Dança

Festival Dança em Trânsito começa nesta sexta-feira (12) em São Luís

Este ano o festival comemora 20 anos com edição especial que passará também por Itapecuru-Mirim e Santo Amaro.

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 12/08/2022 às 15h03
Toda a programação é gratuita.
Toda a programação é gratuita. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Esta sexta-feira (12) será a primeira noite do Festival Dança em Trânsito em São Luís. Pela segunda vez no Maranhão, o festival, que este ano celebra 20 anos de existência, apresentará sete espetáculos de companhias nacionais e internacionais em uma programação totalmente gratuita.

No primeiro dia de apresentações a programação será iniciada às 18h30, na Praça Nauro Machado (Praia Grande), com o espetáculo Ekesa-Sanko, da Cia Corpus Entre Mundos, de Brasília. Em cena, o bailarino e coreógrafo angolano Dilo Paulo conta a história de um herói que esqueceu o seu passado e começa uma jornada para não se perder de si mesmo. Em seguida, no Centro Cultural Vale Maranhão, a partir das 19h30, serão apresentados os espetáculos Adapta-bilidade, da Nimo Cia de Dança, do Rio de Janeiro e Portugal, e Blue Monday, com os bailarinos Hector Plaza e Agnes Sales, de Barcelona (Espanha).

O espetáculo Adapta-bilidade faz um chamado ao público: “Livre-se da visão de mundo que a sociedade lhe impõe, veja! Observe! Reconheça e valorize as pessoas pela maneira com que elas tratam as outras pessoas e não pelo seu cargo, cor e gênero”, declara o diretor Gleidson Vigne. Ele destaca que a habilidade em se adaptar nos dias atuais é fundamental e isso não é diferente na dança, um corpo hábil é aquele que consegue se adaptar às diferentes qualidades e maneiras de cada criador.

Em Blue Monday, o enredo busca olhar para as relações humanas, para como os seres humanos precisam e dependem delas. Intimidade, simbiose, dependência e transformação são algumas palavras que definem o espetáculo.

No sábado (13) serão apresentados os espetáculos Lo que los árboles no cuentam (O que as árvores não contam), de Kiko López e Hector Plaza (Barcelona, Espanha), às 18h30, na Praça Nauro Machado. Uma peça de rua que começa em um daqueles momentos em que você pensa e se … "É interessante ver as árvores como se fossem pessoas e as pessoas como se fossem árvores. Através da dança, olhamos as árvores e a natureza e nos comparamos a elas como indivíduos, refletindo sobre as semelhanças que temos como seres vivos", explicam os coreógrafos.

A partir das 19h30, a programação será apresentada no Centro Cultural Vale Maranhão com os espetáculos Estético Sético, de Anyel Aram, do Rio de Janeiro, criada através de cinco movimentos-base da vida do intérprete visando encontrar caminhos múltiplos dentro da estética urbana; e Pipoca, de Marcio Cunha (Lumiar/RJ), performance que evoca três aspectos  que se cruzam em uma cena/encruzilhada: a infância do artista; Omolú, entidade do candomblé; e o mestre de capoeira, apelidado de Pipoca, do Grupo Capoeira da Senzala, seu pai.

Encerrando a programação do Dança em Trânsito no Maranhão, será apresentado o espetáculo Café não é só uma xícara, do Grupo Tápias – companhia franco-brasileira associada ao Espaço Tápias –, no dia 16 de agosto, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo. Com coreografia e direção artística de Flávia Tápias, o trabalho coloca em cena sentimentos e sensações associados à pesquisa realizada sobre o café, uma bebida tão presente na vida dos brasileiros, que evoca tradições, crenças, espiritualidade.

Toda a programação é gratuita. Nos dias 12 e 13 não é necessário fazer retirada de ingressos, apenas para o dia 16. A retirada de ingresso virtual poderá ser feita no link https://bit.ly/3oQVgi1.

Itapecuru-Mirim e Santo Amaro

Esse ano, pela primeira vez, outros municípios além de São Luís serão contemplados pelo Festival Dança em Trânsito. Em Itapecuru-Mirim, a apresentação de espetáculos será realizada no domingo, dia 14, a partir das 19h30, na Escola Rafaela / Elvira Pires, no Quilombo Santa Rosa dos Pretos.

Na programação, os espetáculos Estético Sético, Blue Monday, Ekesa-Sanko e a apresentação do resultado da residência artística com moradores da comunidade, que será realizada nos dias 13 e 14 com o bailarino e coreógrafo Dilo Paulo, da Cia Corpus Entre Mundos.

Em Santo Amaro, as apresentações acontecem na segunda-feira, dia 15, a partir das 19h30, na Praça Nossa Senhora da Conceição, com programação similar à de Itapecuru. Apenas um espetáculo será apresentado com exclusividade em Santo Amaro, Solo, uma coreografia de Rami Levi (Israel), criada especialmente para a intérprete Flávia Tápias, inspirado em movimentos de animais. No município também será realizada a apresentação do resultado da residência criativa que será realizada por Flávia Tápias com crianças e adolescentes nos dias 14 e 15 de agosto.

Sobre o Festival

O Dança em Trânsito é um dos mais longevos festivais de dança contemporânea do Brasil e este ano completa 20 anos com uma edição comemorativa.

festival é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, com realização e produção do Espaço Tápias, por meio da direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias. Desde 2002 acumula números superlativos, com cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas. Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades e, pela primeira vez, esteve em São Luís.

 A 20ª edição do Dança em Trânsito será realizada até o dia 23 de outubro, ocupando palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades, com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas. Ao todo, 41 companhias do Brasil, Espanha, Eslovênia, França, Itália, Suíça e Coreia do Sul participam do evento.

Esse ano o festival vai a Paris (França) no período de 14 a 18 de setembro e promove a inédita Vitrine Brasileira de Dança Contemporânea, para representantes de diversos países assistirem aos espetáculos brasileiros convidados.

A programação completa está disponível no site www.dancaemtransito.com.br  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.