(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Réveillon em contagem regressiva

Mais: Desembargadora maranhense Angela Salazar aplaudida de pé

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Samyra Show
Samyra Show

Hoje começa a contagem regressiva para a virada de ano e, também, a correria para garantir acesso à festa mais badalada de todas, ou seja, a que vai acontecer nas dependências do Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, tendo como cenário a belíssima Baía de São Marcos.

O evento está sendo preparado como manda o figurino e acontecerá nas áreas externas e internas, com destaque para o glamour dos salões com vista panorâmica para a praia.

A ala dos artistas também já está na concentração, inclusive os nacionais, que irão desembarcar exclusivamente para o Réveillon Ilha Poty, como é caso da cantora de forró Samyra Show, uma voz poderosa acostumada a ecoar e levantar numerosas plateias ao redor do Brasil

A bola vai rolar

Para quem gosta de emoções fortes e muita estratégia, é bom tomar nota: temos pela frente semanas de um campeonato tão midiático quanto a Copa do Mundo do Catar e com bola rolando até a final, em 25 de dezembro.

E ainda pode ter prorrogação, porque a semana posterior ao Natal é movimentada pela troca de presentes.

O estado de alerta do varejo já vem de meses porque os lojistas sabiam que seria um fim de ano atípico e inédito. E o consumidor para onde está olhando?

A bola vai rolar...2

Se o sentimento das pessoas pudesse ser traduzido em emojis, teríamos três imagens emblemáticas. A cabeça fervente sinaliza: “Só de saber o que ainda tem por vir neste fim de ano, já torrei meus miolos”. Tem também o da gratidão – “Acho que só temos que agradecer, porque, no final de 2021, a gente tava bem pior”. E o terceiro traz uma expressão pensativa, algo como: “Vou botar a cabeça para funcionar para aumentar a minha renda porque a conta não tá fechando”.

Esse último ratifica um dos principais propósitos das pessoas, que é renegociar ou quitar débitos, voltar ao jogo do crédito e do consumo.

A bola vai rolar...3

Os consumidores, porém, estão demonstrando a consciência de que não adianta ter a oportunidade se não houver condição de honrar o compromisso.

Tanto que a maior parte pretende usar o 13º para pagar dívidas e se livrar das pendências. Muitas demonstram determinação em aumentar a receita.

São comportamentos que remetem a uma maior maturidade e a uma nascente educação financeira.

A bola vai rolar...4

Resiste um otimismo em relação ao apagar das luzes de 2022, pois, quando questionadas sobre a perspectiva para o novo ano, mais de 80% das pessoas acreditam que 2023 será melhor em comparação a 2022.

O Natal é envolto por uma certa magia. O apelo não se limita ao aspecto comercial da compra do presente. É emocional e emotivo, é o estar presente.

O desafio do lojista e do empreendedor é comunicar diferentes mensagens ao mesmo tempo e ao mesmo destinatário.

A desembargadora Ângela Salazar entre o presidente e o corregedor do TSE, ministros Alexandre de Moraes e Benedito Gonçalves
A desembargadora Ângela Salazar entre o presidente e o corregedor do TSE, ministros Alexandre de Moraes e Benedito Gonçalves

Angela aplaudida de pé

A desembargadora maranhense Angela Salazar, única mulher negra presidente de TRE, foi aplaudida de pé ontem, após discursar durante o Encontro “Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral”, promovido pela Comissão de Promoção de Igualdade do TSE.

O evento teve o objetivo de demonstrar o fortalecimento do exercício da capacidade eleitoral da população negra, além de tratar dos direitos de todas as pessoas no ambiente de trabalho e na sociedade.

O último tango no Catar

A julgar pelas cenas vistas no Obelisco e na Praça Intendente Seeber, após a classificação, dá para imaginar a festa que os argentinos farão caso a seleção seja campeã mundial.

Uma multidão de torcedores lotou o principal ponto turístico de Buenos Aires enquanto outra demorou a deixar a fan fest, ambas comemorando a chegada do time às oitavas de final da Copa após a vitória por 2 a 0 sobre a Polônia.

Com o resultado, a equipe ficou na liderança do Grupo C e enfrentará a Austrália no próximo sábado.

O último tango no Catar...2

A celebração teve um misto de alegria e alívio. Depois da primeira rodada e a inesperada derrota para a Arábia Saudita, qualquer outro resultado negativo eliminaria a Argentina do Mundial. Já havia sido assim contra o México, repetiu-se diante da Polônia.

Mas, agora, o caminho se mostra convidativo: passando pelos australianos, as quartas serão com quem vencer entre Holanda e Estados Unidos.

O otimismo, agora, tomou lugar da pressão. E que pressão! A Argentina está de volta. Messi ainda dança seu último tango.

DE RELANCE

Da sinaleira para o ouro

Leitor desta coluna conta que ao visitar Porto Alegre parou em um pedágio solidário e, sem saber, cruzou com um campeão mundial juvenil de jiu-jítsu.

Ele ficou sabendo que, por quatro meses, Felipe Fagundes, 14 anos, passou seus finais de semana numa avenida arrecadando dinheiro para poder participar do Abu Dhabi World Youth Jiu-jitsu Championship, nos Emirados Árabes Unidos.

O garoto não apenas conseguiu viajar como, chegando lá, em novembro, superou 17 atletas de outras nacionalidades e trouxe a medalha de ouro.

Da sinaleira para o ouro...2

O menino já soma seis anos de experiência nos tatames e uma coleção de troféus, que incluem recentes medalhas no Campeonato Mundial de Jiu-Jístu, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu Esportivo, em São Paulo. Seu sonho, no entanto, era voar mais alto – e mais longe:

– Eu e cinco amigos tínhamos o sonho de ir a Abu Dhabi. É um campeonato muito importante. Aí há uns cincos meses, começamos a fazer pedágios, que é ir na sinaleira arrecadar dinheiro. Vendemos rifas também.

Depois de conquistar Abu Dhabi, seu atual objetivo é participar do Pan Kids, realizado em 2023, nos Estados Unidos, se mais uma vez conseguir levantar dinheiro o suficiente para a empreitada.

Danielle Cadilhe e Benjamim Alves
Danielle Cadilhe e Benjamim Alves

Com um almoço na Cabana do Sol Praia, na Av. Litorânea, Danielle Cadilhe Alves comemorou o seu aniversário ao lado do pai, Benjamin Alves. Danielle é uma das sócias do escritório Perspective, que representa o BTG Pactual em São Luis

O bonde dos reservas

já com a equipe classificada e de olho no confronto das oitavas de final, tite confirma que preservará os titulares contra camarões amanhã

Vem aí o Bonde dos Reservas, a nossa Seleção B. Ou o rodízio. Escolha o nome que quiser. O fato é que a sexta-feira encurtada dos brasileiros será com uma equipe totalmente alternativa.

Tite aproveitará o jogo contra Camarões e a vaga antecipada para rodar o grupo e dar a todos a chance de sentir o sabor do banquete que é disputar uma partida de Copa do Mundo.

Será um time totalmente diferente, do goleiro ao ponta-esquerda. Aliás, o clichê voltou a ter sentido neste futebol moderno que resgatou do passado os pontas.

O bonde dos reservas...2

Tite já havia antecipado na sua primeira entrevista no Catar a intenção de rodar o grupo e preservar jogadores na última rodada.

O planejamento da Seleção era exatamente esse, de garantir a classificação nas duas primeiras rodadas e poder descansar os titulares na última partida da fase classificatória. Por isso, o gol de Casemiro foi tão saudado e comemorado. O próprio volante, 30 anos, era um dos pontos de atenção da comissão técnica.

A escalação de amanhã nos dará a medida sobre o time das oitavas. O bonde é dos reservas, mas, como se vê, em Copa ninguém é, de fato, reserva. Camarões que se prepare.

Imersão na copa profunda

Maranhenses que estão no Catar contam que o imenso quarteirão onde se vende de tudo nas 24 horas do dia, Souq Waquf é uma experiência que tem de ser vivida em cheiros, sabores e sensações

A cada quatro anos, uma Copa do Mundo. Não uma, mas duas. Uma é a dos jogos, muito melhor de ver do sofá de casa. Na obra de Eduardo Galeano, o mais preciso intérprete da alma uruguaia, há um livro delicioso, chamado Futebol ao Sol e à Sombra, que foi concebido assim. Ele assistia a todos os jogos, sem exceção, trancafiado na sua casa de Montevidéu. A partir daí, tecia textos curtos misturando experiências e fatos históricos, temperados com o seu reconhecido humor mordaz e aguçada percepção de mundo.

Galeano chamava o futebol de “o reino mágico onde tudo acontece”. A cada quatro anos, mais capítulos.

Imersão na copa profunda...2

Só que para ver pela TV e escrever Futebol ao Sol e à Sombra tem de ser Eduardo Galeano.

Não é tarefa para mortais como eu e, suponho, você. Só ele era capaz de misturar as duas Copas como se fossem uma só e, da resultante, florescer uma obra para colocar debaixo do braço e consultar ao longo de uma Copa inteira, como é o meu caso.

Bem, mas qual é essa outra Copa, para além dos jogos que você acompanha muito melhor em casa, graças às mil câmeras que te põem dentro do campo? A do Catar, onde sempre faz sol e nunca chove, é o Souq Waqif.

O Souq é um gigantesco quarteirão, com amplos espaços de circulação que recriam a arquitetura árabe.

E se há a Copa da matemática, da TV, da tecnologia, da overdose de informações e vídeos, existe também a das ruas. E esta tem de ser vivida e descoberta com seus cheiros, cores, sabores e sensações.

A menos que você tenha o talento e a imaginação de um Eduardo Galeano e possa fazer tudo de casa.

O apito é das mulheres

A rodada do Grupo E vai contar com um componente histórico. Pela primeira vez em Copas do Mundo, um jogo terá na arbitragem um trio formado só por mulheres. E a responsabilidade não será pouca. As árbitras, entre elas uma brasileira, vão estar em um jogo que pode decidir a classificação, ou a eliminação, da poderosa Alemanha.

O jogo é entre Costa Rica e Alemanha. Daqui a 50 anos ainda estaremos falando e lembrando dessa partida como a primeira da história das Copas de futebol masculino a ser apitada por um trio formado por mulheres.

A melhor parte é que o Brasil faz parte disso. A catarinense Neuza Inês Back será uma das assistentes da árbitra francesa Stéphanie Frappart. A mexicana Karen Díaz Medina será a outra auxiliar.

Vale lembrar que a conquista deste espaço começou muito antes desta Copa para Neuza Back. Ela fez parte de uma trajetória repleta de momentos históricos. Nos últimos anos, passou pelos gramados de partidas de Libertadores, Jogos Olímpicos e Mundial de Clubes. Em todas elas, as participações representaram escalas inéditas para as mulheres. Sem falar nos mais de 120 jogos trabalhados somente em confrontos de Série A de Brasileirão.

Consciência vacinal

O procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, participou esta semana, em Brasília, do lançamento do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O CNMP reuniu os procuradores-gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União para a assinatura do pacto, com objetivo de incentivar uma atuação coordenada e nacional em parceria com órgãos e entidades envolvidas com a saúde pública, em defesa da retomada de índices seguros e homogêneos da cobertura vacinal em todo o Brasil, conforme preconiza o Plano Nacional de Imunização.

A ação, com transmissão ao vivo pelo canal do CNMP, foi coordenada pelo presidente do conselho, procurador-geral da República Augusto Aras, e pela Comissão da Saúde, presidida pelo conselheiro Jayme Martins de Oliveira.

Para escrever na pedra:

“Queres ser rico? Pois não te preocupes em aumentar os teus bens, mas sim em diminuir a tua cobiça”. Do filósofo Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

 A Escola Superior da Magistratura do Maranhão já tem definida a sua diretoria para o biênio 2023/2024. Foram eleitos, ontem, o desembargador José de Ribamar Castro e a desembargadora Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, que assumirão, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretora da entidade.

 Logo mais às 11h, o diretor geral da MAXX (ex-TVN) José Augusto Diniz, que é sergipano, vai receber, com merecimento, o título de Cidadão Maranhense, concedido pela Assemblélia Legislativa do Estado. Logo após, ele comemora a homenagem com um almoço no Hotel BlueTree São Luís.

A festa Casarão do Hexa volta a sacudir o Casarão Colonial na tarde/noite deste domingo, em ritmo de Copa do Mundo. O palco será ocupado pelas bandas CDC, Samba de Reis e pelos cantores Lucas Seabra e Ivan Marques, além dos DJs Arsênio Filho e Rogério Mix. O espaço fica localizado na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, próximo à Praça João Lisboa.

Será hoje, às 19 horas, a Missa da Esperança em memória da saudosa Dona Luzia Medeiros, na Igreja de Santo Antonio, no Centro. Sua filha Ana Carolina é quem está convidando os amigos para esse ato religioso de fé cristã.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.