Cultura

Festival Guarnicê de Cinema começa na sexta-feira (23)

A abertura do Festival Guarnicê de Cinema ocorre nessa sexta-feira (23) no Teatro Napoleão Ewerton - SESC (Avenida dos Holandeses, Qd 04, Jardim Renascença II) a partir das 19h.

Na Mira, com informações da assessoria

Festival Guarnicê de Cinema começa na sexta-feira (23)
Festival Guarnicê de Cinema começa na sexta-feira (23) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - A edição 45 do Guarnicê terá início com uma exibição histórica. O filme “Marte Um’’, representante do Brasil no Oscar, foi escolhido para abrir o festival. A sessão contará com a presença do ator Carlos Francisco, um dos protagonistas da obra. O longa dirigido por Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico possui classificação indicativa de 16 anos e terá uma única exibição no Guarnicê, exclusivamente presencial.

Os ingressos para a cerimônia de abertura podem ser retirados a partir das 17h na bilheteria do Teatro Napoleão Ewerton - SESC. 140 lugares estarão reservados para convidados e 100 estarão disponíveis para o público. O evento é sujeito à lotação.

Os bilhetes que ocasionalmente não forem distribuídos para convidados serão direcionados para o público. As portas do teatro abrem às 18h e não será permitida a entrada após às 19h, horário de início do evento.

A abertura do festival também contará com homenagem à artista visual Marlene Barros, programadora cultural da Diretoria de Assuntos Culturais da UFMA, e homenagem póstuma à Geraldo Sarno, roteirista e diretor baiano, realizador de obras como “Sertânia’’, filme que recebeu o título de melhor longa-metragem nacional no Guarnicê 2020. A atração cultural fica por conta da Companhia Encantar, grupo que por meio de danças folclóricas propõe uma viagem sobre a cultura popular maranhense.

Programação presencial

A abertura e o encerramento do festival (dias 23 e 30, respectivamente) ocorrem no Teatro Napoleão Ewerton - SESC.

No final de semana, dias 24 e 25, toda a programação do evento fica concentrada no Teatro João do Vale (Rua da Estrela, 282, Centro). Nessas datas, serão exibidos videoclipes e filmes de longa e curta-metragem, nacionais e maranhenses. Todas as obras exibidas no Teatro João do Vale fazem parte das mostras competitivas, que concorrem à premiação.

Do dia 26 ao dia 29, o festival realiza exibições no Teatro Napoleão Ewerton (onde ocorrerão mostras paralelas e sessões da mostra Faz Todo Sentido, voltada para pessoas com deficiência) e no Cineteatro Aldo Leite (Palacete Gentil Braga, Rua Grande, 782), que receberá mostras especiais e competitivas.

Toda a programação do festival é gratuita. Para participar, basta que o espectador compareça à bilheteria meia-hora antes da sessão de seu interesse. As datas e os horários de exibições dos filmes podem ser consultados no site guarnice.ufma.br.

Programação online

Essa é a terceira edição consecutiva em que o Guarnicê promove a sua programação de modo híbrido, dividindo as suas atividades presenciais entre os teatros de São Luís e as virtuais entre o site guarnice.ufma.br e o aplicativo Cine Guarnicê. No formato online, o festival realiza as suas exibições na plataforma Eduplay, desenvolvida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.