Cultura e tradição

Boi de Santa Fé realiza ritual de morte do boi neste domingo (9)

Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé realiza o seu ritual de morte, neste final de semana, em sua sede, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 08/10/2022 às 13h35
Boi de Santa Fé realiza ritual de morte do boi, neste domingo (9)
Boi de Santa Fé realiza ritual de morte do boi, neste domingo (9) (Foto: Divulgação/Ruy Barros)

SÃO LUÍS - Com um ciclo específico constituído de ensaios, batismo, apresentações públicas e, por fim, o ritual de morte o  Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão fecha assim mais um período de existência para ressurgir no ano seguinte. Considerado um dos grupos mais tradicionais do Maranhão, o Bumba Meu Boi Unidos de Santa Fé realiza o seu ritual de morte, neste final de semana, em sua sede, localizada no Bairro de Fátima, em São Luís, na 2ª Travessa D'Jard Ramos Martins, n° 5, Bairro de Fátima.  

Acontecerá neste domingo (09) a partir das 16h, iniciando com a apresentação do Tambor de Crioula Santa Fé e às 17h a apresentação do Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito. Em seguida, às 18h, acontecerá o cortejo pela comunidade até a sede do Boi de Santa Fé, onde ocorre o ritual de morte.

“A morte do Boi é uma parte do ciclo que encerra as apresentações da brincadeira em determinado ano”, de acordo com Adriano Andrade, coordenador geral da manifestação. Ainda conforme disse, a temporada 2022 foi muito movimentada para o Boi de Santa Fé.

“Realizamos vários projetos significativos para o grupo, nos quais tivemos nosso trabalho reconhecido dentro e fora do país. Levamos a alegria, o brilho e a beleza da brincadeira para os arraiais da cidade e para o interior do estado, onde tivemos uma boa aceitação do público em nossas apresentações”, afirma Adriano.

O coordenador destaca também a importância do planejamento anual das atividades realizadas com os brincantes.

“O resultado de tudo isso é o planejamento ao longo do ano, no qual nós investimos no desenvolvimento das nossas oficinas, na preservação e renovação dos nossos brincantes”, pontuou. 

Sobre o Boi de Santa Fé

O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer e pelos seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís nos anos 1950, trazendo para o Bairro de Fátima as batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens.

Integrante do sotaque da Baixada, o Boi é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é o Cazumbá (ou Cazumba) que mistura aspectos humanos e animalescos, traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (chamada careta) e apresentando cabeças esculpidas cada vez mais elevadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.