Sesc 75 anos

Sesc celebra 75 anos com grande programação cultural gratuita neste sábado (19)

Evento aberto ao público com shows de Fafá de Belém, Mesa de Bar, Mano Borges e Mix in Brazil

Publipost / Sesc-MA

Fafá de Belém é a grande atração a noite.
Fafá de Belém é a grande atração a noite. (Foto: Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - O Sesc Maranhão preparou uma grande festa aberta ao público para celebrar os 75 anos da instituição no Estado. A comemoração ocorre neste sábado (19), na Praça Maria Aragão, a partir das 16h, com diversos serviços gratuitos e atrações culturais, com destaque para Pocket Show de Pão com Ovo e apresentação das bandas Mix in Brasil, Mesa de Bar, Mano Borges e Fafá de Belém. O evento conta ainda com 500 cadeiras para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com mobilidade reduzida e food trucks.

A comemoração marca os 75 anos do Sesc no Maranhão e reforça o seu compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar dos comerciários e familiares, assim como da comunidade. São mais de sete décadas oferecendo serviços e ações nas áreas da educação, saúde, esporte, alimentação, cultura, ação social, turismo e lazer. Representando essa diversidade, a programação de aniversário traz uma gama atividades para toda a família: das 16h às 18h, o público poderá participar de diferentes atividades nas Estações Saúde, Brincriando, Assistência e Cultura. 

O Sesc atua desde sua criação com foco para o lazer, entendendo esta área como essencial ao bem-estar das pessoas. Na programação de aniversário, a Estação Brincriando ofertará atividades diversas voltadas para toda família. A criançada pode se divertir com jogos recreativos, pintura facial, brinquedos infláveis, palhaços e confecção de brinquedos com reaproveitamento de resíduos. Para quem deseja movimentar o corpo, três animados aulões de ritmos, zumba e ritbox. Tem espaço garantido também para a cultura geek com o concurso de cosplay com premiação em dinheiro para os primeiros três colocados. As inscrições para o concurso acontecem na Maria Aragão e os cosplayers interessados em participar devem estar no local a partir das 16h. 

Na Estação Assistência, o público poderá participar de oficinas express de sustentabilidade e empreendedorismo com tutorial e kits para a confecção de objetos diversos com materiais recicláveis. Também será apresentada uma exposição com artigos artesanais produzidos pelos alunos dos cursos ministrados pelo Sesc ao longo ano. Os visitantes ainda poderão degustar bolos com receitas de reaproveitamento integral de alimentos.

A saúde é uma das áreas que o Sesc atua de forma sistemática por meio de práticas que contribuem para o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Na programação de aniversário, o Sesc ofertará os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC; orientações de saúde bucal com distribuição de kits; distribuição de repelentes e sessões de massoterapia e shiatzu. 

O Sesc carrega em sua essência a cultura, valorizando a sua diversidade e fomentando as nossas tradições. Na comemoração dos 75 anos não poderia faltar muita música, teatro, dança e alegria. O incentivo à leitura está presente no evento por meio da contação de histórias e a Biblioteca Móvel do Sesc. Nas artes cênicas, às 16h30, o grupo Xama Teatro apresenta o espetáculo “A carroça é nossa”, que resgata a oralidade, lendas e canções maranhenses. Às 17h40, uma expressão típica da cultura popular do nosso estado, o Tambor de Crioula de São Benedito com Mestre Eliezer. O DJ Jorge Choairy e Grupo Lamparina fazem uma participação especial no evento.

A programação cultural continua com o pocket show de Pão com Ovo, às 19h. A comédia é, atualmente, o espetáculo teatral de maior sucesso no estado do Maranhão, e um dos mais conhecidos no Nordeste, e mais uma vez proporcionará boas doses de risos à plateia. Às 20h, Mano Borges assume o palco e encanta com clássicos da música popular maranhense. Às 20h30 é a vez da banda Mix in Brazil agita a noite com hits variados e muita animação. 

A banda Mesa de Bar é a penúltima atração e promete embalar o público com muita sofrência e arrocha. E, encerrando a noite, todo o carisma e talento da cantora Fafá de Belém, a partir das 22h30. No repertório uma mistura de ritmos e muita vibração para encerrar com chave de ouro a celebração dos 75 anos do Sesc Maranhão. 

75 anos do Sesc Maranhão

Este mês é sinônimo de celebração para o Sesc Maranhão. Em 20 de novembro, a instituição completa 75 anos de história com os maranhenses por meio da prestação de serviços voltados para as áreas de Lazer, Cultura, Educação, Saúde e Assistência. Em cada segmento existem diversas atividades voltadas para o atendimento do trabalhador do comércio e seus dependentes, como também, os parceiros e a população em geral. As suas ações se destacam pela abrangência, favorecendo crianças, jovens, adultos e idosos.

O Sesc é uma entidade inclusiva e transformadora. A essência do seu trabalho do Sesc está nas pessoas. Criado como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos, seu trabalho é referência no país em programas de combate à fome, de incentivo à cultura, de atenção a pessoas na terceira idade, de inclusão digital e de educação, entre tantos outros.

ESTAÇÕES

Estação Saúde

Orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis (aferição de pressão arterial, teste de glicemia e IMC), saúde bucal com distribuição de kits, Campanha Sesc Alerta/ Prevenção às arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika) e viroses (gripe, covid-19 e varíola dos macacos) com distribuição de repelentes, Campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata, além de práticas integrativas e complementares (massoterapia e shiatzu).

Estação Lazer e Educação

Estação “Brincriando” com brinquedos infláveis, jogos recreativos, animação com palhaços, pintura facial e confecção de brinquedos com reaproveitamento de resíduos;

Aulões de zumba, ritmos e ritbox;

Concurso de cosplay.

Estação Assistência

Estação Sustentabilidade e empreendedorismo com oficina express com tutorial e kits para confecção de objetos diversos com produtos reciclados;

Exposição de vídeos educativos e artigos produzidos pelas turmas dos cursos de Valorização Social;

Degustação de bolos com receita de reaproveitamento integral de alimentos.


 

Estação Cultura

Contação de histórias,

BiblioSesc;

Apresentação teatral do grupo Xama Teatro (16h30);

Tambor de Crioula de São Benedito com Mestre Eliezer (17h40).

Apresentação do espetáculo teatral “A carroça é nossa” com o grupo Xama Teatro;

Pocket Show com Pão com Ovo;

Participações especiais de DJ Jorge Choairy e Grupo Lamparina;

Shows musicais com Mano Borges, Mix in Brazil e Mesa de Bar;

Show de encerramento com Fafá de Belém.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.