Pergentino Holanda

PH Revista: Dois ícones de gêneros diferentes no primeiro grito de Carnaval de 2023

Mais: Folia de pré-Carnaval em São Luís

PH

- Atualizada em 07/01/2023 às 12h04

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

A drag Adrianne Bombom e a sambista Luh Pretinha no Réveillon do Rio Poty Hotel
A drag Adrianne Bombom e a sambista Luh Pretinha no Réveillon do Rio Poty Hotel

 Destaque da Capa

Dois ícones de gêneros diferentes no primeiro grito de Carnaval de 2023 são o destaque de CAPA do PH Revista neste fim de semana: a drag queen Adrianne Bombom e a sambista Luh Pretinha, da Marambaia do Samba, no Espaço Pérola by PH do Réveillon do Rio Poty Hotel

Passageiros do eterno

A passagem de tempo que há entre um ano que está a se findar e o outro prestes a iniciar parece dar a todas as pessoas a ilusão necessária de que nos renovamos, de que é preciso, aliás, esse espírito de renovação.

Transitando nessa inconsútil ponte efêmera, nós, passageiros do eterno, damos as mãos e vamos adiante, construindo sonhos a cada minuto, atenuando o conhecimento de que somos mortais, e de que nossa investidura na vida é também uma breve passagem sobre a eternidade, e que esta seguirá depois de nós, indefinidamente.

São lições que ficam e que se vão, sopradas pelos ventos constantes, mas que devem nos fazer refletir sobre a continuidade, sobre a solidariedade, sobre como devemos encarar nossa efemeridade diante da vida.

O último dia do ano e seu dia seguinte devem ser paradigmas para nós, cidadãos brasileiros em especial, de que a construção do dia-a-dia é feita por braços coletivos, e uma estrada tão longa parece ser menor se for trilhada com muitas vozes, com mais amparo, com menos intolerância.

Só assim poderemos olhar para trás e tirar das lições de hoje, duramente aprendidas e devidamente registradas, esperanças para que possamos construir um amanhã soberbo e pleno de paz e saúde.

Um Feliz Ano Novo para todos nós!

---------------------------------------------------------

Delegada Ana Régia com o jornalista Evandro Júnior
Delegada Ana Régia com o jornalista Evandro Júnior

Uma das presenças de charme no espaço Pérola by PH, no Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort, foi a delegada Ana Régia Bezerra, que aproveitou o evento do início ao fim, circulando com sua simpatia característica. A delegada tem sido uma presença constante nos eventos com a nossa assinatura. No registro, ela com o jornalista Evandro Júnior.   

--------------------------------------------------------------

Patrimônio natural

É possível que os Lençóis Maranhenses ganhem outro patamar em breve. É que o ponto turístico mais famoso do estado é forte candidato a Patrimônio Natural da Humanidade no Brasil.

A lista com sete candidatos ao título, mantida em sigilo, deverá ser divulgada ainda este mês.

Além do Maranhão, estão no páreo belezas de outros estados: Serra da Capivara (PI), Parque de Itatiaia (RJ), Raso da Catarina (BA), cavernas de Peruaçu (MG), banhados do Taim (RS) e serra do Divisor (AC).

Sucessão na Alema

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, desistiu de concorrer à reeleição e declarou apoio à colega Iracema Vale, que desde que foi eleita como a mais votada para ocupar uma das 42 vagas no Parlamento estadual, com mais de 104 mil votos, vem se articulando para ocupar o cargo.

Iracema obteve a declaração de apoio de Othelino durante encontro com o atual presidente, que reconheceu que a colega conquistou o apoio da grande maioria dos deputados estaduais e o cenário irreversível que se impôs para sua sucessão.

Folia de pré-Carnaval

A folia pré-Carnavalesca já começou em São Luís. As primeiras movimentações estão sendo capitaneadas pelos cortejos do Bloquinho da Tamarineira, sempre aos domingos. A concentração começa às 16h, no bar Doce Veneno, próximo à Beira-Mar.

De lá, por volta das 17h30, os foliões seguem em cortejo tradicional pelas ruas do Centro Histórico em direção ao Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, próximo à Praça João Lisboa, onde a festa tem continuidade até meia-noite.

Neste domingo, a programação está especial. Apresentam-se os cantores Bruno Shinoda (com o Bloquinho do Shinoda), Argumento, Tamarineira e DJ Arsênio Filho, além das participações especiais de Marlon Reis e Neife Nahmias.

Saúde mental

Nesta semana começou a tramitar na Câmara Federal projeto de lei que restringe o atendimento para tratamento relacionado à saúde mental apenas a psiquiatras e psicólogos.

A proposta criminaliza atendimentos por profissionais sem uma dessas formações e prevê penas que podem chegar a dois anos de prisão.

A restrição é uma reivindicação antiga dos profissionais de saúde mental.

 

Reencontro com sabor de uma antiga amizade na tarde de ontem: o sambista Neguinho da Beija-Flor e o Repórter PH, no saguão do Brisa Mar Hotel
Reencontro com sabor de uma antiga amizade na tarde de ontem: o sambista Neguinho da Beija-Flor e o Repórter PH, no saguão do Brisa Mar Hotel

Celebrando 25 anos

Quem tem investido em tecnologia de ponta, segurança da informação e capacitação constante da equipe para tornar-se cada vez mais consultive e digital é a empresa BR Soluções Contábeis, de Bernardino Ribeiro.

Atualmente, oferece bem mais que os serviços de Contabilidade. Seu portfólio inclui Planejamento Tributário, Fiscal e Consultoria Jurídica.

Para celebrar os 25 anos da empresa, o empresário reuniu recentemente os seus colaboradores em uma bela festa de confraternização, quando também homenageou os mais antigos da casa.

Festival Ayó de Música Negra

Vem aí o I Festival Ayó de Música Negra do Maranhão, programado para o dia 20 de janeiro, no Convento das Mercês, a partir das 18 horas.

O evento, realizado pela Associação Cultural Pé no Chão com o patrocínio da Petrobras e tem o objetivo de valorizar a música negra produzida no Maranhão e o protagonismo de artistas negros locais.

Ayó na língua iorubá é comumente traduzida como alegria, ou ainda, felicidade. E é isso que o Festival promete.

O line-up é composto de oito atrações. Tais como: Tambor de Crioula de Taboca da Casa Fanti Ashanti – Abanijeum, DJ Pedro Sobrinho, Bumba Meu Boi de Leonardo, Samba de Mina, Bloco Afro Akomabu, Célia Sampaio. Criola Beat, Show Ayó e Mulheres de Axé com as cantoras Andréa Frazão, Dicy Rocha, Fran Di Jesus, Luciana Pinheiro e Paula Guterres.

Festival Ayó de Música Negra...2

A primeira edição do Festival de Música de Negra será um marco na cena cultural maranhense cuja influência africana e afrobrasileira pode ser encontrada em todos os cantos, mas sem reconhecimento proporcional à sua importância.

A relevância do Festival levou o projeto a ser aprovado no edital “Múltiplas Expressões”, do Programa Petrobras Cultural, sendo um dos 15 selecionados dentre os mais de 430 inscritos de todo o país.

A ideia do Festival nasceu a partir do Baile Afro Ayó, realizado em 2020, que reuniu artistas negros em uma noite de música, arte e mensagens de reconhecimento da cultura e do protagonismo negros, revela a cantora Andrea Frazão, idealizadora do evento e que integra a equipe da Associação Cultural Pé no Chão.

 

Teresa (mudou de idade ontem) e Fernando Sarney (é o aniversariante deste sábado), decidiram que a comemoração das duas datas, este ano, ficará restrita a um encontro só com os filhos e netos
Teresa (mudou de idade ontem) e Fernando Sarney (é o aniversariante deste sábado), decidiram que a comemoração das duas datas, este ano, ficará restrita a um encontro só com os filhos e netos

Casamento elegante

Estão circulando na cidade os convites para o casamento de Letícia de Albuquerque Bogéa Fecury com Gabriel Castro Pinheiro, dia 27 de janeiro na Catedral Metropolitana de São Luís, a bicentenária Igreja da Sé.

Após a cerimônia religiosa, os noivos recebem os cumprimentos no Palazzo Eventos.

Tanto a Igreja quanto o salão de festas para a recepção serão decorados pela designer Cintia Klamt Motta.

DE RELANCE

Sarney na posse de Lula

Mais desenvolto do que nunca, o ex-presidente José Sarney, 92 anos, foi uma das personalidades da política brasileira mais festejadas na posse de Luiz Inácio Lula da Silva na presidência da República, para cumprir o seu terceiro mandato como Chefe da Nação.

Desde a sua chegada ao Congresso Nacional, seguindo-se a cerimônia da entrega da faixa no Palácio do Planalto, todos se curvavam diante da figura exponencial da política brasileira dos últimos 100 anos.

Ao seu lado sentou a ex-presidente Dilma Rousseff, que teve o gesto carinhoso de ajudá-lo a se acomodar na cadeira que lhe foi reservada para testemunhar o ato.

Taguatur concorre ao Prêmio Cazumbá

Ana Carolina Medeiros de Sousa está comemorando: a Taguatur Turismo foi indicada para concorrer ao VI Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura, na categoria de Melhor Agência de Turismo Receptivo.

Pensar com carinho na forma de receber o turista e mostrar o melhor do Maranhão sempre foi a prioridade da Taguatur.

Último prazo

O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até esta segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.

Último prazo...2

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências.

O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Renovação de CNH

O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) voltou a ser de até 30 dias, a contar da data de vencimento do documento.

A regra havia sido temporariamente modificada durante a pandemia da Covid-19, mas no dia 2 de janeiro de 2023 retomou aos antigos critérios

A retomada do prazo vale para os vencimentos a partir de janeiro deste ano. Porém, quem teve a CNH vencida ao longo de 2022 ainda deve seguir o cronograma do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), até agosto de 2023.

 

Mister Brasil Teen  2021, o jovem piauiense Isael Campos Neto passa este fim de semana circulando em São Luís, revendo os amigos
Mister Brasil Teen  2021, o jovem piauiense Isael Campos Neto passa este fim de semana circulando em São Luís, revendo os amigos

Para escrever na pedra:

“Os contos de fada estão certos, não porque nos dizem que os dragões existem, mas porque nos mostra que podemos vencê-los”. De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Com uma cerimônia ao pôr do sol, no Santorini Eventos, será realizado logo mais às 16h, o casamento de Flávia Roselli Bezerra e o cardiologista Márcio Mesquita Barbosa. A recepção será no mesmo local.

Aniversariante deste sábado, o ex-deputado Manoel Ribeiro recebe um grande número de amigos na tarde de hoje para comemorar seus bem vividos 75 anos, com um almoço à moda maranhense.

Outra aniversariante de hoje é Lydia Moraes Correia, que vai receber em grande estilo no Rio de Janeiro para comemorar a data.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.