(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

O ABBA em São Luís em 2010

Mais: Black Friday do IEL

PH

- Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
ABBA Experience In Concert
ABBA Experience In Concert

As duas atrizes e cantoras principais do espetáculo ABBA Experience In Concert demonstraram excelente habilidade vocal

 ------------------------------------------------------

O ABBA em São Luís em 2010

Há exatos doze anos, mais precisamente em novembro de 2010, participei com os empresários de shows Steffano Nunes e Natanael Ferreira Junior da produção em São Luís do espetáculo ABBA – The Show que levou o público maranhense ao delírio numa noite de Lua Cheia na praia do Desterro.

Críticos dos mais de 30 países pelos quais o espetáculo havia passado definiram toda a magia desse que foi um tributo da banda Waterloo aos sucessos da banda sueca ABBA, que marcou a minha geração, como “O melhor do ABBA depois do ABBA”.

O show tributo a Björn, Benny, Agnetha e Frida foi realizado pela banda Waterloo que tinha membros da banda original que acompanhava o quarteto.

O espetáculo contou ainda com participação de integrantes da National Symphony Orchestra de Londres regida pelo maestro Matthew Freeman.

O ABBA em São Luís...2

No último sábado, desembarcou no palco do Teatro Arthur Azevedo uma nova produção inspirada na famosa banda: o Abba Experience In Concert, um projeto que está levando para os palcos de todo o Brasil um espetáculo muito bonito que conta a história musical de uma das maiores bandas de todos os tempos através de seus maiores sucessos.

A mega produção reúne em torno de três dezenas de integrantes, orquestra ao vivo no palco e um ótimo ballet além dos quatro cantores que interpretam as músicas conhecidas por todos tais como 'Dancing Queen', 'I Have A Dream', 'The Winner Takes It All', 'Mamma Mia', 'Fernando', 'Chiquitita' dentre outras.

Mais de 40 figurinos, bonitas coreografias e iluminação de última geração completam este espetáculo que fez o público de São Luís se sentir dentro da era da disco music em uma viagem musical e visual surpreendente e encantadora.

A experiência do ABBA

A verdade é que o Abba Experience In Concert’, diferente do ABBA – The Show,  diverte e entretém, mas a performance do grupo convence pouco. Apesar dos figurinos bonitos e da qualidade musical, artistas e público estavam com energia baixa. O formato de experiências in concert tem se tornado popular entre aqueles que gostariam de fazer um programa alternativo aos fins de semana e ter a oportunidade de levar toda a família.

A experiência do Abba Experience In Concert, contando com uma orquestra, balé coreografado e artistas ensaiados para reproduzir no palco os maiores sucessos do Abba, como era de se esperar, não carrega a mesma carga emocional de se assistir a um concerto dos artistas em pessoa e nem pretende tal feito, mas muitas famílias se reuniram no Teatro Arthur Azevedo para desfrutar de uma apresentação de suas músicas favoritas.

A maior parte do público era composta por adultos ou pessoas de idade avançada que podiam curtir a performance com maior conforto que em um estádio ou casa de show, mas faltou à plateia certa vitalidade e disposição de participar mais ativamente do espetáculo, o que refletiu fortemente nos artistas no palco.

 

Uma das coreografias muito bonitas do espetáculo
Uma das coreografias muito bonitas do espetáculo

A experiência do ABBA..2

Caracterizadas para se parecerem minuciosamente como as integrantes originais Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad, as duas atrizes e cantoras principais demonstraram excelente habilidade vocal, mas, assim como o restante dos artistas, apresentaram baixa energia durante o show.

Todas as coreografias foram prontamente executadas pelo balé e pelas duas lead singers, mas muitas vezes faltou intenção e intensidade durante as performances, assim como um contato mais profundo e sentimental com a obra que estava sendo apresentada.

A grande preocupação do formato em trazer para o público o máximo de verossimilhança com técnica vocal e variedade de figurinos levou a certa inibição emocional por parte das performers.

Como o foco desses modelos de performance está em tentar deslumbrar o público com uma montagem visualmente semelhante a um verdadeiro show do Abba, é natural que os artistas no palco priorizem mais a parte da atuação que a parte do contato sentimental com a música.

Isso talvez passe despercebido pelo público geral de forma consciente, mas durante a primeira parte da apresentação foi uma parcela mínima da plateia que se mostrou disposta a cantar, dançar e interagir com o espetáculo.

A experiência do ABBA...3

O grupo também parecia estar enfrentando alguns problemas com a iluminação do teatro. Durante vários momentos, os dançarinos que estavam em segundo plano tinham como única iluminação apenas as luzes de fundo, o que dificultava uma boa visão das coreografias cuidadosamente montadas.

Até mesmo as cantoras em primeiro plano enfrentaram problemas técnicos como o atraso de holofotes sendo ligados em suas marcas ou uma perceptível demora na troca de layout da iluminação principal.

O público e os artistas pareceram sentir-se mais confortáveis uns com os outros depois da segunda metade do show, e as cantoras convidaram todos a se levantarem e dançarem “Dancing Queen” com eles, encerrando a noite em um clima mais divertido e descontraído.

 

Novamente as cantores que reproduziram no palco as lendárias Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad
Novamente as cantores que reproduziram no palco as lendárias Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad

A experiência do ABBA...4

Os atores representando os integrantes Björn Ulvaeus e Benny Andersson tiveram pouquíssima participação ativa no espetáculo, mantendo-se sempre nas laterais do palco e tocando seus instrumentos, e não falando com a plateia a não ser para se despedir.

É difícil qualificar as experiências in concert no geral, devido a seus variados formatos e variados públicos. É inegável que o formato traz a possibilidade de presenciar sucessos favoritos ao vivo e vibrar com a experiência, mas a vibração do teatro depende muito da conexão entre público e artista, e às vezes um tem dificuldades de apoiar ao outro, o que enfraquece a sintonia entre ambos.

A sessão de sábado do Abba Experience com certeza encantou os olhos com sua explosão de cores e figurinos detalhados, e teve suas músicas executadas com eficiência, mas deixou um pouco a desejar quanto a transformar o Teatro Arthur Azevedo em um espaço vivo de alegria mútua e conexão real.

Para aqueles que se sentem satisfeitos em ouvir os grandes clássicos que foram a trilha sonora de sua vida, porém, e desejam se deixar levar de volta aos anos 1970, a experiência é bastante proveitosa.

DE RELANCE

O Paraná foi quem mais acertou

Quem deu uma olhada nas pesquisas divulgadas no Brasil na reta de chegada do 1º e 2º turnos para saber quem acertou mais, constatou: 16 pesquisas divulgadas pelo Ipespe, Paraná Pesquisas, Veritá, Ipec, Atlas Intel, Datafolha e Nervera os índices de acerto do Paraná Pesquisas foi o que esteve mais próximo dos resultados oficiais.

Bom que se ressalte: no universo dos institutos de pesquisas já tínhamos o Brasmarket e agora também o Veritá, que divulgavam resultados bastante dissonantes do que saiu das urnas, mas estão aí.

Aliás, o Brasmarket é velho conhecido, o Veritá é novo. Se quem afere acerto de pesquisa é urna, a moral deles é quase zero. Mas estão aí.

Presidente de honra do PL

Depois de deixar o Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro vai assumir, em janeiro próximo, o cargo de presidente de honra do PL. O partido vai se posicionar, ainda nesta semana, de forma contundente como oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O cargo no PL já existe e foi criado pelo presidente da legenda, ex-deputado Valdemar Costa Neto, para José Alencar, que foi vice-presidente nos primeiros mandatos de Lula, após ele deixar o governo.

Quando deixar a Presidência da República, Bolsonaro terá direito a cerca de R$ 40 mil com aposentadorias do Exército e da Câmara. O salário do PL está sendo discutido ainda e será somado a esse valor.

Black Friday do IEL

Está chegando a maior Black Friday do Instituto Euvaldo Lodi! É a oportunidade para garantir uma vaga em cursos de qualidade com o menor preço de todo o ano.

Somente até o dia 28 de novembro os interessados poderão se inscrever a preços promocionais no site https://apps.fiema.org.br/cursosiel/.

“É a chance de quem quer investir no aprimoramento da carreira com todas as condições para conquistar o seu lugar na lista dos melhores no mercado de trabalho do nosso estado.

O IEL dará 30% de desconto em todos os cursos oferecidos.

 

No bistrô Mamma, Thatiana e César Bandeira, o Repórter PH, Cida e José Aparecido Valadão
No bistrô Mamma, Thatiana e César Bandeira, o Repórter PH, Cida e José Aparecido Valadão

Tarde movimentada no Mamma

Em tarde das mais movimentadas, ontem, no Mamma, Thatiana e César Bandeira, que seguiram do aeroporto do Tirirical direto para o bistrô italiano, o Repórter PH e Cida e José Aparecido Valadão  só tiveram aplausos para os deliciosos quitutes da casa.

Também pontificavam por lá, Lou e Cidinho Marques (ele acaba de ter seu nome aprovado para receber a Medalha Manuel Beckman, a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa do Maranhão), acompanhados do filho Rodrigo Marques e da nora Teresa Nina.

A entrega da medalha será às 11h da próxima quinta-feira.

Para escrever na pedra:

“O mais irritante no amor é que se trata do tipo de crime que exige um cúmplice”. De Charles Baudelaire.

TRIVIAL VARIADO

O prazo final da prestação de contas dos candidatos – eleitos ou não – que disputaram as eleições encerrou na terça-feira, véspera do Dia de Finados. Tomem nota: a análise dos dados pode acabar fazendo muito mandato de parlamentar morrer antes mesmo de começar.

Será rezada hoje, às 17h, na Igreja da Sé, a Missa da Esperança, pelo sétimo dia do falecimento de Iracema Lopes Furtado, que nas últimas oito décadas foi uma das damas mais bonitas e atuantes da sociedade maranhense.

Como era um domingo, muita gente acompanhou pelo canal de youtube da Igreja de Santo Antonio, a Missa de Sétimo Dia em memória de Dona Luzia Medeiros, figura marcante de nossa sociedade que partiu para a eternidade na semana passada.

O ex-presidente José Sarney desembarcou ontem em Brasília para acompanhar as movimentações políticas em torno da mudança de governo.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.