(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Daniel Boaventura fez belo show na Wine Celebration

Mais: a festa de 96 anos de Cacilda Albuquerque

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Top model maranhense Bianca Klamt
Top model maranhense Bianca Klamt

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

A ARQUITETA e top model maranhense Bianca Klamt, cuja beleza e sensualidade poderia ter servido de inspiração para poetas em qualquer tempo, como o francês Charles Baudelaire, é destaque de Capa do PH Revista neste fim de semana

 Em Portugal

Uma das maiores revelações do esporte paraolímpico do país, o nadador maranhense Davi Hermes, vai defender a Seleção Brasileira na décima edição do Campeonato Mundial de Natação para Síndrome de Down, que começa neste sábado e será disputado até o próximo domingo, dia 23, na cidade de Albufeira, em Portugal.

No entanto, o atleta do Maranhão compete a partir desta segunda-feira.

Determinado a ampliar sua vasta coleção de conquistas, Davi Hermes vai competir nas categorias Sênior (17 a 24 anos) e Open (todas as faixas etárias).

O atleta da Viva Água está confirmado em seis provas do campeonato em Portugal: 50m livre, 50m costas, 50m borboleta, 100m livre, 100m borboleta e 200m borboleta.

Marafolia no Casarão

É neste domingo a festa “Do Samba ao Axé – Edição Especial Marafolia”, às 17h, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís.

O evento terá como ponto alto o retorno da Banda Ilha à cena musical, com Gargamel e Frank no comando dos vocais, além da participação de PP Júnior e do grupo CDC, residente do espaço.

O Carnaval fora de época maranhense acontecia sempre no mês de outubro, no final da primeira quinzena ou início da segunda, atraindo, também, foliões de outros estados.

Direto ao Ponto

O programa ‘Direto ao Ponto’, da TV Assembleia, exibiu, na sexta-feira, entrevista com o deputado estadual eleito Rodrigo Lago (PCdoB), advogado, ex-secretário de Estado de Articulação Política, Transparência e Controle, Agricultura Familiar e da Casa Civil.

Ele conversou com a apresentadora e diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Silvia Tereza, sobre o cenário político e as expectativas para a futura atuação no Legislativo maranhense.

Eleito com 43.292 votos, Rodrigo Lago afirmou que as lições para enveredar e vencer na política vêm da família e do trabalho.

Xilogravuras no Encontro

O trabalho do xilogravurista maranhense Airton Marinho brilhou na semana passada no programa Encontro, da Rede Globo, apresentado por Patrícia Poeta e Manoel Soares.

As xilogravuras foram exibidas em telões.

O artista plástico natural de Vitória do Mearim tem mais de 300 matrizes entalhadas e contabiliza 45 anos de carreira. 

O maranhense é servidor público aposentado e, atualmente, dedica-se apenas às artes plásticas.

Xilogravuras no Encontro...2

Airton Marinho possui um ateliê no Centro Histórico, onde também comercializa sua arte estampada em camisas, canecas e azulejos. A criatividade de Marinho já foi mostrada em dez estados brasileiros por meio de exposições.

Ele tem trabalhos em instituições como Museu de Arte de São Paulo, Museu de Campos do Jordão, Ministério da Cultura e Museu de Artes Visuais (MA).

Sua temática é voltada para a cultura popular. Começou a carreira na década de 1970 como professor do Centro de Artes e Comunicações Visuais do Maranhão, embrião do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

Seminário virtual

A Assembleia Legislativa do Maranhão é uma das apoiadoras do seminário online “Conexões entre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb e a mudança da GFIP”, a ser realizado no próximo dia  21, das 8h30 às 17h, com transmissão pela canal oficial do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal.

O objetivo é capacitar os profissionais dessas áreas para cumprir corretamente a legislação sobre a escrituração fiscal digital de retenções e outras informações. A inscrição é gratuita e pode ser feita virtual e presencialmente.

A iniciativa do Grupo de Gestores Financeiros dos Estados em parceria com o Comsefaz e a Receita Federal visa buscar alternativas ao equilíbrio fiscal das contas públicas estaduais com participação de representantes de todos os poderes para coletar informações, analisar, estudar e prestar orientações a seus participantes a respeito do tema.

Dias Gomes no Itaú Cultural

No próximo dia 19 de outubro completa 100 anos do nascimento de Dias Gomes. Exatamente nessa data, às 20h, o Itaú Cultural abrirá a Ocupação Dias Gomes. 

A mostra, que permanece em cartaz até 15 de janeiro de 2023 no piso 2 do IC, reúne cerca de 170 itens divididos em oito núcleos que mostram toda a vida, produção e criações dele desde o nascimento, passando pelo teatro, rádio, cinema até se tornar um dos principais romancistas e autores de telenovelas do país.

Tem bastante material para interação com o público, também. A pesquisa, concepção, curadoria e realização é da equipe do Itaú Cultural, composta pelos Núcleos de Artes Cênicas, Música e Literatura e de Audiovisual.

 

Eli Medeiros, que está mudando de idade neste domingo, e Rose formam um dos casais de grande charme de nossa sociedade
Eli Medeiros, que está mudando de idade neste domingo, e Rose formam um dos casais de grande charme de nossa sociedade

Energia solar

O setor de energia solar tem comemorado o aumento da adesão aos sistemas de produção de energia fotovoltaica no Brasil.

O país ultrapassou a marca de 19 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica. Desse total, 13 GW são de potência instalada em telhados, fachadas e pequenos terrenos e o restante corresponde às usinas de grande porte.

É um número considerado histórico pelo setor. A título de comparação, a Usina Hidrelétrica de Itaipu gera 14 GW de potência instalada.

O número consolida a fonte solar como a terceira maior geradora de energia no país, atrás apenas das fontes hidrelétrica e eólica.

Você no Azul

A Caixa Econômica Federal lançou a Campanha Você no Azul, que disponibiliza descontos de até 90% para regularização de dívidas de créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas.

Estão contempladas na ação contratos de 4 milhões de clientes pessoa física e 396 mil na pessoa jurídica. Mais de 80% podem liquidar seus débitos por até R$ 1000.

A novidade desta edição é a ampliação da oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais. Cerca de 70% das propostas da campanha Você no Azul 2022 estão habilitadas para efetivação por meio do site da Caixa, do aplicativo e WhatsApp Caixa (0800 104 0104).

DE RELANCE

A Festa Literária de Paraty

Rosane Oliveira conta que antes da pandemia, esteve duas vezes na Flip, a Festa Literária de Paraty, que neste ano chega a 20ª edição. Numa delas, assistiu à conferência de Svetlana Alexievich, Prêmio Nobel de Literatura de 2015.

Nos últimos dois anos, a Flip teve de se reinventar e adotar o formato híbrido, como muitos eventos do gênero, mas neste ano está de volta à histórica cidadezinha da Costa Verde do Rio de Janeiro. Será de 23 a 27 de novembro.

Pois não é que neste ano os organizadores convidaram a francesa Annie Ernaux, sem saber que ela seria Nobel?

Para além das conferências principais, com ingressos disputadíssimos, a Flip é uma celebração da literatura e do encontro dos apaixonados por livros.

Sem contar que Paraty é uma cidade encantadora, com restaurantes ótimos e, se sobrar tempo, lindos passeios de barco.

Casamento em novembro

Estão circulando os convites para o casamento de Anna Gabriela Braga Nunes com André de Albuquerque Lustosa, a ser realizado no dia 14 de novembro, às 19h, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Após o ato religioso, os noivos – filhos de Vera Lúcia e Antonio Rodrigues Nunes e de Maria Gerviz e Afonso Nogueira Lustosa – recepcionarão os convidados com uma grande festa no Villa Reale Buffet, no Calhau.

Perdas e danos

No balanço das eleições maranhenses de outubro é possível avaliar quem saiu mais fortalecido e quem foi prejudicado no processo eleitoral.

No geral, o grande vencedor do pleito foi o ex-governador Flávio Dino, que saiu das urnas com mais de dois milhões de votos e ainda ajudou a eleger Carlos Brandão no primeiro turno.

E o mais notável perdedor foi, sem dúvida, o senador Weverton Rocha, que ficou em terceiro lugar na disputa para o governo estadual.

Talvez saia para deputado

A propósito, a situação de Weverton Rocha não é das mais confortáveis, como político que é de acentuada ambição.

Ao ficar em terceiro lugar na eleição estadual, atrás de Lahésio Bonfim, Weverton praticamente sepultou a sua carreira política.

É que em 2026, ao fim do seu mandato no Senado, dificilmente terá espaço para disputar uma reeleição ou para enfrentar novamente o pleito para o governo.

Mexidas no governo

O governador reeleito do Maranhão, Carlos Brandão, tem comentado com aliados que não tem pressa em fazer mudanças na sua equipe de governo.

Mas avisa que algumas mexidas de peças, em áreas estratégicas do governo, serão necessárias. E isso deve ocorrer até a segunda quinzena de dezembro.

Brandão faz questão de dizer que não quer provocar rupturas com o senador eleito Flávio Dino, que ainda tem aliados ocupando pastas importantes do governo.

Mas ressalta que precisa imprimir, a partir de janeiro, a sua marca de gestão. 

 

 

 

 

 

Moska em São Luís

O cantor e compositor Paulinho Moska é uma das atrações da 14a edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, realizado anualmente por Tutuca.

Moska vai se apresentar neste sábado, às 21h30, na Concha Acústica da Lagoa.

No repertório, ele traz sucessos de sua carreira, como “Pensando em você”, “A seta e o alvo”, “O último dia” e “Móbile”.

 

Gente jovem e bonita, como Marcella e Thallissonn Vilhena, pontificando na Wine Celebration, evento que marcou época na vida social de São Luís
Gente jovem e bonita, como Marcella e Thallissonn Vilhena, pontificando na Wine Celebration, evento que marcou época na vida social de São Luís

Posse de Rossini

Após ser eleito para a Cadeira 2 da Academia Maranhense de Letras com expressiva votação, o escritor Rossini Corrêa recebeu dos acadêmicos a confirmação do resultado no café Casa Real, na travessa do Palácio dos Leões. 

E foi logo avisando ao presidente da AML, Lourival Serejo, que pretende tomar posse no dia 18 de novembro.

É que nesta data a família do poeta Fernando Braga, a quem Rossini irá suceder, estará em São Luís antes de mudar de vez para Portugal.

E a Feira do Livro?

Já estamos em outubro e até agora não se sabe ainda se haverá ou não a Feira de Livros de São Luís este ano.

A Prefeitura da capital maranhense chegou a anunciar a realização da Felis para o mês de novembro, após as eleições.

Mas até agora não houve confirmação de data e, caso ela aconteça mesmo, não se sabe qual a programação da feira. 

Para escrever na pedra:

“Não sei se fico ou sumo, se insisto ou desisto, se espero ou supero. O sentimento não poderia ser mais bonito, mas a confusão tem minha cara”. De Heitor Levinski.

 TRIVIAL VARIADO

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Paulo Velten, ministrará a palestra “As Virtualidades da Mora na Visão de Clóvis Beviláqua”, na 15ª ESMP Literária, evento da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, no próximo dia 17 de outubro.

A propósito: Paulo Velten assinou, na última quinta-feira, a Resolução que cria a Ouvidoria da Mulher, no âmbito da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar.

Em tempo: a proposta de resolução foi aprovada, por unanimidade, pelos desembargadores da Corte de Justiça maranhense, durante sessão do Órgão Especial, no último dia 5.

Noite de grande charme e simpatia no restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol. Numa das mesas pontificavam Glória e Itaquê Mendes Camara que elogiavam a reforma que Cintia Klamt Motta está fazendo no local.

Será neste domingo, às 10h, a Missa de Sétimo Dia do falecimento do Prof. e homem de letras João Batista Ericeira, na Igreja de São Luis Rei de França, no Calhau.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.