(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Antonio Carlos Lima na festa da AML

Mais: Eleição presidencial e debates

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O jornalista e escritor Antonio Carlos Lima ao lado do seu irmão, Félix Alberto Lima, ambos pertencentes aos quadros da AML
O jornalista e escritor Antonio Carlos Lima ao lado do seu irmão, Félix Alberto Lima, ambos pertencentes aos quadros da AML

O jornalista e escritor Antonio Carlos Lima que, atualmente, está trabalhando em Foz do Iguaçu, prestando assessoria na multinacional Itaipu, circula esta semana em São Luís para rever a família (sua mãe, Cely Gomes Lima e sua irmã Eucélia, foram nocauteadas pelo vírus da Covid-19, mas devem receber alta ainda nesta semana) e os amigos.

Na agenda do premiado jornalista, a participação, ao lado do irmão, Felix Alberto Lima, da solenidade de aniversário dos 114 anos da Academia Maranhense de Letras, da qual são membros vitalícios.

A cerimônia terá como ponto alto a homenagem a algumas personalidades do campo das artes e da cultura com a entrega da Medalha Mérito Literário Graça Aranha.

Eleição presidencial e debates

Aguardados com expectativa por candidatos, militantes e eleitores que desejam assistir ao confronto direto entre os presidenciáveis, os debates entre os postulantes ao Palácio do Planalto na eleição de 2022 já estão agendados.

Até o momento, seis datas estão reservadas para encontros entre presidenciáveis, mas o número pode mudar até o final da campanha, que começa oficialmente na próxima semana.

Diante da incerteza sobre a participação, em todos os embates, do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líderes nas pesquisas de intenção de voto, os veículos de imprensa optaram pela organização em pools com transmissão simultânea.

Eleição presidencial e debates...2

O formato, que já foi adotado na eleição de 1989, representa uma inovação na comparação com pleitos mais recentes, nos quais cada um dos principais canais de televisão costumava promover seu encontro de presidenciáveis de forma autônoma.

Até o momento, há quatro blocos formados entre os veículos para a realização de debates.

Além desses, estão marcados uma edição na TV Aparecida e o tradicional encontro final na TV Globo, que deve ocorrer três dias antes do primeiro turno.

Como nascem os partidos

Para criar um partido no Brasil, é preciso, entre outras formalidades, comprovar a assinatura de mais de 492 mil eleitores em, pelo menos, nove unidades da federação.

As assinaturas têm de ser colhidas no intervalo de dois anos a partir do registro do CNPJ.

Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além dos 32 partidos já registrados no país, há tentativas formais de criar outros 31.

A atriz e cantora Lucy Alves com a hostess do Casarão Colonial, Mirella Castelo Branco
A atriz e cantora Lucy Alves com a hostess do Casarão Colonial, Mirella Castelo Branco

Lucy Alves no Casarão Colonial

Quem pontificou no Casarão Colonial na noite do último domingo foi a atriz e cantora Lucy Alves, que está no Maranhão gravando “Travessia”, nova novela das 9 da noite da Rede Globo.

A artista roubou a cena quando adentrou o imóvel secular que é uma verdadeira festa no Centro Histórico de São Luís.

Lucy aproveitou a visita e subiu ao palco para cantar.

DE RELANCE

Colégio de Presidentes dos TREs

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Angela Salazar, foi eleita na sexta-feira, dia 5 de agosto, vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).

Também integram a nova comissão executiva os desembargadores Roberto Maynard Frank (Bahia) como presidente e José Paulo Calmon (Espírito Santo) como secretário.

A eleição foi realizada durante o 78ª Encontro do Colégio, que reuniu os presidentes da justiça eleitoral em Salvador.

Acompanharam a presidente Angela Salazar a juíza auxiliar da presidência, Rosângela Prazeres, o diretor-geral, Hebert Leite, e a coordenadora de Comunicação, Danielle Cavaignac.

78ª Encontro do Colégio

O encontro realizado no Hotel Wish, em Salvador, teve início na quinta, 4 de agosto, com reuniões setoriais de diretores-gerais e assessores de comunicação. Já no dia 5 de agosto contou com a presença do presidente do TSE, ministro Edson Fachin, que destacou a importância de articulação entre o TSE e os Regionais, pontuando questões essenciais ao pleito.

“A Justiça Eleitoral brasileira, a serviço de aproximadamente 156 milhões de eleitores, está preparada para realizar a organização logística do pleito e assegurar que a vontade popular se manifeste de modo livre e consciente, por meio do voto”, afirmou o ministro.

As discussões do Coptrel foram norteadas pelo enfrentamento à desinformação, estratégias relacionadas à pandemia e segurança nas eleições.

Antes, presidentes, diretores-gerais e assessores participaram na sede do TRE-BA do Seminário “Eleições Gerais 2022, Democracia e Transparência”.

A desembargadora Ângela Salazar (eleita vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais) entre o novo presidente, desembargador Roberto Maynard Frank (Bahia) e o novo secretário, desembargador José Paulo Calmon (Espírito Santo)
A desembargadora Ângela Salazar (eleita vice-presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais) entre o novo presidente, desembargador Roberto Maynard Frank (Bahia) e o novo secretário, desembargador José Paulo Calmon (Espírito Santo)

Encontro do Colégio de Corregedores

O 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais do país, que foi realizado nos dias 4 e 5 deste mês, em Maceió, capital de Alagoas, contou com a participação do desembargador José Luiz Almeida, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, o juiz auxiliar da Corregedoria, Ângelo Santos, o assessor-chefe da Corregedoria, Mário Lobão, e o coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral e Orientação, Magno Frazão.

Antes das discussões com os corregedores, servidores das Corregedorias Regionais Eleitorais debateram temas relacionados ao período eleitoral e às atividades comuns aos órgãos correcionais, quando foi apresentado painel de Business Intelligence (BI) que possibilitará o autogerenciamento das zonas eleitorais.

Já palestras sobre a participação feminina na política, rezoneamento e desinformação marcaram o segundo dia do evento, com destaque para este último tema que foi apresentado pelo servidor Vitor Monteiro, da Assessoria de Enfrentamento à Desinformação do TSE, que abordou os aspectos teóricos e práticos da desinformação antes, durante e depois do período eleitoral.

Partidos e sopa de letrinhas

O eleitor que se debruçar hoje sobre a sopa de letrinhas da política partidária brasileira perceberá mudanças expressivas desde as últimas eleições gerais, em 2018, tanto entre as siglas tradicionais quanto nas legendas menos expressivas.

De lá para cá, 11 partidos mudaram de nome, se fundiram, foram criados ou incorporados por outras legendas.

A mudança no cenário é tamanha que o partido atualmente detentor do maior tempo de propaganda de TV e da maior fatia dos recursos do fundo eleitoral sequer existia em 2018.

Trata-se do União Brasil (UB), criado no início de 2022, fruto da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL).

 Partidos e sopa de letrinhas...2

Outras quatro legendas trocaram de nome no período. Nessa lista está o Partido da República (PR) que, em 2019, mudou para Partido Liberal (PL). O seu filiado mais famoso é o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Também mudou de roupagem o Partido Republicano Brasileiro (PRB), com raízes na Igreja Universal do Reino de Deus. Passou a se chamar apenas Republicanos a partir de 2019.

Naquele mesmo ano, o Partido Popular Socialista (PPS) virou Cidadania. Outrora associado à centro-esquerda, aproximou-se da centro-direita e atualmente compõe uma federação partidária (aliança por quatro anos) com o PSDB.

O PTC fecha a lista daqueles que decidiram, recentemente, tirar a expressão "partido" de seus nomes. Em 2022, o Partido Trabalhista Cristão passou a se chamar Agir.

Partidos e sopa de letrinhas...3

Há também os casos de legendas nanicas que, sob o risco de desaparecerem, foram incorporadas por partidos com maior estrutura.

Nesse movimento, em 2019, o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) foi levado para dentro do Podemos, o Partido Republicano Progressista (PRP) foi absorvido pelo Patriota, e o Partido Pátria Livre (PPL) foi abarcado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

A legenda criada do zero, desde as eleições de 2018, é a Unidade Popular. Nascida, de acordo com o seu estatuto, com o “objetivo de apoiar a luta pelo socialismo”, a UP obteve registro em 2019 após cumprir as exigências legais.

O jornalista Antonio Carlos Lima foi visto ontem matando saudades dos quitutes do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, em mesa que tinha as presenças de João Marcelo Sá  e Benjamin Franklin Alves
O jornalista Antonio Carlos Lima foi visto ontem matando saudades dos quitutes do restaurante Cabana do Sol da Ponta do Farol, em mesa que tinha as presenças de João Marcelo Sá  e Benjamin Franklin Alves

Perigos do roubo de celular

Para especialistas, a falta de investimentos em segurança para os aplicativos e a morosidade no registro de ocorrências têm colaborado para o aumento do número de casos de roubo de celular, que já virou “porta de entrada” para invasão a contas e cartões.

Os criminosos perceberam que o telefone celular é uma “janela” para a vida digital das pessoas: os dispositivos não apenas carregam os aplicativos mais usados, como também são peça fundamental na linha para a confirmação de operações financeiras.

É pelo celular que o consumidor recebe mensagens SMS, e-mails e avisos de confirmação que costumam dar acesso a serviços e transações.

Perigos do roubo de celular...2

Segundo especialistas, a falta de investimentos em segurança para os aplicativos de celular e a morosidade no registro de ocorrências têm colaborado para o aumento do número de casos e até na organização de novas formas de golpe.

Especialistas dizem que apesar das atualizações feitas pelos bancos, as empresas estão sempre muito atrás do crime organizado. E afirmam que, na maioria dos casos, os investimentos em segurança dos bancos visam a proteger as aplicações do próprio banco, e não o dinheiro dos correntistas.

– O setor financeiro tem ferramentas para evitar esses casos, mas eles não têm foco nisso – garantem.

Perigos do roubo de celular...3

Já na avaliação de outro especialista, mesmo com uma divisão de responsabilidades e os cuidados por parte dos correntistas, as instituições precisam assumir o papel de protagonistas em segurança.

Os clientes podem colaborar com o processo de segurança, mas obviamente existe uma expectativa de investimentos em tecnologias que detectem e bloqueiem movimentações inesperadas.

A questão das fraudes tem de ser priorizada, segundo o especialista, com mais opções de atendimento relacionadas a perda e roubo, como já é comum nos call centers de cartão de crédito.

Para escrever na pedra:

“O pior analfabeto é o analfabeto político, pois ele não entende as nossas piadas”. De Bertolt Brecht.

TRIVIAL VARIADO

 O primeiro debate entre os presidenciáveis será promovido pelo pool formado entre as TVs Bandeirantes e Cultura, pelo UOL e pelo jornal Folha de S.Paulo. O debate começa às 21h.

Pela lei eleitoral, têm presença garantida nos debates promovidos por emissoras de rádio e televisão candidatos de partidos com ao menos cinco representantes no Congresso Nacional. Para os demais, o convite é facultativo.

A segunda metade de 2022 começou com 29% das famílias brasileiras com algum tipo de conta ou dívida atrasada. Esse é o maior percentual de inadimplência registrado desde 2010, quando a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) iniciou a apuração mensal, realizada pela CNC.

Também o endividamento das famílias brasileiras chegou a 78% em julho, maior índice registrado nos últimos 12 anos. Houve aumento de 0,7 ponto porcentual (p.p.) na comparação com o mês anterior e de 6,6 p.p. em relação a julho do ano passado.

A alta dos indicadores de inadimplência, após queda nos meses de abril, maio e junho, indica que as medidas extraordinárias de suporte à renda, como os saques extras do FGTS e a antecipação do 13º salário aos beneficiários do INSS, aparentemente tiveram efeito momentâneo no pagamento de contas ou dívidas já atrasadas.

Hoje é dia de festejar a nova idade do empresário Humberto Mota, cearense há muitos anos radicado em São Luís. Tudo indica que vai ter uma régia comemoração.

 

 

 

 

 

 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.