No vagão

Semana da Consciência Negra celebrada em viagem de trem

Grupo de quilombolas percorre um dos trajetos da ferrovia Carajás no Trem da Vale.

Evandro Júnior / Na Mira

Quilombolas em atividade no Trem da Vale
Quilombolas em atividade no Trem da Vale (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Usuários do Trem de Passageiros da Vale vivenciaram, esta semana, ao percorrer um dos trajetos da ferrovia Carajás, uma viagem pelo valor e riqueza da cultura negra, em homenagem à Semana da Consciência Negra.

Um grupo de quilombolas de comunidades da Vila Fé em Deus, Cariongo, Canta Galo e Pedrinhas Clube de Mães dos municípios de Santa Rita e Itapecuru Mirim estavam a bordo compartilhando sua experiência e história no Vagão Social.

No percurso entre os municípios de Arari e Açailândia, os passageiros entraram na roda de capoeira e participaram de oficina de toque de berimbau, fazendo trança típica da cultura e sentindo a batida do toque de caixa. 

Uma das lideranças da comunidade de Cariongo, Maria Antonia Teixeira Dias, falou sobre o combate ao racismo e à intolerância, empoderamento negro e relevância de uma educação étnico-racial.

Segundo Ana Cristina Soares, “foi importante conhecer um pouco da cultura, a história dos quilombolas. Gostei muito, foram várias questões colocadas ali, como a questão da capoeira, a resistência dos quilombos e todo movimento cultural”, disse ela. 

“Achei uma ação muito importante, porque além da viagem ser prazerosa, tem espaço de tempo em que podemos aproveitar a ação e agregar conhecimento”, contou a passageira Gilmara Tavares.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei 12.519. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos dos afro-brasileiros.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.