Pergentino Holanda

Vinicius Bogéa assume cadeira na Academia Ludovicense de Letras

Mais: Rafael Libério no Wine Celebration 2022

PH

- Atualizada em 05/10/2022 às 07h33
Em outubro de 2021, o jovem poeta Vinicius Bogéa foi agraciado pela Academia Ludovicense de Letras com a Comenda Mérito Literário Gonçalves Dias. E na última sexta-feira, foi eleito para ocupar a cadeira 18 da instituição, que tem como patrono o imortal Coelho Neto
Em outubro de 2021, o jovem poeta Vinicius Bogéa foi agraciado pela Academia Ludovicense de Letras com a Comenda Mérito Literário Gonçalves Dias. E na última sexta-feira, foi eleito para ocupar a cadeira 18 da instituição, que tem como patrono o imortal Coelho Neto

 Sexta de Festejos

A Casa de Arte Barrica, na Madre Deus, abre suas portas nesta sexta-feira (7) para apresentar à comunidade o mesmo espetáculo apresentado pela Companhia Barrica na Espanha.

É que o grupo participou, em setembro, da programação das Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, sendo o único do Brasil e um dos mais aplaudidos do festival. 

A apresentação ocorrerá durante a “Sexta de Festejos”, cuja programação terá início às 20h, dentro do projeto “36 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”.

O projeto é apresentado pelo Ministério do Turismo.

Fixação de placas

O governador Carlos Brandão sancionou a Lei 11.827/2022, originária de projeto de lei de autoria do deputado Adelmo Soares, que estabelece a obrigatoriedade de fixação de placas informativas que proíbam a discriminação em razão de orientação sexual ou identidade de gênero em ambientes públicos e privados no Maranhão.

A lei objetiva contribuir para que as garantias constitucionais da comunidade LGBTQIA+ sejam respeitadas.

A placa deverá ser fixada em local visível, no lado externo ou em uma de suas entradas, ser confeccionada no tamanho mínimo de 50 centímetros de largura por 50 centímetros de altura.

Vendedor de Sonhos

A peça teatral “O Vendedor de Sonhos”, adaptação do best-seller de Augusto Cury, está de volta a São Luís.

Nos dias 15 e 16 de outubro, o elenco formado por Luiz Amorim, Mateus Carrieri, Adriano Merlini, Fernanda Mariano, Pedro Casali e Guilherme Carrasco, subirá ao palco do Teatro Arthur Azevedo. 

A trama conta a história do personagem Júlio César (Mateus Carrieri), que tenta o suicídio e é impedido de cometer o ato por intermédio de um mendigo, o Mestre (Luiz Amorim), que lhe vende uma vírgula, para que continue a escrever a sua história.

Juntos, convidam Bartolomeu (Adriano Merlini), um bêbado boa-praça para a missão de vender sonhos e despertar a sociedade doente. Mas a revelação de um passado conflituoso do Mestre pode destroçar a grande missão do Vendedor de Sonhos.

Fórmula Kite

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo mostrou mais uma vez que é o atleta número 1 do Brasil em sua modalidade.

Competindo com os principais atletas do mundo, ele garantiu a nona colocação no Circuito Europeu de Fórmula Kite, realizado entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro, em Lepanto, na Grécia.

Operadores de turismo

A Secretaria Municipal de Turismo recebeu dez operadores de turismo de sete países da América Latina (Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Equador, Argentina e México) durante um famtour realizado em parceria com a Dio Viagens.

Durante a ação, realizada entre os dias 23 e 30 de setembro, os agentes conheceram a oferta turística e as peculiaridades de São Luís para comercialização do destino nos seus respectivos países.

Operadores de turismo...2

No famtour, os operadores conheceram a hotelaria de São Luís, os restaurantes, pousadas e outros estabelecimentos que se cadastraram no edital de divulgação da cidade.

Além disso, visitaram pontos turísticos como o Mirante da Cidade, fizeram um passeio náutico com vista para o Centro Histórico e também conheceram roteiros turísticos como o Quilombo Cultural de São Luís, um tour pelo maior quilombo urbano da América Latina.

DE RELANCE

Rafael Libério no Wine Celebration 2022

Chef e proprietário de restaurante de raízes maranhenses e inspirações do Mediterrâneo, instalado no Calhau, Rafael Libério estará na edição 2022 do Wine Celebration, nesta sexta-feira, às 21h, no Palazzo Eventos (Araçagi), em regime all inclusive.

Nascido e criado em São Luís, ele integra uma família que mescla raízes maranhenses e árabes.

Atualmente, é embaixador nacional do Maranhão pelo Prêmio Dólmã e representante da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança no estado.

O evento, a ser embalado pelas belas canções do cantor Daniel Boaventura, conhecido por suas performances em musicais, bem como atuações em telenovelas e peças teatrais, servirá 2.400 garrafas de vinho de rótulos tradicionais de países produtores como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, França, Itália e Portugal para aproximadamente 700 convidados, sendo que o consumo será ilimitado.

 

O Chef Rafael Libério é presença confirmada no Wine Celebration, que acontece nesta sexta-feira, no Palazzo Eventos
O Chef Rafael Libério é presença confirmada no Wine Celebration, que acontece nesta sexta-feira, no Palazzo Eventos

Show do Capital

Está à venda o segundo lote de ingressos para o show da turnê que marca os 40 anos da banda Capital Inicial em São Luís, neste sábado, no Blue Tree Hotel (Calhau).

De acordo com a organização, os ingressos estão sendo vendidos a preços especiais para garantir maior presença possível de público no evento.

Na verdade, será uma noite histórica em celebração aos 40 anos de uma das mais conhecidas bandas de rock do Brasil.

Mais votado em São Luís

Deputado estadual mais bem votado em São Luís nas eleições do último domingo, com 30.350 votos, ou seja, 5,25% do eleitorado são-luisense, Fernando Braide é só alegria. 

Ele foi eleito com 42.506 votos e vai ocupar, pela primeira vez, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Mais votado em São Luís...2

As pesquisas de intenção de voto já indicavam que Fernando Braide estava entre os nomes mais cotados quando a pergunta era em quem os são-luisenses iam votar para deputado estadual nas eleições gerais deste ano.

Durante a campanha, ele defendeu incentivos ao empreendedorismo como principal política para fortalecer a economia maranhense e mais investimentos na saúde do estado, especificamente para a prevenção e tratamento contra o câncer.

Palestra sobre moda

Quem desembarca em São Luís nesta quarta-feira para proferir palestra aos lojistas sobre tendência de moda no São Luís Shopping é Reginaldo Fonseca, um dos renomados profissionais em consultoria, mentoria e direção executiva/artística de eventos de moda do Brasil

Reginaldo Fonseca é consultor de moda, escritor, fundador e idealizador da Cia Paulista de Moda, que produz grandes eventos e ações para shopping centers, grupos e marcas.

Sintonizado com as novas tecnologias e demandas de desenvolvimento no segmento, ele já atendeu centenas de clientes espalhados pelo Brasil, Paris, Londres, Portugal, Itália, Dubai, Angola, Peru e Guiné-Bissau, entre outros.

 

Engajados na campanha pela reeleição do governador Carlos Brandão, o secretário Aparício Bandeira e seus assessores especiais Thallissonn Vilhena e Mirian Moraes
Engajados na campanha pela reeleição do governador Carlos Brandão, o secretário Aparício Bandeira e seus assessores especiais Thallissonn Vilhena e Mirian Moraes

Palavras de gratidão

O general de Exército  de Exército Ricardo Augusto Costa Neves, comandante Militar do Norte, esteve em São Luís e visitou  EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária.

Ao regressar a Belém enviou uma carta de agradecimento a Eduardo Carvalho Lago Filho, presidente da empresa, pela “forma cortês” como foi recebido durante sua primeira visita institucional “a essa importante e estratégica empresa pública”.

O general Costa Neves ressaltou que “a atividade contribuiu para ampliar sua consciência situacional acerca do grande potencial produtivo instalado na região onde atua, como também lhe encheu de orgulho. Como brasileiro, ao constatar o elevado nível profissional e de gestão alcançados por essa empresa pública.

E aproveitou para convidar o presidente da Emap para visitar o Quartel-General do Comando Militar do Norte em Belém do Pará.

Para escrever na pedra:

“Homem de responsabilidade política não mente. Inventa a verdade”. De João Agripino, político paraibano.

TRIVIAL VARIADO

Faço coro com Giane Guerra: o clima com a eleição deste ano já estava pesado e deve ficar ainda mais nas próximas semanas. Mas falta pouco. Respire fundo, tome fôlego e poupe energia para o que realmente merece sua dedicação.

No assunto: debater pontos de vista, projetos e percepções é importante. Não sou a favor do “não vamos falar de política”. Mas também, salvo exceções extremas, creio que a eleição não deva ser motivo para rompimentos de amizade nem familiares.

Em tempo: se não for possível uma troca saudável de ideias, talvez o melhor seja mesmo dar um tempo.

Duarte Jr (PSB) foi eleito o deputado federal mais votado de São Luís nas eleições deste ano. Com isso ele repetiu o feito de 2018, quando concorreu pela primeira vez e foi o deputado estadual eleito mais bem votado na capital maranhense.

O vereador André Jardins, de Presidente Dutra, tem motivos para estar soltando foguetes: todos os candidatos que apoiou naquele município foram eleitos no domingo. Agora, ele aguarda o segundo turno para ver o desempenho de seu candidato à Presidência.

Se os santinhos têm peso eleitoral, não se sabe, mas peso mesmo, de verdade, têm. A empresa de limpeza urbana coletou toneladas de santinhos pelas ruas de São Luís. O recorde foi em 2020, com mais de 50 toneladas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.