(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Novo Coworking MAXX

Mais: Sarney nos 125 anos da ABL

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O Diretor da Maxx Augusto Diniz, que inaugurou o segundo Coworking gratuito da operadora, aberto ao público das 10h às 22h no Rio Anil Shopping
O Diretor da Maxx Augusto Diniz, que inaugurou o segundo Coworking gratuito da operadora, aberto ao público das 10h às 22h no Rio Anil Shopping

No atual mundo digital o trabalho ou o estudo acontecem a toda hora, mesmo fora de casa ou do ambiente empresarial. E graças à tecnologia, é possível estudar ou trabalhar com muito mais agilidade e produtividade, precisando para isso apenas de uma internet de boa qualidade e alta velocidade e um laptop ou celular conectado à rede.

Para atender aos mais diversos públicos como estudantes universitários, turistas em visita a São Luís e profissionais autônomos que muitas vezes abriram mão de um escritório formal, a operadora Maxx presenteou São Luís com a inauguração de mais um Cowoking Maxx, agora em funcionamento também no Rio Anil Shopping no bairro do Turú.

O primeiro Coworking da operadora foi inaugurado no ano de 2020 no Golden Shopping Calhau.

 Novo Coworking MAXX ...2

Os Coworkings são locais de trabalho compartilhados em que as pessoas podem desfrutar de ambientes com mesas, cadeiras e conexão para trabalhar quando desejar.

Com a proposta social de democratizar ainda mais o acesso à internet, a Maxx oferece esse espaço a todos gratuitamente. O ambiente climatizado oferece, além de mesas e cadeiras, o que há de melhor em serviços de internet 100% Fibra Óptica, segmento no qual a empresa é líder de mercado.

Sem necessidade de agendamento o Coworking Maxx no Rio Anil Shopping não conta com computadores ou smartphones para acesso do público. Cada pessoa precisa levar o seu próprio equipamento.

O uso do espaço se dará mediante as vagas disponíveis no momento da visita.

 Novo Coworking MAXX ...3

“Esse espaço é ideal para alunos que vêm almoçar no shopping e ficam dando um tempo para retornar às aulas nas universidades vizinhas; ou para quem quer um ambiente tranquilo para se conectar com alta velocidade, e poder trabalhar ou pesquisa na web de forma temporária e gratuitamente” ressalta o Diretor da Maxx Augusto Diniz.

Ele lembra ainda que o novo espaço vem reforçar o slogan e missão da operadora: “compartilhar é isso que nos conecta”

Morreu Gilberto Amaral

A morte, ocorrida ontem, em Brasília, do colunista pioneiro da Capital Federal, Gilberto Amaral, repercutiu também em São Luís, onde ele cultivava muitos amigos, entre os quais o ex-presidente José Sarney e Dona Marly, Mauro Fecury e este Repórter PH.

Colunista social, radialista e apresentador de TV, João Gilberto Amaral Soares iria completar 88 anos no próximo domingo (17/7).

Ele deixa a esposa, Mara Amaral, com quem foi casado por 63 anos, além de três filhos – Bernadette, Rodrigo e Marcelo –, seis netos e um bisneto. 

O sepultamento será hoje à tarde no cemitério Campo da Esperança, em Brasília.

Gilberto Amaral foi o pioneiro da crônica social de Brasília
Gilberto Amaral foi o pioneiro da crônica social de Brasília

Morreu Gilberto Amaral...2

Mineiro de São Sebastião do Paraíso e amigo pessoal de Juscelino Kubitschek – o ex-presidente foi padrinho do casamento de Gilberto e Mara –, o colunista chegou a Brasília antes da inauguração da cidade, convocado pelo então presidente para integrar o grupo de trabalho que cuidaria da transferência da sede do governo federal.

Nos primeiros anos da atual capital do país, o jornalista ficou responsável por entregar as chaves dos apartamentos funcionais para os servidores públicos que se mudaram para o Planalto Central.

Em mais de 40 anos de amizade, Gilberto Amaral foi sempre um elo de ligação deste Repórter com a alta sociedade de Brasília.

Japoneses se despedem de Abe

Milhares de pessoas se reuniram, ontem, nas ruas de Tóquio, para observar a passagem do cortejo fúnebre do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, assassinado na semana passada, depois do funeral privado organizado em um templo budista.

A cerimônia fúnebre teve apenas familiares e amigos como convidados, mas longas filas de pessoas vestidas de preto foram observadas diante do templo Zojoji para se despedir do primeiro-ministro que permaneceu mais tempo no poder no Japão.

Abe foi baleado na sexta-feira passada durante um comício na cidade de Nara, dois dias antes das eleições para o Senado, nas quais seu partido consolidou uma grande maioria no domingo.

DE RELANCE

Sarney nos 125 anos da ABL

A Academia Brasileira de Letras promoverá uma série de eventos em comemoração aos seus 125 anos de história.

Na noite de 20 de julho, dia em que é celebrado seu aniversário, o Cristo Redentor será iluminado de verde escuro, cor oficial da ABL, em homenagem à data.

Também à noite, será realizada uma Sessão Solene no Salão Nobre da ABL, com início às 20h. Na ocasião, será entregue o Prêmio Machado de Assis ao antropólogo Roberto da Matta, pelo conjunto da obra.

Serão distribuídas, ainda, as medalhas Machado de Assis e João Ribeiro.

O Acadêmico e decano da Academia, José Sarney será o orador oficial.

A apresentação musical ficará a cargo do consagrado Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira.

Mais comemorações na ABL

No mesmo dia, à tarde, serão colocadas placas de sinalização nas residências de Machado de Assis e Austregésilo de Athayde. A ação faz parte do Projeto Circuito da Literatura, fruto de uma parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), da Prefeitura do Rio.

Leituras dramatizadas de grandes obras da literatura brasileira, peça, apresentação musical e rodas de conversa também farão parte da programação.

As comemorações começaram ontem com o monólogo “Nelson Rodrigues por ele mesmo”, encenado pela Acadêmica, atriz e uma das grandes representantes da cena cultural brasileira, Fernanda Montenegro. A peça será realizada no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30, com ingressos já esgotados.

Mais comemorações na ABL...2

No dia 18 de julho, o Grupo Globo irá promover, no estúdio da emissora, uma série de atividades em celebração aos 125 anos da Academia, com o eixo temático “Do folhetim à telenovela”. A abertura do evento, que contará com a exibição de um filme em homenagem à ABL, será comandada pelo presidente da instituição, o Acadêmico e jornalista Merval Pereira, a Acadêmica e atriz Fernanda Montenegro e o presidente do Grupo Globo, João Roberto Marinho.

Depois, o ator Tony Ramos fará uma leitura dramatizada de passagens do “Grande Sertão Veredas”, importante obra literária de Guimarães Rosa.

Mais comemorações na ABL...3

No dia 19 de julho, no Petit Trianon da ABL, será realizada uma mesa redonda sobre a importância das Academias nos dias de hoje com a presença de Acadêmicos da ABL e a participação, por vídeoconferência, do presidente da Academia das Ciências de Lisboa, o professor José Luís Cardoso, do escritor nicaraguense Sérgio Ramirez, exilado em Madri, que fará um relato sobre a tentativa do ditador Daniel Ortega de fechar a Academia Nicaraguense de Letras, e de um representante da Academia Francesa.

Boizinho Barrica no interior

Depois de encantar o público nos arraiais de São Luís durante a temporada junina, a Companhia Barrica pega a estrada, neste fim de semana, rumo aos municípios de Pindaré-Mirim e Itapecuru-Mirim para presentear as comunidades com uma programação bastante animada, incluindo a exibição da exposição “Ponto de Luz”, recreação artística e apresentação do espetáculo “Maranhão de Festejos”.

A primeira parada da ação itinerante será no sábado (16/7), em Pindaré-Mirim, com toda a programação movimentando o Engenho Central, a partir das 17h.

O Engenho Central de Pindaré-Mirim é um espaço histórico remanescente do período colonial, quando a cana de açúcar era uma das principais riquezas do Brasil, sendo, portanto, um símbolo do processo econômico agroindustrial do estado.

Boizinho Barrica no interior...2

Atualmente, o Engenho Central abriga um centro de ensino profissionalizante e uma unidade vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

O espaço também acolhe exposições de arte e é constantemente visitado.

No dia 17, bailarinos, músicos e cantores seguirão para Itapecuru-Mirim, atraindo os moradores da cidade para o Itapecuru Social Clube, também às 17h.

O espaço é o clube onde são realizados todos os eventos importantes da cidade, incluindo reuniões e convenções.

Localizado na Avenida Gomes de Souza, em frente à Prefeitura, é um dos poucos clubes que ainda se mantêm em atividade naquela cidade.

Boizinho Barrica no interior...3

Além da exposição e do espetáculo “Maranhão de Festejos” (com quadros tradicionais representativos do bumba meu boi, do tambor de crioula, das danças juninas do Boizinho Barrica e das folias carnavalescas do Bicho Terra), a comunidade poderá participar das oficinas recreativas, com ênfase nas danças típicas do bumba meu boi, da quadrilha, do tambor de crioula e, também, nas folias carnavalescas.

A entrada para toda a programação nas duas cidades será gratuita.

50 anos do Boi da Floresta

Um dos principais grupos de Bumba Meu Boi da Capital, o Boi da Floresta do Mestre Apolônio é a atração desta quinta-feira, 14, no programa Pátio Aberto do Centro Histórico de São Luis, na Praia Grande.

Com sotaque da Baixada Maranhense, o grupo nascido no bairro Liberdade possui mais de 150 integrantes e está celebrando 50 anos de história na cultura popular deste estado em 2022.

A apresentação começa às 19h, com entrada gratuita.

Moro vai ao Senado

Pelo visto o ex-juiz Sergio Moro não é de desistir fácil de suas ideias.

Após ver frustrada a tentativa de sair candidato a presidente da República, e, mais tarde, de concorrer a senador ou deputado federal por São Paulo, o ex-juiz anunciou ontem que concorrerá ao Senado pelo Paraná.

Com a decisão, Moro enfrentará nas urnas o senador Alvaro Dias (Podemos), que foi um dos maiores entusiastas de seu ingresso na política.

Natural de Maringá (PR), Moro anunciou a candidatura em entrevista coletiva em um hotel em Curitiba.

Para escrever na pedra:

“Penso que a fé é a extensão do espírito. É a chave que abre a porta do impossível”. De Charles Chaplin.

DJ Sérgio Balata
DJ Sérgio Balata

Aplaudido pelo público mais jovem como um dos mais modernos DJs da cidade, Sergio Balata foi convidado para animar o happy hour dos fins de semana (sexta-feira ou sábado) do restaurante Cabana Praia, no horário das 17h às 20h. A estreia acontece neste sábado, 16

TRIVIAL VARIADO

Faço coro com Juliana Bublitz: a recente escalada da intolerância no Brasil, com episódios de violência inaceitáveis - como o assassinato de Marcelo de Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), simplesmente porque o autor, bolsonarista, discordava da posição política da vítima, lulista –, faz pensar: o que aconteceu conosco?

No capítulo: há alguns anos, o brasileiro se orgulhava da fama de "boa praça". Era um povo que se vendia ao mundo como "amigável" e "pacífico". A verdade é que a suposta cordialidade nacional sempre foi um mito. E hoje, mais do que nunca, está em xeque.

Tem mais: a discussão vem de longe. Há muito, o tema figura nas análises de grandes intelectuais – basta ler Raízes do Brasil, publicado em 1930 por Sérgio Buarque de Hollanda. O que mudou? A agressividade se tornou mais visível e até motivo de ostentação.  A intolerância – que sempre existiu – era mascarada. Hoje, há pessoas que não aceitam o diferente. Não querem dialogar.

Em 2019, a historiadora Lilia Moritz Schwarcz, professora titular da Universidade de São Paulo (USP) e visitante em Princeton, nos Estados Unidos, tratou do fenômeno em um livro chamado Sobre o Autoritarismo Brasileiro. Os subterrâneos da história do Brasil – com toda a carga do colonialismo e da herança perversa da escravidão – ajudam a entender porque fomos e somos uma nação mais excludente do que inclusiva.

Benjamin Franklin Alves reuniu ontem à noite parte da família do seu primeiro casamento para comemorar os 19 anos de casamento de sua filha Danielle com Luiz Fernando Cadilhe Brandão, no Bistrô Alameda Trinta.

Aliás, a casa viveu uma noite das mais concorridas e registrou as presenças, entre outros, de Jaqueline e Ivaldeci Mendonça Junior, Ana Lucia e Amaro Santana Leite.

Betto Pereira e César Nascimento realizam sábado, dia 16, o show Violões, Vozes & Corações, no Estaleiro Gastrobar, ao lado da Casa do Maranhão, no Centro Histórico. 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.