Ponto turístico

Fonte das Pedras no Centro de São Luís é totalmente revitalizada

A Fonte das Pedras, além de ser um monumento de valor histórico, artístico e arquitetônico, faz parte da história da cidade por ser um importante sítio desde a fundação pelos franceses.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 29/09/2022 às 10h43

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís entregou, nesta quarta-feira (28), por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur), o Monumento Fonte das Pedras, no Centro Histórico de São Luís, totalmente revitalizado. A obra de conservação foi concluída em 111 dias, antes do prazo estabelecido, que era de 180 dias.

Fonte das Pedras no Centro de São Luís é totalmente revitalizada - (Foto: Divulgação)
Fonte das Pedras no Centro de São Luís é totalmente revitalizada - (Foto: Divulgação)

“É uma alegria estar aqui hoje entregando esta obra tão importante e que preserva nossa história e nosso patrimônio. São Luís está completando 410 anos e esse é mais um presente que nossa cidade recebe. Peço a toda população que contribua com a preservação e aproveite esse local belíssimo”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A Fonte das Pedras, além de ser um monumento de valor histórico, artístico e arquitetônico, faz parte da história da cidade por ser um importante sítio desde a fundação pelos franceses, perpassando pela invasão holandesa e colonização portuguesa. Também foi um testemunho do início do processo de industrialização da cidade, ao ser anexado à Fábrica Santa Amélia do Cotonifício Cândido Ribeiro.

Em 1615, Jerônimo de Albuquerque, capitão da conquista e descobrimento das terras do Maranhão, acampou as tropas portuguesas sob as árvores ao redor do veio natural de água que jorrava em profusão, e aí iniciou sua estratégia que permitiu derrotar e expulsar os franceses comandados por La Ravardière.

No século XVII, os invasores holandeses utilizaram suas nascentes para a chegada e abastecimento de água potável e, ao compreenderem sua importância para as conquistas, construíram uma fonte, sendo, então, primeiro manancial canalizado na ilha de São Luís.

Fonte das Pedras no Centro de São Luís é totalmente revitalizada - (Foto: Divulgação)
Fonte das Pedras no Centro de São Luís é totalmente revitalizada - (Foto: Divulgação)

“Todas as vezes que ocorreram intervenções aqui na Fonte das Pedras, apenas as partes externas eram restauradas, mas agora foi feita uma consolidação estrutural necessária para que o monumento se mantenha, visto que existem túneis subterrâneos e galerias que estavam desmoronando. [...] a Fonte está pronta para receber toda a sociedade maranhense, os turistas, em um dos lugares mais agradáveis, aprazíveis e principalmente como monumento histórico fundamental para São Luís,”, explicou a presidente da Fumph, Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), Kátia Bogéa. 

O projeto e a obra emergencial de estabilização e consolidação foram executados pela Fumph, com investimento de R$ 352.242,69. No local, foram realizados serviços como escavação no nível do solo para averiguar a situação da manilha (duto) de barro; escoramento das paredes e cúpula da bacia de captação das águas com orientação para o norte, entre outros. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.