Pergentino Holanda

Encontro de amigas no Grand Cru

Mais: Vem aí o 'Agosto Lilás'

PH

- Atualizada em 14/09/2022 às 13h06
Reunidas no bistrô Grand Cru, no fim de semana, com a excelente cantora Morgana Mendonça, o trio Cida Valadão, Ana Elvira Buhatem e Thatiana Bandeira, que sempre pontificam juntas nos lugares da moda
Reunidas no bistrô Grand Cru, no fim de semana, com a excelente cantora Morgana Mendonça, o trio Cida Valadão, Ana Elvira Buhatem e Thatiana Bandeira, que sempre pontificam juntas nos lugares da moda

 

Eles viajam para não assumir

Porque a lei brasileira é ultrapassada, o vice-presidente Hamilton Mourão viaja no próximo fim de semana para o Peru. Motivo? Ter uma desculpa para não assumir a Presidência da República, o que o impediria de concorrer ao Senado. Seguinte na linha de sucessão, o presidente da Câmara, Arthur Lira, viaja para o Exterior também, pelo mesmo motivo.

Os dois terão de ampliar a permanência no Exterior, porque o presidente Jair Bolsonaro vai emendar a viagem a Londres (enterro da rainha Elizabeth II), no dia 19, com a participação na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Com a internet, o presidente poderia despachar de qualquer lugar. Ou o vice e o presidente da Câmara deveriam ter o direito de não assumir, em vez de o país gastar com viagens inúteis.

Entenda o que faz um senador

Três homens e uma mulher concorrem por uma cadeira no Senado nas Eleições 2022 pelo Maranhão. Os quatro candidatos no Estado buscam ocupar a cadeira que pelos últimos oito anos foi de Roberto Rocha.

Essa é uma particularidade do pleito ao cargo, que prevê oito anos de mandato, mas realiza eleições de quatro em quatro anos, fazendo com que haja renovação alternada em 1/3 das cadeiras em uma e de 2/3 na seguinte.

Roberto Rocha concorre à reeleição pelo PTB e seus suplentes são Ildemar Gonçalves (PL) e Pastor Bel (AGIR). Maria Antonia Cariongo concorre pelo PSOL e seus suplentes são o Prof. Antonio Alves e Deco (ambos do PSOL). Flávio Dino concorre pelo PSB e seus suplentes são Ana Paula Lobato (PSB) e Lourdinha (PC do B). E o Pastor Ivo Nogueira, concorre pelo DC. Seus suplentes são Ana Lucia e Celso Raposo (ambos do DC)

 Mas o que faz um senador?...2

O Senado é parte do Poder Legislativo Federal, junto com a Câmara dos Deputados. Tem o status de Casa revisora, sendo também considerada a Câmara Alta do Congresso Nacional. Não à toa, seu presidente ocupa a mesma função no Congresso.

Além do tempo de mandato de seus ocupantes, já que os deputados cumprem quatro anos, outras diferenças estão no número de ocupantes das casas e quem eles representam.

Enquanto a Câmara representa o povo, com número de deputados federais variando de 8 e 70 por estado, dependendo do tamanho da população, os senadores representam os estados e o Distrito Federal, havendo três cadeiras para cada unidade da federação. Essa divisão igualitária garante um total de 81 cadeiras.

Mas o que faz um senador?...3

Outra particularidade é que os candidatos ao Senado compõem a chapa majoritária, junto com os postulantes ao governo dos estados e seus vices. Até por isso, cada senador tem dois suplentes previamente escolhidos e definidos quando da composição das chapas, diferente dos deputados, que no sistema proporcional seus suplentes são os não eleitos do partido ou federação conforme a votação obtida.

Apesar de ter o papel de criar leis e de fiscalizar o governo, atividades divididas com a Câmara, o artigo 52 da Constituição Federal prevê algumas funções exclusivas do Senado.

Cabe aos senadores, por exemplo, processar e julgar processos de impeachment do presidente e do vice-presidente da República em cados crimes de responsabilidade, nestes casos, após abertura do processo aprovado por 2/3 da Câmara.

Nada a ver com espionagem

Segue circulando nas redes sociais um vídeo insinuando que o aplicativo e-título é “espião”. Não caia nessa. A informação é falsa e já foi contestada pelo TSE.

O programa oferece serviços (como consultar o número do título, achar o local de votação e emitir certidões) e solicita permissões do usuário como qualquer outro app.

Exemplo: autorização para usar a geolocalização do aparelho na hora de justificar o voto.

Esse tipo de procedimento cumpre as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados.

Nada a ver com “espionagem”.

No restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, Rose e Eli Medeiros com os amigos de João Pessoa, João Magalhães e Margareth (ele, ex-colega de Eli na Universidade Federal da Paraíba)
No restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol, Rose e Eli Medeiros com os amigos de João Pessoa, João Magalhães e Margareth (ele, ex-colega de Eli na Universidade Federal da Paraíba)

DE RELANCE

Tempo na urna

Os eleitores terão um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica no pleito de outubro deste ano.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal.

Depois, deve votar para senador, e, então, para governador. O último voto será para presidente da República.

Propaganda irregular

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 10,8 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular foram registradas no país. Os indícios de irregularidades foram notificados entre 16 de agosto e 12 de setembro de 2022.

Segundo o TSE, as denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta digital criada em 2014 e que permite que o cidadão registre reclamações contra as campanhas.

Após o recebimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE).

Propaganda irregular...2

O maior número de denúncias foi registrado em Pernambuco (1,5 mil), seguido por São Paulo (1,3 mil), Minas Gerais (1,1 mil) e Rio Grande do Sul (1 mil).

Os dados informaram, ainda, que foram recebidas 3,6 mil denúncias referentes a candidatos a deputado estadual, 3,4 mil a deputado federal, 1,4 mil a presidente e 738 a governador.

Propaganda irregular...3

O aplicativo Pardal está disponível nas lojas virtuais App Store e Google Play ou por meio do site do TSE.

Pela plataforma, também é possível denunciar compra de votos, abuso de poder econômico e político, uso indevido da máquina pública e dos meios de comunicação durante a campanha.

Com o Repórter PH, o empresário Ednei Viégas Reis com a bonita filha Waléria Letícia e a esposa Lindalva, que ontem reuniu um grupo de amigos para comemorar sua nova idade com um jantar alegre e concorrido, que estará em destaque no PH Revista do próximo fim de semana
Com o Repórter PH, o empresário Ednei Viégas Reis com a bonita filha Waléria Letícia e a esposa Lindalva, que ontem reuniu um grupo de amigos para comemorar sua nova idade com um jantar alegre e concorrido, que estará em destaque no PH Revista do próximo fim de semana

Renegociação do Fies

Mais de 136 mil estudantes e ex-estudantes aderiram à renegociação das dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em nove meses de parcelamento especial, divulgou a Caixa Econômica Federal. Até agora, foram concedidos R$ 3,7 bilhões em descontos.

Instituída pela Medida Provisória (MP) 1.090, editada em 30 de dezembro do ano passado, a renegociação especial permite o parcelamento ou a liquidação do saldo devedor do Fies com descontos que podem chegar a 99%.

A renegociação poderá ser pedida até 31 de dezembro deste ano e seguirá as regras da Resolução 51/2022, publicada em julho e que permite o parcelamento dos débitos com descontos de 12% a 99%, dependendo do tempo de atraso.

Agosto Lilás

A lei que institui a campanha ‘Agosto Lilás’, de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi sancionada pela Presidência da República. A sanção aconteceu em cerimônia informal no Palácio da Alvorada, com a presença de autoridades e parlamentares mulheres.

O texto foi aprovado no Congresso em agosto e prevê que o poder público promova ações de conscientização da sociedade sobre as diferentes formas de violência contra a mulher, com a inclusão de atividades de prevenção e enfrentamento a condutas de discriminação, agressão ou coerção.

Agosto Lilás...2

Também devem ser difundidas as medidas que podem ser adotadas pelas vítimas, assim como as informações sobre a rede de suporte, os canais disponíveis para denúncia e os instrumentos de proteção.

A iniciativa pretende, ainda, promover a sensibilização por meio da iluminação de prédios públicos na cor lilás e veiculação de campanhas de mídia.

Giro catarinense

Uma viagem rápida, mas repleta de afetividade. Assim foi a visita da família Vieira Domingues a Florianópolis.

O engenheiro José Domingues Neto e a empresária Danielle Vieira (sócia da InterMídia Comunicação) com o filho Fabrício foram rever o primogênito Matheus, acadêmico do quinto período de Administração na renomada Universidade Federal de Santa Catarina.

Radicado em Floripa, o maranhense Matheus além de estudar na UFSC, que é uma das melhores Universidades Federais do país, também faz estágio em uma das mais importantes empresas de tecnologia especializada em recuperação tributária (Taxtech), o Grupo AG Capital.

Além de curtirem Floripa, a família deu uma esticada a charmosas cidades de colonização alemã, como Blumeau e Pomerode, além do badalado Balneário de Camboriú.

Família reunida no Mirante do Morro da Lagoa, em Florianópolis: Matheus e Fabrício ladeando os pais José Domingues Neto e Danielle Vieira, em recente visita à capital catarinense
Família reunida no Mirante do Morro da Lagoa, em Florianópolis: Matheus e Fabrício ladeando os pais José Domingues Neto e Danielle Vieira, em recente visita à capital catarinense

Comer em casa ficou bem salgado

O custo de comer em casa tem subido bem mais em comparação às refeições feitas fora do domicílio.

Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto e os dados da inflação oficial no acumulado do ano mostram uma significativa diferença.

A boa notícia é que, no mês passado, isoladamente, o quadro mudou.

Nos oito meses de 2022, o custo da alimentação no domicílio aumentou em torno de 15% na região metropolitana de São Luís, quase três vezes mais do que a variação do desembolso para comer fora de casa.

Comer em casa ficou bem salgado...2

A Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel) tem atribuído a situação às dificuldades dos estabelecimentos de repassar a elevação de suas despesas devido à queda da renda da população observada nos últimos meses.

No ano passado, a variação foi semelhante (6,6%). Mas, em 2020, com as maiores restrições à abertura dos restaurantes, a diferença também foi grande (17,48%, contra 6,86%).

o acumulado de janeiro de 2020 a agosto de 2022, comer em casa ficou quase 50% mais salgado. A elevação é mais do que o dobro das refeições fora do domicílio (21%).

No mês passado, no entanto, houve um pequeno alívio, com uma deflação de 1,1% para se alimentar na própria residência, ante alta de 0,83% nos estabelecimentos.

Para escrever na pedra:

“Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar com você”. Da poeta Cynthia Kersey.

TRIVIAL VARIADO

Abertas as inscrições para os cursos de graduação em Administração e Logística na Faculdade de Negócios Faene. A instituição também está com matrículas abertas para novas turmas dos cursos de MBA, cujas aulas serão iniciadas no dia 29 de setembro, com a primeira aula ministrada pela professora doutora Valeska Trinta.

O título de basílica é reconhecimento do Vaticano a igrejas que atendem a critérios como alta veneração de fiéis, importância histórica e beleza artística e arquitetônica. Até onde se sabe, o Santuário de São José de Ribamar ainda não é basílica.

Rose e Eli Medeiros comandaram uma das mesas mais animadas do jantar de ontem no restaurante italiano Mamma, no Calhau. Com eles, Vanuza e Benjamin Franklin Alves que ouviram o casal contar maravilhas da recente temporada que passaram na Europa.

 

 

 

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.