Literatura

AML lança livro de Lucy Teixeira com palestra de Ceres Costa Fernandes

Evento acontece nesta quinta-feira, às 17h, na sede da academia.

Evandro Júnior / Na Mira

Segunda edição do livro “Elegia fundamental”, de Lucy Teixeira, será lançada nesta quinta-feira
Segunda edição do livro “Elegia fundamental”, de Lucy Teixeira, será lançada nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A Academia Maranhense de Letras (AML) promove, nesta quinta-feira (17), às 17h, em sua sede, na Rua da Paz (Centro), o lançamento da segunda edição do livro “Elegia fundamental”, de Lucy Teixeira, comemorativo ao centenário de nascimento da escritora. 

O lançamento será precedido de palestra da acadêmica Ceres Costa Fernandes, que está finalizando livro com compilação de estudos sobre vida e obra de Lucy.

De acordo com o presidente da AML, Lourival Serejo, que assina o texto de apresentação de “Elegia fundamental”, Lucy Teixeira teve um papel reconhecidamente inovador na literatura maranhense “ao lado de Bandeira Tribuzi, Bello Parga, Ferreira Gullar e José Sarney”. 

A primeira edição de “Elegia fundamental” foi publicada em 1962. A reedição da AML contempla também os versos de “Primeiro palimpsesto”. 

Lucy de Jesus Teixeira nasceu em Caxias (MA) em 11 de julho de 1922. Foi jornalista, cronista, crítica e advogada, formada em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais. 

De volta a São Luís, promoveu atividades literárias e de artes plásticas e, ao lado do poeta Ferreira Gullar, organizou na década de 1940 o Congresso Súbito de Poesia, do qual resultou a fundação do Movimento Anti-Quentismo.

Residiu por vários anos em Roma e foi adida cultural na Bélgica, Espanha e Itália. Na Academia Maranhense de Letras ocupou a Cadeira no 7. Faleceu em São Luís no dia 7 de julho de 2007.


 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.