Games

São Luís sediará maior maratona de criação de games do mundo

As inscrições para o evento já estão abertas.

Imirante.com

Atualizada em 20/06/2023 às 10h51
Desde 2012, São Luís participa anualmente da Global Game Jam.
Desde 2012, São Luís participa anualmente da Global Game Jam. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - São Luís vai ser uma das sedes do maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, a Global Game Jam (GGJ). Realizado todos os anos simultaneamente em mais de cem países, o evento vai ocorrer entre os dias 3 a 5 de fevereiro, no SebraeLab, localizado no Multicenter Sebrae.

A GGJ funciona como uma maratona, na qual os participantes terão 48 horas para desenvolver um game completo a partir do tema elaborado pela organização global. Ao fim do evento, todos os jogos produzidos ficam disponíveis para serem conhecidos pelo público.

Mesmo quem nunca fez um jogo antes pode participar. A intenção é incentivar que mais pessoas conheçam sobre todo o processo de desenvolvimento - programação, arte, modelagem, música, game design, entre outros.

"Para profissionais é uma oportunidade de experimentar novas técnicas, projetos ou tecnologias. Para iniciantes, mesmo sem nunca ter feito um jogo, é oportunidade para criar seu primeiro projeto e aprender com os profissionais da área", destaca Kassio Sousa, diretor executivo da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos, que está organizando o evento em São Luís.

"Ter este evento localmente ajuda a colocar o Maranhão no mapa da indústria de jogos como um polo de oportunidades do setor e dar visibilidade nacional para o que é produzido aqui no estado", complementa.

Para Danielle Abreu, analista e gestora de projetos de economia criativa do Sebrae Maranhão, "o segmento de games para o Sebrae tem prioridade estratégica a nível nacional e nosso maior intuito é instrumentalizar o empreendedor de jogos digitais com os principais conceitos necessários para a criação de um negócio sustentável".

Desde 2012, São Luís participa anualmente da Global Game Jam. Em 2022, foram 30 participantes e 12 jogos produzidos. As inscrições podem ser realizadas aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.