(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

ABL promoverá solenidade de diplomação

Mais: Celebração da Medicina Maranhense

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Eulália das Neves Ferreira
Eulália das Neves Ferreira

A Presidente da Academia Brasileira Rotária de Letras, secção Maranhão, Eulália das Neves Ferreira, promove a solenidade de diplomação e posse dos novos Acadêmicos da ABROL-MA

 Prêmios como incentivo à poupança

Já está no ar, desde o fim de outubro, uma promoção da CAIXA de incentivo à poupança. A campanha ‘Poupança Caixa Premiada’ vai até o dia 24 de janeiro de 2023 e premiará os participantes com 4.9 milhões de reais em prêmios.

Quem se inscrever e poupar também terá a chance de concorrer a sorteios de até 1 milhão e prêmios instantâneos de até 500 reais.

Para participar, é preciso se inscrever no hotsite da campanha e, a partir da data do cadastro, poupar a partir de 200 reais no aplicativo CAIXA TEM ou na Poupança CAIXA.

O participante deverá manter o saldo por pelo menos 30 dias, para ter direito de abrir uma 'Caixa Premiada'.

Dentro dessa caixa, o participante encontrará um número da sorte para concorrer aos sorteios, e poderá também encontrar os prêmios instantâneos em dinheiro.

No total, são 24 mil 'Caixas Premiadas' com prêmios entre 50 e 500 reais.

 Novos Acadêmicos da ABROL - MA

A Presidente da Academia Brasileira Rotaria de Letras, secção Maranhão, Eulália das Neves Ferreira, promove nessa sexta-feira 11 a solenidade de diplomação e posse dos novos Acadêmicos da ABROL-MA, às 19h30.

A sessão solene será realizada na sede da Associação dos Rotarianos de São Luís, na Ponta D´Areia. Entre os Patronos das 32 cadeiras da ABROL – MA estão alguns dos maranhenses mais ilustres e que marcaram a vida rotária: Willian Wilson de Souza (Cadeira 1); Pompílio Albuquerque (Cadeira 2); Glacymar Marques (Cadeira 3); Antônio Jorge Dino (Cadeira 4); Raimundo Nogueira (Cadeira 5); Francisco Chagas de Almeida (Cadeira 6); Pedro Ivo Viana (Cadeira 7);  Neide Lisboa de Sena (Cadeira 8); José Medeiros (Cadeira 9); Henri Duailibe (Cadeira 10); Enilza Baldez das Neves (Cadeira 11); José de Ribamar Oliveira (Cadeira 12); Maria José Farias (Cadeira 13);  Arthur Almada Lima (Cadeira 14); Eugênio de Barros (Cadeira 15); Antônio Raimundo Arrais (Cadeira 16);  Silas Marques Serra (Cadeira 17); Raimundo Castelo Branco de Almeida (Cadeira 18); Acyr Barbosa Marques (Cadeira 19); Luís de Moraes Rego (Cadeira 20); Almir Moraes Correa (Cadeira 21); Ronald da Silva Carvalho (Cadeira 22); José Ribeiro Quadros (Cadeira 23); Ruy Ilano de Abreu (Cadeira 24); Antônio Hadade (Cadeira 25); Ernest Otto Pflueger (Cadeira 26); José Ateniense Liberio (Cadeira 27); Raimundo Nunes do Rego (Cadeira 28); Samuel Doria de Carvalho (Cadeira 29); José da Costa Oliveira (Cadeira 30); Rachid Maluf (Cadeira 31) e  Raimundo Medeiros Lobato (Cadeira 32).

 Novos Acadêmicos…2

Vale ressaltar que a Academia Brasileira Rotaria de Letras cultua a memória daqueles que ajudaram a fazer a História do Rotary no Brasil; enaltecendo os serviços prestados em favor da vida humana, da compreensão, da tolerância e da paz, o pensamento e as ações de rotarianas e rotarianos, congregando, integrando valores, experiências, sabedoria, cultura acumulada.

Para o presidente de honra da ABROL, Waldenir de Bragança, “O amor e a chama do ideal de servir através de Rotary criaram a Academia Brasileira Rotária de Letras e a fazem viva. Ela não deixará morrer as personalidades rotárias que constroem a história de Rotary no Brasil”.

 

Representantes dos Grupos Fleury/Inlab e Dom Medicina
Representantes dos Grupos Fleury/Inlab e Dom Medicina

Representantes dos Grupos Fleury/Inlab e Dom Medicina, que promovem em conjunto a Noite da Medicina maranhense: Bernardino Marques Filho, Gustavo Almeida, Jefferson Andreatti e Adalberto Teobaldo

Celebração da Medicina Maranhense

Tudo pronto para a Noite da Medicina Maranhense; evento anual de premiação médica, originalmente criado em 2017 pelo Grupo Dom Saúde que reúne as empresas Dom Medicina Diagnóstica e Dom Hospital Dia, Superclínicas, Safemed Medicina do Trabalho, Vitalmed e Vital Home Care.

Após um hiato imposto pela pandemia da Covid19, o evento volta a ser promovido nesta quinta-feira, 10, agora contando também com o apoio do Grupo Fleury/Inlab, quando grandes profissionais da medicina maranhense terão seu trabalho reconhecido e seu legado de dedicação para curar e salvar vidas premiado.

Os mais de 300 profissionais que integram essas empresas de saúde indicam os médicos que foram inspiradores em suas carreiras e que são exemplos de dedicação profissional. Os mais votados são premiados nessa que já é conhecida como uma Noite de Gala da Medicina Maranhense e que já prestou um justo reconhecimento para cerca de 40 profissionais em suas edições passadas.

Celebração da Medicina Maranhense…2

Este ano o evento acontece com um jantar no Illa Gasttro Bar, no Calhau, e vai reunir cerca de 250 médicos convidados; sendo 12 premiados.

Nessa edição, a premiação será direcionada a médicos e médicas que estiveram comandando grandes equipes na linha de frente do enfrentamento da Covid19 em São Luís, nos principais hospitais e unidades de saúde da capital; além de médicos veteranos que são pura inspiração para diversas gerações de profissionais.

Uma noite que promete muitas emoções, e com os nomes dos premiados guardados sob muito suspense!

Envelhecer como vinho

Aos 38 anos, o zagueiro Thiago Silva será capitão da seleção no Catar e o segundo jogador mais velho da história a defender o Brasil em copas.

Bellini, Mauro, Carlos Alberto Torres, Dunga e Cafu. Dois zagueiros, dois laterais-direitos e um volante. Todos homens de defesa. O que mais eles têm em comum? Ergueram a Copa do Mundo para o Brasil. Em 18 de dezembro, Thiago Emiliano da Silva pode se tornar o novo integrante deste grupo como uma das estrelas do hexa.

Jovem opção em 2010, líder questionado em 2014 e titular seguro em 2018, sua trajetória é notável. Acumula-se aí mais dois Jogos Olímpicos, duas Copas Américas e uma Copa das Confederações. Encerrada a Copa da Rússia, com a necessidade de renovação após a dura eliminação para a Bélgica, era improvável pensar em Thiago Silva num novo ciclo. Três Mundiais não eram suficientes? O tempo, porém, provou o contrário.

Envelhecer como vinho…2

O zagueiro chega ao Catar com a confiança em alta. Tanto que Tite lhe devolveu a braçadeira nos últimos amistosos, e assim permanecerá na Copa.

Mesmo com uma idade avançada, o jogador mantém suas atuações em alto nível na Europa e, em 2021, faturou a Liga dos Campeões pelo Chelsea.

Aos 38 anos, Thiago será o segundo mais velho a vestir a camisa da Seleção em Copas, atrás apenas de Daniel Alves (39), superando Nilton Santos (37) e Cafu (36).

É também o zagueiro com mais jogos pela amarelinha (109) e o quinto no total – Cafu, Roberto Carlos, Daniel Alves e Neymar o superam.

----------------------------------

Cantor Pandha fará homenagem a Elvis Presley neste sábado
Cantor Pandha fará homenagem a Elvis Presley neste sábado

Homenagem a Elvis Presley

O cantor Pandha apresentará, neste sábado, no Illa Gastrobar, no bairro Calhau, um tributo a um dos mais emblemáticos cantores de rock de todos os tempos. 

A homenagem será ao americano Elvis Presley, que morreu em 16 de agosto de 1977, nos deixando um valioso legado musical. O evento começa às 21h. 

DE RELANCE

Festa de premiação da ACM

É grande a expectativa da classe empresarial maranhense para a solenidade de entrega do Prêmio Empresa do Ano Ciclo 2022 – quem planta trabalho, colhe resultado, que é promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM) e que é visto como um grande instrumento de reconhecimento ao desempenho de empresários e empresas e de um forte indicativo de como suas marcas estão posicionadas no mercado.

O evento, voltado para associados da entidade e convidados especiais, acontecerá no dia 16 de novembro (quarta-feira) a partir das 19h30 e será realizado no Palácio do Comércio, sede da ACM, localizado na Praça Benedito Leite, Centro.

Este ano foram eleitas em 3 categorias as empresas Dinâmica Contabilidade, da empresária Núbia Sousa, na categoria Micro e Pequena Empresa; COC São Luís, dos empresários Cidinho Marques e Lou Marques, na categoria Média Empresa; e Centro Elétrico, do empresário José Gonçalves dos Santos Filho, na categoria Grande Empresa.

Festa de premiação da ACM…2

Para o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, o PEA se destaca como um prêmio de alto valor e que expressa a opinião dos associados da entidade que, por meio de voto direto (neste ano a eleição foi realizada no dia 21 de setembro) reconhecem o esforço e as ações empreendedoras e inovadoras dos empresários maranhenses, sendo uma forma também de fomentar mais competitividade no mercado, já que o prêmio incentiva práticas de excelência dentro das organizações.

No Prêmio Empresa do Ano Ciclo 2022 os convidados podem esperar por uma noite de muita emoção e surpresas. A cerimônia da premiação será iniciada às 19h30, com a recepção de convidados especiais e, logo em seguida, com a entrega do prêmio aos ganhadores.

O PEA acontece desde 1987, contudo, passou por grandes reformulações nos últimos anos, a mais recente, já na gestão do atual presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, é que as empresas são premiadas no ano corrente. Apenas em 2020, devido à pandemia da Covid-19, é que não houve solenidade de entrega (o ciclo 2019 foi realizado em 2021).

Premiação da ACM
Premiação da ACM

 O presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, Jose Gonçalves dos Santos Filho (Centro Elétrico), Lou Marques (COC São Luís), Nubia Sousa (Dinâmica Contabilidade) e Magnólia Rolim (vice-presidente ACM)

Marcel Proust em Porto Alegre

Imperdível para os prustianos (ou não) que estiverem com viagem programada para os próximos dois meses ao Rio Grande do Sul.

Ícone da literatura ocidental, Marcel Proust será tema de uma exposição em Porto Alegre, a partir de de 1º de dezembro, na Biblioteca Pública do Estado.

Com curadoria de Gilberto Schwartsmann, a mostra Caminhos de Proust marcará os 100 anos de morte do célebre escritor francês, com mais de 200 itens, incluindo edições e obras raras do autor.

Parte dos objetos foi cedida por Pedro Corrêa do Lago, considerado o maior colecionador de manuscritos da América Latina.

A iniciativa vai até o dia 17 de fevereiro.

Poliomielite e vacinação

Em pronunciamento no último domingo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um apelo para que pais e mães não deixem de levar as crianças para tomar a vacina contra a poliomielite.

O pronunciamento foi devido à baixa adesão à campanha de vacinação em todo País.

Diante dos apelos das autoridades de saúde, os números têm crescido, mas ainda estão bem abaixo do esperado.

Fim de ano em São Luís

Basta olhar para cima para se perceber que já estamos mesmo no fim do ano. É que neste período em São Luís a chuva começa a cair com mais frequência e o sol vai ficando encoberto pelas nuvens carregadas de gotículas. O cenário muda da água para o vinho, acompanhado por aquela atmosfera natalina, com a cidade enfeitada aqui e acolá.

No início desta semana, o fotógrafo Matheus Soares, do Grupo Mirante, fez um belo registro na Ponte José Sarney, que estava encoberta por uma espessa camada de nuvens carregadas de chuva, desenhando uma longa faixa a perder de vista e deixando indecifrável o horizonte na Ilha do Amor.

Fim de ano em São Luís…2

Mas tudo tem o seu lado bom e ruim. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu três alertas de temporais, sendo um vermelho, outro laranja e um terceiro amarelo, para todas as cidades do Estado.

A região Oeste e Norte do Maranhão receberam o alerta vermelho, que significa grande perigo. Nessas localidades, a quantidade de chuva deve ser superior a 60mm por hora ou acima de 100mm por dia. Há a probabilidade de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.

Nascimento indígena

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão regulamentou o assento de nascimento de indígenas não integrados à sociedade com o objetivo de orientar a atuação dos cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais, garantir a segurança jurídica do ato e dar efetividade às leis que tratam do assunto.

Enquanto o indígena não for integrado, o assento de nascimento será opcional no Registro Civil de Pessoas Naturais, e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena, documento administrativo fornecido pela Finai, poderá ser utilizado para solicitar o registro civil.

Mestrado na UFMA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão abriu inscrições da seleção ao respectivo curso de Mestrado.

As inscrições podem ser feitas até 9 de dezembro deste ano no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas.

É direcionado a graduados e graduandos em Ciências Sociais, Sociologia, Antropologia, Ciência Política ou em áreas afins aos objetos e às linhas de pesquisa.

Para escrever na pedra:

“De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?”. De Ernest Hemingway.

TRIVIAL VARIADO

Atenção: a taxa de resultados positivos nos testes para covid-19 realizados por laboratórios ligados ao Grupo Fleury, deu um salto em uma semana. O índice de casos confirmados em exames passou de 6,67% no dia 27 de outubro para 22,22% em 3 de novembro.

Importante: o dado reforça o alerta de médicos e especialistas para que a população complete o esquema vacinal e mantenha cuidados básicos, em especial idosos e imunodeprimidos.

Foi dada a largada para o Campeonato Pan-Americano de Kiteboarding. Após alguns dias de chuva, a perspectiva de sol e vento pelo resto da semana animou os atletas e aumentou as expectativas, que no caso brasileiro já eram as mais altas possíveis.

No assunto: o roteiro de eventos do kite este ano já incluiu Nafpaktos (Grécia) para o campeonato Europeu e Cagliari (Itália) para o mundial. Agora, os praticantes desse esporte radical têm como destino a Praia do Olho D’Água, em São Luís. É a primeira vez que o Brasil sedia esse torneio.

Em tempo: a primeira regata será iniciada hoje. Serão quatro dias de competições até a grande final, no domingo (13). Desde o início da semana, porém, os atletas já têm se revezado em corridas de treino e de reconhecimento das águas locais.

A Prefeitura de São Luís deu início, no último sábado (5), à Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica com a realização do Dia D. Só no primeiro dia, mais de 21 mil animais, entre cães e gatos, receberam o imunizante contra a raiva nos 86 postos de vacinação disponibilizados.

A propósito: a raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e leva à morte em 100% dos casos.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.