Nova novela das 9

Conheça a trama de Travessia, novela que terá o Maranhão com um dos cenários principais

A substituta de "Pantanal" contará com um elenco de peso.

Na Mira

Lucy Alves como Brisa - Foto: Fábio Rocha/ Globo
Lucy Alves como Brisa - Foto: Fábio Rocha/ Globo

BRASIL - Travessia, nova novela das 9 que terá o Maranhão como um dos cenários principais, chega às telinhas no dia 10 de outubro. Escrita por Glória Perez e com direção artística de Mauro Mendonça Filho, a novela contará a história de Brisa, personagem interpretada por Lucy Alves.

Brisa é uma jovem batalhadora e determinada, que cresceu órfã. Ela ama fazer parte da cultura do Maranhão: dança em rodas de Tambor de Crioula e se apresenta em grupos de Bumba Meu Boi. Ela e Ari (Chay Suede) cresceram juntos no interior do estado, às margens dos Lençóis Maranhenses.

Ari é filho de dona Núbia (Drica Moraes), comerciante local que destinou todas as suas economias para que o filho tivesse um futuro melhor. Com o incentivo da mãe, ele se dedicou aos estudos e se formou em arquitetura. Com o apoio de Dante (Marcos Caruso), seu professor e mentor, Ari passou a se dedicar à defesa do patrimônio histórico maranhense.

Chay Suede como Ari - Foto: Fábio Rocha/ Globo
Chay Suede como Ari - Foto: Fábio Rocha/ Globo

O início do romance

Durante a infância, Ari e Brisa viviam implicando um com o outro, mas, aos poucos, eles foram se apaixonando e acabaram engatando um romance. Pouco tempo depois, o casal descobre que está esperando um bebê.

Quando começa a história de Travessia, Ari e Brisa – e o filho Tonho (Vicente Alvite) – já moram juntos há alguns anos e estão prestes a oficializar o casamento. No entanto, Núbia não gosta nem um pouco disso.

Brisa e
Brisa e "Tonho" - Foto: Fábio Rocha/ Globo

Para ela, o filho “estudado” merecia algo melhor do que gastar com esse casamento o tempo e o dinheiro que poderia estar usando para ser um homem bem-sucedido em São Luís, onde se formou.

De repente, tudo muda na vida do casal quando Ari tem a oportunidade de viajar para o Rio de Janeiro. Lá, ele poderá investigar mais de perto os passos da construtora Guerra, que está planejando derrubar um dos casarões históricos do Maranhão e construir no lugar um moderno shopping center – projeto que ele está decidido a combater. E ainda poderá reencontrar o professor Dante, que está na cidade para um tratamento de saúde. 

Brisa, que apoia e confia nos planos do jovem, aceita adiar a data do casamento. Mas, após o jovem passar tempo demais no Rio de Janeiro e dar cada vez menos notícias, a maranhense fica preocupada e decide ir atrás de Ari.

Quando Brisa está na rodoviária de São Luís, prestes a embarcar, ela se vê em meio a uma grande confusão: as pessoas a acusam de ser uma sequestradora de crianças. A situação aconteceu após um vídeo editado, em que o rosto de uma criminosa foi trocado pelo dela, ter sido divulgado nas redes sociais. É o famoso deep fake.

É nesse momento que o destino de Brisa cruza com o de Oto (Romulo Estrela), um hacker, sem endereço fixo, meio nômade, que está em uma missão secreta em São Luís.

Rômulo Estrela como Oto - Foto: Fábio Rocha/ Globo
Rômulo Estrela como Oto - Foto: Fábio Rocha/ Globo

Assustado com o tumulto na rua, Oto decide sair o mais rápido possível daquele lugar e sem chamar atenção. Ele consegue escapar, mas não tem ideia da “surpresa” que está levando consigo, no porta-malas do seu carro: Brisa.

Apesar do clima de desconfiança e antipatia mútua no ar, e um alto potencial de atração também, eles seguem para o destino final, o Rio de Janeiro.

O dilema de Ari 

No Rio de Janeiro, Ari logo conhece Chiara (Jade Picon), que é a mimada e manipuladora filha de Guerra (Humberto Martins), dono da construtora que quer destruir o casarão histórico de São Luís.

Ari tem sentimentos por Brisa, mas, ao mesmo tempo, quer viver as possibilidades que estão aparecendo à sua frente. Chiara, por sua vez, embora não dê o braço a torcer, logo se interessa pelo jovem maranhense. 

Em um primeiro momento, Ari acha que tem tudo sob controle e que, ao se aproximar da jovem, terá a chance de conhecer os bastidores da empresa e conseguir informações para não deixar que o patrimônio histórico seja destruído.

Ele tem a ilusão de que pode controlar a situação, mas a sua relação com Chiara, aos poucos, começa a ultrapassar o nível do flerte. Enquanto isso, Brisa enfrenta enormes problemas que podem custar sua própria vida.

Antes de ser surpreendida pela tentativa de linchamento, a maranhense avisa para Ari que está indo ao seu encontro no Rio de Janeiro. Mas, subitamente, para de dar notícias. De início, Ari se preocupa com a mãe de seu filho e passa a procurá-la, sofrendo com o desaparecimento da moça e se atormentado pela culpa de ter desejado Chiara.

Mas o tempo vai passando, informações desencontradas ganham espaço e ele acaba se deixando levar pela atração que sente pela herdeira de Guerra e pelas novas possibilidades que a vida está lhe apresentando.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.