(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: O mundo está no Catar

Mais: Brandão e Geraldo Alckmin

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36

 

Toda a beleza de Layla Adler Assub pela lente de Herberth Alves
Toda a beleza de Layla Adler Assub pela lente de Herberth Alves

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Destaque da Capa do PH Revista

Uma das jovens senhoras mais bonitas e charmosas da sociedade maranhense, Layla Adler Assub é o destaque de capa do PH Revista neste fim de semana.

Além de esposa de médico vitorioso – Márcio Gomes Assub –, Layla atua como empresária do setor de medicamentos.

 O mundo está no Catar

O mundo desembarcou em Doha. A poucas horas para o começo da Copa, cores, idiomas, cultura, trajes e diferentes graduações de entusiasmo ocupam as avenidas largas da cidade e, enfim, criam a atmosfera de Mundial nas margens do Golfo Pérsico.

Por mais de uma década, o Catar se preparou para esse dia. Ele, enfim, chegou e colocou um misto de sorriso e estupefação nos rostos dos locais.

Bastam alguns minutos em Doha, segundo testemunham Teresa e Fernando Sarney, que estão lá desde o início da semana, para perceber que o Catar planejou nos mínimos detalhes esta Copa. Afinal, ela é seu cartão de apresentação ao mundo em seu plano de se tornar o grande centro de negócios do Oriente Médio e endereço de escritórios multinacionais.

O Catar é um país novinho em folha. Suas avenidas de cinco, seis, sete pistas são de um asfalto que mais parece tapete. Os prédios de arquitetura arrojada de West Bay também foram erguidos a partir de 2010.

O Aeroporto Hamad é de alto padrão, por trás de sua fachada de vidro e o teto ondulado. Não foi sem razão que acabou eleito pelo segundo ano consecutivo como o melhor aeroporto do mundo.

O mundo está no Catar...2

Aliás, os catares parecem pensar tudo no sentido de ser o melhor ou o mais vultoso. Nada é sem brilho. Um contrassenso, afinal se trata de uma península pouco maior do que a região metropolitana de São Luís.

As avenidas são largas, os prédios são espigões cheios de curvas inesperadas. Tudo sempre bem iluminado. No breu, ninguém fica nas áreas mais centrais.

Ao se aproximar de Doha, ainda no avião, já se nota que ali há um país recém-construído. O The Pearl, bairro montado em forma de colar de pérolas dentro do mar, foi pensado em 2012 justamente para dar aos visitantes a ideia de opulência.

O bairro, cujos setores remetem a tempos dourados de países ocidentais, é tratado como o marco do novo Catar. Há prédios modernos misturados em réplicas como a dos canais de Veneza ou as ruas de Paris. Um tanto kitsch, é verdade, como são as luzes coloridas.

Mas, vamos combinar, o que não é kitsch na vida de novos ricos? Vale para pessoas, vale para país também.

O mundo está no Catar

Portanto, é sem economizar nem usar de discrição que os catares esperaram o mundo para a Copa.

Mesmo que eles tenham se assombrado com a chegada barulhenta dos brasileiros, cantando a pleno e batucando como se estivessem em Copacabana.

Ou tenham se impressionado com os sombreros brilhantes de lantejoulas dos mexicanos. Ou ainda olhado com surpresa quando o som avisando a hora da oração tenha sido abafado pelo cântico dos uruguaios: “Soy celeste, celeeeesteeee”.

O mundo, afinal, desembarcou em Doha. Uma Copa, uma invasão de torcida, uma mistura de cores, vozes e culturas. Assim serão os próximos 30 dias.

O mundo de olho na Copa

O planeta tem encontro marcado neste domingo para se deleitar com a nata do futebol por 30 dias. Começa a Copa do Catar.

Mas fiquem atentos. O primeiro Mundial no sempre nervoso Golfo Pérsico não será só futebol. Na verdade, nunca é. Só que, desta vez, temos nuances que vão muito além do brilho e do espetáculo das estrelas do campo.

Você talvez nem perceba, mas quando a bola rolar no suntuoso Estádio Al Bayt para o jogo de abertura, às 13h deste domingo, o mundo se moverá em suas diferentes camadas. Há o jogo de futebol diante dos seus olhos e um jogo de forças políticas, culturais e econômicas por trás dele.

Tudo será diferente nesta Copa.

Jogos do Brasil sem feriado

Com a abertura da Copa do Mundo neste domingo, o Mundial do Catar tem se tornado um dos assuntos mais comentados dentro e fora das redes sociais. O Brasil jogará sua primeira partida, que será contra a Sérvia, quatro dias depois.

Nessa primeira fase, os três jogos da Seleção Brasileira ocorrerão em dia de semana e em horário comercial, o que tem gerado um questionamento: o trabalhador terá direito à folga?

De acordo com determinações legais, os dias de jogo do Brasil não são considerados feriados. Apesar disso, as empresas têm liberdade para liberar seus funcionários ou remanejar os horários de expediente para que todos possam torcer pela Seleção Brasileira.

Jogos do Brasil sem feriado...2

Na primeira fase de jogos da Copa do Mundo, o Brasil enfrentará três seleções: Sérvia, Suíça e Camarões, respectivamente.

A legislação trabalhista permite que os funcionários possam compensar as horas não trabalhadas em outros dias, no entanto, esse acordo deverá ser feito com a contratante.

O acordo estabelecido não precisa contar com a participação do sindicato e poderá ser feito de forma individual pelo funcionário, junto com a empresa.

Outro recurso que pode ser utilizado pelas empresas é o remanejamento dos horários dos funcionários para que eles entrem de forma antecipada ou após o fim das partidas da Seleção Brasileira.

Pela legislação, as contratantes podem alterar o horário de expediente dos seus funcionários em até no máximo 2 horas diárias e respeitando o limite máximo de 10 horas de trabalho por dia.

Jogos do Brasil sem feriado...3

Uma portaria publicada no dia 11 pelo Ministério da Economia, recomenda que em dias em que os jogos do Brasil ocorrerem às 12h não haja expediente para os servidores federais.

Quando os jogos começarem às 13h, os funcionários poderão ser dispensados às 11h. E nas ocasiões em que as partidas iniciarem às 16h, o expediente poderá ser encerrado às 14h.

A norma é facultativa, ou seja, poderá ou não ser adotada, e se estende a todos servidores, empregados públicos, contratados temporários e estagiários.

Na primeira fase da Copa do Mundo, o Brasil enfrentará três seleções. Para não perder nenhum desses jogos, confira as datas e horários (de acordo com Brasília) das partidas: Brasil x Sérvia – 24 de novembro às 16h; Brasil x Suíça – 28 de novembro às 13h; e Brasil x Camarões – 2 de dezembro às 16h.

 

Larissa e o governador Carlos Brandão
Larissa e o governador Carlos Brandão

Brandão e Geraldo Alckmin

O governador Carlos Brandão não deve ter grandes dificuldades no relacionamento do Maranhão com o governo federal, a partir de janeiro do ano que vem.

Isso porque além dele ter feito dobradinha na campanha eleitoral com Lula no Maranhão, tem um excelente relacionamento com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.

Os dois foram integrantes do PSDB, migraram do PSDB para o PSB, e dividem a mesma corrente de pensamento da social democracia.

Larissa e Janja

Apesar de muito discreta, a primeira-dama do Estado, Larissa Mesquita Brandão, criou alguns laços de amizade com Janja, a futura primeira-dama do País, quando esta esteve aqui em São Luís participando de comícios eleitorais do marido no primeiro turno.

Isso deve desencadear algum tipo de estreitamento no que diz respeito a programas sociais desenvolvidos na esfera do governo federal e que certamente serão trazidos para o Maranhão por nossa primeira-dama.

Dois desafios para Flávio Dino

O ex-governador Flávio Dino tem dois desafios pela frente nos próximos dias.

O mais importante deles, com certeza, é o fato de ter sido convidado para compor a Comissão de Transição do futuro governo federal.

E o segundo diz respeito ao discurso de posse, que ele está preparando, para a Academia Maranhense de Letras.

Como se sabe, ele tomará posse no dia 1º dezembro e será recebido pelo acadêmico Ney Bello Filho.

Flávio sucederá ao pai, o saudoso escritor Sálvio Dino.

As incertezas de Brandão

O governador Carlos Brandão já tem pronta a lista de secretários para ser anunciada

Mas há quem diga que ele pede retardar esse anuncio até que seja definido o rito de eleição na Assembleia Legislativa do Estado.

Como se sabe, o deputado Othelino Neto é candidato à reeleição. E Brandão aguarda certos acertos políticos para definir o seu apoio.

Há rumores de que o deputado Arnaldo Melo, que já presidiu a Casa e foi governador do Estado, esteja trabalhando fortemente nos bastidores para conseguir o apoio do Chefe do Executivo estadual.

 DE RELANCE

O Réveillon mais elegante da Ilha

Já se sabe qual vai ser o espaço mais elegante para saudar o ano de 2023 em São Luís. São os novos salões, ampliados e modernizados, do mezzanino do Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia. Ali será montado o Espaço Pérola by PH, que contará com a assessoria e produção deste Repórter PH e Teresa Martins.

O Réveillon do Poty terá três espaços, incluindo áreas externas e internas, todas com uma vista panorâmica para o mar da Baía de São Marcos, um dos mais belos cartões-postais da ‘Ilha do Amor’.

Em todos os ambientes – os Espaço Ocean, Espaço Onda e Espaço Pérola by PH, o público será brindado com shows, em dois palcos, dos cantores Samyra Show e Pedro Guerra, além do DJ Edy, um dos mais requisitados do Planalto Central, e os grupos maranhenses Argumento, CDC, Feijoada Completa, a dupla sertaneja Fernando & Franco e a batucada do Marabloco, da escola Marambaia do Samba, com um grupo de mulatas que não estão no mapa.

O Réveillon mais elegante...2

O Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort terá entre as principais atrações, Samyra Show, que vai agitar o público com muito forró e músicas como “Bem Romantinha”, “Chama ela”, “Já era”, “Alta Tensão”, “Parceria é Parceria”. A artista tem um vozeirão e uma trajetória ascendente dentro desse gênero musical.

Outra grande atração é o paraibano Pedro Guerra, que completará o combo do forró com suas músicas autorais e homenagens. Ele é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric Land.

Outro convidado que está vindo para a festa é o DJ Edy, que acumula 30 anos de carreira. Edy reside em Brasília (DF), onde toca a brilhante carreira se apresentando nos mais elegantes eventos. Vai apresentar repertório diversificado com sucessos nacionais e internacionais de diferentes épocas remixados e dividirá o palco com a bateria do Marabloco.

O Réveillon mais elegante...3

São destaque entre as bandas locais, a banda CDC, liderada por Cassiano Sobrinho, Dinho Dias e Carlindo Filho, que fará um passeio pelos sambas mais dançantes, além de MPM, MPB, pop, rock, axé e forró, e a tradicional Argumento, banda espetacular liderada pelo vocalista Victor Hugo Cândido, que seguirá no mesmo ritmo para abrilhantar o evento com repertório eclético.

O samba será exaltado também por outro grupo maranhense, o Feijoada Completa, que inclui outros gêneros musicais como baião, xote, maracatu e carimbó. Tem ainda o Marabloco, que levará ao Rio Poty Hotel & Resort a batida das escolas de samba e outros ritmos carnavalescos, além de pop, rock e axé em sintonia com o samba.

A noite ganhará, ainda, os acordes da música sertaneja com os irmãos Fernando & Franco, considerados a melhor dupla do gênero em plena atividade no Maranhão.

Fiema e Câmara Brasil-Itália

A Fiema recebeu, na última quinta-feira, na Casa da Indústria Albano Franco, a visita do cônsul honorário e diretor da Câmara Brasil-Itália no Maranhão, Francesco Cerrato, que esteve reunido com empresários e com os vice-presidentes executivos da Fiema, Celso Gonçalo e Benedito Mendes, além do superintendente da entidade, César Miranda, do presidente do Sindibebidas, Jorge Fortes, e de representantes do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) e do Centro Internacional de Negócios da FIEMA.

 Na pauta, a prospecção de negócios e o fortalecimento de parcerias entre a indústria maranhense e a Itália, além da atração de projetos comerciais e institucionais.

 

Francesco Cerrato e o vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo
Francesco Cerrato e o vice-presidente executivo da Fiema, Celso Gonçalo

Festa dos Amigos no Ceuma

O evento de confraternização que Mauro Fecury realiza todos os finais de ano, na área de lazer do Ceuma, está mais do que confirmado.

Este ano, por motivo superveniente, a consagrada Festa dos Amigos, não será, como de costume, no segundo sábado de dezembro, mas no terceiro, dia 17. E terá o cantor Benito de Paula como principal atração.

Todos os preparativos para o evento ser o mais animado e alegre da cidade já foram acionados, a fim de que os convidados de Mauro possam se sentir felizes e usufruir das atrações oferecidas aos que ali marcarem presença.

O anfitrião reserva para os convidados uma atração artística especial, a ser conhecida somente no auge da festa.

Feijoada Mundo Passaporte

Evento que celebrará os 19 anos do programa de TV Mundo Passaporte, apresentado por Marcos Davi na Rede TV local, a Feijoada Passaporte Folia 2022 acontece neste sábado, às 13h30, na Casa Imperial , no Olho D’água.

Davi e a esposa Madalena Nobre, também apresentadora de TV, estão à frente da festa, que fará uma homenagem à Copa do Mundo 2022.

A programação musical será embalada por Teresa Canto, Banda Mix in Brasil, Thais Moreno, Banda Kayambá e pelo DJ Jhonny Jay.

Os riscos da desinformação

Garantir a maior cobertura vacinal possível é importante para evitar a reintrodução do vírus da paralisia infantil no país.

O Brasil registrou o último caso da doença em 1989, mas, desde 2015, há decréscimo na imunização.

Hoje, há ao menos dois países no mundo com circulação da doença: Afeganistão e Paquistão. Neste ano, houve ainda um caso nos EUA.

Um estudo recente da Organização Pan-Americana da Saúde e do Ministério da Saúde apontou o Brasil como um país de risco.

Sônia Guajajara no Ministério

A maranhense Sônia Guajajara é apontada como favorita à pasta do Ministério dos Povos Originários no próximo governo federal.

Isso já é fato consensual entre a maioria dos jornalistas políticos.

Mas ela já deixou bem claro que não deve permanecer por mais de dois anos à frente do Ministério, se vier a ser convidada, porque ela tem planos realmente de seguir a carreira como parlamentar para cumprir o mandato de deputada federal para o qual foi eleita pelo Estado de São Paulo, com uma votação expressiva.

Sônia tem trânsito fácil na cúpula do PT e em todos os partidos da base aliada do presidente eleito.

E, além disso, pelo fato de ter sido considerada como uma das mulheres mais influentes do mundo pela revista Time, ela tem credibilidade internacional, o que ajudaria muito o futuro governo nesse cenário, principalmente do Meio Ambiente.

 

Sonia Guajajara no Ministério dos Povos Originários
Sonia Guajajara no Ministério dos Povos Originários

 Shoppings e as festas natalinas

Entre corredores e escadas rolantes, o clima de espírito natalino já começou a se espalhar pelos shoppings de São Luís.

Nos principais centros de compras da Capital, a decoração de fim de ano já está presente, inclusive com programação especial e atrações interativas.

A decoração dos principiais shoppings da cidade terá desde árvores de Natal gigantes, enfeites e iluminação, até brinquedos interativos entre outras atrações.

 Para escrever na pedra:

“Ser pessimista é bom. Quando acontecem coisas ruins, você já esperava. Quando vêm as coisas boas, você tem uma surpresa agradável”. De Rachel de Queiroz (1910-2003).

TRIVIAL VARIADO

A sociedade maranhense perdeu neste fim de semana um de seus nomes emblemáticos: Heitor Heluy Filho, ex-diretor do Detran-MA e uma das figuras mais queridas da cidade. Ele morreu na sexta-feira e foi sepultado ontem,

Na hora do almoço, a menina se recusa a comer. Então a mãe diz: – Aninha, se você não comer, vou chamar o Bicho-papão. A garota olha para a mãe e fala: – Pode chamar, mamãe. Duvido que ele também vá querer comer esse macarrão horroroso.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.