(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O Réveillon do Rio Poty

Mais: Casamento elegante neste sábado

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista
Capa do PH Revista

------------------------------------------------------------------

José Sarney e Geraldo Alckmim
José Sarney e Geraldo Alckmim

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin fez ontem uma visita ao ex-presidente José Sarney e depois postou em seu Tweet enaltecendo o grande democrata

 ------------------------------------------------

O Réveillon do Rio Poty

Samyra Show, Pedro Guerra, DJ Edy, CDC, Argumento, bateria do Marabloco e suas mulatas que não estão no mapa, Feijoada Completa e a dupla sertaneja Fernando & Franco estão confirmados no Réveillon Ilha Poty, na noite de 31 de dezembro.

Eles se apresentarão em dois palcos, nas áreas da piscina e nos salões internos do Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d'Areia.

O réveillon será realizado em três espaços: Espaço Ocean e Espaço Onda, na área terrea, e Espaço Pérola by PH – este, assinado por este Repórter PH, com decoração da designer Cintia Klamt Motta e cerimonial de Teresa Martins, no segundo pavimento do hotel, com uma vista deslumbrante para a baía de São Marcos.

Sobre as atrações nacionais

Samyra Show vai agitar o público com muito forró. A artista com mais de 20 anos de carreira tem um vozeirão e uma trajetória ascendente dentro desse gênero musical.

O paraibano Pedro Guerra completa o combo do forró com suas músicas autorais e homenagens.

Ele é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric.

Outro convidado é o DJ Edy, que acumula 30 anos de carreira. Natural de São Paulo, Edy reside em Brasília (DF), onde toca a brilhante carreira se apresentando nos mais sofisticados eventos.

Sobre as atrações locais

Da ala local, o CDC, capitaneado por Cassiano Sobrinho, Dinho Dias e Carlindo Filho, fará um passeio pelos sambas mais dançantes, além de MPM, MPB, pop, rock, axé e forró, sempre com arranjos autorais. Argumento, liderada por Victor Hugo, seguirá no mesmo ritmo para abrilhantar o evento com repertório eclético.

O samba será exaltado também pelo Grupo Feijoada Completa, que inclui outros gêneros musicais como baião, xote, maracatu e carimbó. Tem ainda o Marabloco, que levará ao Rio Poty Hotel & Resort a batida das escolas de samba e outros ritmos carnavalescos, além de pop, rock e axé em sintonia com o samba.

A noite ganhará, ainda, os acordes da música sertaneja com os irmãos Fernando & Franco, considerados a melhor dupla do gênero em plena atividade no Maranhão.

Casamento elegante neste sábado

O grande acontecimento social deste fim de semana em São Luís será a realização do casamento, no começo da noite deste sábado, da cardiologista Camila Athayde Rocha e Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira, às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias.

Após a cerimônia, as duas famílias recebem os cumprimentos no Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses, com uma grande festa.

Os noivos são filhos da médica Kátia Regina e do engenheiro e empresário Marcone Athayde Rocha, e da empresária e engenheira Thatiana e do empresário e ex-deputado Carlos César Branco Bandeira.

Recepção no Condomínio Murano

Para testemunhar a cerimônia de casamento vieram convidados de Belém (a matriarca Maria de Nazaré Monteiro Mutran, Dona Nazir Mutram, e seus filhos Mauro Mutram, com a esposa Michele, e Regina, com o marido Kemel Kalif), de Fortaleza (a cardiologista Thais Buhatem Moreno – hoje chegam o seu marido Luiz Helder de Alencar Moreno Filho e seus pais Regina e Luiz Helder Moreno), de São Paulo (Dr. Augusto Hiroshi Uchida e esposa Karina e o advogado Roberto Vitalino), e de Brasília (Lessa Murilan), os quais foram recepcionados ontem, por Thatiana e César Bandeira, com uma noitada de queijos e vinhos em seu bonito apartamento no Condomínio Murano, na Ponta d´Areia.

Por lá, circularam também o secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Branco Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem, os pais da noiva Camila, Kátia e Marcone Rocha, com as outras duas filhas Ana Clara e Daniella Rocha, e este Repórter PH.

 

Thatiana Bandeira entre Thais Buhatem Moreno, Michele e Regina Mutram e Ana Elvira Buhatem
Thatiana Bandeira entre Thais Buhatem Moreno, Michele e Regina Mutram e Ana Elvira Buhatem
Dona Nazir Mutram com a nora Michele Mutram, a filha Regina e a anfitriã Thatiana Bandeira
Dona Nazir Mutram com a nora Michele Mutram, a filha Regina e a anfitriã Thatiana Bandeira
César Bandeira e Marcone Rocha com os ilustres convidados Mauro Mutram e o Dr. Augusto Hiroshi Uchida
César Bandeira e Marcone Rocha com os ilustres convidados Mauro Mutram e o Dr. Augusto Hiroshi Uchida

 

O noivo Carlos Eduardo Bandeira com José Benedito Buhatem e Kemel Kalif (de Belém)
O noivo Carlos Eduardo Bandeira com José Benedito Buhatem e Kemel Kalif (de Belém)
A mãe da noiva, Kátia Rocha com Karina Uchida e Lessa Murilan
A mãe da noiva, Kátia Rocha com Karina Uchida e Lessa Murilan
O Repórter PH com as irmãs Daniella, Ana Clara e a noiva Camila Rocha
O Repórter PH com as irmãs Daniella, Ana Clara e a noiva Camila Rocha

 DE RELANCE

 Diplomação dos eleitos é hoje

A sessão solene de diplomação dos 42 deputados estaduais eleitos e reeleitos no Maranhão acontece neste sábado, às 17h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter Sebrae. A solenidade será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral e conduzida pela presidente da Corte, desembargadora Ângela Salazar.

No mesmo ato, serão diplomados o governador Carlos Brandão, o vice-governador Felipe Camarão, o senador Flávio Dino, a primeira suplente de senador, Ana Paula Lobato, e a segunda suplente, Maria de Lourdes Pereira, e os 18 deputados federais e os primeiros suplentes de cada partido, tanto no Legislativo estadual como federal.

A diplomação é o ato por meio do qual a Justiça Eleitoral formaliza a escolha dos eleitos pela maioria dos eleitores nas urnas, atestando que eles estão aptos a tomarem posse.

Assim, o ato marca o encerramento do processo eleitoral.

Homenagem a Carlos Gaspar

Em sessão solene realizada na manhã de sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Maranhão entregou a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman ao empresário Carlos Tadeu Pinheiro Gaspar.

O deputado Fábio Braga foi o autor da proposição.

Participaram também do evento, dentre outras autoridades, o deputado Wellington do Curso, o presidente da Academia Maranhense de Letras, desembargador Lourival Serejo, o Conselheiro Federal da OAB-MA, Daniel Blume, além de familiares, convidados, amigos e dirigentes da Assembleia.

Chico Buarque e o Prêmio Camões 2019

O escritor, cantor e compositor Chico Buarque acaba de anunciar que irá atuar em Portugal no próximo ano, aproveitando a ocasião para receber o Prêmio Camões com o qual foi distinguido em 2019.

Chico Buarque, agora com 78 anos, após ser anunciado vencedor do Prêmio Camões, chegou a marcar a cerimônia para receber a distinção no dia 25 de Abril de 2020, uma data escolhida intencionalmente pelo compositor da música Tanto Mar em homenagem à Revolução dos Cravos. mas acabou adiando devido à pandemia da covid-19.

Chico Buarque e o Prêmio Camões 2019...2

A entrega do Prêmio Camões 2019 sofreu percalços a partir do momento em que o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que poderia não assinar o diploma de atribuição do prêmio, habitualmente assinado pelos presidentes de Portugal e do Brasil.

Bolsonaro avisou que não tinha essa assinatura entre as suas prioridades, atirando-a para o termo de um eventual segundo mandato, que não ocorreu.

Chico Buarque, que enfrentou a ditadura militar (1964-1985) e detém um percurso de mais de meio século nas letras e na música, se revelou um crítico do governo de Bolsonaro.

Chico Buarque e o Prêmio Camões 2019...3

O valor total do Prêmio Camões é de 100 mil euros, divididos entre Brasil e Portugal. A parte financeira foi resolvida em junho de 2019, e a assinatura do diploma é apenas uma formalidade.

Para o júri do Prêmio Camões, a maior distinção literária de língua portuguesa, a escolha de Chico Buarque se deve à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e ao “carácter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.

O Prêmio foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.

A pandemia acabou por levar também ao adiamento da entrega do Prêmio Camões de 2020 (a Vitor Aguiar e Silva, que morreu este ano), e de 2021 (a Paulina Chiziane).

Este ano, o vencedor foi o brasileiro Silviano Santiago.

O naufrágio das seleções

Esta Copa no Catar merece um pouco de poesia, principalmente agora que foram mandados de volta para casa os exércitos de Dom Afonso Henriques, Camões e Gonçalves Dias e os soldados de Garcia Lorca.

Portugal naufragou no Catar como Bartolomeu Dias, em África, e a torcida lusa repetiu, então, o verso que Pessoa dedicou às mães de luto e com os quais filtrou as lágrimas das viúvas:

Para te cruzarmos, quantas mães choraram

Quantos filhos em vão rezaram!

Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? A resposta é o verso de Pessoa mais repetido e declamado em todo o mundo, por todos os navegadores da aventura humana:

Tudo vale a pena se alma não é pequena!

Que o diga os brasileiros, que cedo também voltaram prá casa, talvez cantarolando: Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá!

O direito de se armar

É inquestionável que o que a população brasileira mais teme é a criminalidade. Mas é exatamente por não se sentirem suficientemente protegidas pelo Estado que muitas pessoas querem continuar tendo o direito de se armar, de acordo com a legislação.

Vale lembrar que o país já promoveu um referendo sobre a questão em 2005 e a maioria da população optou pela liberdade de comércio para armas de fogo.

Mas também é de conhecimento geral que, nos últimos anos, a liberdade se transformou em liberalidade desde o início do atual governo, provocando um aumento de mais de 400% no número de pessoas com certificado de registro de armas.

O direito de se armar...2

Levantamento recente da Polícia Federal indica que há mais armas de fogo em mãos de particulares do que em estoques institucionais de órgãos públicos, como as polícias civis, federal, rodoviária e guardas municipais, além de instituições autorizadas como tribunais de Justiça e Ministério Público.

Nesse contexto, não é de se admirar que em episódios recentes, como nos assaltos do chamado novo cangaço, o poder do crime organizado se mostre superior ao das forças de segurança das localidades escolhidas.

Há, portanto, uma real necessidade de disciplinamento na proliferação desenfreada de armas. Mas os conflitos terão que ser resolvidos com diálogo – e não com canetaços heróicas –, pois ninguém ignora que o Congresso Nacional contará a partir do próximo ano com uma maioria conservadora, que precisa ser convencida sobre as restrições pretendidas.

Para escrever na pedra:

“Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar”. De Nelson Rodrigues.

TRIVIAL VARIADO

O Poder Judiciário maranhense, por meio do presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, recebeu, na sexta-feira (16), o prêmio Magno Cruz, que reconheceu instituições e pessoas físicas de destaque na defesa dos Direitos Humanos no Maranhão em 2022.

A homenagem aconteceu durante o Encontro Estadual da Rede de Defensores de Direitos Humanos, que encerrou a Semana Estadual dos Direitos Humanos, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau.

A propósito: no mesmo dia, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão,  desembargador Paulo Velten, recebeu a Medalha Washington Luís – maior comenda da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PFR-MA), pelos relevantes serviços prestados para a sociedade.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.