(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Morgana é atração aplaudida nas noitadas do Bistrô Grand Cru

Mais: Vem aí a Wine Celebration 2022

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Morgana
Morgana

Cada dia mais bonita, a cantora Morgana é uma atração muito aplaudida nas noitadas do fim de semana no Bistrô Grand Cru, de Gabrielle e José Sobral Neto, na Ponta do Farol

Valorização do que é nosso

Neste momento em que tantos nomes conhecidos se lançam candidatos a deputado estadual ou federal, senador ou governador, seria bom que a maioria deles que esperam ser votados nesta Capital, abrissem, primeiramente, as cortinas de uma campanha de valorização de São Luís, de sua gente, sua alma, suas belezas.

A cidade ganharia, com a iniciativa, um providencial fórum de debates para lenir suas feridas, enxergar seus espaços, planejar melhor a ocupação de seu solo, providenciar suas próteses urbanas as pontes, tão necessárias, enfim, sintonizar sua legislação com o bem-estar dos ilhéus, ultimamente tão ignorados pelos que têm o ônus de governar.

Aliás, nada foi fácil para a Ilha de São Luís e sua vila-capital, ao longo de uma saga de vitórias e reveses – e de muita gente torcendo “contra”.

Valorização do que é nosso...2

Aqui, os primeiros empresários a fincar os pés inebriaram-se pelos seus ocasos sangrantes, que espalhavam cintilações sobre a baia de São Marcos.

Quatro séculos depois, São Luís se transformou na Terra Prometida que seduz o Brasil central e meridional.

Todo brasileiro de visão quer um dia vir investir e morar no Maranhão, especialmente em São Luís, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ou em algum pedaço deste lindo estado.

Esse afã, que não se pode impedir ou sopitar, requer uma vigília e uma grande determinação dos que aqui moram e aqui almejam encerrar os seus dias.

Wine Celebration 2022

A equipe da AMZ Company está a mil com os preparativos da próxima edição da Wine Celebration.

Idealizada pelos empresários Emmanuel Márcio Barbosa e Alípio Moraes com o objetivo de ser reconhecida como a maior festa de vinhos do Norte e Nordeste do Brasil, será realizada este ano no dia 7 de outubro, no badalado Palazzo Eventos, palco de grandes recepções da sociedade maranhense.

A primeira edição do evento, ocorrida em 2019, foi um sucesso. Também pudera, já que a fórmula inédita adotada em sua execução tinha tudo para dar certo: aliar bons rótulos de sete nacionalidades e suas respectivas estações gastronômicas (comandadas pelos mais prestigiados chefs locais) à música de qualidade, sob um serviço de excelência.

A sommelière paulista Gabi Frizon assinará a carta de vinhos do Wine Celebration 2022
A sommelière paulista Gabi Frizon assinará a carta de vinhos do Wine Celebration 2022

Wine Celebration 2022...2

Mais uma vez, a experiente sommelière paulista Gabi Frizon assinará a carta de vinhos da festança.

Profissional habilitada pela ABS Brasil, com Advanced Certificate in Wines pela WSET, já foi eleita “Sommelière do Ano” pela revista Gosto.

Gabi atuou em empreendimentos luxuosos como os hotéis Tivoli Mofarrej e Palácio Tangará, no conceituado restaurante La Tambouille, em São Paulo, e no hotel Emiliano, do Rio de Janeiro.

Maranhão e qualificação

O Maranhão, segundo a analista Paloma Custódio,  precisa qualificar 81 mil trabalhadores em ocupações industriais nos próximos três anos.

É o que aponta o Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, compilado pelo Observatório Nacional da Indústria.

Do total, mais de 59 mil profissionais já possuem uma formação ou estão inseridos no mercado de trabalho, mas precisam se aperfeiçoar.

As áreas que mais vão demandar profissionais capacitados são: construção, metalmecânica, logística e transporte, transversais, alimentos e bebidas, têxtil e vestuário, eletroeletrônica, automotiva, telecomunicações e tecnologia da informação.

DE RELANCE

Emendas promulgadas

O Congresso Nacional promulgou ontem as emendas constitucionais oriundas das Propostas de Emenda à Constituição (PEC) 15/2022 (estado de emergência), 11/2022 (piso da enfermagem) e 39/2021 (filtro de recursos no Superior Tribunal de Justiça).

As três matérias foram votadas pela Câmara na quarta-feira 13, em meio a esforços dos parlamentares para finalizar as votações antes do recesso parlamentar, que terá início no dia 18 de julho.

A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que enalteceu o papel dos congressistas com a aprovação das PECs que, para ele, tratam-se de medidas que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

PEC de Emergência

O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, pontuou que, com a promulgação da PEC do Estado de Emergência, o Auxílio Brasil será ampliado de forma significativa, com a possibilidade de inclusão de novas famílias cadastradas para receber o benefício.

Ele também ressaltou a ampliação do vale-gás e a criação de subsídio para caminhoneiros e taxistas.

“Hoje, o Poder Legislativo permanece dando provas de que busca incansavelmente enfrentar o amplo leque de desafios pelos quais passam a sociedade brasileira. Temos a certeza de que esse conjunto de medidas provocará um impacto muito positivo na redução da pobreza do nosso País, minimizando efeitos tão deletérios para o nosso povo”, disse Lira. 

Amazô Kombucha

Preocupada com a saúde do filho, Gabriela Zolinger procurou alternativas saudáveis para introduzir na alimentação do pequeno. Em 2019, a bióloga de Rondônia descobriu a kombucha, uma bebida fermentada e saborizada, alternativa para refrigerantes e que faz muito bem ao intestino.

À época desempregada, a moradora de Vilhena começou a produzir a bebida em casa. Além da família, ofereceu a bebida para amigos e vizinhos. Com o sucesso da receita, a bióloga foi incentivada a transformar a fabricação caseira em um negócio. Assim surgiu sua marca, a Amazô Kombucha:

“Minha mãe fazia kombucha, ela falava: ‘gente, isso é uma bebida maravilhosa!’. Comecei a fermentação de kombucha em janeiro de 2020, em vidros de dois litros e, hoje, fermento a cada cinco dias 200 litros de kombucha. Uma produção de mil a 1,2 mil garrafas mensais. Tenho várias pessoas me pedindo propostas de revendas e isso me faz ter mais vontade ainda de continuar”.

Amazô Kombucha...2

Quando Gabriela viu sua clientela aumentar na cidade, decidiu buscar ajuda no Sebrae na gestão da empresa. Após participar de palestras e fazer um planejamento de negócios, expôs o produto nos eventos da instituição.

 “Participei de dois eventos grandes do Sebrae como expositora. Apresentei a Kombucha, conversei com as pessoas sobre. E sempre fiz vários cursos de editais do Sebrae. Acho interessante a forma com que acreditaram no potencial da minha bebida”.

Para os microempreendedores individuais, o comércio varejista de bebidas é promissor. É um setor que teve um aumento de mais de 84% no primeiro semestre de 2021, se comparado com o mesmo período de 2020.

Gabriela faz parte dessa estatística e, para o futuro, pretende expandir a Amazô Kombucha e chamar mais investidores para o ramo da kombucharia.

Natercia Moraes Garrido, neta do escritor Nascimento Moraes Filho
Natercia Moraes Garrido, neta do escritor Nascimento Moraes Filho

Nascimento Moraes Filho

A Academia Maranhense de Letras, sob a presidência do escritor e desembargador Lourival Serejo, promove o lançamento, nesta sexta-feira, às 18h30, do livro Antologia Poética comemorativo do centenário de nascimento do acadêmico Nascimento Moraes Filho, com painel sobre a vida e obra do autor com Natércia Garrido, José Neres e José Ewerton Neto.

Haverá também uma performance artística da poeta Linda Barros.

Quitanda Literária

Uma iniciativa de uma prefeitura municipal de uma cidade do Sul do País, me chamou a atenção pelo potencial de multiplicação.

Veja só: para aproximar a Biblioteca Municipal da comunidade, a equipe da Secretaria de Cultura decidiu, com apoio do prefeito, montar uma banca na calçada em frente à instituição, junto à praça central. Lá, todos os domingos, ocorre uma feirinha com produtores locais.

A exemplo de verduras e legumes, livros foram dispostos em cestos e caixas de madeira. Assim, surgiu a simpática Quitanda Literária, uma forma despretensiosa de fisgar leitores aos domingos de manhã. Funcionou.

Quitanda Literária...2

Na primeira edição, foram emprestados 25 títulos – de Harry Potter a O Conde de Monte Cristo.

– Recebemos desde crianças de 4, 5 anos até idosos que tinham acabado de sair da missa das 10h – conta a supervisora de Cultura no município.

Até ali, nenhuma das pessoas que retiraram obras tinham ficha na biblioteca, que tem um acervo de cerca de 35 mil exemplares e acesso gratuito.

Já pensou se isso se espalha e a ideia chega a São Luís?

Evandro Junior com o arquiteto Léo Shehtman no “Armazém do Chef”
Evandro Junior com o arquiteto Léo Shehtman no “Armazém do Chef”

Léo Shehtman em São Luís

Um dos mais renomados arquitetos brasileiros, com um trabalho primoroso em nível nacional e internacional, Léo Shehtman está em São Luís e permanece na cidade até este sábado,16.

É a primeira vez que ele vem ao Maranhão, a convite da direção da empresa Centro Elétrico para participar do ‘Prêmio Vanguarda’.

Na quinta-feira, Shehtman almoçou no restaurante Armazém do Chef, de Maristela Franco, no Calhau, e conversou com o jornalista Evandro Júnior sobre diversos assuntos, destacando sua participação na Feira de Milão e na Casa Cor SP.

O arquiteto falou, também, sobre as dificuldades para o setor durante a pandemia e da retomada dos projetos em 2022, bem como dos eventos. Frisou que, a partir de tudo o que o mundo viveu, as pessoas passaram a valorizar ainda mais suas casas e que a nova fase é frutífera para os arquitetos, que voltam ao trabalho com um novo olhar.

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”. De Platão.

TRIVIAL VARIADO

O ex-presidente dos EUA Donald Trump anunciou que sua primeira esposa, Ivana Trump, morreu aos 73 anos de idade. O casal ficou casado de 1977 até 1992, quando se divorciou. Ivana e Donald Trump tiveram três filhos juntos: Donald Jr., Ivanka e Eric.

Pelo menos uma vez este Repórter esteve próximo ao casal. Foi em Atlantic City no final dos anos 1980. Descontraidamente, os dois circulavam pelo cassino e cumprimentavam, sorridentes ,quem deles se aproximava. E eu estava lá acompanhado de minha amiga Margarida Teixeira.

Pela bagatela de R$ 5 milhões, está à venda, no bairro Santa Teresa, Rio de Janeiro, a casa que pertenceu ao Barão de Mauá, influente industrial e político brasileiro, além de ter sido um dos homens mais poderosos do Brasil Império.

Irineu Evangelista de Souza era o nome completo do Barão de Mauá, nascido em 1813. Caso alguém entre nós tenha interesse, o IPTU sai por R$ 34,8 mil. Está nos classificados do jornal O Globo.

É grande a expectativa na sociedade de São Luís em torno da festa de aniversário de Luisla Bottino, dia 23 deste mês, numa linda residência da Rua Ivar Saldanha, no Olho d´Agua, projetada pelo saudoso arquiteto Claudio Bernardes.

Luisla e o marido, prático Augusto Bottino, estão trazendo o cantor Toquinho para dividir o palco com os grupos maranhenses Boizinho Barrica, Bicho Terra e Argumento, além do DJ Alex Palhano.

Por falar em DJ está confirmada para amanhã, sábado, a estreia do top Sérgio Balata nas tardes/noites de happy hour do bar do restaurante Cabana Praia, na Avenida Litorânea, sempre a partir das 17h. É importante fazer reserva de mesa.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.