(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Empresário Parmênio de Carvalho homenageado em Brasília

Mais: Bênçãos na praça.

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Parmênio Mesquita de Carvalho é homenageado em Brasília
Parmênio Mesquita de Carvalho é homenageado em Brasília

O vitorioso empresário do Maranhão Parmênio Mesquita de Carvalho foi homenageado pela Câmara dos Deputados com a Medalha Mérito Legislativo de 2022, entregue no último dia 7

 Brandão em Brasília

O governador Carlos Brandão participou da cerimônia de diplomação dos eleitos para a Presidência da República nas Eleições 2022, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Diplomado pela 3ª vez como presidente, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em seu discurso que, muito mais que a cerimônia de diplomação de um presidente eleito, o ato representava a celebração da democracia.

Ele afirmou que fará todos os esforços para, junto ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, cumprir o compromisso assumido de fazer do Brasil um país mais desenvolvido e justo com a garantia de dignidade e qualidade de vida, sobretudo aos mais necessitados.

 

Homenagem a Parmênio de Carvalho
Homenagem a Parmênio de Carvalho

 O presidente do Grupo Canopus, Parmênio Mesquita de Carvalho com os deputados federais André Fufuca, Gil Cutrim e Edilázio Jr. mais o advogado Marcos Braid e o vice-presidente da Fiema, Fábio Nahuz

 ------------------------------------------------------

Bênçãos na praça

O prefeito Eduardo Braide e a vice-prefeita, Esmênia Miranda, participaram da celebração de Bênção do Natal e do presépio do Menino Jesus, no Palácio La Ravardière, sede do Executivo Municipal.

A solenidade, presidida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, contou com a presença de diversas autoridades, servidores municipais e da banda do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, que conduziu a solenidade com a beleza das músicas clássicas natalinas.

Casa de Natal

No último dia 6 de dezembro, O Boticário realizou, pela primeira vez em São Luís, o evento ‘Casa de Natal do Boticário’, projeto que apresentou oficialmente sua campanha de Natal para influenciadoras digitais maranhenses.

O evento proporcionou uma experiência de Natal completa, dividida em dois atos: o primeiro, um almoço no restaurante Amo Vinho, e o segundo, um jantar realizado em um casarão colonial no Centro Histórico.

O maior desafio das empresas brasileiras em 2023 deverá ser ajustar previsões de demanda com o comportamento real dos consumidores, levando-se em conta as mudanças observadas a partir de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, que teve como consequência o crescimento do comércio eletrônico e mudanças no regime de trabalho.

A análise é de Gabriel de Vico, professor do curso de Administração da Faculdade de Negócios Faene.

Desafio das empresas

O Brasil, conforme Gabriel de Vico, está em um processo inicial de recuperação da economia, com previsões de crescimento do PIB tanto este ano quanto em 2023.

Ele diz que o atual cenário, com inflação e impostos altos, afeta a tomada de decisões a respeito de novos investimentos e expansão de mercados diante de tantas incertezas e burocracia.

A saída mais inteligente passa sempre por uma gestão eficiente de custos e despesas, priorizando ações e iniciativas inovadoras que impactam de forma mais significativa os resultados e a margem de lucro.

Desafio das empresas...2

Uma das estratégias das empresas seria buscar contínuas melhorias por meio das ações de marketing, que colaboram na propagação do sentimento de que sempre há uma forma melhor de fazer aquilo que elas, muitas das vezes, pensam que dominam.

Ele diz, ainda, que rever projetos de investimento e expansão sempre faz sentido, considerando o ambiente de constantes mudanças e respostas rápidas exigidas por clientes que buscam cada vez mais flexibilidade e soluções criativas.

DE RELANCE

Louvação a Messi

Maranhenses que estão no Catar contam que argentinos por toda Doha cantam seus mais recentes versos que louvam Messi. Reconhecem o quanto o nativo criado longe da raiz se esforça em parecer da gema. Foi gigantesco contra a Holanda, ficou sozinho quando Scaloni lhe tirou parceria no jogo, voltou a ter parceiro com Di Maria, converteu seus pênaltis e rodou a camiseta acima da cabeça em frente à torcida.

Jogadores da Argentina exaltam apoio da torcida no Catar: “Estamos jogando em casa”.

O eterno rei croata

Contra a Croácia, nesta terça-feira, todos os olhares do mundo estarão outra vez sobre Messi. Duvido que se queixe do preço que paga por ser quem é. O futebol está dando a ele a chance de ser finalista de novo e, enfim, se sagrar campeão para entrar sem discussão no panteão de Maradona. Seu último tango tem este viés dramático como dramático é o gênero musical nacional. 

A Croácia vai na sua levada. Se der, estará na decisão. Se não der, já consagrou esta geração acima de qualquer expectativa.

Modric é eterno rei croata. A Argentina entra favorita. A Croácia não se importa. Ponto.

Compras de Natal

Mais de 60% dos consumidores maranhenses pretendem ir às compras neste Natal. O dado está na Pesquisa de Intenção de Consumo realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio).

O levantamento afirma, ainda, que o percentual representa um aumento de 6,1% em comparação ao mesmo período de 2021.

De acordo com a pesquisa, essa é a segunda alta seguida da intenção de consumo, o que aponta para certa normalidade das festividades em comparação ao período pré-pandêmico.

Conforme indica o estudo, 60,7% dos entrevistados pretendem comprar dois ou três produtos. Os itens de vestuário são preferência de 58,7% das pessoas. Os brinquedos ocupam o segundo lugar, com 39,5% das intenções de compra.

Novamente, o presidente do Grupo Canopus, Parmênio Mesquita de Carvalho, com o deputado Gil Cutrim, o advogado Marcos Braid e Thiago Carvalho (filho do homenageado)
Novamente, o presidente do Grupo Canopus, Parmênio Mesquita de Carvalho, com o deputado Gil Cutrim, o advogado Marcos Braid e Thiago Carvalho (filho do homenageado)

 Quilombo Cultural

O roteiro “Quilombo Cultural”, realizado pela Prefeitura de São Luís, foi premiado na categoria parceiros institucionais no prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23.

A premiação, promovida pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo com o apoio do Ministério do Turismo, contemplou dez vencedores em diversas categorias, incluindo o roteiro Quilombo Cultural de São Luís, escolhido pelo júri para receber um vídeo promocional.

O Prêmio Braztoa contou com um total de 89 inscritos, dos quais 27 se consagraram como finalistas.

Reajuste de salário

A partir de 1º de janeiro de 2023, o salário mínimo, que atualmente é de R$ 1.212, será de R$ 1.302. O valor atualizado está em uma medida provisória do presidente Jair Bolsonaro publicada no Diário Oficial da União.

A Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que o valor considera uma variação da inflação de 5,81%, acrescida de ganho real de cerca de 1,5%.

É aplicável a todos os trabalhadores, do setor público e privado, como também para as aposentadorias e pensões.

Bloquinho da Tereza

Neste domingo, dia 18, tem Samba da Tamarineira no Casarão Colonial, primeiro convidado do Bloquinho da Dona Tereza, que, além de animar o endereço mais movimentado do Centro Histórico, vai fazer aquele tradicional cortejo pelas ruas da Praia Grande, antes da festa começar.

Aliás, no dia 23 de dezembro, tem mais novidade no Casarão.

Os noctívagos maranhenses que vivenciaram a malemolência do reggae à beira-mar, nos tempos do Trapiche, na Praia da Ponta d’Areia, matarão a saudade do projeto em uma festa a ser realizada naquele espaço, com diversas atrações.

Contas aprovadas

O deputado estadual eleito Neto Evangelista teve as suas contas de campanha aprovadas por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

De acordo com o órgão, os custos de campanha de Evangelista foram analisados e aprovados pela justiça eleitoral, permitindo a diplomação do parlamentar, que acontecerá no próximo dia 17, no Centro de Convenções, no Multicenter Sebrae.

Neto Evangelista foi reeleito em outubro deste ano com mais de 50.000 votos, que o consagraram como um dos dez parlamentares mais votados no Maranhão.

Equipe de transição

Integrantes da equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva passaram o fim de semana trabalhando.

Os relatórios finais dos grupos temáticos devem ser concluídos hoje, quando serão encerrados, oficialmente, os trabalhos, durante cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília.

A partir daí os documentos, que serão tornados públicos, passarão para os titulares dos ministérios. Com 30 integrantes, o grupo referente ao meio ambiente concluiu o relatório na madrugada de ontem.

O documento define ações para os primeiros 100 dias de governo e entre as prioridades está a reativação de fundos para financiamento de projetos sustentáveis na Amazônia.     

Ainda a cerimônia na Câmara dos Deputados de entrega a Parmênio Carvalho da Medalha do Mérito Legislativo: o advogado do Grupo Canopus, Marcos Braid, entre os irmãos Thiago e Lisandro Carvalho
Ainda a cerimônia na Câmara dos Deputados de entrega a Parmênio Carvalho da Medalha do Mérito Legislativo: o advogado do Grupo Canopus, Marcos Braid, entre os irmãos Thiago e Lisandro Carvalho

CNI e recriação de pasta

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou documento pedindo que o governo de Lula da Silva, que deve começar em janeiro de 2023, recrie o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A medida já está sendo analisada pelo Gabinete de Transição.

No documento, a entidade que representa industriais de todo o País afirma que a volta do ministério “é fundamental para a reversão do processo de desindustrialização ocorrido no Brasil nas últimas décadas”.

TRIVIAL VARIADO

As secretarias de saúde dos Estados – a do Maranhão, inclusive – esperam ainda para esta semana a chegada de doses da nova vacina do tipo bivalente contra a covid-19.

No assunto: o imunizante, mais potente, é produzido pelos laboratórios  Pfizer/BioNTech e já teve uso, no Brasil, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Tem mais: a nova vacina pode ser usada como dose de reforço na população de 12 anos de idade ou mais. O Brasil recebeu o primeiro carregamento na sexta-feira, 9, e nas próximas horas deve começar a distribuição para os Estados.

Em tempo: a expectativa é receber, até fevereiro, 36,3 milhões de doses. A vacina bivalente é adaptada para combater as variantes Ômicron.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.