(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Símbolo da beleza eterna

Mais: Golpe do título protestado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

Conhecida no mundo todo como a eterna "Garota de Ipanema", a ex-modelo Helô Pinheiro compartilhou uma publicação radiante nas redes sociais, diretamente das areias da praia que a tornou famosa na zona sul do Rio de Janeiro.

Aos 77 anos, a empresária e musa inspiradora dos músicos Tom Jobim e Vinicius de Moraes (autores da canção Garota de Ipanema, famosa pela projeção da bossa nova fora do país) agitou a web e recebeu diversos elogios dos seguidores. De biquíni preto, a loira posou sorridente para a foto publicada em seu Instagram.

Na legenda, a mãe de Ticiane Pinheiro, que mora há muitos anos em São Paulo, refletiu sobre a passagem do tempo: “Hoje, 3/01/2023, eu mudei, mas a minha Ipanema continua a mesma”.

Recuperação do câncer

Em 2021, Helô Pinheiro descobriu um carcinoma linfático e foi submetida a uma cirurgia para retirar nódulos da tiroide. Hoje, ela está curada.

“Em 2021, aprendi que podemos viver com pouco, sem grandes ambições, que amigo é aquele que, mesmo em tempo de pandemia, não se afasta, mas procura de alguma forma te ajudar. Aprendi que todo ser humano merece mais respeito e se iguala na hora da dor ou na hora da enfermidade e que a máscara da superioridade caiu para dar espaço à máscara da proteção”, disse em entrevista à revista Quem em janeiro do ano passado.

Única visita a São Luís

A famosa Garota de Ipanema, Helô Pinheiro, visitou São Luís no começo dos anos 1970 para participar do primeiro grande baile black-tie produzido por este Repórter PH – o Grande Baile do Maranhão Imperial –, no recém-inaugurado Grande Hotel San Francisco, de Moacir Neves.

A bela veio com o marido Fernando Pinheiro (83 anos), o arquiteto Sergio Bernardes, o escritor Fernando Sabino, o compositor Nonato Buzar, entre outros, e brilhou n salão lindamente decorado pela ex-primeira dama do Estado, dona Eney Tavares Neiva de Santana, que agora em março complete 100 anos.

O espetáculo maior dessa noite foi a apresentação do Ballet de Reynaldo Faray com as mães de santo de Jorge da Fé em Deus, cujo grupo chegou ao hotel conduzindo uma liteira com a saudosa Genu Moraes Correia vestida de Ana Jansen.

Vale lembrar que os garçons estavam vestidos com o libré da época do Império.

 

Na Livraria da Academia Maranhense de Letras o reencontro do procurador federal Georgino Melo e Silva com o presidente da entidade, o grande polígrafo desembargador Lourival Serejo
Na Livraria da Academia Maranhense de Letras o reencontro do procurador federal Georgino Melo e Silva com o presidente da entidade, o grande polígrafo desembargador Lourival Serejo

Decoração de Natal

Depois que se encerram as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, uma dúvida paira na cabeça de quem capricha na decoração para essas datas comemorativas: quando desmontar a árvore de Natal?

Seguindo a tradição católica, o ideal é guardar os enfeites natalinos na data em que pe celebrado o Dia de Reis, 6 de janeiro.

Origem do Dia de Reis

Conheça a origem; o dia comemorado pelos católicos marca a ocasião em que os reis magos Baltazar, Gaspar e Melchior comemoravam a chegada de Jesus e levaram presentes a ele logo após seu nascimento.

A data comemorativa também é conhecida como “Epifania do Senhor”, que no dicionário grego significa manifestação. Segundo a tradição, estes magos eram pagãos, o que demonstra a união de Jesus com todos os povos.

No tempo litúrgico da Igreja Católica, a data da chegada dos três reis magos marcava o encerramento das festividades de Natal.

Hoje em dia, o dia 6 é conhecido como o dia ideal para retirar as decorações e guardar a árvore de Natal até que ela possa ser montada novamente, semanas antes do Natal, no dia 25 de dezembro.

Golpe do título protestado

Olho vivo! Cresceu, nos últimos meses, o número de vítimas do golpe do título protestado.

Comenta-se que há várias quadrilhas agindo na capital.

Os golpistas abordam as pessoas por meio de mensagens de WhatsApp e ligações telefônicas, supostamente em nome do Tabelionato e usam dados obtidos nos editais de protesto.

E  acabam convencendo as vítimas a fazerem pagamentos indevidos.

Golpe do título protestado...2

A recomendação para quem recebe esse tipo de comunicado é entrar em contato imediatamente com o Tabelionato, anotando ou salvando, caso seja possível, nomes, número de telefones de contato e de contas bancárias disponibilizadas pelos fraudadores.

É recomendado também procurar, o quanto antes, a delegacia especializada em crimes cibernéticos, que já vem investigando as quadrilhas, para fazer o boletim de ocorrência.

DE RELANCE

 A Oi amplia seu serviço no Maranhão

A Oi amplia seu serviço de internet via fibra ótica no Maranhão.

De acordo com o último relatório da Anatel, a empresa registrou um aumento de 30,4% no número de clientes em novembro de 2021, na comparação com novembro de 2020. No período, a companhia registrou mais de 21 mil novos assinantes e chegou a mais de 266 mil endereços (HPs, na sigla em inglês) prontos para receber o serviço Oi Fibra que leva a internet até a casa do cliente.

No Maranhão, a tecnologia está disponível nas cidades de São Luís, Santa Inês e Imperatriz.

 

Saphira Milbourne reunida com a família em Orlando, nas festas de fim de ano: a filha Priscila, a nora Mariene e as netas Victoria, Vivian, Clara e Letícia, faltando só o quarteto Milbourne Pires Ferreira
Saphira Milbourne reunida com a família em Orlando, nas festas de fim de ano: a filha Priscila, a nora Mariene e as netas Victoria, Vivian, Clara e Letícia, faltando só o quarteto Milbourne Pires Ferreira

O Réveillon do Rio Poty

A grande noite da virada no Rio Poty Hotel & Resort é o destaque da primeira edição do PH Revista de 2023, que circula em grande estilo no fim de semana, no Imirante.com

Com Samyra Show, Pedro Guerra, DJ Edy, CDC, Argumento, bateria do Marabloco e suas mulatas que não estão no mapa, Feijoada Completa, a dupla sertaneja Fernando & Franco, a drag Adriane Bombom, a festa aconteceu e foi a mais bonita e elegante da passagem de ano.

Para escrever na pedra:

“Tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo, e acaso do outro”. De Machado de Assis, em Esaú e Jacó .

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar uma das figuras mais queridas desta cidade: a empresária Teresa Murad Sarney, que comanda o Sistema Mirante. Ela está mudando de idade e amanhã será a vez do seu marido Fernando Sarney, que divide a data com Lydia Moraes Correia e Manoel Ribeiro.

Quem também é aniversariante do Dia de Reis é Glorinha Holanda, que vai se reunir com um grupo de amigas para festejar a data.

Ao tomar posse como ministra do Planejamento, ontem, em Brasília, Simone Tebet mostrou, mais uma vez, por que saiu da campanha presidencial mais forte do que quando entrou – apesar da derrota.

No assunto: de vermelho, em mais um gesto simbólico para mostrar que as divergências com o PT serão superadas, a ex-senadora falou o que precisava ser dito.

Primeiro ponto a destacar: Simone reconheceu a importância da responsabilidade fiscal e se comprometeu a atuar “sem causar desarranjo nas contas”. – Não vamos descuidar dos gastos públicos. Aí se verá o nosso lado firme, austero, mas conciliador. É na diferença que vamos nos somar – declarou.

Aliás, ela admitiu ter ficado surpresa ao receber o convite de Lula para o Planejamento, justamente pela existência de “divergências econômicas” – é bom lembrar que Simone teve a economista Elena Landau, liberal convicta, como coordenadora de seu programa nas eleições.

– Quando abri a boca para agradecer e dizer ao presidente que achava que havia algum equívoco, ele simplesmente me ignorou, como quem diz “é isso que quero, sou um democrata”.

Se vai dar certo ou não, saberemos em breve. O fato é que Simone marcou posição e o fez com um discurso sensível às dificuldades da população, de olho em 2026. Prometeu incluir os pobres no orçamento e dar “visibilidade aos invisíveis”.

Por fim e não menos importante, Simone falou em criar uma Secretaria de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas e pediu apoio ao Tribunal de Contas da União (TCU), que terá uma diretoria dentro do ministério, um sinal de transparência.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.