(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Argentinos na final da Copa do Mundo

Mais: Caravana de Natal

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A camisa 10 da Copa do Catar, usada por Lionel Messi, tem as novas cores da glória: azul e branco
A camisa 10 da Copa do Catar, usada por Lionel Messi, tem as novas cores da glória: azul e branco

A caminho do tri

A Argentina está na final da Copa do Mundo e vai buscar o tri do Mundial contra França ou Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira no Al-Bayt.

Ontem, uma terça-feira de frio em Doha, a Argentina fez 3 a 0 ao natural na Croácia. Jogou tudo que a Seleção Brasileira não conseguiu e desmontou a estratégia de resiliência dos croatas.

Foi duro de ver. O bicho não era tão feio assim.

A caminho do tri...2

Parecia o mesmo roteiro do jogo do Brasil. A Croácia controlava no meio, trocava passes, dominava a partida na intermediária. Lionel Scaloni havia encorpado o setor com Paredes e formou uma linha diante da área. Pela direita, De Paul, pela esquerda Mac Allister, no meio Enzo Fernández e Paredes.

A Croácia atingia seu objetivo, de amornar o jogo. Tanto que a torcida havia elevado o tom aos 10, cantando “Diego, Diego”, em homenagem a Maradona, e foi baixando, baixando, baixando o seu tom até que ficou só o argentino do bumbo.

Algo até meio sorumbático para uma semifinal da Copa.

A caminho do tri...3

Só que se a estratégia dos croatas era tirar a temperatura, a dos argentinos era a de esperar um vacilo dos croatas. Modric, Brozovic e Kovacic pareciam conectados na mesma rede de wi-fi. Estavam sempre no mesmo ambiente, sempre se encontrando.

O teto dos croatas foi estabelecido em azul e branco pelos argentinos.

A primeira metade do primeiro tempo foi o limite da igualdade do jogo em que a Croácia repetia sobre a Argentina o controle que teve sobre o Brasil.

A caminho do tri...4

O jogo estava equilibrado. Modric, aos 30, fez jogada individual e levantou aplausos.

Só que, três minutos depois, o mesmo Modric não interceptou o lançamento de Enzo. A bola chegou a Álvarez. Livakovic, o algoz dos brasileiros, saiu açodado e derrubou o atacante. Pênalti.

Messi bateu forte, no alto. Era o 1 a 0.

A caminho do tri...5

O gol deu tilt nos croatas. Eles saíram para o ataque. Só que se esqueceram que não têm ataque. A Argentina esperou novo erro. E ele veio. Álvarez se antecipou e arrancou da intermediária. Tocou e recebeu antes do meio-campo. Dali, parou no gol. Era o 2 a 0.

Zlatko Dalic passou a mão na cabeça, ajustou a franja dividida ao meio, muito anos 1980, e certamente concluiu que seu plano tinha ido parar no meio do mar azul do Golfo Pérsico. Sem boia.

A caminho do tri...6

Os croatas não haviam se dado conta de que a Argentina tem um gênio. Aos 25, Álvarez fez o pivô e tocou para o camisa 10 na direita. Ele foi para cima de Gvardiol.

Pobre do garoto. Aos 20 anos, o zagueiro aprendeu que, com Messi, ou tira a bola, ou faz a falta. Messi driblou, deu meia volta e, quando o croata de 1m85cm deu o bote, ele girou em direção ao fundo.

Cruzou para Álvarez fazer 3 a 0.

Daí em diante, monolítico como antes fora a própria Croácia, a Argentina tomou conta irreversivelmente do jogo.

A caminho do tri...7

A torcida argentina, então, entoou com vigor: “Muchaaaaaaaacho, volvemos a nos ilusionaaaaaar”. Essa é a música mais ouvida em Doha. No elevador, no metrô, nos restaurantes, nos Starbucks que parecem onipresentes em West Bay.

Quando ela não está sendo cantada por alguém, é você que acaba cantando, de tão automático que se tornou.

Assim, será até domingo, dia da final no mesmo Lusail. Eles voltaram a se ilusionar e vão buscar mesmo a terceira Copa.

Eles são a gloria maior da Argentina na Copa do Catar: Lionel Messi e Álvarez
Eles são a gloria maior da Argentina na Copa do Catar: Lionel Messi e Álvarez

A caminho do tri...8

É inegável que Messi é, para os argentinos, o melhor da história. Toda vez que joga, ele gera alguma coisa.

Mais participações em gols, maior artilheiro da Argentina em Copas e sensação do Mundial do Catar.

Só falta, agora, a taça para Messi. E ela pode estar nas suas mãos no domingo.

DE RELANCE

Caravana de Natal

Os caminhões da Caravana de Natal da Coca-Cola já estão percorrendo o Brasil. Este ano, São Luís receberá dois dias de Caravana: nesta quinta e sexta-feira.

Ao todo, 26 municípios em 13 estados de atuação da fabricante no Brasil serão contemplados com o comboio de caminhões iluminados.

A iniciativa faz parte da campanha de Natal da Coca-Cola, que em 2022 traz como conceito “O Natal sempre encontra o caminho”.

E essa jornada já está acontecendo.

Os caminhões iniciaram o trajeto por capitais e interiores nordestinos em 10 de novembro, em Pernambuco. Desde então, o desfile já passou por Bahia, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso e contempla agora o Maranhão, encerrando a rota em 22 de dezembro na região Norte.

 

Os empresários José Nilton Silva e Kelly Bruno inauguram nova loja do Espaço Gourmet
Os empresários José Nilton Silva e Kelly Bruno inauguram nova loja do Espaço Gourmet

Nova loja no Calhau

É nesta quarta-feira, às 19h, o coquetel de inauguração da nova loja do Espaço Gourmet, no Calhau, dos empresários José Nilton Silva e Kelly Bruno.

A nova proposta segue o mesmo padrão da loja já existente na Galeria Appiani, na Avenida dos Holandeses, com produtos diferenciados e marcas importadas que atendem ao mercado brasileiro.

Jovem Advocacia

A Assembleia Legislativa do Estado aprovou, em segundo turno, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), que visa instituir o “Dia Estadual da Jovem Advocacia”. A matéria segue à sanção governamental.

Segundo a proposição, a data deverá ser incluída no calendário oficial do Maranhão e ser celebrada no dia 3 de fevereiro, anualmente.

A matéria prevê, ainda, que o Estado e a sociedade civil, em especial a Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), poderão firmar parcerias para a realização de eventos com o objetivo de valorizar e incentivar os advogados maranhenses em início de carreira, impulsionando, assim, o desenvolvimento profissional da jovem advocacia.

Festival de Jazz e Blues

Neste sábado e domingo acontece a sexta edição do São José de Ribamar Jazz e Blues Festival. A programação é gratuita e conta com feira, oficinas, shows e jam sessions na Concha Acústica, na Praça Matriz.

É uma mistura de estilos e tendências, em um painel com artistas consagrados, talentos nacionais e locais, que contribui fundamentalmente para a formação de plateia e difusão dessa Cultura influenciando novas gerações.

Os shows começam às 20h com Victor Bertrami & Trio (RJ), seguido do duo Salomão Soares & Vanessa Moreno (SP), e de Camila Boueri & Quarteto (MA).

No domingo, a programação terá início um pouco mais cedo, às 19h, com Carol Panesi & Trio (RJ), Dicy (MA) e Flávio Venturini (MG).

Bolsa Internet

O ex-ministro das Comunicações e do Planejamento, Paulo Bernardo, coordenador do grupo de trabalho de Comunicação do Governo de Transição, afirmou que será proposta ao futuro presidente Lula a criação do “Bolsa Internet”, uma espécie de tarifa social de conexão de banda larga para as famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal.

O Bolsa Internet é uma boa iniciativa de inclusão digital, mas os recursos deveriam ser direcionados prioritariamente à rede pública de ensino básico.

Bolsa Internet...2

É que o déficit de aprendizagem causado pela pandemia ainda não foi recuperado. O novo governo federal, que assumirá o posto no início de 2023, já demonstra ter consciência do problema e da necessidade de agir imediatamente.

O caminho mais rápido e financeiramente viável é a aplicação de ferramentas de ensino remoto, que transformam o ensino que hoje é exclusivamente presencial em híbrido, como extensão da jornada pedagógica e recuperação do déficit educacional.

Último discurso

O deputado estadual Duarte Jr (PSB), eleito para a Câmara Federal no pleito de outubro, realizou seu último discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão.

O parlamentar destacou as ações do seu mandato, que melhoraram a vida da população maranhense, como os programas 'Rua Digna', 'Mais Saúde Animal' e 'Cirurgias Pediátricas', além da sua produção no Legislativo maranhense, que resultou em 87 leis sancionadas.

Ele também agradeceu aos apoios recebidos ao longo do seu primeiro mandato na Casa.

Em seu último discurso, o parlamentar contou com a presença de sua esposa, Karen Barros, e do seu filho Luca.

Homenagem a cineasta

A partir desta sexta-feira, a Itaú Cultural Play celebra o cineasta produtor e ator Julio Calasso (1914-2021) reunindo seis filmes pouco conhecidos de sua filmografia.

São eles: Plínio Marcos – nas quebradas do mundaréu, de 2014, Longo caminho da morte, de 1971, O incrível encontro, de 2011, Electra na Mangueira, de 2012, Electra no Municipal, de 2013 – todos estes com direção do paulistano – e O baiano fantasma, de 1984, dirigido por Denoy de Oliveira, com Calasso no elenco ao lado de José Dumont, Regina Dourado e Sérgio Mamberti.

Na mesma data, o público pode conferir a estreia da série de curtas Crônicas não ditas, de Cláudia Shapira, Tatiana Lohmann, Azul Serra e Bianca Turner.

TRIVIAL VARIADO

Teresa e Fernando Sarney desembarcaram ontem em São Luís, a tempo de ver, com filhos e netos, a vitória da Argentina sobre a Croácia. Amanhã, Fernando volta ao Catar para ver, como membro do Conselho Mundial da FIFA, a grande final da Copa do Mundo.

No Rio Poty Hotel & Resort, a corrida é grande de pessoas querendo aderir ao maior e mais sofisticado e alegre Réveillon para saudar 2023 em São Luís. São três espaços que deverão reunir centenas de foliões.

Detalhe que tem chamado a atenção no Réveillon Ilha, do Rio Poty: são nove atrações musicais que estarão se apresentando em dois palcos: o da área externa e o do Espaço Pérola by PH, no segundo andar do hotel.

Idaleguga Fernandes e Silva de Castro vai receber o título de Cidadã de São Luís, em solenidade programada para esta quinta-feira, às 14h, na Câmara Municipal de São Luís. Guga é uma figura muito querida nesta cidade.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.