Pergentino Holanda

As traquinagens de Chatô

Mais: Barrica na Catalunha

PH

Assis Chateaubriand ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras
Assis Chateaubriand ao tomar posse na Academia Brasileira de Letras

Assis Chateaubriand foi, por décadas, o mais poderoso empresário da área da comunicação do país. A deliciosa biografia Chatô - O Rei do Brasil, de Fernando Morais, é repleta de passagens hilárias sobre o jornalista. Algumas delas ocorreram em torno da coroação de Elizabeth II.

Chatô, à época também senador, foi um dos enviados do governo brasileiro à cerimônia, em Londres, marcada para o dia 2 de junho de 1953. Mas ele estava com uma infecção na próstata e, por isso, era obrigado a urinar a cada meia hora. Seu médico desaconselhou a ida à cerimônia, prevista para durar cinco horas.

O empresário, no entanto, encontrou uma solução, conta Morais, no livro. Vestiu sobre a casaca um grosso sobretudo, em que escondeu duas garrafas de refrigerante vazias. Durante toda a pomposa liturgia na Abadia de Westminster, a cada vez que ficava apertado conseguia se aliviar nos recipientes, sem que as demais pessoas ao redor percebessem. O som dos clarins e gaitas de foles ajudava a disfarçar a complexa operação, que também necessitava de extremo cuidado com a pontaria.

Ao fim, após ter de apelar ao subterfúgio por 10 vezes, encheu as duas garrafas, relata o escritor na obra lançada em 1994.

As traquinagens de Chatô...2

Na véspera, aprontou outra. Estendeu cinco faixas de pano atravessando ruas por onde passaria o cortejo real, no caminho entre o Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster. Tinham, em português, dizeres como “Santa Terezinha do Menino Jesus guarde a rainha” e “Nosso Senhor do Bonfim guarde a rainha”. Tudo documentado com fotos.

Mas teve mais. Antes da viagem, ainda no Brasil, Chatô decidiu dar um presente para a futura soberana do Reino Unido. Assim, achava que poderia entregar o regalo pessoalmente. Escolheu um conjunto de colar e brincos de águas-marinhas e brilhantes.

O custo das peças seria o equivalente a US$ 300 mil, em valores de 1994. Para pagar, encontrou uma saída bem ao seu estilo. Publicou, em um de seus jornais, a lista de oito empresários e políticos que dividiriam a conta.

Detalhe: todos só ficaram sabendo quando leram a notícia.

As traquinagens de Chatô...3

No pleito de outubro de 1954, Chateaubriand tentou a reeleição ao Senado pela Paraíba, com o apoio da coligação do PSD com o Partido Libertador (PL), disputando a vaga com outros quatro candidatos e sendo derrotado.

Deixou o Senado, então, ao final de seu mandato em janeiro de 1955, para logo em seguida repetir o processo pelo qual havia sido eleito em 1952: obteve a renúncia do senador maranhense Alexandre Bayma e de seu suplente Newton de Barros Belo e, aberta essa vaga no Senado, elegeu-se pelo Maranhão na legenda do PSD, sendo empossado em junho de 1955.

As traquinagens de Chatô...4

Com o suicídio de Vargas (24/8/1954), Chateaubriand apoiou o governo do vice-presidente João Café Filho, que se cercou de quadros da UDN. A justificativa dada a essa posição foi que “as forças democráticas não deveriam manter um clima divisionista”.

Nesse mesmo ano, em outubro, Chateaubriand foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, vindo a ocupar a cadeira número 37, que pertencera a Getúlio Vargas. Seu discurso de posse, conhecido pelo título de Aquarela do Brasil, traçou um retrato da personalidade do ex-presidente que salientava a sua esperteza, inteligência e percepção mas, ao mesmo tempo, caracterizava-o como portador de uma vocação autoritária incompatível com os regimes constitucionais.

As traquinagens de Chatô...5

Nas eleições presidenciais de outubro desse mesmo ano deu um discreto apoio a Juscelino Kubitschek, candidato da coligação PSD-PTB, que concorria com Juarez Távora, indicado pela UDN. Depois da vitória de Juscelino, quando surgiram articulações para impedir sua posse sob a alegação da inexistência de maioria absoluta, Chateaubriand opôs-se a elas, dando apoio ao movimento de 11 de novembro de 1955, liderado pelo general Henrique Teixeira Lott, que garantiu a posse do candidato eleito.

Chateaubriand renunciou a seu mandato de senador em 1957 para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Inglaterra, a convite de Juscelino Kubitschek. Após apresentar suas credenciais ao governo britânico em maio desse ano, declarou que não seria um embaixador de gabinete, mas que pretendia lutar pela abertura de novos mercados para as matérias primas tropicais.

Com esse objetivo participou, como chefe da delegação brasileira, da II Conferência Internacional do Açúcar, em 1958, em Genebra, na Suíça, e da XVII, XVIII e XIX sessões plenárias do Comitê Consultivo Internacional do Algodão, realizadas respectivamente em 1958, 1959 e 1960, em Londres, Washington e Cidade do México.

 

Flávio Medeiros faz curso tendo Nizan Guanaes como colega na Harvard Business School, nos Estados Unidos
Flávio Medeiros faz curso tendo Nizan Guanaes como colega na Harvard Business School, nos Estados Unidos

Os Medeiros fazem curso em Harvard

Empresários de sucesso no Maranhão, Flávio Medeiros e sua irmã Rosely Medeiros Garcia, estão nos Estados Unidos participando do Owner/President Management (OPM), na Harvard Business School.

Cientes de que à medida que os empresários e empreendedores se preparam para levar suas empresas ao próximo nível em uma arena global altamente competitiva, eles devem estar totalmente equipados para dominar uma série de habilidades – desde o desenvolvimento de estratégias até o gerenciamento financeiro, a formação de equipes e a negociação.

O Owner/President Management (OPM) fornece um ambiente transformador e de apoio, onde eles podem se afastar das operações diárias e aprender como se tornar um líder mais eficaz, agregar maior valor às partes interessadas e garantir mais sucesso para si e suas empresas.

Do mesmo curso também participa o famoso publicitário brasileiro Nizan Guanaes, que influencia algumas das pessoas mais poderosas do Brasil. Ele atua como estrategista de um seleto grupo de empresas do país, entre as quais Itaú, Marfrig, Ânima, Suzano, Magalu e JHSF. 

 DE RELANCE

Show espetacular na “Tela Quente”

Quem, na noite passada, deixou para dormir depois da Tela Quente, na TV Mirante, que exibiu o musical O Rei do Show, de Michael Gracey, bateu palmas para a brilhante atuação do ator Hugh Jackman.

No longa-metragem de 2017, o ator australiano vive P. T. Barnum, um personagem real da história norte-americana conhecido como o Príncipe das Falcatruas, por sempre tentar ludibriar seu público.

Em suas tentativas de angariar fama e fortuna, ele fundou diversos empreendimentos, como um museu de curiosidades e um circo, no qual inventou o Maior Espetáculo da Terra, em cartaz até hoje no Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus.

Show espetacular na “Tela Quente”...2

Filme com fotografia linda, cenário e figurino esplêndidos! Roteiro incrível, o O Rei do Show, durante pouco mais de duas horas, se presta ao papel de um espetacular musical, por isso que talvez algumas pessoas esperando assistir uma biografia ou um drama sintam que algo possa ter faltado, mas ao meu ver não, tudo foi minuciosamente calculado para a estrutura que se pretendia assumir.

A música/performances são emocionantes, profundas e possuem uma mensagem, uma moral de igualdade entre todos os seres humanos, independente de classe social ou etnia.

Os atores são magníficos, apaixonados por cada momento, por cada cena. Hugh Jackman, voz belíssima, mostrou que pode ir bem mais além do anti-herói mutante... Merece todo o respeito por ter se emocionado tantas vezes durante as filmagens dessa grande obra!

Wine Celebration

O time de chefs de cozinha que abrilhantarão o Wine Celebration revela o alto nível gastronômico do evento assinado pela AMZ Company. A edição 2022 acontecerá no dia 7 de outubro, às 21h, no Palazzo Eventos (Araçagi), em regime all inclusive.

Um deles é Rafael Bruno, pesquisador da cozinha de raiz maranhense e vencedor do Prêmio Dolmã 2022 como o melhor da região Nordeste.

Além disso, Rafael foi eleito quatro vezes “Melhor PF do Brasil. Ele é formado pela Le Cordon Bleu e graduado em Tecnologia em Gastronomia.

Wine Celebration...2

Rafael Bruno é especialista em Docência do Ensino Superior, pós-graduado em Gastronomia e Cozinha Autoral e mestre em Educação. No ano passado, ele foi eleito pela ABBTur Melhor Chef do Turismo no Brasil com o projeto “Expedição Virtual: conhecendo o Brasil na quarentena”.

Ele participou do best-seller “Culinária Brasileira, muito prazer”, da renomada escritora Roberta Malta Saldanha. E atua na gastronomia social com os projetos “Rede Mulheres do Maranhão” e “Elas Empreendedoras”. Foi curador e apresentador da Mostra Gastronômica no Festival Cultural do Brasil, em Viena, na Áustria.

Wine Celebration...3

Ainda sobre Rafael Bruno: ele participou do documentário do projeto “Expedição Fartura”, representando o Maranhão, e ministrou aulas sobre culinária maranhense no Festival Fartura nas cidades de São Paulo, Belém e Fortaleza.

Sua trajetória começou em 2005, como Chef do restaurante Ponto X, com três unidades no município de Pedreiras (MA). Em 2018, recebeu o título de Embaixador da Gastronomia do Maranhão. Este ano, recebeu outro título: o de Embaixador da Gastronomia do Nordeste.

 

O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide, participaram de toda a programação alusiva ao aniversário de 410 anos de São Luís na Praça Maria Aragão, encerrada no domingo, 11
O prefeito Eduardo Braide e a primeira-dama, Graziela Braide, participaram de toda a programação alusiva ao aniversário de 410 anos de São Luís na Praça Maria Aragão, encerrada no domingo, 11

Festa na Praça Maria Aragão

Depois de seis dias ininterruptos de festa, a Prefeitura de São Luís encerrou, no domingo (11), a programação especial em homenagem ao aniversário de 410 anos da capital maranhense presenteando o público com shows de artistas da música católica.

O prefeito Eduardo Braide se fez presente em todas as noites, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

A programação de encerramento teve início com o show de Gabriel Kzam, que canta desde os 9 anos de idade e soma três de carreira. Ele é conhecido no Maranhão e em outros estados do Brasil pela comunidade católica.

Festa na Praça Maria Aragão...2

Depois, foi a vez do músico e psicólogo Diego Fernandes, que desenvolve um forte trabalho em seu perfil no Instagram de resgate e diálogo com o público por meio de postagens com dicas de atividades para evitar ou controlar crises, dados sobre doenças psicológicas e muito mais.

A última atração foi a cantora Adriana Arydes, conhecida por seu carisma e simpatia. Ela tem se destacado, principalmente, nos canais digitais, atingindo milhares de pessoas de diferentes partes do mundo no ambiente on-line. Seu perfil no Instagram tem mais de meio milhão de seguidores.

Barrica na Catalunha

A Companhia Barrica fez bonito nas Jornadas Internacionais Folclóricas da Catalunha, em sua quinquagésima edição, de 2 a 10 de setembro.

Além de participar do evento, o grupo de artistas contemplou a população da Catalunha com apresentações pelas ruas, chamando a atenção dos espanhóis.

O grupo maranhense levou um grupo formado por 30 integrantes, entre bailarinos, cantores e produção para várias apresentações em solo espanhol.

Os artistas representaram o Brasil a convite da Associació Per La Difusió Del Folklore e garantiram a participação no evento por intermédio da Federação de Festivais Internacionais de Dança, com sede no Rio Grande do Sul e dirigida pelo produtor cultural Régis Bastian.

Violência política

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou a criação de um núcleo de inteligência para combater a violência política nas eleições de outubro. De acordo com portaria publicada pelo tribunal, o núcleo será responsável pela coleta de dados e pelo processamento de informações de segurança pública durante o pleito.

O grupo será composto pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, três representantes do tribunal e três representantes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares.

A forma de atuação e demais medidas serão definidas na primeira reunião do núcleo, que ainda não foi marcada. A implantação do grupo foi definida em julho, após reunião de Moraes com os comandantes-gerais das polícias militares para discutir a segurança das eleições.

Floresta de Brasília

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o projeto de lei que reduz, em aproximadamente 40%, a área da Floresta Nacional de Brasília, maior unidade de conservação do Distrito Federal, que protege nascentes, além de uma variedade da fauna e flora do cerrado.

O texto da sanção foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e havia sido aprovado pelo Senado Federal no mês passado.

O objetivo da redução da unidade de conservação é permitir a regularização urbana de áreas de ocupação já consolidadas.

Gastos na campanha

Termina hoje o prazo para candidatos entregarem o relatório parcial de prestação de contas de campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório deve conter o registro ou a estimativa da movimentação financeira em dinheiro ocorrida desde o início da campanha, em 16 de agosto, até 8 de setembro.

Desde o início da campanha eleitoral todas as candidaturas são obrigadas a enviar relatórios financeiros, com os dados de arrecadação de campanha, a cada 72 horas à Justiça Eleitoral.

No sistema de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral, atualizado de hora em hora, já é possível, inclusive, consultar como estão sendo gastos os recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), por exemplo.

Para escrever na pedra:

“Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios”. De Nizan Guanaes, publicitário.

TRIVIAL VARIADO

Como cada joia contemporânea é uma obra de arte, Heliana Alencar e Larissa Gratão apresentam a sua nova coleção de joias com uma exposição na Cantaria Casa de Arte, no Calhau, hoje, a partir das 17h.

Com curadoria de Diógenes Moura, o Espaço de Arte Fátima Lima abre hoje, às 18h30, a exposição de fotografias de Márcio Vasconcelos, “Visões de um poema sujo”, inspiradas no poema emblemático de Ferreira Gullar.

Ainda no roteiro de artes: será aberta nesta terça-feira, no Espaço Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, a exposição Cores e Sonhos, do artista plástico Robson Miguez, que ficará aberta à visitação até o dia 17 de outubro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.