Cultura

São Luís realiza o primeiro Festival da Farinha a partir desta sexta-feira (19)

O festival ocorre de 19 a 21 de agosto, das 16h às 20h na comunidade Coquilho 1, na Praça Vitória da Conquista.

Na Mira, com informações SECOM

Atualizada em 18/08/2022 às 10h15
São Luís realiza o primeiro Festival da Farinha a partir desta sexta-feira (19)
São Luís realiza o primeiro Festival da Farinha a partir desta sexta-feira (19) (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com a intenção de manter a tradição, estimular a produção e valorizar as atividades agrícolas das famílias da Zona Rural de São Luís, com foco na mandiocultura, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizará o Primeiro Festival da Farinha de São Luís, de 19 a 31 de agosto.

O festival ocorre de 19 a 21 de agosto, na comunidade Coquilho 1, na Praça Vitória da Conquista, das 16h às 20h. Na ocasião, 20 comunidades vão expor produtos como farinhas d'água e seca e derivados da mandiocultura em 20 barracas instaladas na praça. Cada uma das comunidades apresentará, durante os três dias, quatro produtos locais derivados da mandiocultura. Na ocasião acontecerá o concurso onde será escolhida a melhor farinha natural.

Do dia 21 até o dia 31 de agosto, o festival vai ocupar 10 mercados municipais de São Luís: Central, Tulhas, Liberdade, Bairro de Fátima, Macaúba, Monte Castelo, Anil, Cohab, João Paulo e Vila Palmeira. Esta etapa do festival contará com a participação dos chefs de cozinha Rafael Bruno, Dolores Manzarra e Thanara Leão, que estão acompanhando todo processo do evento, desde visitas às comunidades até a orientação técnica aos produtores. Os chefs vão realizar aulas shows e fazer receitas especiais com os donos de restaurantes, sempre às 10h.

“Durante o festival, um profissional farinheiro irá classificar a farinha produzida nos polos de mandiocultura de São Luís, a classificação possibilitará o registro da farinha, aplicação do selo SIM e assim a expansão de sua comercialização”, pontuou o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

Capacitação

A Semapa firmou uma série de parcerias para o festival, com intuito de capacitar os produtores, a exemplo da Embrapa que realizará o curso “Boas práticas de manejo de mandiocultura”, dia 11 de agosto, na Agroindústria de Farinha, na vila Conceição, no Coquilho 1.

A previsão é de que aproximadamente 100 produtores de farinha das 20 comunidades participem do Festival da Farinha. A produção de farinha de mandioca e seus derivados é a base econômica de algumas famílias que moram nas comunidades da Zona Rural de São Luís. 

Os polos de mandiocultura de São Luís produziram, no ano de 2021, cerca de 520 toneladas de mandioca. Este ano, a previsão é de que a produção chegue a 600 toneladas. O festival é importante para promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas, oportunizando também a venda dos produtos fabricados pelas comunidades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.