(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Palestra e autógrafos na AML

Mais: Casarão da Indústria

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A escritora Ceres Costa Fernandes
A escritora Ceres Costa Fernandes

Ceres Costa Fernandes, que é uma das escritoras mais brilhantes de sua geração, autografa hoje, às 17h, na Academia Maranhense de Letras, onde ocupa uma cadeira, seu mais novo livro, “Elegia Fundamental”, em homenagem ao centenário de nascimento de outra grande escritora maranhense do século passado, Lucy Teixeira.

Ceres fará também uma palestra sobre a vida e obra da homenageada, que durante muitos anos pertenceu ao corpo diplomático do Brasil na Itália.

Conhecendo São Luís

Os inúmeros atrativos de São Luís serão conhecidos por 14 agentes de viagem do Estado de São Paulo durante o Famtour promovido pela Prefeitura desta Capital, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), entre os dias 19 e 24 de novembro.

A iniciativa conta com a parceria da Once Travel Representações e das secretarias de Turismo de Raposa, Alcântara, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.

Neste ano, a Setur São Luís já realizou Famtour para agentes de viagem da Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Equador, Argentina, México e apoiou o de 30 agentes do Brasil realizados pela Taguatur Turismo e Eventos e pela Mundo Gekos.

Espetáculo musical

O espetáculo musical “Era uma vez…”, que teve estreia em 2011 e fez vitoriosas temporadas em 2012 e 2013, será reapresentado neste domingo, às 18h, no Teatro Arthur Azevedo.

Sucesso de público, traz como tema a magia, o encanto e os personagens de algumas das mais famosas histórias infantis, ou seja, os grandes clássicos da literatura infantil, cinema e teatro musical.

A remontagem, em edição de Natal, reúne em cena os cantores Carlos Alfredo, Dricca Araújo, Hítallo Ramos e Sarah Vale, tendo à frente o cantor e idealizador do projeto Fernando de Carvalho.

Todos são regidos ao vivo pela banda “Era uma vez…”, composta por quatro músicos, sob a direção de Rui Mário.

Atores e bailarinos foram coreografados por Thayná Matarazzo.

Teaser no Qatar

O brasileiro Rodrigo Teaser, considerado o mais perfeito cover de Michael Jackson do mundo, voa cada vez mais alto. Na quarta-feira, 16, ele se apresentou no Al Bidda Park, em Doha, no coração do Qatar.

Teaser, que já esteve em São Luís por duas vezes, foi convidado para levar a turnê “Michael Lives Forever” para o Fifa Funfest 2022, programação cultural atrelada à Copa do Mundo 2022.

Famoso por apresentar uma performance impecável retratando o astro do pop, o artista arrancou aplausos da multidão que acompanhou o show.

Flávia e Niêde Buhatem
Flávia e Niêde Buhatem

Flávia Buhatem Gonçalves ao lado de sua mãe, Niêde Buhatem, que hoje oferece jantar árabe para comemorar seus 88 anos transcorridos ontem

No Estaleiro

Com um pé no asfalto e outro no sertão, o cantor Lourival Tavares reunirá vertentes e estilos musicais com influências urbana e regional em show a ser realizado no próximo dia 26, às 20h, no Estaleiro Gastrobar, no Centro Histórico de São Luís.

Ele se apresentará com o músico e guitarrista Marcus Lussaray. Haverá, ainda, a participação de Josias Sobrinho e Sérgio Habibe.

Radicado em São Paulo há três décadas, Lourival está sempre renovando seu estilo inspirado nos clássicos da MPB.

Sua música traz nas raízes melódicas de suas origens de nascença influências do bumba meu boi, tambor de crioula e outros ritmos tradicionais maranhenses.

População de rua

A obra “População em Situação de Rua no Brasil” foi lançada no site do Supremo Tribunal Federal (STF).

O tema será discutido em audiência pública marcada para o próximo dia 21, a fim de instruir julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 976, em que se discute a proteção constitucional das pessoas nessa condição de vulnerabilidade.

O livro está organizado em quatro seções. As duas primeiras estão relacionadas à doutrina e à legislação. A terceira diz respeito à jurisprudência atual da Corte, e a última apresenta decisões proferidas por tribunais internacionais sobre o assunto.

Regularização fundiária

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou anteprojeto de lei complementar que cria o Fundo Especial Registral de Regularização Fundiária de Interesse Social.

O documento será enviado à Assembleia Legislativa do Estado para apreciação. Caso aprovado, será submetido à sanção do governador do Estado.

O anteprojeto de lei complementar é de relatoria do desembargador Cleones Carvalho Cunha.

De acordo com o documento, fica criado o Fundo Especial Registral de Regularização Fundiária de Interesse Social, instrumento de gestão orçamentária, de natureza e individualização contábeis, vinculado ao Tribunal de Justiça do Maranhão.

DE RELANCE

 Um convite à leitura

A premiada escritora e cineasta Milena Carvalho, da Yabá Filmes, já realiza desde 2018 diversas oficinas literárias com públicos de todas as idades, mas tem um carinho mais que especial pelo público infanto-juvenil.

E agora, nessa sexta-feira (amanhã), Milena lança dois livros de sua autoria destinados a esse público.

As obras “O Sonho de Diana” e “Caderno de Receitas - Um Guia para Jovens Escritores” são um convite à leitura. Até mesmo para quem não gosta de ler e nem imagina que pode se tornar também um(a) escritor(a). Afinal, todos temos uma boa história para partilhar como mostra a autora nesses livros.

Milena faz um convite aos jovens: “Se inspire no sonho da personagem Diana, coloque sua ideia no caderno e escreva seu primeiro livro!” Esse é o recado da autora a todos.

Um convite à leitura...2

Vale ressaltar que o livro “O Sonho de Diana” traz em suas ilustrações todas as personagens negras, visando dar ênfase aos papéis protagonizados, numa trama de amor, superação, sonhos e as conquistas de Diana, uma garota que ama histórias e sonha em ser uma escritora famosa, mas não sabe ler nem escrever.

Esse livro recebeu o apoio e aporte financeiro para a publicação de exemplares através do Edital Conexão Cultural Literatura, realizado pelo Governo do Estado, via SECMA, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Já o livro “Caderno de Receitas - Um Guia para Jovens Escritores” é um romance literário que visa estimular o gosto pela leitura e pela escrita; e traz espaços reservados para a escrita e orientações de como escrever uma história – desde a sua estrutura à construção do enredo e criação de personagens, com linguagem simples e direta.

O evento de lançamento será no Parque do Rangedor, na Praça da Expansão, às 18h, com uma sessão de autógrafos com a presença da autora.

Milena Carvalho
Milena Carvalho

A escritora Milena Carvalho (Yabá Filmes) com seus dois livros infanto-juvenis que serão lançados nessa sexta no Parque do Rangedor.

Salão de Turismo Rota das Emoções  

O 5º Salão de Turismo Rota das Emoções conta com palestras, painéis e oficinas com profissionais renomados que atuam no turismo e na economia criativa. O evento acontece no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís, de hoje (17) até sábado (19), quando o público vai poder conhecer a área de panificação do SENAI por meio de oficinas e palestras e o Centro Tecnológico e Cultural da Indústria SESI.   

No dia 18, entre 17h30 e 21h45, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão realizará as oficinas de pães funcionais, bolos tradicionais e de biscoitos artesanais, além de Festival de Empadas. Já no dia 19, a programação se repete. No entanto, ao invés da oficina de biscoitos artesanais, a instrutora do SENAI-MA na área de alimentos, Geovana Campos, ministrará a palestra “Empreendedorismo na Panificação”.  

 Casarão da Indústria

Já o SESI-MA, que assim como o SENAI é uma das instituições patrocinadoras do 5º Salão de Turismo, promovido pelo SEBRAE, terá um estande para apresentar o Centro Tecnológico e Cultural da Indústria. O SESI Casarão da Indústria, como é chamado, fica localizado na Praça João Lisboa, no Centro.

O prédio colonial faz parte do projeto “Adote um Casarão” e está sendo reformado para abrigar espaços de robótica e inovação, museu interativo da indústria, além de valorização da cultura local e gastronomia regional.

O Casarão alia desenvolvimento sustentável à preservação do patrimônio histórico e cultural da capital maranhense.

ABROL e novos acadêmicos

A Presidente da Academia Brasileira Rotaria de Letras secção Maranhão, Eulália das Neves Ferreira, comandou a sessão solene de diplomação e posse dos novos Acadêmicos da ABROL-MA/Academia Brasileira Rotaria de Letras.

 A sessão solene aconteceu na sede da Associação dos Rotarianos de São Luís, na Ponta D´Areia, onde foram empossados como novos Acadêmicos(as) da entidade: Paulo Zaidan Drumond; Rosário de Fátima Menezes Coelho; Lurdimar Silva Almeida Lindoso; Eva Rufino da Silva Castro, Carlos Augusto da Silva Oliveira e Darlon Frazão Guimarães.

Vale ressaltar que a Academia Brasileira Rotaria de Letras cultua a memória daqueles que ajudaram a fazer a História do Rotary no Brasil; enaltecendo os serviços prestados em favor da vida humana, da compreensão, da tolerância e da paz, o pensamento e as ações de rotarianas e rotarianos, congregando, integrando valores, experiências, sabedoria, cultura acumulada.

Membros da Academia Brasileira Rotaria de Letras
Membros da Academia Brasileira Rotaria de Letras

Os Novos Membros da Academia Brasileira Rotaria de Letras / ABROL-MA:  Paulo Zaidan Drumond, Rosário de Fátima Menezes Coelho, Lurdimar Silva Almeida Lindoso, Eva Rufino da Silva Castro, Carlos Augusto da Silva Oliveira e Darlon Frazão Guimarães na solenidade de diplomação e posse recente na sede do Rotary na Península.

 Comércio e movimento

O fim de semana e a segunda-feira que antecedeu o feriado da Proclamação da República foram de movimento intenso no comércio de São Luís.

Houve filas especialmente nas lojas que vendem enfeites natalinos.

Bom sinal para o varejo, que, por causa da pandemia, vinha amargando queda nas vendas e, neste ano, deve se recuperar.

A Copa do Mundo, que começa no próximo dia 20, também tem contribuído para a movimentação deste período. Produtos verde e amarelo disputam espaço com a decoração de Natal. 

 Expectativa para a Copa

A propósito: um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que a realização da Copa do Mundo de Futebol, que começa no domingo, vai injetar R$ 864,49 milhões no faturamento de bares e restaurantes do País.

Esse valor equivale a um aumento de 8,3%, já descontada a inflação, em relação ao Mundial da Rússia, em 2018, porém 2,6% a menos que na Copa realizada no Brasil, em 2014.

 Para escrever na pedra:

“Você nunca fará nada neste mundo sem coragem. É a melhor qualidade da mente ao lado da honra”. De Aristóteles.

TRIVIAL VARIADO

Em parceria com o Sebrae Nacional, as entidades representativas e empresas do “trade” turístico brasileiro, entre as quais as 11 entidades ligadas ao Grupo de Trabalho Turismo de Fronteira, enviaram carta ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao seu vice, Geraldo Alckmin, apresentando o projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”.

No assunto: o preojeto tem o objetivo de formular propostas de políticas públicas de forma participativa, e que nas discussões prévias já produziu o documento “Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo”.

Tem mais: o documento lembra aos futuros mandatários da força do turismo no Brasil que, hoje, o trade participa com mais de R$ 670 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB), ou 7,7% do PIB brasileiro, e dá sustentação a 7,5 milhões de empregos diretos e indiretos.

O jornalista Felix Alberto Lima está no estaleiro. Ele se recupera de uma cirurgia para retirada de cataratas no dois olhos. Certamente vai retornar à ativa enxergando mais do que nunca.

Com um jantar no Mamma, com a esposa Francisca, as filhas Emanuelle e Isabela, a mãe Lourdes , e os amigos Benjamin Franklin Alves e Vanuza, Emmanoel Márcio Barbosa comemorou sua nova idade ontem à noite.

Na mesma noite, um grupo grande de procuradores de Justiça, entre os quais Marilea Costa (com o marido Gerson de Oliveira Costa Filho) e Fernanda Cutrim Mendonça, ainda recebendo cumprimentos pela premiação que a Lavamatic reecebeu em Milão.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.