(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Grupo Canopus lançou o Village Garden

Mais: João de Deus expõe no Fórum de São Luís

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O Grupo Canopus lançou ontem o seu primeiro empreendimento com Giardino
O Grupo Canopus lançou ontem o seu primeiro empreendimento com Giardino

Há mais de 44 anos atuando no mercado, fomentando a economia, urbanização e gerando milhares de empregos na Região Nordeste, o Grupo Canopus tem mais de 23 canteiros de obras no Maranhão, Ceará e Piauí, sendo 8 mil unidades construídas simultaneamente e com mais de 3 mil funcionários.

A parceria do Grupo com a Caixa Econômica continua para que o cliente tenha as melhores taxas e juros do mercado.

Ontem, a Canopus lançou o seu primeiro empreendimento com Giardino. A construtora inovou e trouxe para o mercado um segmento único de condomínios, apostando no conforto e praticidade, para quem sempre sonhou em ter o seu próprio apartamento.

O Village Garden será o seu primeiro condomínio clube com Giardino, construído na região que mais cresce na cidade, totalizando um VGV de mais R$ 70 milhões.

Localizado entre o Turu e o Araçagi, o condomínio está próximo de centros comerciais, supermercados, unidades de saúde, escolas, restaurantes e posto de gasolina, proporcionando sem sombra de dúvida o conforto que todos procuram ao comprar um apartamento.

Intenção de consumo avança

O destaque do levantamento ficou por conta do indicador Renda Atual, que apresentou o aumento mensal mais relevante da ICF, de 2,4%, e o segundo maior anual, de 23,5%.

O presidente da CNC, José Roberto Tadros, avalia que o resultado foi impulsionado especialmente pelas famílias que ganham até dez salários mínimos, grupo que apresentou avanço de 2,6% nesse índice.

O indicador Nível de Consumo Atual apresentou o segundo maior crescimento mensal, de 2,1%, um avanço mais significativo do que o 1,2% registrado no mês anterior.

Já esse incremento, segundo a análise, foi puxado pelas famílias com ganhos acima de dez salários mínimos, que, devido ao fato de possuírem mais recursos para compras não essenciais, contaram com um avanço de 2,9%.

Por outro lado, o menor crescimento do mês ficou por conta do índice Perspectiva de Consumo, que avançou apenas 0,2% em relação a junho.

João de Deus expõe no Fórum de São Luís

Foi aberta na última terça-feira, na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau, a exposição “Semblantes e Paisagens”, do artista plástico João de Deus Vieira Barros.

São 27 obras em que ele usa as técnicas, acrílico sobre tela e madeira, e mista, com pinturas que retratam semblantes e faces inspiradas em pessoas reais ou imaginárias, paisagens e cenários oníricos, animais e bumba meu boi.

A exposição, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, fica em cartaz até o dia 31 de agosto.

Para o acesso ao local é exigida a apresentação do comprovante de vacinação contra o coronavírus (Covid-19).

Quem é João de Deus

João de Deus Vieira Barros é natural de São José de Ribamar-MA, iniciou na pintura em 1995 aos 38 anos, é professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Ainda no campo das artes, o artista é autor e organizador de oito livros de poesia e literatura. Já expôs suas obras na Galeria da Imprensa Oficial do Estado, na cidade de São Paulo, no Palacete Gentil Braga (UFMA), nas Galerias do Centro Cultural do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e da Procuradoria Geral do Estado, Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e na Secretaria de Turismo de São Luís.

Bacharel e licenciado em Letras, mestre e doutor em Educação, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), João de Deus também foi vencedor das Mostras de Arte Efêmera da UFMA por dois anos consecutivos, com as obras “O Banquete Imaginário” e a “Feira Imaginária”.

Ricardo Ataíde e José Antonio Heluy acertam detalhes para a participação do Governo do Estado na 62ª Expoema
Ricardo Ataíde e José Antonio Heluy acertam detalhes para a participação do Governo do Estado na 62ª Expoema

A 62ª Expoema vem aí!

Após 2 anos sem ser realizada por causa da pandemia, a Exposição Agropecuária do Maranhão foi retomada e acontecerá de 4 a 11 de setembro no tradicional Parque Independência, em São Luís.

José Antônio Heluy, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, recebeu esta semana na Sagrima o presidente da Associação dos Criadores do Maranhão, Ricardo Ataide, para mais uma reunião de alinhamento sobre a participação do Governo do Maranhão no tradicional evento do setor agropecuário.

DE RELANCE

Mais 300 novos policiais

Repercutiu de forma positiva a decisão do Governo do Estado da convocação de 300 novos policiais para ampliar o quadro das Forças de Segurança do Maranhão.

O governador Carlos Brandão disse a alguns interlocutores esta semana que o anúncio será feito assim que forem finalizados todos os ajustes necessários.

Duarte Jr destacou ainda a importância da convocação dos novos 300 policiais. “Isso é mais emprego e segurança para a população do nosso estado”, afirmou.

O deputado estadual Duarte Jr, que revelou em suas redes sociais a conversa que teve com o Chefe do Executivo estadual, disse que a expectativa é que o governador Carlos Brandão faça o anúncio oficial ainda este mês após serem cumpridos todos os trâmites burocráticos necessários para a convocação dos novos servidores para o quadro de segurança estadual.

Governadores e polícia

A Câmara dos Deputados discute uma proposta que retira dos governadores poder e controle sobre as polícias militares (PMs).

Diante de reações negativas até mesmo de comandantes de PMs, a Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado da Câmara adiou na terça-feira, 2, a votação do projeto de lei que retira poder e controle de governadores sobre a Polícia Militar e institui a lista tríplice como forma de escolha dos comandantes-gerais, confere a eles um mandato de dois anos e dá autonomia orçamentária às PMs.

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro e ministros receberam no Palácio da Alvorada parlamentares da Comissão de Segurança Pública e entidades representativas de policiais, que defenderam a aprovação de uma nova lei orgânica para as polícias.

Governadores e polícia...2

O governo federal acompanhou todos os passos da preparação do projeto, elaborado em consulta às associações, e fez sugestões, via Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Originalmente, a limitação ao poder dos governadores havia sido incluída no projeto de lei orgânica das PMs. Uma ideia semelhante foi criada para nomeação dos delegados-gerais de Polícia Civil, que discutiam sua organização à parte. Nenhuma das duas leis orgânicas, no entanto, avançou a ponto de ser votada na Câmara.

Houve forte reação de governadores descontentes, depois que foi revelado o teor dos projetos em gestação, em janeiro do ano passado. Ao longo de meses de debates, os parlamentares responsáveis pela elaboração da proposta recuaram e aceitaram retirar a lista tríplice e o mandato dos comandantes do escopo da lei orgânica. Não havia consenso nem sequer entre os atuais comandantes-gerais, que foram consultados por meio de um conselho nacional.

Governadores e polícia...3

Agora, deputados da chamada “bancada da bala” decidiram retomar o assunto e acelerar a tramitação da proposta durante o esforço concentrado pré-eleitoral.

A meta é colocar em discussão e votação o projeto para instituir a lista tríplice como forma de escolha dos comandantes.

A última versão ainda garante aos comandantes a prerrogativa de “elaborar a proposta orçamentária” das corporações.

Intenção de consumo avança

Apesar da desaceleração da maioria dos indicadores do ICF em julho, percepção positiva do mercado de trabalho segue em crescimento.

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) seguiu avançando em julho. Com alta de 1,2%, o índice apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alcançou 80,7 pontos, superando mais uma vez os resultados do mesmo mês nos dois anos anteriores, durante o auge da pandemia de Covid-19.

Todos os indicadores da pesquisa apresentaram aumento. Contudo, a maioria registrou desaceleração em relação a junho.

Sucesso como principal entrevistador da TV Mirante, o jornalista Clóvis Cabalau circulou ontem na Redação acompanhado da esposa Dini e da linda filha Sofia
Sucesso como principal entrevistador da TV Mirante, o jornalista Clóvis Cabalau circulou ontem na Redação acompanhado da esposa Dini e da linda filha Sofia

Encontro de Colégios na Bahia e em Maceió

Os TREs da Bahia e de Alagoas sediam nesta quinta e sexta, o 78º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e o 49º Encontro do Colégio de Corregedores Eleitorais, eventos que reúnem presidentes, corregedores, diretores-gerais e assessores de comunicação dos Regionais de todo o país para debater assuntos relacionados à preparação das eleições gerais marcadas para 2 de outubro (1º turno).

Do Maranhão, no Encontro de Presidentes (que acontece em Salvador), participam a desembargadora Angela Salazar (presidente), o diretor-geral Hebert Leite e a coordenadora de Comunicação, Danielle Cavaignac.

Na programação do COPTREL estão previstas reuniões de diretores-gerais e assessores de comunicação e ainda seminário para apresentação de temas relacionados ao pleito, processo democrático e transparência, com debates durante a tarde do dia 5.

Encontro de Colégios...2

Já em Maceió, da Justiça Eleitoral maranhense participam o corregedor, desembargador José Luiz Almeida, o assessor-chefe da Corregedoria, Mário Lobão, e o coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral e Orientação, Magno Frazão.

Juntos eles discutem a recriação de zonas eleitorais, a participação da mulher na política e a atuação da Justiça Eleitoral no combate à desinformação, assim como assistem ao painel de Business Intelligence, à apresentação do projeto “Sistemas – Pendências” da Corregedoria do Paraná que possibilita o autogerenciamento das zonas eleitorais.

Presença em São Luís, na semana passada, o Médico Infectologista Dr. Celso Granato, Diretor Clínico do Grupo Fleury, foi muito aplaudido em palestra promovida pelo Grupo DOM
Presença em São Luís, na semana passada, o Médico Infectologista Dr. Celso Granato, Diretor Clínico do Grupo Fleury, foi muito aplaudido em palestra promovida pelo Grupo DOM

Cessão de terreno

Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão reuniram-se com o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, para tratar da proposta de cessão de terreno para instalação da Promotoria de Justiça Distrital da Cidade Operária.

Os promotores de justiça José Márcio Maia Alves e Joaquim Ribeiro de Souza Júnior participaram da reunião acompanhados pelos servidores Júlio César Guimarães, Luiz Alberto Heluy Rodrigues, Alberto Filho e Gilberto Mouchereck.

A proposta é que, após aprovação da cessão, a equipe do MPMA desenvolva projeto arquitetônico de acordo com as especificidades do espaço e a necessidade de garantir o acesso da comunidade por dentro do campus e também pelo lado externo.

Combate à desinformação

As iniciativas de enfrentamento da desinformação integram uma série de iniciativas que marcaram a gestão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

O combate à propagação de notícias falsas, que reúne esforços conjuntos de diversas instituições e atores sociais comprometidos com a promoção da democracia, transformou-se em um dos pilares de atuação da Justiça Eleitoral também este ano.

No início da gestão, foi criada a Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (Frente), formada por mais de dois mil servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral engajados na execução de ações contra a disseminação da desinformação.

Essa iniciativa tem como finalidade promover ações e eventos para defender e reforçar a credibilidade da Justiça Eleitoral perante a sociedade brasileira.

‘Flores que Falam’

“Abuso Sexual” – esse será o assunto abordado na manhã deste sábado, às 9h, no Colégio Barjonas Lobão, localizado no Cohatrac, em mais um encontro do Coletivo 'Flores que Falam', grupo que discute temas voltados ao universo feminino.

Esse tema é recorrente, principalmente entre as mulheres, principal objetivo do grupo. Palestras, discussões e entretenimento serão oferecidos a todos que se fizerem presente.

'Flores que Falam" foi criado em 2019 com o objetivo de discutir e alertar sobre temas que rodeiam as mulheres. Até por isso, o grupo é coordenado por psicólogas e as reuniões são voltadas para este público.

O tema 'Abuso Sexual' foi escolhido devido ao crescimento e recorrência dessa prática no Brasil e no mundo.

Consumo de papel

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, desembargador Carvalho Neto, estabeleceu um limite anual de consumo de papel A4 e de copos descartáveis no âmbito do TRT-16 durante todo o exercício de 2022. O objetivo é estimular a promoção da sustentabilidade.

A decisão consta de uma Portaria do Gabinete da Presidência. O limite estabelecido é de 60% do quantitativo de consumo apurado em 2019 e valerá para todas as unidades que compõem a jurisdição da Justiça do Trabalho no Maranhão, incluindo gabinetes, varas trabalhistas, além de unidades judiciárias e administrativas. As unidades deverão manter estoque mínimo, evitando acumular materiais de consumo.

A Portaria também determina que os limites sejam reavaliados anualmente, conforme os resultados obtidos nos balanços socioambientais, até o atingimento do parâmetro ideal, e que as variáveis adotadas para o cálculo sejam atualizadas, com vistas a manter a proporcionalidade do consumo.

Para escrever na pedra:

“A verdadeira viagem da descoberta não consiste em sair à procura de novas paisagens, mas, sim, em possuir novos olhos”. De Marcel Proust.

TRIVIAL VARIADO

O jornalista Alexandre Garcia publicou ontem um comentário afirmando que não leva pesquisas a sério. “Elas já me enganaram. Se eu permitir que me enganem de novo, a culpa é minha” – pontuou.

O STF retoma hoje o julgamento da ação que pode beneficiar políticos enquadrados na Lei da Ficha Limpa. Ontem, a sessão teve início às 14h e foi interrompida pouco antes das 18h. Um dos principais pontos é a previsão de punição somente para agentes públicos que comprovadamente agiram com intenção de cometer irregularidades.

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, estará a partir de hoje, no Rio de Janeiro, onde acompanha de perto a equipe de alunos do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) em sua primeira participação em um torneio internacional de robótica.

Tem mais: além da competição, que reúne alunos de mais de 30 países, o líder empresarial pretende fazer articulações com as entidades do Sistema Indústria carioca, e aproximar da indústria maranhense as tecnologias utilizadas em setores como têxtil e vestuário. 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), acaba de lançar o Passaporte Industrial no Maranhão, uma solução para as empresas maranhenses diminuírem os custos e agilizar seus processos de contratação.

A apresentação da metodologia do Passaporte Industrial e seus diferenciais, ocorreu durante um café da manhã oferecido ontem na Casa da Indústria Albano Franco. 

Na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o Star+ estreia “Não Foi Minha Culpa”, apresentando 10 histórias de 10 mulheres vítimas de feminicídios violência contra a mulher, inspiradas em acontecimentos reais.

No assunto: tendo o Carnaval como ponto comum e elo temporário entre suas trajetórias, a tradicional festa brasileira, que representa a liberdade e a tolerância, serve de cenário para tramas que revelam as contradições da sociedade machista, racista e misógina do país.

O Hotel Blue Tree São Luís está inovando: só aceita pagamento com cartão de credito ou débito. Dinheiro em espécie, nem pensar. Um secretário de Estado que foi visto por lá, ontem, tomando o café da manhã, levou um susto. Ainda bem que tinha dinheiro e cartão de crédito/débito.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.