Feliz Aniversário

Fernanda Montenegro completa 93 anos! Confira cinco filmes que a atriz fez

Conheça alguns filmes que a atriz já fez.

Na Mira

Fernanda Montenegro completa 93 anos neste domingo (16).
Fernanda Montenegro completa 93 anos neste domingo (16). (Foto: Divulgação)

BRASIL - Neste domingo (16) a atriz Arlette Pinheiro Monteiro Torres a nossa querida Fernanda Montenegro completa seus 93 anos. Uma das maiores atrizes brasileiras, em 2013 ganhou o Emmy Internacional de Melhor Atriz e carrega em seu currículos várias novelas e filmes. Conheça cinco dos grandes filmes que a atriz já fez.

 O auto da compadecida (2000)

Em 1999, a atriz interpretou Nossa Senhora na minissérie ‘O Auto da Compadecida’, adaptação da premiada peça de Ariano Suassuna feita por Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, e transformada em filme no ano seguinte.

Central do Brasil (1998)

Em 1998, Fernanda fez o papel de Dora no filme Central do Brasil, era uma professora aposentada que tira seu sustento como escrevente de cartas para pessoas analfabetas, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Conhece Josué após um acidente e decide ajudá-lo a encontrar o pai, que o menino nunca viu, no interior do Nordeste. 

Ainda em 1998, a atriz ganhou premiações por causa da atuação como Dora, sendo elas o ‘Urso de Prata de Melhor Atriz' um prêmio anual do festival de Berlim e ganhou também o ‘Prémios National Board of Review’ de melhor atriz. Fernanda também foi indicada ao Oscar, mas não venceu.

Doce de Mãe (2012)

O filme conta a história de Dona Picucha (Fernanda Montenegro), uma animada senhora de 85 anos que vive em Porto Alegre e sempre causa grandes confusões. A vida dela e dos seus quatro filhos, Sílvio (Marco Ricco), Elaine (Louise Cardoso), Fernando (Matheus Nachtergaele) e Susana (Mariana Lima), sofre uma reviravolta depois que Zaida (Mima Spritzer), empregada e amiga de Dona Picucha, anuncia que vai se casar e se mudar. Nos últimos 27 anos, foi ela quem cuidou e fez companhia para Dona Picucha. Com a saída de Zaida, os filhos se perguntam: Quem vai ficar com a mãe? Essa dúvida é o ponto de partida para uma divertida e emocionante história. Cada filho tenta uma solução diferente e Dona Picucha, esperta que só, consegue se safar de todas elas

Através desse filme a atriz ganhou o Emmy Internacional de Melhor Atriz.

O Outro Lado da Rua (2004)

Fernanda é Regina, uma mulher de 65 anos que vive em Copacabana com sua cachorrinha vira-lata. Para esquecer a solidão e se distrair, ela participa de um serviço da polícia, no qual aposentados denunciam pequenos delitos. Em uma noite ela vê através de seu binóculo o que acontece nos edifícios do outro lado da rua, e presencia o que lhe parece ser um homem matando sua mulher com uma injeção mortal. Ela chama a polícia, mas o óbito é dado como morte natural. Desmoralizada, Regina resolve provar que estava certa e acaba se envolvendo com o suposto assassino.

Por sua atuação como Regina, Fernanda foi indicada ao ‘Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Atriz’ e venceu a premiação.

Piedade (2019)

Fernanda interpretou Dona Carminha. O cotidiano da pequena cidade de Piedade é abalado com o interesse e chegada de uma grande petroleira no local. Aurélio (Matheus Nachtergaele) é o representante da petroleira PetroGreen e tem o objetivo de convencer os moradores da cidade a vender seus terrenos. Logo ele percebe que o foco de resistência à sua proposta é o círculo familiar de Dona Carminha e seu filho mais velho, Omar (Irandhir Santos) que toma conta do bar Paraíso do Mar. As abordagens de Aurélio faz com que ele descubra segredos da família e uma inesperada conexão com Sandro (Cauã Reymond), dono de um cinema pornô do outro lado da cidade.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.