Teatro

Espetáculo 'Conselho de Classe' será destaque no terceiro dia da XVII Semana de Teatro no Maranhão

A peça baseada no texto de Jô Bilac traz à tona assuntos relevantes com questionamentos sobre a atual situação da educação no Brasil

Na Mira

Toda programação da Semana do Teatro é gratuita
Toda programação da Semana do Teatro é gratuita (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira (9), a XVII Semana do Teatro no Maranhão terá como sua principal atração o espetáculo carioca ‘Conselho de Classe, do Grupo Teatro de Busto, às 19h30. A peça baseada no texto de Jô Bilac traz à tona assuntos relevantes com questionamentos sobre a atual situação da educação no Brasil.

O afastamento de uma diretora da escola é o mote principal da comédia teatral Conselho de Classe, espetáculo de estreia do Grupo Teatro de Busto. Com direção de Jefferson Santi e Ketrolin Rossetto, a peça, que destaca os problemas educacionais do país, é baseada no premiado texto de Jô Bilac que também serviu de inspiração para a série Segunda Chamada do Globoplay.

O texto de Jô Bilac recebeu prêmios da Associação de Produtores do Rio de Janeiro e da  Cesgranrio. A montagem estreou na Mostra Teatral da UFRJ e circula por escolas públicas do Rio de Janeiro, além de vencer a escolha do público do Festar, em Araruama-RJ.

A apresentação conta com a narração em off da atriz, Drica Moraes e um elenco com nomes como Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Leonardo Netto, Paulo Verlings e Thierry Trémouroux. Sua classificação indicativa é para maiores de 12 anos.

Além do espetáculo, a XVII Semana do Teatro traz também oficinas, Mostra Luiz Pazzini com mediação para o público escolar e o Café Cultural “Posso me considerar arte-educador?”, com os convidados Wilson Chagas, Ana Socorro, Suanny Salgado e mediação de Leonardo Fernandes. A programação será realizada no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis, às 17h.

Toda programação da Semana do Teatro é gratuita e para assistir aos espetáculos, o público por fazer a retirada dos ingressos na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo duas horas antes do início da apresentação.

O evento seguirá com programação durante toda a semana até o dia 13 de novembro. Para acompanhar tudo que irá acontecer durante o evento, é só seguir o perfil do Instagram semanadoteatro.ma.

XVII SEMANA DO TEATRO NO MARANHÃO

Neste ano, a Semana do Teatro volta com a sua programação 100% presencial e traz ao foco o tema “Intersecções e Expansão”, como forma de incentivar as produções teatrais no Estado, além de colocar em pauta propostas de ações pedagógicas associadas ao pensar/fazer teatro, visa aproximar as fronteiras entre a cultura e a educação. Além do Teatro Arthur Azevedo, o evento priorizará também espaços públicos e sedes de públicos independentes.

Uma das novidades da XVII Semana do Teatro no Maranhão é a Mostra Luiz Pazzini que, consoante com a temática da edição, contará com mediação teatral com o público escolar, usando estratégias artístico-pedagógicas para envolver professores, alunos e artistas. Além disso, a programação contará também com oficinas, contação de histórias, compartilhamento de pesquisa, debates e rodadas de negócios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.