demissexuais, é necessário esse contato emocional para ter tesão.

Salário mínimo

O salário mínimo de R$ 1.320, que consta no Orçamento de 2023, será negociado com as centrais sindicais.

Conforme medida provisória editada em dezembro pelo governo Bolsonaro, o salário foi fixado em R$ 1.302.

Esse valor, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, representa reajuste de 1,4% acima da inflação do ano passado.

Trivial variado

Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) lançou edital de abertura das inscrições para a segunda edição do “Prêmio Luiz Alves Ferreira – Luizão, de Promoção à Diversidade e Combate à Discriminação”.

A recomposição das alíquotas originais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ficou fora do pacote fiscal anunciado na semana passada como um compromisso do governo com a reforma tributária, disse o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

O mercado financeiro aumentou a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do boletim Focus, divulgada em Brasília pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo deve fechar o ano em 5,39%. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que estabelece o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como único número do registro geral em todo o país, de forma a ser usado para identificar o cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.