(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Hoje é Sexta-Feira 13

Mais: Antigas histórias sobre a sexta 13

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Existem várias versões para a sexta-feira 13 ter se transformado em uma data sombria
Existem várias versões para a sexta-feira 13 ter se transformado em uma data sombria

Sexta-feira 13

Em 2023, haverá duas sextas-feiras 13: agora em janeiro e em outubro. A próxima sexta-feira 13 de agosto ocorrerá em 2027.

A junção do dia 13 com a sexta-feira ocorre sempre que domingo é o primeiro dia do mês.

Confira a seguir quando e quantas sexta-feiras ocorrerão entre 2023 e 2030: em 2023 (janeiro e outubro), em 2024          (setembro e dezembro), em 2025 (junho), em 2026 (fevereiro, março e novembro), em 2027 (agosto), em 2028 (outubro), em 2029 (abril e julho) e em 2030          (setembro e dezembro).

O que significa essa data

A sexta-feira 13 é conhecida como um dia de má sorte e tem origens muito antigas. Por esse motivo, há pessoas que ficam com medo em toda sexta 13.

Elas imaginam que algo ruim pode acontecer e, por isso, preferem se resguardar e evita cruzar com gatos pretos, quebrar espelhos, passar por debaixo de escadas e outras crendices que “dão azar”.

Antigas histórias sobre a sexta 13

Existem diversas histórias que podem justificar o porquê da sexta-feira treze ser tão temida. Vejamos algumas.

Perseguição e morte de Jesus: segundo consta, Jesus teria se encontrado com os 12 apóstolos em uma quinta-feira para uma ceia, num total de 13 pessoas. Uma dessas pessoas era Judas Iscariotes, o traidor de Cristo, porque o entregou aos soldados. Ele é considerado o 13º.

O dia que se seguiu, quando ocorreu a perseguição e crucificação de Jesus, teria sido uma sexta-feira. Hoje, a data é conhecida como Sexta-feira da Paixão ou Sexta-feira Santa.

A marca da besta

13 é a “marca da besta”: o número 13 é indicado como a “marca da besta” no Livro do Apocalipse. É também visto como um número “imperfeito”, se comparado ao número 12, que aparece em referências bíblicas (12 apóstolos e as 12 tribos de Israel, por exemplo).

O dia em que Adão comeu o fruto proibido: Adão e Eva teriam comido a maçã proibida, o fruto do conhecimento, em uma sexta-feira.

Foi numa sexta-feira que Caim teria matado seu irmão Abel.

Morte do deus Balder

Na mitologia nórdica, conta-se que certa vez foi organizado um banquete, no qual estiveram presentes 12 deuses, sendo que Loki, o deus da discórdia, não foi convidado.

Mas Loki ficou sabendo do tal jantar e resolveu aparecer sem avisar. Ele teria armado um grande conflito, que ao final acabou com a morte de um dos deuses mais amados, Balder.

A bruxa Frigga

Frigga, a deusa do amor e da beleza teria sido transformada em bruxa quando o cristianismo dominou a região e converteu os povos nórdicos.

Como uma forma de se vingar, Frigga passou a organizar encontros todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e também com o diabo.

Nessas reuniões, as 13 criaturas rogavam pragas à humanidade. Frigga também é responsável pela origem de friday, palavra em inglês que significa sexta-feira.

Sexta 13 e eventos históricos

Eis alguns eventos que aconteceram numa sexta 13 e que contribuíram para que a data fosse rejeitada.

13 de outubro de 1307: nesse dia, o rei Felipe IV ordenou a perseguição dos Templários. Tudo aconteceu após o rei ter percebido que a Igreja Católica estava tomando o poder de seu reino. Assim, tentou entrar para o grupo religioso dos Cavaleiros Templários.

Como o grupo não o aceitou, Felipe IV ficou tomado de ira, ordenando a perseguição dos integrantes da ordem religiosa. Muitos templários foram encarcerados e sofreram torturas como as que foram empregadas na Inquisição.

13 de janeiro de 1939: houve um terrível incêndio que matou mais de 70 pessoas na Austrália. É considerado o maior incêndio da história desse país.

Sexta 13 e eventos históricos…2

No Brasil, o 13 de dezembro de 1968 entrou para a história: foi a data em que o governo militar brasileiro decretou o AI5, ato institucional que retirava direitos do nosso povo e permitiu que ocorressem diversas torturas e assassinatos.

13 de outubro de 1972: ocorreu a queda nos Andes do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi. A tragédia deu origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, e ao filme Alive (Vivos) de 1993.

Outras interpretações

Apesar de todas essas histórias acerca da sexta-feira e do número 13, em muitas culturas as crenças são bem diferentes.

Na numerologia, por exemplo, o 13 é associado ao número 4 (devido à soma de seus dígitos, 1+3), sendo que esse é um número de sorte e harmonia.

Para os antigos egípcios, o 13 também é relacionado à vida eterna.

Outras interpretações…2

No jogo de tarô, esse número é relacionado à morte, através da carta Arcano 13. Entretanto, para culturas antigas, a morte não é necessariamente algo negativo, pois pode ser interpretada como um ponto de virada, uma grande transformação. Portanto, essa carta do tarô também tem a simbologia do renascimento.

 

Mauro Fecury e a esposa Ana Lúcia na comemoração dos 32 anos do Ceuma
Mauro Fecury e a esposa Ana Lúcia na comemoração dos 32 anos do Ceuma

Um homem sem superstição

Eis o exemplo de um homem que não tem qualquer motivo para acreditar em superstições.

Nascido em 13 de janeiro de 1941, o empresário e político Mauro Fecury só tem colecionado vitórias.

Além de possuir uma bela família, ele chega hoje aos 82 anos de idade como o mais bem sucedido empresário de setor de ensino superior do Maranhão, com a Universidade Ceuma e expansão dos negócios em Brasília (com a Unieuro), e Belém (com a Faculdade Metropolitana da Amazônia).

DE RELANCE

Os Lençóis no New York Times

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Nordeste, e a cidade de Manaus, na região Norte, são os dois destinos brasileiros que aparecem na lista do icônico jornal "The New York Times", com as 52 melhores localidades para conhecer em 2023. A lista é encabeçada por Londres.

O jornal americano descreve os Lençóis Maranhenses, que aparecem na 11ª posição, como o “antídoto contra a sensação claustrofóbica da era Covid – uma passagem lunar vasta onde se pode vagar livremente”.

Diz ainda que quem visita o local se sente “vagamente no planeta Terra”, entre suas dunas de areias impecavelmente brancas e lagoas azuis preenchidas por água de chuva.

A publicação informa que não há sinal de celular no parque maranhense ou qualquer sinal de conforto.

Já quando fala da capital amazonense, que figura em 41º lugar, o jornal se derrama sobre a sua culinária de origem indígena.

 

A juíza Noélia Rocha está curtindo o inverno europeu com a família. Na foto, ela atravessa um dos líricos canais de Veneza
A juíza Noélia Rocha está curtindo o inverno europeu com a família. Na foto, ela atravessa um dos líricos canais de Veneza

CPF é número único

Sancionada na última quarta-feira, 11, pelo presidente da República, a Lei que estabelece o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número único e suficiente para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos

Os governos municipais, estaduais e Federal têm prazo de 12 meses para se adaptar à nova regra.

Após essa mudança, os órgãos públicos não poderão exigir outros números de identificação para o preenchimento de cadastro, como por exemplo, o Programa de Integração Social (PIS) e o Registro Geral (RG).

Esses documentos poderão ser solicitados, mas a falta destas informações não impedirá a finalização do cadastro.

Aposentados e pensionistas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima do salário mínimo devem ter reajuste de 5,93% em seus benefícios este ano.

Com isso, o teto da Previdência Social será reajustado dos atuais R$ 7.087,22 para R$ 7.507,49.

No caso dos aposentados que recebem mais que o piso, é necessário que o Ministério da Previdência publique uma portaria para oficializar o reajuste dos benefícios no Diário Oficial da União.

Samba na Feijoada

As Brasileirinhas estão de volta neste sábado, 14, à já tradicional feijoada do Blue Tree São Luís.

O grupo, formado apenas por mulheres, vai apresentar o melhor do samba. A programação já pode ser considerada uma prévia do período do Carnaval que se avizinha.

Com 30 anos de carreira, o grupo maranhense, que tem como madrinha a sambista Leci Brandão, é formado por Rose Carrenho (Percussão), Helô Santana (Voz e percussão), Noely Moura (Percussão), Lia Lobato (Banjo e cavaquinho) e Mary Bass (Baixo).

Ao longo dessa trajetória, o grupo prima por um repertório recheado de clássicos do samba, samba raiz, samba canção, pagode, sambas de enredo, etc.  

“Suzane: Assassina e manipuladora”

Solta nesta semana para cumprir a pena em regime aberto, Suzane von Richthofen não gosta que cutuquem seu passado. Mesmo sendo personagem principal de um dos casos de assassinato mais emblemáticos do país, ela quer varrer a própria história para baixo do tapete.

Prova disso, foi a tentativa de impedir a publicação do livro “Suzane: Assassina e manipuladora”, escrito por Ullisses Campbell e lançado em 2020. Na época, ela acionou a justiça para barrar a obra.

Em seguida, foi a vez da defensoria pública impedir a publicação, alegando o sigilo de informações judiciais presentes na obra. Por conta da polêmica, a então editora desistiu do título, mas Paulo Tadeu, responsável pela Matrix Editora, acolheu Campbell e decidiu seguir com os planos de lançar a biografia.

Mais de um mês após o impedimento, por decisão do Supremo Tribunal Federal, o livro estava liberado e se tornou um best-seller.

Suzane, porém, ainda não estava satisfeita e recorreu ao STF para que os exemplares já impressos fossem recolhidos das livrarias e que a Justiça suspendesse a noite de autógrafos da obra. A solicitação foi novamente negada.

Em um bate-papo, Paulo Tadeu pode contar os detalhes dos bastidores deste cabo de guerra. Ele também pode comentar sobre o posicionamento da editora de publicar livros sobre figuras polêmicas como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e a pastora Flordelis.

“Suzane: Assassina e manipuladora”...2

Suzane Louise von Richthofen é uma lenda do mundo do crime. Em 30 de outubro de 2002, ela abriu a porta de casa para guiar os matadores dos seus pais. Enquanto dormiam, Manfred e Marísia morreram com dezenas de pauladas, desferidas pelo namorado de Suzane e pelo irmão dele, Daniel e Cristian Cravinhos.

O crime abalou o país. Pela monstruosidade, a assassina recebeu dois veredictos: o primeiro saiu do Tribunal do Júri em 2006, quando foi condenada a 39 anos de cadeia. A segunda sentença foi proferida pelo Tribunal do Crime, existente dentro das penitenciárias.

A comunidade prisional não perdoa pedófilos, estupradores, nem filhos que matam os pais. A menina rica, branca e de cabelos loiros foi condenada. As mulheres sanguinárias do PCC receberam a missão de matá-la dentro da Penitenciária Feminina da Capital, ainda nos anos 2000. Esperta, extremamente manipuladora, Suzane sobreviveu.

Este livro esquadrinha o caminho que a criminosa trilhou desde que foi presa pela primeira vez até o momento em que começou a sair da prisão. Para detalhar a vida da assassina, o repórter Ulisses Campbell realizou dezenas de entrevistas e mergulhou nos emaranhados universos do Direito Penal e da Psicologia Forense.

A obra mostra uma Suzane que deseja se casar no religioso, virar pastora evangélica e que nutre um sonho agora revelado.

Um fevereiro atípico

Tomem nota: este mês de fevereiro que já está na porta é o último fevereiro que qualquer pessoa que vive agora verá.

Isso porque o mês de fevereiro deste ano tem particularidades que só acontecem uma vez em 823 anos.

O mês de fevereiro de 2023 tem 4 domingos, 4 segundas-feiras. 4 terças-feiras, 4 quartas-feiras, 4 quintas-feiras, 4 sextas-feiras e 4 sábados.

Isso se chama MiracleIn.

Para escrever na pedra:

“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”. Do filósofo Sócrates.

TRIVIAL VARIADO

Corrigindo: será no último fim de semana de janeiro, dias 28 e 29, a entrega das camisetas-fantasias para o Almoço do PH Revista 2023, a tempo dos convidados fazerem customizações para essa tarde/noite de pré-Carnaval.

Em tempo: na próxima semana, informaremos o local de entrega das camisetas aos convidados que estão confirmando presença.

Vale lembrar que Teresa Martins está enviando mensagem com o convite desta coluna para as figuras de nossa sociedade que gostaríamos de tê-las ao nosso lado na celebração dos 44 anos de circulação do PH Revista.

O Almoço, como já foi divulgado, será, mais uma vez, no monumental salão do Palazzo Eventos, no Araçagi, a partir das 14h de sábado, dia 11 de fevereiro.

No domingo, Manuela e Eduardo Jorge Lago reuniram um grupo grande de amigos para comemorar, em grande estilo, na Casa Adesso, o primeiro aniversário do filho Eduardo. Uma festa infantil foi muito bonita e prestigiada.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.