(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Noite animada no Cabana do Sol

Mais: 168 anos da ACM

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior com a esposa Camila, presenças das mais festejadas no restaurante Cabana do Sol
O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior com a esposa Camila, presenças das mais festejadas no restaurante Cabana do Sol

A última  segunda-feira registrou noite das mais concorridas no restaurante Cabana do Sol, da Ponta do Farol. Uma grande mesa em que predominava um grupo de mais de trinta jovens universitários comemorava a nova idade de Gabriel Rocha Cavalcante, acompanhado dos pais Luciana e Luiz Eduardo Cavalcante.

Em outra mesa, pontificavam em grande estilo, e com a simpatia e alegria de sempre, o ex-prefeito de São Luís e candidato a governador do Estado, Edivaldo Holanda Junior acompanhado da esposa Camila e um grupo de amigos.

O ex-Procurador Geral de Justiça, ex-Presidente da AMPEM e atual Promotor de Justiça titular da 40ª Promotoria especializada da Infância e Juventude de São Luís, Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, estava acompanhado da esposa Emanuele e dos filhos.

Também por lá, Soraia Fialho com o consultor Pádua Weber, Benjamin Franklin Alves, Emmanuel Márcio Barbosa (muito eufórico com o sucesso antecipado da Wine Celebration 2022, que acontece no dia 7 de outubro no Palazzo Eventos), e o DJ Sergio Balata (com a namorada Giovanna Oliveira), que após o sucesso dos sábados no mês de julho, a partir desta semana vai animar o happy hour das sextas-feiras no Cabana Praia.

O Repórter PH e o executivo empresarial Benjamin Franklin Alves com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior e Camila
O Repórter PH e o executivo empresarial Benjamin Franklin Alves com o ex-prefeito Edivaldo Holanda Junior e Camila

168 anos da ACM

O mês de agosto se inicia com muita expectativa na Associação Comercial do Maranhão (ACM) que, neste ano completa 168 anos.

Para comemorar o aniversário da entidade mais antiga do estado – a 5ª mais antiga do Brasil –, uma série de ações serão realizadas até o fim deste mês.

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a cada semana uma atividade diferente será promovida como forma de celebrar o aniversário em grande estilo.

Entre as novidades deste ano está a chegada de parceiros que apostaram no projeto ACM 168 anos – União, Superação e Novos Desafios e, assim deixarão um marco na história da entidade, como é o caso da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), Agência de Desenvolvimento de São Luís (Amdes) e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico de São Luís (Fumph).

Além da gestão municipal, também somam ao projeto entidades parceiras como o Sebrae Maranhão, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e o Sistema Fiema.

168 anos da ACM...2

A programação de aniversário da ACM começa nesta quarta-feira, com três momentos: “Lançamento do Selo Comemorativo São Luís 25 Anos de Patrimônio da Humanidade”, uma parceria com a Prefeitura de São Luís; “Assinatura do Termo de Cooperação para Requalificação da Fachada do Palácio do Comércio”, uma parceria com o programa Canteiro Escola, Sinduscon e Fiema e também a apresentação de “Resultados e Desafios do Programa Lideração Centro Histórico”, uma parceria com o Sebrae.

Já no dia 20 de agosto, a partir das 8h, será realizada a Feira ACM Negócios e Oportunidades, na Praça Benedito Leite. Até as 13h haverá exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas associadas da entidade e de negócios da economia criativa e colaborativa do Mobiliza SLZ.

Para encerrar a ação deste dia, no local, acontecerá o “Encontro de Cazumbás” uma ação cultural promovida pela Prefeitura de São Luís.

168 anos da ACM...3

Dia 24 de agosto, às 19h, em conjunto com as entidades empresariais, a ACM promove gratuitamente o painel “Pacto pelo desenvolvimento: a união das entidades pelo fortalecimento econômico do Maranhão”.

Consta da programação a palestra “Caminhos para o desenvolvimento econômico por meio da inovação” e ainda uma apresentação técnica com propostas das entidades empresariais para melhoria da economia maranhense.

A série de eventos de aniversário da ACM será encerrada no dia 31 de agosto com a Solenidade Magna de 168 anos de Fundação, em evento fechado para autoridades, associados, diretoria, Conselho Superior da Casa e convidados especiais.

Durante a solenidade, a ACM fará homenagem de honra ao Sebrae, pelos seus 50 anos de atividades, e também à empresa maranhense Farmácia Garrido, pelos 102 anos de atuação empresarial.

Com o Repórter PH na noite concorrida de segunda-feira no restaurante Cabana do Sol, o Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, acompanhado da esposa Emanuele e dos filhos
Com o Repórter PH na noite concorrida de segunda-feira no restaurante Cabana do Sol, o Dr. Luiz Gonzaga Martins Coelho, acompanhado da esposa Emanuele e dos filhos

Consciência na hora de estacionar

O exemplo vem do Rio Grande do Sul e poderia muito bem ser adotado entre nós.

Explico: na tentativa de conscientizar motoristas sobre o uso correto das vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência e idosos, foi lançada naquele estado uma campanha diferente. Quem deixa o carro no lugar errado recebe uma “multa moral”.

Não se trata de cobrar dinheiro, mas de “cobrar boas atitudes”. A ideia é alertar de forma educativa.

O cartão com a “multa” é deixado nos vidros dos veículos parados onde não devem. É uma forma de chamar a atenção para o uso inadequado do espaço.

Saneamento básico

Cerca de 6,2 milhões de empregos devem ser gerados diretamente pelos esforços para universalizar serviços de distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto no país, até 2033.

Os dados são da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Água e Esgoto (Abcon).

Diante disso, o SENAI tem oferecido cursos para capacitar profissionais que atuam na área.

Até maio deste ano, o SENAI ofereceu mais de 10 mil matrículas de cursos voltados ao atendimento do setor de saneamento básico.

O DJ Sergio Balata e Giovanna Oliveira
O DJ Sergio Balata e Giovanna Oliveira

DE RELANCE

Vem aí “Bebida Amarga”

Para entender o que aconteceu em 1º de abril de 1964, é preciso retroceder às eleições de 1960 e à polarização que tomou conta do país. E será pelo olhar de Fernando e Marcos, pai e filho, ambos jornalistas, mas que estão em lados políticos opostos.

Fernando na Tribuna da Imprensa, jornal de Carlos Lacerda, alinhado a um caminho liberal-conservador ligado à UDN. Marcos na Última Hora de Samuel Wainer, veículo mais alinhado à esquerda e porta-voz do trabalhismo do PTB.

Duas vidas que terão seus destinos modificados por suas visões e ambições, e que assistirão em primeira mão uma das maiores mudanças na política brasileira.

O novo livro de José Almeida Jr, vencedor do prêmio Sesc de Literatura e finalista do prêmio Jabuti, será lançado ainda este mês pela Faro Editorial com o título “Bebida Amarga”.

Vem aí “Bebida Amarga”...2

Reconhecido por seus romances históricos sobre momentos marcantes da história nacional, e depois de retratar uma versão ficcional da vida de Machado de Assis, Almeida trará em “Bebida Amarga” um retorno aos momentos que precederam o Golpe Militar de 1964, com uma perspectiva muito atual: a polarização do país entre a esquerda e a direita.

Em “Bebida Amarga”, acompanharemos os fatos que precederam o período de ditadura, narrados em primeira pessoa por Marcos e Fernando, pai e filho, que defendem ideais políticos opostos, em um dos períodos históricos mais marcantes da história política do Brasil.

Vem aí “Bebida Amarga”...3

Com capítulos alternados entre os narradores, a obra de 256 páginas permite ao leitor ter duas versões diferentes a respeito dos reflexos da política dos anos 1960 na vida das pessoas comuns.

Sem maniqueísmos e a partir de pontos de vista ideológicos distintos, “Bebida Amarga” resgata os reflexos de um dos períodos de maior polarização política da História do Brasil. Até agora.

Wine Celebration 2022...2

Confirmada a presença da experiente sommelière paulista Gabi Frizon na edição da Wine Celebration que será realizada no dia 7 de outubro, no Palazzo Eventos, com show de Daniel Boaventura.

Mais uma vez ela assinará a carta de vinhos da festança. Profissional habilitada pela ABS Brasil, com Advanced Certificate in Wines pela WSET, já foi eleita “Sommelière do Ano” pela revista Gosto.

Gabi atuou em empreendimentos luxuosos como os hotéis Tivoli Mofarrej e Palácio Tangará, no conceituado restaurante La Tambouille, em São Paulo, e no Emiliano do Rio de Janeiro.

Emmanuel Márcio Barbosa comanda com Alipio Moraes a edição 2022 da Wine Celebration
Emmanuel Márcio Barbosa comanda com Alipio Moraes a edição 2022 da Wine Celebration

São Luís e Tecnologia 5G

Na última sexta-feira, três capitais, Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), receberam a tecnologia 5G.

Brasília (DF) foi a primeira cidade do país a receber a quinta geração da internet móvel, e todas as capitais – incluindo São Luís – devem contar com a nova tecnologia até o dia 29 de setembro, de acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O prazo anterior era 31 de julho, mas foi alterado porque a faixa de 3,5 Ghz está passando por uma limpeza, a fim de evitar interferências no tráfego dos sinais de TV captados por antenas parabólicas.

Direito a consultas ilimitadas

Desde ontem, todos os usuários de planos de saúde com cobertura ambulatorial passaram a ter direito a consultas ilimitadas com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

A decisão é da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e foi anunciada em julho, passando a valer a partir de agora.

O país tem cerca de 49,6 milhões de clientes de convênios médicos.

Serão beneficiados os clientes de convênios médicos que têm qualquer doença ou condição de saúde listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como paralisia cerebral, síndrome de Down, esquizofrenia, entre outros.

Antes da decisão da ANS, o número de consultas mínimas cobertas pelos planos de saúde variava de acordo com a doença do paciente. Agora, o uso é ilimitado e para se consultar com estes profissionais bastando que as sessões de terapia sejam prescritas pelo médico que acompanha o usuário do plano.

Para escrever na pedra:

“Se eu disser que eu te amo, acredite. Não sou de brincar com sentimentos, sei o quanto dói”. De Caio Fernando Abreu.

TRIVIAL VARIADO

Até o fim do ano, a tendência é de crescimento nas despesas, porque a reposição salarial será sentida de forma mais ampla e há, historicamente, mais contas para quitar no período – como o 13º salário.

Secretários estaduais de fazenda dizem ainda que, quanto ao baque da redução no ICMS, o reflexo será sentido, principalmente, a partir de 2023 – embora já comece a surtir efeito antes disso.

Assim como no Dia das Mães, os consumidores voltaram a apontar almoço e jantar fora como presentes que pretendem comprar para o Dia dos Pais, o que não ocorreu no auge da pandemia. Roupas lideram a lista.

Tem mais: na sequência, perfumes ganharam espaço e calçados perderam. Pesquisadores observam que, apesar de ser ainda o principal fator apontado para escolher a loja e a marca do presente, o preço teve queda, mas condições de pagamento são importantes, ganhando espaço entre as respostas.

 

 

 

 

 

 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.