(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

José Sarney recebe visita de Georgino Melo e Edwagner Almeida

Mais: Temporada das campanhas de Natal

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Georgino Melo e Silva não se cansa de elogiar a memória, a vitalidade e a lucidez do ex-presidente José Sarney
Georgino Melo e Silva não se cansa de elogiar a memória, a vitalidade e a lucidez do ex-presidente José Sarney

O procurador federal Georgino Melo e Silva não se cansa de elogiar a memória, a vitalidade e a lucidez do ex-presidente José Sarney, do alto dos seus 92 anos. Há poucos dias, Sarney recebeu a visita de Georgino e do procurador geral do IPEA, Edwagner Almeida Martins

Um verdadeiro líder

O homem mais rico do mundo, que já foi definido como um ícone da "liderança criativa" e invejado pela forma pouco ortodoxa como conduz os negócios, está dando o que falar. De novo.

Depois de ter viajado ao espaço na própria aeronave e arrematado o Twitter (rede social com mais de 200 milhões de usuários) pela bagatela de US$ 44 bilhões, Elon Musk (na foto) virou exemplo... do que não fazer. Pois é.

Na acepção ampla do termo (não estou falando apenas de executivos), líderes são fundamentais na sociedade. São eles (ou elas) os indutores de grandes mudanças e de quebras de paradigma. Pela capacidade de engajar, funcionam como guias em momentos de transformação.

Um tiro no pé

O problema é quando esses faróis - em especial figuras de grande visibilidade midiática - cegam ou emitem sinais errados. Parece ser o caso de Elon Musk.

O novo dono do Twitter fez o contrário do que orientam todas as cartilhas da boa gestão.

Para citar apenas um exemplo, mandou um ultimato aos colaboradores por e-mail, dizendo mais ou menos assim: ou você deixa de ser preguiçoso, assumindo uma cultura de trabalho “extremamente hardcore” e virando noites por mim, ou caia fora.

Não deu outra: centenas de funcionários pediram demissão no dia seguinte, provocando um baque na operação do negócio. Baita tiro no pé.

Um líder de fato é alguém que inspira. É alguém que não precisa ameaçar os subordinados ou gritar para chegar onde quer. No fundo, é aquele que atrai as melhores pessoas para perto de si, porque personifica um propósito de vida, algo que dê orgulho. Ególatras arrogantes já eram.

Último Armazém

Depois de uma temporada animada e sempre com casa lotada, o Armazém, mais prestigiado club do Centro Histórico de São Luís, realiza, neste sábado, a festa “Último Armazém do Ano”, com a presença do DJ Blemes e os grupos Argumento e Os Parças.

Ao longo de 2022, o espaço se destacou por proporcionar experiências diferenciadas, reunir muita gente bonita e realizar festas marcantes.

A casa chama atenção, também, pela ambientação e espaços instagramáveis.

A programação retornará com força total em 2023, embora ainda não haja previsão do mês para a reabertura.

Aliás, segundo um dos sócios-proprietários, uma das marcas registradas do Armazém é o mistério.

Campanhas de Natal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país realizam, neste fim de ano, campanhas solidárias de Natal.

As ações sociais visam contemplar famílias e crianças de baixa renda por meio de doações de brinquedos, roupas e cestas básicas.

No Maranhão, há cinco anos, o projeto do TRE-MA adota cartas de crianças de lares adotivos da região metropolitana de São Luís.

Em 2022, serão 113 crianças e adolescentes contemplados. Os servidores podem, por meio do órgão, participar escolhendo uma carta.

Seminário internacional

Apresentar e discutir os rumos empíricos, teóricos e metodológicos da História Global e da História Conectada será o objetivo do III Seminário Internacional Histórias Conectadas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Maranhão. O evento será entre os dias 6 e 9 de dezembro.

Este ano, os temas centrais são “As Diásporas Africanas e os Diálogos Transdisciplinares sobre Gênero” e “As Histórias das Mulheres”. Também será abordado o intercâmbio acadêmico e as trocas de experiências entre docentes e discentes dos cursos de mestrado e doutorado, com participação de pesquisadores da Europa, Estados Unidos, África e América Latina.

Carreta dos Direitos

As ações de cidadania da Carreta dos Direitos, da Defensoria Pública do Estado já possibilitaram a realização de 10.199 atendimentos.

Esse total foi alcançado em apenas quatro meses, desde que a unidade móvel foi recebida e começou a rodar o Maranhão levando serviços gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade.

A marca foi alcançada na última ação, realizada na comunidade Coqueiro, na Zona Rural de São Luís, nos dias 25 e 26 de novembro. Os números representam um grande avanço na promoção de acesso a direitos no Maranhão.

Selo de Qualidade

Cartórios que se destacarem pela excelência na prestação de serviços aos usuários serão contemplados com um “Selo de Eficiência e Qualidade” pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão.

O selo foi lançado pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, com a participação de juízes, cartorários e servidores no Fórum de São Luís, no bairro Calhau.

Selo de Qualidade...2

O objetivo do selo é reconhecer e premiar, publicamente, a melhoria do desempenho e as boas práticas de gestão pelos delegatários dos serviços extrajudiciais do Maranhão. Os cartórios vencedores receberão uma certificação com os selos nas categorias ouro, prata ou especial e um elogio público.

Com a adoção do selo, a Corregedoria da Justiça maranhense institui mecanismos de governança extrajudiciária e de gestão participativa, instrumentos de prestação de contas dos serviços extrajudiciais; e política pública permanente de incentivo e aperfeiçoamento dos serviços notariais e de registro.

 

A advogada Ana Brandão continua em alta como forte candidata a desembargadora pelo quinto constitucional
A advogada Ana Brandão continua em alta como forte candidata a desembargadora pelo quinto constitucional

DE RELANCE

Na Casa Barrica

Neste sábado, a Companhia Barrica promove seu Intercâmbio Educacional e Cultural Mundo Afora, com Aulão do Bicho-Barrica.

A atividade inclui danças juninas do Boizinho Barrica e carnavalescas do Bicho Terra, bem como a pré-estreia do musical Natalina da Paixão.

O espaço fica localizado no coração da Madre Deus, celeiro cultural de São Luís.

Festival católico

Após dois anos de pausa, o Festival Halleluya está de volta neste fim de semana. O evento começa sábado e se estende até o domingo, na Praça Maria Aragão.

 Com formato já conhecido pelo público, o festival gratuito mescla dança, teatro e grandes nomes da música católica. É promovido pela Comunidade Católica Shalom.

Em São Luís, ao longo das 20 edições, o evento já alcançou um público de mais de 500 mil pessoas e mais de 150 shows. Nesta edição, pelo menos 350 voluntários estão mobilizados no apoio e na organização antes, durante e depois do evento.

Destino São Luís

São Luís foi apontada como um dos 20 destinos mais procurados durante a campanha de Black Friday da companhia de viagens online Decolar.

A capital maranhense ocupa a 16ª posição no ranking da empresa, ficando na frente de Goiânia (GO), Teresina (PI), Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).

Entre as ações realizadas pela gestão municipal para divulgar o destino São Luís está a participação em feiras e eventos do setor, a exemplo da IBTM World 2022, a maior feira da Europa voltada para esse segmento e que encerrou na última quinta-feira.

Campeonato de matemática

Realizado pelo Laboratório de Ensino de Matemática, o Campeonato Game Math promoveu competições de cubo mágico, dama e xadrez.

O campeonato abordou a importância dos jogos no processo de ensino de matemática.

Ao todo, 36 equipes de estudantes de vários cursos da Universidade Federal do Maranhão participaram do evento, realizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), na Cidade Universitária.

Comércio no feriado

O comércio lojista de São Luís tem autorização para funcionar na próxima quinta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição.

O acordo firmado entre a Fecomércio-MA e o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís prevê que os estabelecimentos comerciais de ruas, avenidas, galerias e centros comerciais podem abrir as portas das 8h às 18h, e as lojas de Shopping Centers das 10h às 22h.

Comércio no feriado...2

Às empresas que desejarem abrir na data deverão pagar as horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal aos empregados, uma vez que o trabalho no feriado é considerado extraordinário.

Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 40,00 aos trabalhadores convocados na data, ao final do dia.

Cooperação técnica

Um Termo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e a Escola Superior de Magistratura do Maranhão foi celebrado e prevê a mútua cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, bem como o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, com a finalidade de integração institucional e aperfeiçoamento técnico de recursos humanos.

A ênfase recai sobre a pesquisa jurídica e realização de atividades acadêmicas, notadamente fóruns, eventos, conferências, seminários, encontros, debates e palestras de interesses comuns entre a Escola Superior da Magistratura do Maranhão e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão.

Para escrever na pedra:

“O homem sereno procura serenidade para si e para os outros”. Do filósofo Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

A cidade de São Paulo vai receber no próximo dia 8 o World Dog Show, organizado pela Confederação Brasileira de Cinofilia (termo de origem grega que significa “amor aos cães”). O evento é considerado “a Copa do Mundo dos cachorros”.

No assunto: o secretário de Turismo de Caxias, Fernando Santos, que tem um canil de cães de raça em São Luís, está se organizando para ir levando alguns animais.

Em 2002, a Alemanha, apesar do vice-campeonato, entendeu que a estrutura do seu futebol passaria por uma reformulação – as mudanças culminaram no título de 2014.

Tem mais: imagina o tamanho da reestruturação que terá de ser planejada a partir de agora que o país cai pela segunda vez na fase de grupos de uma Copa do Mundo. O abalo nas estruturas chegou após após a vitória por  4 a 2 sobre a Costa Rica, nesta quinta-feira.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.