(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

José Sarney recebe álbum de fotografias

Mais: Samyra Show no Rio Poty Hotel

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O ex-presidente José Sarney recebendo o álbum das mãos do deputado César Pires
O ex-presidente José Sarney recebendo o álbum das mãos do deputado César Pires

O deputado estadual César Pires entregou ao ex-presidente da República, José Sarney, um álbum com fotografias da solenidade em que ele recebeu o título Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema) há 22 anos.

O material integrará o museu que guarda as memórias de Sarney.

O ex-presidente ficou emocionado ao receber o registro fotográfico, pela importância que tem para ele o reconhecimento recebido da Uema.

 

O vozeirão Samyra Show está na concentração para abalar as estruturas do Rio Poty Hotel & Resort na festa da virada em São Luís
O vozeirão Samyra Show está na concentração para abalar as estruturas do Rio Poty Hotel & Resort na festa da virada em São Luís

Samyra Show no Rio Poty Hotel

Samyra Show, a cantora de personalidade forte, alto astral e com peformances arrebatadoras no palco, foi a melhor escolha do empreendimento hoteleiro para abrilhantar o Réveillon Ilha Poty.

A artista é conhecida por sua positividade, ótimas vibrações e por uma voz firme e segura que levanta qualquer plateia.

A expectativa é grande para a sua estreia no cenário de um dos mais bonitos e aprazíveis hoteis da cidade, com vista panorâmica para a Baía de São Marcos, um dos mais belos cartões-postais de São Luís

 O Réveillon mais badalado

A monumental festa da virada no Rio Poty, oferece o Espaço Ocean (na área em volta da piscina, a preços mais populares).

No Espaço Onda, que fica na área térrea coberta e é complementada por uma tenda gigante, os participantes terão direito a ceia).

E, como local de luxo, o Espaço Pérola by PH – que é assinado por este Repórter PH, com decoração da designer Cintia Klamt Motta e cerimonial de Teresa Martins –, fica no segundo pavimento do hotel, todo reformado e ampliado e com uma vista deslumbrante para a baía de São Marcos.

O Espaço Pérola by PH é o único com mordomia completa, ou seja, bebidas e comidas estão incluidas enquanto a festa durar.

O Réveillon mais badalado…2

Uma das grandes atrações da noite da virada do Rio Poty Hotel & Resort é o paraibano Pedro Guerra, artista que desponta entre as novas vozes do forró.

Guerra é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric Land.

Além de Samyra Show e Pedro Guerra, virá de Brasília o DJ Edy, nome de grande sucesso nas baladas do Planalto Central.

O Réveillon mais badalado…3

De São Luís têm presença confirmada na programação, as sensacionais bandas CDC, Argumento e Feijoada Completa, a bateria do Marabloco e suas mulatas que não estão no mapa, e a dupla sertaneja Fernando & Franco, considerada a melhor dupla do gênero em plena atividade no Maranhão.

As atrações se apresentarão em dois palcos: um, no Espaço Ocean e no Espaço Onda (decorados por Roberval Braga), e outro, no luxuoso salão do Espaço Pérola by PH. no segundo pavimento do hotel, com uma vista de tirar o fôlego para a baía de São Marcos.

Outra atração especial, que se apresentará nos dois palcos, é o show relâmpago da internacional da drag Adriane Bombom.

Espaço Kids no Réveillon mais badalado

Como se tal não bastasse, o Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort terá como um grande atrativo, o Espaço Kids, que receberá crianças de 6 a 12 anos para que os pais possam desfrutar do evento com tranquilidade e cientes de que os pequenos também aproveitarão a festa.

A área terá brinquedoteca, coordenadores, buffet infantile e Espaço Soneca.

Em tempo: as vendas dos ingressos para os três espaços estão sendo operacionalizadas pelo número (98) 98408-1610, bem como pela Bilheteria Digital e pela recepção do  próprio Rio Poty.

 

Emmanuel Márcio Barbosa com a esposa Francisca e as filhas Manu e Isabela, em circulada de fim de ano pela Disney
Emmanuel Márcio Barbosa com a esposa Francisca e as filhas Manu e Isabela, em circulada de fim de ano pela Disney

DE RELANCE

Novo recorde do Legislativo

A Assembleia Legislativa do Maranhão divulgou o Relatório de Atividades do Poder Legislativo Estadual referente ao ano de 2022.

Apesar dos efeitos da pandemia de Covid-19 e de ser um ano eleitoral, mais uma vez a Casa do Povo bateu recorde de produtividade, contabilizando mais de 8 mil proposições.

Segundo o relatório, foram realizadas 116 sessões ordinárias e 9 extraordinárias, sendo apresentadas 7.989 indicações, 513 requerimentos, 32 moções, duas Propostas de Emenda Constitucional (PEC), 455 Projetos de Lei Ordinária, 101 Projetos de Resolução Legislativa, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Lei Complementar.

Novo recorde do Legislativo…2

O Relatório apresenta, ainda, proposições encaminhadas pelo Poder Executivo, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Defensoria Pública.

Aponta, também, o trabalho realizado pelas comissões permanentes da Casa, com destaque para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que realizou 21 reuniões ordinárias e 30 extraordinárias, apreciando 753 proposições.

Comissão de Representação

O presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, nomeou a Comissão de Representação Interna que ficará responsável pelos trabalhos da Casa Legislativa até a retomada das ações normais, em fevereiro de 2023.

A Comissão, cujos membros foram indicados pelos respectivos blocos e partidos políticos, é composta pelos deputados Ricardo Rios, Helena Duailibe, Prof. Marco Aurélio, Wendell Lages e Wellington do Curso.

Segundo a Resolução Administrativa, a Comissão de Representação Interna tem como finalidade atuar durante o recesso parlamentar para resolver questões inadiáveis surgidas durante o recesso.

Remineralizador de solos

Uma parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Jaboticabal (SP) para o desenvolvimento do remineralizador de solos é uma das novidades da Granorte para 2023, segundo a superintendente da empresa, Ana Paula Vieira.

Além desse projeto a ser colocado em prática, há outras propostas em pauta e que deverão alavancar os negócios no novo ano.

O projeto foi iniciado em 2018 e, desde então, a empresa tentava colocar em prática, mas as parceiras anteriores não conseguiram chegar a um objetivo comum. Até que a Granorte descobriu a UNESP, que detém o know-how dessa pesquisa e deu início à parceria.

Remineralizador de solos…2

A primeira etapa foi concluída neste mês de dezembro. Em janeiro, terá início a segunda etapa. Já foram realizadas modificações na planta de britagem com intuito exclusivamente de produzir o remineralizador de solos e alguns outros.

O remineralizador é conhecido também como “Rochagem”, que consiste basicamente em devolver ao solo todos os bens minerais necessários para o desenvolvimento da plantação de forma a garantir que ele não será empobrecido.

Cursos em destaque

Os cursos voltados para as áreas de Gestão de Pessoas e Inovação estão entre os que mais se destacaram em 2022 na Faculdade de Negócios Faene.

É que, atualmente, busca-se cada vez mais modelos inovadores para se desenvolver ações que transformem as organizações a fim de que elas estejam em um processo constante de mudanças e adaptações.

Na área técnica, destacou-se o curso de Qualidade e Produtividade, pois se fala muito em performance, ou seja, as empresas buscam melhores resultados a custos menores.

Há, ainda, o Curso de Projetos, pois qualquer ação dentro de qualquer tipo de organização precisa de um escopo, com todos aqueles detalhes importantes.

O Curso de Engenharia de Manutenção também se sobressaiu, uma vez que houve um enfraquecimento dessa área em 2020 e 2021, mas a parte industrial voltou a crescer em 2022. Por fim, o Curso de Logística também rendeu frutos, em especial o Curso de Logística de Suprimentos e o de Logística Portuária.

Posse em São José

A cerimônia de posse da nova Mesa Diretora da Câmara de São José de Ribamar para o biênio 2023-2024 será realizada na próxima segunda-feira, dia 2 de janeiro, às 16h, no plenário da Casa de Leis.

O Parlamento será comandado pelo próximo presidente, vereador Dudu Diniz, que está em seu primeiro mandato. Nas eleições de 2020, ele foi o vereador mais bem votado do município.

A Mesa Diretora é formada pelos vereadores Moises Gama, Professor Cristiano, Jordão Reis, Aldiran Guerreiro,Thays de Negão e Mário Santos.

São José de Ribamar figura como o terceiro maior município do Estado em número de habitantes e o terceiro maior colégio eleitoral do Maranhão.

Regras para aposentadoria

Desde a reforma da Previdência, em 2019, as regras do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para concessão da aposentadoria passam por alterações significativas. Algumas delas passam a valer já a partir de 2023. Por isso, para trabalhadores que pretendem solicitar o benefício no ano que vem, é importante se atentar aos novos critérios.

Ao todo, são 3 alterações nas chamadas normas de transição, que protegem os trabalhadores que já estavam próximos da aposentadoria quando a reforma da Previdência foi aprovada.

Regras para aposentadoria…2

A primeira é na Regra dos Pontos, que é a soma da idade e o tempo de contribuição. Em 2023, o número aumenta de 89 para 90, no caso das mulheres, e de 99 para 100, no dos homens.

No caso da Aposentadoria por Tempo de Serviço, mesmo para os homens e mulheres que trabalham, respectivamente, 35 e 30 anos, é exigida uma idade mínima.

No ano que vem, o valor aumenta em 6 meses, e passa a ser de 58 anos para elas, e 63 para eles. Já a terceira mudança se aplica somente às mulheres, que poderão se aposentar com 62 anos, desde que tenham 15 anos de contribuição.

Para escrever na pedra:

“Amo seus pés porque caminharam sobre a terra e sobre o vento e sobre a água, até que me encontraram”. De Jorge Luis Borges.

TRIVIAL VARIADO

O presidente Jair Bolsonaro nomeou oito aliados que trabalharão com ele após o fim do mandato. Os nomes foram publicados no Diário Oficial da União de terça-feira (27).

Tem mais: segundo a Constituição Federal, todo ex-presidente tem direito a oito funcionários e essas despesas devem ser custeadas pelo caixa da Presidência da República.

Em tempo: a Constituição diz que os ex-presidentes da República têm direito aos seguintes benefícios: quatro servidores para segurança e apoio pessoal, dois servidores para assessoramento superior, dois veículos oficiais da União e dois motoristas.

A equipe do presidente eleito, Lula da Silva, espera que o acampamento em frente ao quartel-general do Exército na capital federal tenha um desfecho “pactuado”, mas não descarta a retirada compulsória dos manifestantes até o dia 1º de janeiro, quando será realizada a cerimônia de posse do petista.

A propósito: segundo o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, será feita uma avaliação de segurança nesta quinta-feira (29), a partir do cenário que se colocar nos próximos dias, para tomar uma decisão sobre a manutenção do acampamento.

No capítulo: a tentativa de atentado terrorista com bomba no sábado (24) reforçou a preocupação do entorno do futuro mandatário sobre questões de segurança do presidente e do público que participará da cerimônia de posse.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.