(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Uma estreia de gala

Mais: Eleição no Sebrae-MA

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Esta jogada de Richarlison, que resultou num gol de placa, foi a mais divulgada ontem da Copa do Catar
Esta jogada de Richarlison, que resultou num gol de placa, foi a mais divulgada ontem da Copa do Catar

Foi uma estreia com vitória indiscutível de 2 a 0, bem ao contrário do empate morno em 1 a 1 com a Suíça, na Rússia, há quatro anos.

Dois gols de Richarlison, ambos como centroavante clássico. Tite deve estar muito feliz. Jogar com a figura do centroavante foi uma aposta pessoal.

O “Pombo” não é nem de longe o mais aparelhado tecnicamente. Aqui e ali, já se ouvia aquela ideia de acomodar os melhores de qualquer maneira, passando Neymar para falso 9 – e sacando o patinho feio.

Tite manteve o nome da mecânica e de uma ideia. Deu-se muito bem.

Podia ter sido de goleada

No primeiro gol do Brasil, oportunismo. Neymar e Vini Jr. rabiscaram, coube a ele apenas empurrar. No segundo, não. Aí foi de placa. De voleio, rede estufada, de virada. Passe de Vini Jr., que o achou na área. Prêmio bucha. Mas não foi fácil.

No primeiro tempo, o Brasil criou pouco. Não sofreu na defesa, mas não impôs seu jogo. A posse de bola chegou a se manter em 50%. A Sérvia abriu mão de Mlahovic, um baita atacante de 22 anos, da Juventus, em nome de mais volante marcador.

A linha de cinco sérvia funcionou até Tite destravá-la no intervalo sem substituir ninguém. Ele apenas adiantou Paquetá na fase ofensiva. Posicionou cinco entre os cinco da Sérvia. Foram eles, da direita para a esquerda: Raphinha, Paquetá, Neymar, Richarlison e Vini Jr. Cheque mate. Uma pequena mudança para uma enorme transformação.

A Sérvia perdeu a sobra. Faliu. Podia ter sido de goleada.

Eleição no Sebrae-MA

O Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão escolheu, na manhã de ontem, as lideranças que vão comandar a gestão e direcionamento institucional e estratégico da empresa nos próximos quatro anos.

Em reunião ordinária, os conselheiros titulares confirmaram o nome do engenheiro civil Celso Gonçalo no comando da presidência do colegiado deliberativo, sucedendo o agrônomo e presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho.

Gonçalo representa o assento da indústria, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Eleição no Sebrae
Eleição no Sebrae

Celso Gonçalo, novo presidente do CDE-MA, ladeado pelos diretores executivos eleitos Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico), Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Albertino Leal (diretor superintendente) e pelo novo vice-presidente do CDE-MA, Cristiano Barroso Fernandes

Eleição no Sebrae-MA...2

Integram, ainda, o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA a Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Federação das Associações Comerciais do Maranhão (FAEM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (FECOMÉRCIO), Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (CEAPE-MA), os bancos oficiais – Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal, a Universidade Federal do Maranhão, o Sebrae Nacional, além das secretarias de estado do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Seinc) e da Ciência e Tecnologia da Informação (SECTI).

Eleição no Sebrae-MA...3

O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA), Cristiano Barroso Fernandes,  foi escolhido para ser o vice-presidente do conselho deliberativo.

Em seu discurso de despedida o atual presidente, Raimundo Coelho, destacou que essa gestão teve grandes desafios a exemplo do enfrentamento da crise causada pela pandemia de Covid-19. “Tivemos que reinventar a atuação do Sebrae, conseguimos ampliar a nossa capilaridade, interiorizamos nossas ações e fortalecemos parcerias comprometidas com a bandeira do empreendedorismo”, avaliou Coelho.

Eleição no Sebrae-MA...4

Durante a reunião ordinária, os conselheiros deliberativos também decidiram reconduzir aos cargos os atuais diretor-superintendente, Albertino Leal de Barros Filho e diretor técnico, Mauro Borralho de Andrade.

Para a diretoria de Administração e Finanças foi escolhida a contadora Edila Neves, que tem MBA em Gestão de Pessoas por Competências, Indicadores e Coaching, e ocupa atualmente o cargo de gerente de Gestão de Pessoas na empresa.

As lideranças eleitas assumem a nova gestão a partir do dia 2 de janeiro de 2023.

DE RELANCE

Operadora Maxx no Festival BR-135

A operadora de telecomunicações Maxx participou com um stand do Festival BR-135, que aconteceu na Praça Deodoro em São Luís, no último final de semana.

O BR-135 é um dos principais eventos de música do Nordeste do país e anualmente reúne artistas locais e nacionais que se destacam no cenário independente.

A proposta é ocupar o Centro de São Luís de forma criativa, com música e arte, gratuitamente para todas as pessoas.

Operadora Maxx...2

Com shows de artistas dos mais variados ritmos e estilos, o Festival foi um sucesso, com amplo espaço para conexões entre as pessoas, motivadas pela música e por parceiros que valorizam a cultura como um importante agente de transformação e inovação, a exemplo da Maxx.

Nessa edição, a Maxx dividiu um espaço criativo com a SECTI /Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

No stand foi disponibilizado sinal gratuito de WIFI; Câmera 360º; pontos para carregamento de aparelhos celulares e muitos conteúdos informativos sobre as ações da Maxx e da SECTI, que são parceiros no Programa Inova Maranhão.

Maxx
Maxx

Patrick Moraes (Programa Inova-MA); Rafael Araújo (MKT Maxx) e Thybério Garcez (Inova-MA) no stand conjunto Maxx /SECTI no Festival BR 135

Álcool, Drogas e Celular

Há décadas estudiosos alertam para a associação potencialmente perigosa entre substâncias psicoativas e a direção, mas como prever quem são os condutores mais propensos a acidentes?

Foram divulgados ontem estudos recentes, a partir de testes em simulador.

O curioso é que o equipamento é capaz de apontar potenciais riscos mesmo em motoristas sóbrios. Isso é possível a partir da identificação de comportamentos impulsivos pré-existentes, que são amplificados quando o sujeito bebe, por exemplo.

Álcool, Drogas e Celular…2

Os softwares foram desenvolvidos no Canadá e trazidos ao Brasil pelo psiquiatra Flávio Pechansky, autoridade no assunto.

A máquina utilizada é diferente daquela que, até pouco tempo, era adotada em CFCs, justamente por ser programada para induzir erros em pessoas com predisposição a isso. Aí está o  ”pulo do gato”.

Para fazer os testes, os pesquisadores chamaram motoristas que perderam a carteira por uso de álcool e também condutores que costumam mexer no celular ao volante (outra importante fonte de risco abordada).

Depois de uma avaliação psicológica, os voluntários foram convidados a passar pelo simulador. Parte dos estudos ainda está em andamento. Mesmo assim, o que se viu até agora reforçou o que já se sabia.

– Não descobrimos a pólvora, mas conseguimos dimensionar algo real com um método seguro, porque não dá para fazer isso na rua, no Brasil. Conseguimos fazer simulações sofisticadas em laboratório – destaca Pechansky.

Próximos passos da pesquisa

Os estudos em curso terão continuidade. Um dos desdobramentos previstos, que deve ter início em 2023, é o treinamento de agentes da Polícia Rodoviária Federal para que sejam capazes de identificar motoristas alcoolizados (que negam o teste do bafômetro) a partir de exames clínicos.

Será um estudo “duplo cego”: parte dos condutores voluntários será alcoolizada e parte não, sem saber em que grupo está.

Para escrever na pedra:

“O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: – o da imaturidade”. De Nelson Rodrigues.

 TRIVIAL VARIADO

O maior acontecimento social desta sexta-feira em São Luís, é a comemoração dos 80 anos do empresário Gonçalo Alves, com uma grande festa no Villa Reale Buffet, a partir das 21h. Sua filha Karina Paz cuida de todos os detalhes.

Logo mais às 18h, na Biblioteca Presidente José Sarney, na Universidade Ceuma, seu ex-reitor Aldy Mello de Araújo lança dois livros novos: “Educação: Poder Transformador” e “A Pandemia de 2020”. Na compra de dois livros será oferecido um exemplar de “Era do Conhecimento”, também de Aldy.

No jornal L'Équipe, da França, a principal notícia de ontem foi o azar de Neymar. “Neymar é perseguido por lesões há cinco anos”, diz o jornal. O camisa 10 do Brasil é amplamente destacado por também ser atleta do PSG, principal clube do país.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.