(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Fatos que marcaram a Copa

Mais: Marroquinos posaram com bandeira da Palestina após vitória sobre a Espanha

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Na Copa do Catar o que não faltou nas torcidas foi mulheres bonitas
Na Copa do Catar o que não faltou nas torcidas foi mulheres bonitas

Mais uma Copa do Mundo está chegando ao fim. Realizado fora de época, por conta do clima do Oriente Médio, o Mundial do Catar se despede no próximo domingo (18), com o confronto entre as bicampeãs mundiais Argentina e França.

Desde a cerimônia de abertura, realizada em 20 de novembro, não faltaram emoções no torneio, marcado por zebras – como a derrotada dos argentinos para a Arábia Saudita na primeira semana da competição  ou a chegada do Marrocos entre os quatro finalistas.

Fora das quatro linhas, contudo, a Copa também deu o que falar.

Marroquinos posaram com bandeira da Palestina após vitória sobre a Espanha

Antes mesmo da bola rolar neste mundial, já haviam protestos pela escolha da Fifa de sediá-lo no Catar – uma vez que o país criminaliza comunidades LGBT+ e restringe diretos das mulheres e trabalhadores imigrantes.

O clima demorou a ser amenizado, com as primeiras semanas marcadas por protestos da seleção da Alemanha, da equipe inglesa de uma comentarista da BBC contra a decisão da FIFA de impedir o uso de braçadeiras em apoio à diversidade, por exemplo. 

O auge desses protestos acabou ocorrendo na partida entre Portugal e Uruguai, pela fase de grupos, quando o torcedor italiano Mario Ferri invadiu o campo segurando uma bandeira com as cores do movimento LGBT+ e vestindo uma camiseta com o logotipo do Superman. 

Na frente, a camiseta de Mario contava com uma frase de apoio à Ucrânia (“Save Ukraine”), país atacado pela Rússia. Nas costas, uma mensagem às mulheres iranianas (“Respect for Iranian Woman”). Ele conseguiu correr pelo gramado por 30 segundos, mas logo foi detido. Depois, foi liberado pelas autoridades e banido do restante do torneio.

Outra beldade feminina que brilhou na Copa
Outra beldade feminina que brilhou na Copa

Arco-íris banido

Apesar da FIFA declarar que não havia nenhum banimento sobre a bandeira do arco-íris nos estádios da Copa do Mundo, semana após semana ficou claro que a realidade nas arquibancadas era outra.  

Um jornalista brasileiro chegou a ser ameaçado por um policial porque estava com a bandeira do Estado de Pernambuco, que conta com um arco-íris e foi confundida com símbolo de apoio aos LGBT+.

Imagens de um torcedor dos Estados Unidos com uma braçadeira com as cores do arco-íris também correram o mundo, assim como o relato de jornalistas e torcedores obrigados a se desfazer de chapéus e camisetas com os símbolos do arco-íris antes de serem autorizados a entrar nos estádios do Catar.

Apoio à Palestina

O primeiro Mundial sediado no mundo árabe também foi marcado por apoio massivo à causa palestina. A bandeira do país estava presente tanto nas arquibancadas dos jogos do torneio, como tremulando nas ruas do Catar. 

Na internet, ao mesmo tempo, viralizaram vídeos de torcedores árabes em Doha se recusando a falar com emissoras israelenses e repetindo “viva Palestina”.

Durante o confronto entre França Tunísia, um torcedor entrou em campo exibindo justamente a bandeira verde, branca e preta com o triângulo vermelho.

Queridinha do campeonato, a seleção marroquina, que fez história tornando-se a primeira equipe africana e a primeira equipe árabe a chegar às semifinais, chegou a posar com a bandeira da Palestina em campo, após eliminar a Espanha nas oitavas de final.  

 

Marroquinos posaram com bandeira da Palestina após vitória sobre a Espanha
Marroquinos posaram com bandeira da Palestina após vitória sobre a Espanha

Mulheres no apito

Pela primeira vez desde sua fundação em 1930, a Copa do Mundo teve mulheres na arbitragem no Catar. A história começou a ser escrita na primeira semana do torneio, quando a francesa Stéphanie Frappart atuou como quarta árbitra no confronto entre México e Polônia.

Mas esse era só o começo. Alguns dias mais tarde, ela foi chamada para apitar a partida decisiva entre Costa Rica e Alemanha pela última rodada da fase de grupos do mundial, que acabou mandando os tetracampeões de volta para casa mais cedo que qualquer um esperava.

Ao lado da francesa estavam a brasileira Neuza Back em uma lateral e a mexicana Karen Díaz na outra, completando o primeiro trio de arbitragem completamente feminino de um jogo de Copa do Mundo masculina da Fifa.

Copa da tecnologia

O gol que classificou o Japão para as oitavas de final e eliminou a Alemanha ainda na fase de grupos foi válido, ou a bola havia saído de campo antes do cruzamento?

Cristiano Ronaldo marcou um gol de cabeça ou não participou do lance de Bruno Fernandes?

Em ambos os casos e em muitos outros ao longo do Mundial, a tecnologia respondeu perguntas para deixar fora qualquer margem para dúvidas.

Com um sistema de VAR mais eficiente, capaz de arbitrar casos de impedimento em instantes, os jogos da Copa do Mundo foram regidos pela tecnologia.

Isso foi visto até na mais elementar ferramenta do futebol: a bola. Chamada de Al Rihla e criada pela Adidas, a bola do Catar foi a primeira na história a contar com um sistema interno com sensores, que enviam informações aos árbitros de vídeo. 

------------------------------------------------------------

“Quintal do Zeca” no Monte Castelo

Na noite desta sexta-feira (16), o empresário Juninho Luang movimenta o bairro Monte Castelo, ao lado do antigo cinema, com um grande evento que terá como atração principal o show “Quintal do Zeca”, festa beneficente em prol do Hospital do Câncer Aldenora Bello. 

O evento contará com a presença de Gilsinho da Portela, Leandro D'Mennor e Dunga. Será uma noite com a primeira roda de samba do “Quintal do Zeca” na capital maranhense, com destacados nomes do samba.  

Os ingressos custam 30 reais mais um quilo de alimento não perecível. 

------------------------------------------------------------

Espaço Kids no Réveillon do Rio Poty

Um dos atrativos do Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d’Areia), no dia 31 de dezembro, será o Espaço Kids, que receberá crianças de 6 a 12 anos para que os pais possam desfrutar do evento com tranquilidade e cientes de que os pequenos também aproveitarão a festa. A área terá brinquedoteca, coordenadores, Espaço Soneca e buffet infantil. 

O Réveillon do Rio Poty será um dos mais animados, diversificados e incrementados da virada na capital maranhense. Os cantores Samyra Show e Pedro Guerra estão na programação do palco principal, além do DJ Edy, um dos mais requisitados do Planalto Central.

Além deles, se apresentarão as bandas locais CDC, Argumento, Marabloco, Feijoada Completa e a dupla sertaneja Fernando & Franco.

O evento contará com três espaços: Espaço Ocean, Espaço Onda e Espaço Pérola by PH, esse último assinado por este Repórter PH e montado nos salões internos superiores do empreendimento.

DE RELANCE

Quarta na história das Copas

Argentina e França decidem a Copa do Mundo neste domingo (18), às 12h, no Estádio Lusail, em Lusail.

O duelo colocará frente a frente Messi e Mbappé, artilheiros do Mundial do Catar até o momento, com cinco gols marcados.

A seleção que levar a melhor será a quarta na história a alcançar o tricampeonato.

Brasil, com cinco taças, Alemanha e Itália, com quatro, são as maiores vencedoras.

Média de veículos financiados

Em novembro, a média diária de financiamento de veículos por dia útil foi a maior do ano até agora.

Os dados, divulgados por uma empresa de tecnologia, que atende a bancos, financeiras e cooperativas de crédito, apontam que a média foi de 22,9 mil veículos financiados a cada 24 horas.

Diplomação e especulações

À medida que se aproxima o momento da diplomação e posse dos eleitos nas eleições deste ano, aumentam também as especulações em torno dos nomes que vão compor o novo secretariado do governador reeleito Carlos Brandão.

Secretarias com grande visibilidade, estão entre as mais disputadas por integrantes da base aliada.

Câncer e prevenção

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o Brasil terá mais de 2 milhões de novos casos da doença nos próximos três anos.

Para 2023, a estimativa é de aumento de 12% em relação a 2020. A maior incidência deve ser de câncer de pele seguido pelo câncer de mama.

Bons hábitos alimentares, exercícios físicos e exames periódicos estão entre as medidas recomendadas para tentar conter o avanço da doença.   

TRIVIAL VARIADO

Este final de dezembro será marcado por muitas cerimônias de casamento elegante em São Luís. Uma delas é a que unirá as famílias Rocha e Bandeira, através dos seus filhos Camila Athayde Rocha e Carlos Eduardo Rodrigues Bandeira.

A cerimônia de casamento será neste sábado (17), às 19h30, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Praça Gonçalves Dias, seguindo-se a recepção no Villa Reale Buffet, na Avenida dos Holandeses.

Os noivos são filhos da médica Kátia Regina e do engenheiro e empresário Marcone Athayde Rocha, e da empresária e engenheira Thatiana e o empresário e ex-deputado Carlos César Branco Bandeira.

Desde ontem começaram a chegar convidados de outros estados para a cerimônia de casamento, a começar pelo grande empresário paraense (o Rei da Castanha) Mauro Mutran e esposa Michele, de Belém.

Aliás, o casal foi homenageado com jantar no Alameda Trinta, ontem à noite, com as presenças de Ana Elvira e José Benedito Buhatem, Cida e José Aparecido Valadão (estão de passagem comprada para irem passar o réveillon em Paris) e os pais dos noivos.

 ResponderEncaminhar

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.