(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Surama de Castro está em São Luís

Mais: Richarlison e a cidadania

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Surama de Castro e Flavius Cotait Ruggier em recente visita aos Lençóis Maranhenses
Surama de Castro e Flavius Cotait Ruggier em recente visita aos Lençóis Maranhenses

A modelo e atriz maranhense Surama de Castro está circulando em São Luís acompanhada do seu namorado, o arquiteto e político paulista Flavius Cotait Ruggier.

Ela veio às pressas para dar assistência à sua mãe Teodolina de Castro, que está fazendo tratamento de saúde na UDI Hospital.

Sábado, o casal foi visto matando saudades das delicias culinárias do restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, que no momento passa por uma reforma em suas instalações assinada pela designer Cintia Klamt Motta.

 

“Em busca de vultos perdidos”, de autoria deste Repórter PH, é, atualmente, um dos livros de cabeceira de Surama de Castro
“Em busca de vultos perdidos”, de autoria deste Repórter PH, é, atualmente, um dos livros de cabeceira de Surama de Castro

Torcidas de Argentina e México

A Copa do Mundo do Catar ganhou muito com a presença massiva de fãs dessas duas seleções. O público do jogo entre Argentina e México já é um dos maiores até aqui, quase 89 mil pessoas fazendo com que o confronto estivesse presente também nas arquibancadas.

No fim das contas, esquecendo um pouquinho da rivalidade que por vezes nos impede de admirar momentos tão bonitos como este, todos nós ganhamos.

O show dos torcedores passionais em solo árabe é que dá vida ao mundial. Sem eles, não teria a mesma graça.

“Ah, vai te Catar”

Uma jornalista estava no entorno do estádio Lusail, quando um brasileiro viu que ela estava se maquiando, aproximou-se dela e disse:

– Sou maquiador e trabalho com entretenimento. Estava entrando com uma modelo que estava com o rosto todo maquiado, simulando as famosas caveiras mexicanas. Vocês acreditam que não deixaram ela entrar porque a segurança precisava ver o rosto dela “limpo” para fazer o reconhecimento facial?

Ele disse que argumentou com os policiais que tudo aquilo fazia parte do trabalho deles. Não adiantou muito. O maquiador chegou à conclusão de que seria melhor tirar a maquiagem da mulher, para que ela pudesse entrar no estádio e depois faria tudo de novo estando lá dentro.

Tatuagem de Catrina

Se o leitor não conhece o significado da tatuagem de Catrina, explico agora: a Catrina tem origem na cultura mexicana e é representada pelo esqueleto de uma mulher elegante da sociedade. É um dos personagens mais cultuados nos festejos do “Dia de los Muertos”, uma das datas mais comemoradas no México.

No país, aliás, esse dia é celebrado com muita festa, música e oração. As casas são enfeitadas, queimam-se incensos e são feitas oferendas aos antepassados, em geral, de flores e comidas, que apreciavam em vida.

A Catrina é um dos ícones desse evento. Sempre muito colorida, entre suas características marcantes está o uso de um chapéu, ornamento usado pela alta sociedade no passado, e vestido longo.

 

Linda. E maquiada como a Catrina, a modelo brasileira foi atração na torcida mexicana
Linda. E maquiada como a Catrina, a modelo brasileira foi atração na torcida mexicana

Jeitinho brasileiro

Depois que os dois conseguiram entrar, arrumaram outro problema: não poderiam entrar com as tintas líquidas usadas na maquiagem.

Foi aí que a jornalista perguntou ao maquiador como resolveria o problema? Ele respondeu, prontamente:

– Ah, sou brasileiro. Vou dar um jeito.

E deu mesmo. A mulher é essa da foto acima, com a coroa de flores na cabeça. Maravilhosa. Deslumbrante.

DE RELANCE

Richarlison e a cidadania

Que me desculpem os leitores de todos os dias, mas em tempo de Copa do Mundo não posso ficar à margem dos estádios nem deixar de dar pitacos sobre os jogos, não como um profundo conhecedor do esporte, mas com os olhos de um atento observador das emoções.

Acredito que um herói esportivo conduz seus admiradores a imitar o seu comportamento, por meio da assimilação de suas práticas virtuosas, considerando impossível o ensino das virtudes sem o contato com a experiência de seus efeitos.

Podemos verificar o enunciado dessa hipótese, com alguma probabilidade de êxito, no recente sucesso do jogador Richarlison, associando-se o bom desempenho na vitória de estreia na Copa, 2x0 sobre a Sérvia, com seus valores humanitários.

O atacante nos revela o quanto um ídolo tem também uma posição fora do campo de jogo, pois a extensão de seus atos vai muito além das quatro linhas do gramado.

Richarlison e a cidadania...2

É inegável que ao mostrar conhecimento com a bola, Richarlison incentiva as pessoas a se doarem ao máximo nas suas atividades profissionais, resultando em maior produtividade e eficiência.

Ao defender os segmentos vulneráveis, o craque do Tottenham da Inglaterra mostra a coragem de se expor em seara na qual muitas vezes a neutralidade serve de esconderijo, por estratégia de mercado.

Ao denunciar as discórdias fratricidas, como fatores de retrocesso no desenvolvimento afetivo e social, o autor dos gols aponta para a importância da justiça equitativa em toda boa gestão pública.

Richarlison e a cidadania...2

Ao se apresentar moderado e prudente, abraçando a um Neymar nocauteado pela lesão sofrida, o jogador incentiva à prática do amor, defendendo um país unido.

E alcança em um só voleio, tão maravilhoso quanto o desenhado em campo, as dimensões da ética, ao propor uma combinação por uma vida mais suave para seus torcedores, e da política, ao lutar por direitos sonegados há séculos.

O destino é implacável

Realmente, o destino é mesmo implacável. Tanto se debateu e se discutiu a convocação de Daniel Alves para a Copa do Mundo que, passados os primeiros 90 minutos no Catar, justamente para ele se abriu um lugar no time com a lesão de Danilo.

Tanto se falou que Daniel iria para o Catar com a missão de cuidar de Neymar que, no exato momento em que a vaga de titular caiu no colo dele, o camisa 10 saiu, também por lesão.

Será, portanto, sem Danilo e Neymar as duas próximas partidas da Seleção. Isso se não forem mais.

O destino é implacável…2

O futebol é tão mágico e tão cheio de regras particulares que consegue reduzir toda a cobertura da Seleção na Copa a dois tornozelos. O direito de Neymar e o esquerdo de Danilo. Só se falou deles nos últimos dias.

Neymar parece ser o caso mais sério. Em comunicado distribuído à imprensa pela CBF, ele sofreu lesão no ligamento lateral e ainda apresentou um edema ósseo. Danilo teve lesão no ligamento medial.

A propósito, Neymar publicou um desabafo em sua conta no Instagram, mas mostrou confiança de que voltará a campo no Catar: “Nada na minha vida foi dado ou fácil, sempre tive que correr atrás dos meus sonhos e das minhas metas”.

Celebração da Esperança

Será celebrada hoje, a Missa da Esperança em memória da saudosa e querida Teresa Albuquerque, pelo Sétimo Dia do seu falecimento

O ato religioso de fé cristã está marcado para as 19h30, na Igreja São Luís Rei de França, no Calhau.

Pablo e a música Yolanda

No rol dos ídolos do nosso tempo que foram abruptamente retirados do nosso convívio neste novembro de 2022 está, entre Gal Costa, Rolando Boldrin e Erasmo Carlos, o cubano Pablo Milanés, o autor da inesquecível ‘Yolanda’ (Yolanda é a original, enquanto que Iolanda com I é a versão brasileira), estourada no Brasil por Simone.

Conta um jornalista baiano que virou meio cubano ao se tornar amigo pessoal de Pablo, que ‘Yolanda/Iolanda’ foi composta quando o autor estava em turnê pela Europa e a mulher, Yolanda, grávida em Cuba.

Pablo e a música Yolanda...2

A música foi sucesso total o tempo todo em todos os lugares. E eis que o tempo seguiu e Pablo separou-se de Yolanda. Adiante, casou com outra chamada Sandra.

Pablo contava que levou Sandra no primeiro show que fez após começar a namorar com ela. E lá chegando, por respeito ao novo amor, cantou, cantou e cantou, mas não cantou ‘Yolanda’.

No fim do show, quando ele começou a despedir-se sem cantar ‘Yolanda’ a plateia em coro bradou:

– Yolanda! Yolanda! Yolanda! Yolanda!

Sandra teve que engolir.

 

No concorrido almoço de ontem no charmoso restaurante Mamma, Teresa Martins, Luiz Paes e Déia Trinta, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite e este Repórter PH
No concorrido almoço de ontem no charmoso restaurante Mamma, Teresa Martins, Luiz Paes e Déia Trinta, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite e este Repórter PH

O mais esperado duelo

O duelo mais esperado da fase de grupos da Copa do Mundo do Catar fez jus à expectativa. Quem assistiu ao empate em 1 a 1 entre Espanha e Alemanha, na tarde de ontem, pela segunda rodada do Grupo E, viu duas grandes seleções atuarem em alto nível, com estratégias bem diferentes.

O resultado mantém todos os times da chave com chance de classificação.

A Espanha segue na liderança, com quatro pontos, e os alemães na lanterna, com apenas um. Porém, como a Costa Rica venceu o Japão pela manhã e ambos ficaram com três pontos, a definição de quem avança às oitavas de final ficou para a última rodada.

A Fúria precisa vencer ou empatar para não depender de outros resultados, já a Alemanha precisa ganhar da Costa Rica e secar os japoneses para seguir na competição.

 Para escrever na pedra:

“Não há sol todos os dias, não há alegria sempre, mas tudo em algum momento, melhora”. De autor descohecido.

TRIVIAL VARIADO

A vitória do Brasil sobre a Sérvia na estreia na Copa do Catar, fez os maranhenses correrem às lojas em busca de artigos em verde e amarelo para o jogo desta tarde contra a Suíça.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira, que a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em alguns meses, chegando aos 77 anos, segundo o G1.

A publicação do Diário Oficial da União contempla dados até 2021 e demonstram que o crescimento na projeção do tempo de vida foi de dois meses e 23 dias, em comparação com 2020. De acordo com o IBGE, em uma década o brasileiro viveu a mais dois anos e quatro meses, em média.

Essa projeção significa que quem nasce hoje, viverá mais ou menos 77 anos. Quem já tem 77, pode viver 11 anos a mais, chegando aos 88 anos, conforme os dados do IBGE. Uma ótima notícia para a minha geração.

Presenças de grande charme no almoço de domingo do Mamma, Thatiana e César Bandeira, já recuperados do vírus da Covid-19 que contraíram na semana passada.

Agora, César e Thatiana estão com as atenções voltadas para o casamento do filho Eduardo com a cardiologista Camila Rocha, dia 17 de dezembro na Catedral Metropolitana de São Luís, seguido de recepção no Villa Reale Buffet.

As instituições de ensino superior começam a entrar em ritmo de fim de ano. Nesta terça-feira, na Faculdade de Negócios Faene, os alunos do quarto período de Administração e de Logística fazem a apresentação do chamado Trabalho Interdisciplinar Pedagógico (TIP), integrando todas as disciplinas. Além disso, esta semana tem aulas da pós-graduação com o professor Ricardo Oliveira falando sobre Finanças para alunos do MBA da instituição. Trata-se da última disciplina do ano.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.