(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Os 102 anos de Dona Adelinha Sabóia

Mais: "Babaçu Love" é o novo filme de Cícero Filho

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Hoje é dia de festa no Rio de Janeiro. Na intimidade da família serão comemorados os bem-vividos 102 anos de Dona Adelinha Sabóia de Azevedo
Hoje é dia de festa no Rio de Janeiro. Na intimidade da família serão comemorados os bem-vividos 102 anos de Dona Adelinha Sabóia de Azevedo

Ocupação em hotéis

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis divulgados pelo Ministério do Turismo indicam que o Maranhão terá a terceira menor taxa de ocupação da rede hoteleira nas férias de julho entre os nove estados do Nordeste.

Com projeção de demanda em torno de 63%, o segmento de hospedagem no estado só apresenta melhor resultado na região do que Rio Grande do Norte e Sergipe, que devem ter entre 52% e 42% dos quartos de seus hotéis ocupados ao longo do mês, respectivamente.

Os estados nordestinos com maior taxa de ocupação de hotéis em julho são Ceará e Pernambuco, ambos com 70%. Perto disso, com 69%, aparece o estado do Piauí, seguido da Paraíba, com 68%. Alagoas registra índice de 67% e a Bahia vem na sequência, com 65%.

Os destaques nacionais vão para as cidades goianas de Caldas Novas e Aruanã, que estão com 100% de ocupação até o fim do mês.

Concurso literário

Vem aí o concurso literário do Rotary Club São Luís. O tema é “Centenário do Rotary no Brasil: atuação e importância”, cujo objetivo é destacar a instituição, sua importância pela contribuição social que tem dado ao longo dos últimos cem anos no Brasil e no Mundo.

O texto poderá abordar qualquer aspecto ou fato relevante da história ou atuação do Rotary, útil para estimular pessoas ou instituições a contribuir com suas condutas pesoais e coletivas para um ambiente saudável e uma comunidade fraterna.

A participação é individual e os requisitos são: ser maior de idade, estar em pleno gozo de sua capacidade civil e observar as normas deste regulamento.

As inscrições estarão abertas de 1º de setembro até as 23h59 do dia 31 de outubro de 2022.

Barão e Baronesa no Casarão

A reabertura do Casarão Colonial, que sedia um vitorioso projeto musical aos domingos no Centro Histórico de São Luís, carimbou a vitalidade da iniciativa.

Os dois domingos seguidos de retomada da programação renderam casa lotada, muita gente jovem, bonita e figuras conhecidas da sociedade, inclusive, do meio político.

Nesta temporada de férias, o público que adentra o aprazível casarão de 1858 é recebido pelo Barão e pela Baronesa de Formosa, vividos por dois acolhedores atores, que abrem as longas cortinas pendentes do teto no primeiro grande salão e direciona o público para avançar aos históricos pavimentos do imóvel em direção, principalmente, ao jardim principal, onde está posicionado o palco para receber as atrações musicais da tarde/noite.

Surf de Base

Kadu Pakinha (Arthur Victor) será o representante do Maranhão no Circuito Brasileiro Amador (Surf de Base). Ele disputará as três etapas do Circuito 2022 na categoria sub-14.

Na última segunda-feira, a federação maranhense realizou a entrega das camisas oficiais da FEMASURF e da bandeira do Maranhão a ser usada durante a abertura da etapa na solenidade do hino nacional.

O surfista embarca nesta terça-feira para Vitória (ES). A etapa acontecerá entre os dias 22 e 24 de julho e a CBSURF fará a transmissão ao vivo do campeonato.

Quem Indica Amigo É

A operadora Maxx tem como missão democratizar o acesso à internet de qualidade e 100% Fibra no Maranhão. Afinal, contar com uma boa internet no mundo atual é sinônimo de mais empregabilidade, competitividade, segurança, educação e lazer.

Para isso, a Maxx lançou a promoção “Quem Indica Amigo É”, que começa a valer nesta semana dos Amigos (Dia 20 é Dia do Amigo) e fica válida somente até o dia 31.

A ação consiste em um super bônus de 50% na próxima fatura dos clientes que indicarem o serviço de internet da Maxx para planos residenciais a um(a) amigo(a); que por sua vez, também vai receber 50% de desconto na sua primeira fatura após o fechamento do contrato.

Para dar esse presente super útil e criativo a um amigo, basta entrar e contato com a Maxx pelo fone (98) 31997270 ou pelo Whatsapp (98) 3197 7171. E o melhor, ainda garantir um super desconto na sua própria conta.

Waldez Maranhão comandará a Feijoada do Maranhão 2022 no dia 27 de agosto, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte
Waldez Maranhão comandará a Feijoada do Maranhão 2022 no dia 27 de agosto, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte

Maranhão em Minas

Evento já tradicional do calendário gastronômico e cultural de Minas Gerais, a Feijoada do Maranhão já tem nova edição marcada para o dia 27 de agosto, das 13h às 18h, no Hotel Dayrell, em Belo Horizonte.

A Feijoada do Maranhão, idealizada e comandada por Waldez Maranhão, contará com diversos convidados, além da imprensa de São Luís e de Belo Horizonte, como TVs, revistas, jornais, blogs e sites.

Entre as atrações musicais já está confirmada a presença da banda Baianeiros, o melhor do sertanejo com Henrique & Manoel e uma bateria de escola de samba para relembrar os 31 anos da iniciativa.

As camisas têm assinatura do artista Thiago Ferreira. O evento em São Luís acontecerá no dia 22 de outubro, no Rio Poty Hotel, com a presença de mineiros e maranhenses.

“Babaçu Love”

Finalizada a primeira etapa das gravações de “Babaçu Love”, novo filme do cineasta maranhense Cícero Filho, também produtor de grandes títulos como “Flor de Abril” e “Ai que vida”.

O longa-metragem conta com mais de 60 profissionais, sendo a maioria nordestinos.

A nova produção está sendo gravada em algumas cidades dos estados do Piauí e Maranhão e será o quinto filme de Cícero Filho nos cinemas.

Recheada de humor, ação e muita música, a obra conta com a participação especial do famoso humorista Whindersson Nunes e da cantora Mara Pavanelly.

A trama se passa no fictício povoado Ramadinha e conta a trajetória de três músicos amadores em busca do estrelato.

As gravações começaram em junho deste ano e o lançamento está previsto para o mês de abril de 2023.

DE RELANCE

Eleitores aptos a votar em 2022

No dia 2 de outubro, 156 milhões 454 mil e 11 eleitores poderão comparecer às urnas para escolher representantes para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, deputado estadual ou distrital, no primeiro turno das Eleições 2022,

No Maranhão, o número de aptos a votar é de 5 milhões 42 mil e 999, dos quais 4 milhões 403 mil e 760 (87,32%) têm dados biométricos cadastrados (foto, assinatura e digitais) e 639 mil 239 mil (12,68%) não e ainda 735 com nome social habilitado.

Estes e outros números foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral na última sexta-feira pelo presidente, ministro Edson Fachin, que são “efetivamente impressionantes” e demonstram “a pujança cívica da cidadania, uma vez que os dados revelam “o maior eleitorado cadastrado da história brasileira”.

Para o ministro, este é mais um serviço que a Justiça Eleitoral presta, como tem feito em 90 anos de existência, e em mais de 25 anos do sistema eletrônico de votação em prol da democracia”.

Evolução e distribuição

O eleitorado brasileiro está distribuído em 5.570 cidades – com a inclusão de Brasília e Fernando de Noronha – além de 181 cidades no exterior. A votação ocorrerá em 496.512 seções eleitorais distribuídas em 2.637 zonas eleitorais.

No Maranhão, são 217 cidades, distribuídas em 19.485 seções eleitorais (sendo 8.045 acessíveis) de 5.854 locais de votação em 105 zonas eleitorais.

Segundo as estatísticas da Justiça Eleitoral maranhense, em 2012 eram 4.558.855; em 2016, 4.611.247 e em 2020, 4.758.629; ou seja, só nesta última comparação, houve aumento de 284 mil e 370 eleitores.

Título revalidado

Para 2022, amparados pela Resolução TSE n° 23.696/2022, no Maranhão, eleitores de 125 municípios onde houve implantação da biometria nos anos de 2018/2019 tiveram o cancelamento do título revertido para as eleições de 2022 diante do contexto da pandemia de Covid-19.

As mulheres permanecem sendo a maioria do eleitorado no Maranhão, representando 51,72% dele (2.608.018) e os homens 48,28% (2.434.747). Não informaram gênero 234.

Pela terceira eleição consecutiva, a Justiça Eleitoral garante que pessoas transgêneras, transexuais e travestis tenham o nome social – aquele pelo qual o eleitor prefere ser designado – impresso no título de eleitor e no caderno de votação.

Neste ano, no Maranhão, são 735 e em 2020 foram 202 e em 2018 129 pessoas. Um aumento de 606 que optaram pelo nome social ao se registrarem ou atualizarem os dados na Justiça Eleitoral.

Maiores colégios eleitorais

São Luís permanece com maior número de eleitores: 749.873, seguida por Imperatriz (182.605), Timon (115.629), São José de Ribamar (115.164) e Caxias 108.413).

No Brasil, o voto é facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas acima dos 70 anos e para os analfabetos.

Nas eleições deste ano no Maranhão, os jovens entre 16 e 17 anos aptos a votar em 2022 somam 131.595.

Festival de férias Potiguar

A temporada das férias escolares de julho chegou, e para muitos é hora de aproveitar ao máximo o lazer.

Seja para quem trabalha, seja para quem estuda, o lazer é recomendado por médicos e psicólogos como a forma mais saudável de manter a saúde mental, preferencialmente passando mais tempo ao ar livre, com amigos e também praticando esportes e atividades físicas.

E para quem quiser itens de lazer para turbinar as experiências nas férias, as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz estão  com descontos em diversos produtos, tais como itens para churrasco; piscinas e boias infláveis, caixas térmicas, guarda-sol, entre outros.

O Festival de Férias Potiguar vai até o dia 31 de julho.

Os desembargadores Paulo Velten (homenageado) e Marcelo Buhatem
Os desembargadores Paulo Velten (homenageado) e Marcelo Buhatem

 Velten recebe medalha da Andes

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, foi condecorado, na última segunda-feira, com a Medalha Andes (Associação Nacional de Desembargadores), em reconhecimento a pessoas e instituições que tenham prestado serviços relevantes à sociedade e ao trabalho da magistratura.

A medalha foi entregue pelo presidente da Andes, desembargador Marcelo Buhatem (TJ-RJ), em solenidade no gabinete da presidência do TJMA.

“É um reconhecimento pelo trabalho que fez, está fazendo e vai fazer pela magistratura brasileira. Paulo Velten é uma liderança nacional natural e isso o transforma numa pessoa diferenciada e, portanto, merecedora de todas as homenagens”, disse Buhatem.

Solenidade no TJMA
Solenidade no TJMA

Participaram da solenidade no TJMA, os desembargadores Ricardo Duailibe (1º vice-presidente), Marcelino Everton (2º vice-presidente), Froz Sobrinho (corregedor-geral da Justiça), Jorge Rachid (presidente do Núcleo Socioambiental), Vicente de Paula (presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude), José Jorge Figueiredo dos Anjos (diretor da Esmam), e Luiz Gonzaga, mais os juízes José Nilo Ribeiro Filho, Márcio Castro Brandão e Anderson Sobral de Azevedo (auxiliares da presidência)

Roda de Conversa

O Tribunal de Justiça do Maranhão realizou uma roda de conversa na Unidade Feminina de Pedrinhas em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, comemorados no dia 25 deste mês.

O trabalho em conjunto do Comitê de Diversidade com a UMF visa promover rodas de diálogos com meninas que cumprem medidas socioeducativas e com mulheres do sistema prisional com o objetivo de fortalecer as políticas judiciárias com a representatividade de mulheres que atuam no contexto da educação antirracista, tanto no sistema de Justiça quanto na política de educação.

Para escrever na pedra:

“Ultrapassa-te a ti mesmo a cada dia, a cada instante. Não por vaidade, mas para corresponderes à obrigação sagrada de contribuir sempre mais e sempre melhor, para a construção do Mundo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio. Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo”. De Dom Helder Câmara.

TRIVIAL VARIADO

Os municípios brasileiros vão receber, nesta quarta-feira, cerca de R$ 950 milhões referentes ao segundo decêndio de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Esse recurso é repassado pela União às prefeituras, a cada dez dias, e corresponde a 22,5% do que ela arrecada com o Imposto de Renda (IR) e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 

De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, até a última sexta-feira (15), 37 municípios estavam fora da lista dos que receberão o recurso. 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.