Cultura

2º Concurso de Toadas em sotaques da Baixada e Costa de Mão ocorre neste sábado, em São Luís

O concurso conta com duas etapas, sendo uma eliminatória e a outra uma apresentação presencial.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 14/10/2022 às 18h15
O evento ocorrerá no Convento das Mercês, no Centro Histórico.
O evento ocorrerá no Convento das Mercês, no Centro Histórico. (Foto: Central de Bumba meu boi de Sotaque da Baixada e Costa de Mão)

SÃO LUÍS - Neste sábado (15) ocorrerá o 2º Concurso de Toadas em sotaques da baixada e Costa de Mão. O evento começa a partir das 18h, no Convento das Mercês, no Centro Histórico de São Luís. O evento é um projeto organizado pela Central dos Bumba-meu-Boi da Baixada e Costa de Mão pretendendo dar mais visibilidade aos Mestres, Cantadoras e Cantores de Bumba-meu-Boi destes sotaques, além de agregar mais valor à própria brincadeira do Bumba-meu-Boi que caracteriza a cultura maranhense.

O concurso conta com duas etapas, a primeira é uma etapa eliminatória e para participar os candidatos tiveram que entregar uma toada gravada, sem a base (sem acompanhamento de instrumentos) num pen-drive do grupo de Bumba- meu-Boi do qual faz parte. Foram selecionados as 15 melhores toadas entre os inscritos no sotaque da Baixada. Na categoria Costa de Mão todos os inscritos serão considerados aptos, considerando os aspectos de peculiaridades e salvaguarda do sotaque. 

A segunda e última etapa conta com a apresentação presencial de todos os selecionados, com toda a estrutura de palco, som e iluminação, sendo realizada a gravação das apresentações com perspectivas de lançá-las em um CD. Cada candidato selecionado se apresentará com a toada gravada que o classificou acompanhado da batucada dos seus respectivos grupos. As apresentações serão avaliadas, indicadas e premiadas, sendo os melhores cantadores no sotaque de Costa de Mão com primeiro e segundo lugar, no sotaque da baixada de primeiro a quinto lugar são os indicados por uma Comissão de Avaliação considerando os seguintes critérios: letra, melodia, canto e conjunto, com pontuação de 5,0 a 10,0 pontos. As regras do concurso foram definidas por um regulamento elaborado pela Central de Bumba-meu-Boi de sotaque da Baixada e Costa de Mão. A premiação será em dinheiro.

Como surgiu a ideia de realizar o concurso? 

Surgiu através da necessidade de valorização, confraternização, estruturação e melhor demonstração das potencialidades dos grupos de Bumba-meu-Boi, elevando o trabalho dos cantadores, brincantes e de seus grupos. Realizando também o fortalecimento do vínculo entre Central de Bumba-meu-Boi do sotaque da Baixada e Costa de Mão com seus associados.

Por que foi pensado e proposto o concurso?

O projeto do 2º Concurso de Toadas de Bumba-Meu-Boi em Sotaques da Baixada e Costa de Mão se propõe realizar um evento, com o exemplo do 1º Concurso que foi realizado em 2021. Visando a maior integração entre os Grupos de Bumba- meu-Boi da Baixada e Costa de Mão e marcando importantes conquistas para os dois como o título de Patrimônio Estadual (Lei nº 11.169/2019) e a Lei nº 9.949/2013 que instituiu o “Dia Estadual do Bumba-meu-Boi da Baixada”, que teve a comemoração no dia 28 de setembro. Ao mesmo tempo oferecendo oportunidades aos mestres populares para obterem o reconhecimento de suas comunidades ao se projetarem como as personalidades agregadoras dos grupos e mantenedores da Cultura Popular do Bumba-meu-Boi.

Contexto que se insere o projeto? 

Na valorização das manifestações culturais e seus detentores, realizando ações de empoderamento e promovendo algumas atividades culturais de reconhecimento, a valorização que dê visibilidade aos Mestres, Cantadoras e Cantadores do Bumba-meu-Boi dos sotaques da Baixada e Costa de Mão do Estado do Maranhão. 

A importância do projeto neste contexto? 

A contribuição junto com a divulgação e a preservação da cultura do Maranhão, visto que o Bumba-meu-Boi é uma das maiores referências cultura popular maranhense e foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. 

Programação do projeto? 

Contará com apresentações artísticas de 15 cantadores selecionados com seus batuqueiros de Bumba-Meu-Boi do Sotaque da Baixada e Costa de Mão. Também podem ser convidados outros cantadores ou artistas que desenvolvam suas atividades artísticas relacionadas à cultura do Bumba-meu-Boi nos sotaques da Baixada e/ou Costa de Mão. 

Qual o público-alvo? 

Todas as faixas etárias: crianças, jovens/ adultos e idosos. 

Número de Pessoas envolvidas: 

Cantadores e batuqueiros de Bumba-meu-Boi – 170 pessoas.

Comissão Avaliadora – Cinco pessoas.

Coordenação, Produção e Apoio – 10 pessoas. 

Estimativa de Público: 1 mil pessoas.

Horário e Duração: 19h às 24h: Apresentações dos Grupos – cinco horas

Quando e onde será realizado? 

15 de outubro de 2022, no Convento das Mercês, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.