(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Cíntia Klamt de malas prontas para casamento do filho em Alagoas

Mais: ABBA Experience no TAA

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Cíntia Klamt e PH
Cíntia Klamt e PH

A designer Cintia Klamt Motta (na foto com o Repórter PH) está afivelando as malas para ir, com Fernando Motta, participar da festa de casamento do filho Rodrigo com a influenciadora paulista Marcella Tranchesi, nos dias 12, 13 e 14, em São Miguel dos Milagres, na Costa dos Corais, em Alagoas

As cores da pacificação

Saiu da cabeça do compositor baiano Carlinhos Brown uma letra de música que bem poderia ser adotada como hino informal da igualdade no nosso país. É uma composição emocionante, especialmente na belíssima voz de Marisa Monte: “O Brasil não é só/ verde, anil e amarelo/ o Brasil também é/ cor de rosa e carvão”.

A lembrança não é minha, mas do jornalista Nilson Souza que observa: esse país de todas as cores tem um grande desafio neste momento em que sua população sai dividida de uma disputa eleitoral marcada pela agressividade e pelos cancelamentos de amizades.

Na verdade, temos muitos desafios pela frente, mas o primeiro deles certamente se chama pacificação.

As cores da pacificação...2

Claro, é preciso dar tempo para os derrotados lamberem suas feridas e para os vitoriosos entenderem que não há clima para revanchismos. E observar que pelo menos uma precondição para a paz já está posta: agora todos podemos usar a mesma bandeira para torcer pela Seleção na Copa do Catar, sem que o verde-amarelo seja interpretado como posicionamento partidário ou ideológico.

Pelo que temos ouvido e lido desde a noite de domingo, as principais autoridades e lideranças políticas do país, incluído aí o presidente recém-eleito, também estão propensas a fortalecer a convivência democrática.

Não deixa de ser um alívio, depois de tudo o que alguns deles protagonizaram nos debates eleitorais.

Mas a verdade é que o retorno à normalidade não depende apenas dos governantes. Cada brasileiro precisa fazer a sua parte neste armistício pelo país.

As cores da pacificação...3

Ninguém precisa se humilhar nem renunciar à sua visão de mundo. Basta exercitar a compreensão, a tolerância e o diálogo com aquele amigo que se afastou repentinamente, com aquele vizinho incômodo ou com aquele parente que disse o que não devia na reunião da família ou na mensagem do zap.

Podemos, sim, conviver civilizadamente com quem pensa diferente de nós. Podemos, sim, aceitar que nossos familiares e amigos vistam cores que não combinam conosco, sem que por isso passem a ser vistos como inimigos.

O Brasil, como ensinou Carlinhos Brown, não é só verde, anil e amarelo. Tem outras cores que devem ser reconhecidas e respeitadas.

Mas as cores lindas da nossa bandeira também podem representar a paz e a igualdade.

Morreu Luzia Medeiros

A sociedade maranhense amanheceu de luto, ontem, com o falecimento na noite anterior de uma de suas grandes damas: Dona Luzia Medeiros.

Ela era viúva do vitorioso e saudoso empresário José Medeiros e mãe da executiva empresarial Ana Carolina Medeiros Dias de Souza.

O velório está sendo realizado na residência da família, na Estrada de Ribamar. E o sepultamento será às 17h, no Jardim da Paz.

Pandemia persiste

Muitos não se dão conta, mas a verdade é que a pandemia do novo coronavírus ainda não terminou.

Prova disso é que, no Maranhão, mais de mil pessoas estão em isolamento domiciliar, com suspeita ou confirmação da Covid-19.

Para evitar mais contaminações, os testados positivo estão sendo acompanhados à distância.

O Maranhão tem mais de um milhão de testes realizados, 795 mil casos descartados e 231 suspeitos, segundo o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde.

No total, há 1.405 pessoas em isolamento domiciliar e devido à maioria dos infectados estarem isolados em suas casas, a taxa de ocupação de leitos hospitalares em São Luís é zero.

ABBA Experience no TAA

O Teatro Arthur Azevedo vai receber, no próximo dia 5 de novembro, o espetáculo musical ABBA Experience in Concert, um tributo a uma das mais emblemáticas bandas internacionais de todos os tempos. O show reúne 25 integrantes no palco, orquestra e balé.

A ideia é fazer o público reviver Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad. As duas atrizes e cantoras principais demonstram excelente habilidade vocal. 

Durante 80 minutos, a plateia é conduzida a uma verdadeira experiência pautada por inúmeros sucessos, todos altamente reconhecíveis de imediato.

É possível se emocionar ao som de “I have a Dream”, flertar com ritmo e graça com “Take chance on me” e até mesmo recordar algum relacionamento que não teve o final esperado com “The Winner takes it all”.

Mara na Matuto

A cantora Mara Pavanelly, um vozeirão que dá sustança ao forró brasileiro, desembarca em São Luís nesta terça-feira, véspera de feriado, para show na casa de eventos Matuto, na Avenida São Luís Rei de França, no Turu.

O evento contará, também, com a presença de Iara Costa e Andson Mendonça.

Recentemente, Pavanelly reencontrou Wesley Safadão nos palcos após oito anos. Os artistas fizeram parte da banda Garota Safada, projeto de 2008 a 2014.

A partir daí, ele seguiu carreira solo.

 

Três sergipanos bem sucedidos: Augusto Diniz (Grupo Maxx) e Ricardo Vieira (Grupo Maratá) moram em São Luís, e o médico Marco Aurélio Gomes Pinto, reside em Aracaju
Três sergipanos bem sucedidos: Augusto Diniz (Grupo Maxx) e Ricardo Vieira (Grupo Maratá) moram em São Luís, e o médico Marco Aurélio Gomes Pinto, reside em Aracaju

Casa Convida

O projeto “A Casa Convida”, da Belfort Produções, trará à capital maranhense o clarinetista Johnson Machado (BR/USA).

Doutor em música pela The University of Kansas/USA e mestre em Jazz pela The University of Louisiville, KY - USA, o músico, que desembarca no domingo próximo, ministrará masterclass gratuita para alunos da Escola de Música do Maranhão e demais clarinetistas do estado.

Além disso, ele se apresentará no Teatro Apolônia Pinto, do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, com o pianista maranhense Willame Belfort.

DE RELANCE

Prazo para justificar

O eleitor que não compareceu às urnas no último domingo tem 60 dias para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.  

Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações.

Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário.

Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições deste ano, quem não votou tem até 1º de dezembro para justificar a ausência.

Pautas pendentes

O Senado Federal fará, em novembro, um esforço concentrado presencial para esgotar pautas que ficaram pendentes antes das eleições.

Entre as prioridades estão projetos que tratam das fontes de custeio para o pagamento do piso da enfermagem e, também, indicações de autoridades como embaixadores, diretores de agências e ministros de tribunais superiores.

As indicações devem ser analisadas ainda em novembro, em data a ser definida.

A intenção é submeter todos esses temas ao colégio de líderes para que os partidos possam indicar suas prioridades na definição dessa pauta.

Apesar do tempo escasso até o fim do ano, ele disse que pretende produzir o máximo para que o Senado possa cumprir seu papel e ajudar e ainda ajudar na transição para o novo governo.

César Bandeira e Reges Fialho
César Bandeira e Reges Fialho

O ex-deputado César Bandeira com o empresário Reges Fialho, que no momento realiza uma ampla reforma e modernização do seu restaurante Cabana do Sol, na Ponta do Farol

Projeção de alta

A Confederação Nacional da Indústria e o Sindicato da Construção de São Paulo projetam alta de 7% e 6,1%, respectivamente, no setor este ano. Ou seja, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus. A informação está no site da Granorte.

Em outras palavras, isto quer dizer que a indústria da construção poderá superar o nível pré-pandemia de 2019.

No segundo trimestre deste ano, enquanto o PIB brasileiro registrou alta de 1,2%, na comparação com os primeiros três meses de 2022, o setor cresceu 2,7%, de acordo com o IBGE.

Projeção de alta...2

Essa aceleração fez com que a variação do acumulado dos 12 meses atingisse 10,5%, superando a taxa registrada no ano passado.

A recuperação do mercado de trabalho, formal e informal, é a principal força desse crescimento.

Afinal, em ano eleitoral há investimento maior, numa conjunção de finanças ainda mais favorável, em paralelo com o ciclo imobiliário de lançamentos e de vendas dos últimos dois anos, que estão se traduzindo em obras.

Para escrever na pedra:

“O que dói na morte é a falsidade. A morte apenas existe por uma brevíssima troca de ausências. Em outro ser, o morto irá renascer. A nossa dor é a de não sabermos ser imortais”. De Mia Couto, poeta moçambicano.

TRIVIAL VARIADO

 Em meio à crescente judicialização dos temas da saúde, com milhares de processos relacionados nos mais diversos tribunais, o Poder Judiciário do Maranhão realiza nos dias 3 e 4 de novembro (quinta e sexta-feira), o II Seminário de Saúde Pública e Suplementar do Judiciário Maranhense – temas sensíveis, imprescindibilidade da ciência e jurisprudência atual.

O procurador-geral de justiça do Ministério Público do Maranhão, Eduardo Nicolau, assinou, na manhã de ontem, o termo de posse da promoção dos promotores de justiça Karina Freitas Chaves, Nahyma Ribeiro Abas e Paulo José Miranda Goulart. Este, foi promovido, pelo critério de antiguidade. As duas, pelo critério de merecimento.

O nome do senador eleito Flávio Dino, do PSB do Maranhão, é dado como certo para assumir o Ministério da Justiça, que provavelmente será separado da Segurança Pública. Enquanto isso, a suplente eleita Ana Paula Lobato se prepara para ser a primeira senadora de Pinheiro.

O empresário Francisco Rocha decidiu expandir os seus negócios do setor imobiliário para Portugal. Ontem, ele cruzou o Atlântico e está fazendo altos negócios em Lisboa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.