(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino

Desamor volta aos palcos do Rio

Mais: Caputo Bastos visitou o Sampaio Corrêa

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Dionísio da Silva
Dionísio da Silva

Autor, diretor e ator, Dionísio Moraes da Silva Neto é filho do saudoso vereador Raimundo Assub e nasceu em São Luís em 1971. É um dos dramaturgos representativos da década de 90 no panorama paulista, marcado por um discurso poético, verborrágico e fragmentado, repleto de referências à cultura urbana contemporânea

---------------------------------------

Desamor volta aos palcos do Rio

Em cartaz há dez anos viajando o Brasil, o espetáculo Desamor escrito por Walcyr Carrasco especialmente para Dionisio Neto (A Favorita, Carandiru, A dona do Pedaço) fará sua estreia no Rio de Janeiro em agosto no Teatro Cândido Mendes.

A peça apresenta um solitário taxista e ex-michê refletindo sobre a atitude de um passageiro que faz repensar sua vida.

O espetáculo tem como atriz convidada Jade Diniz e direção artística, Lucia Segall.

E o drama se passa em um boteco sujo de um bairro popular, onde um taxista e ex-michê machista emisógino (Dionisio Neto) tenta entender a atitude de um dos seus passageiros e repensa sua vida a partir dela.

Durante o tempo em que passa ali, ele é atendido por uma garçonete (Jade Diniz). Em meio a cervejas e pastéis frios, ele trava um diálogo solitário com a lembrança deste homem nobre que, através de um gesto de generosidade, o faz repensar toda sua trajetória de vida e levá‐lo à redenção de seus valores morais e éticos. Sua sofrida história, o filho que rejeita e que quer estudar violino, a ex-mulher renegada, e sua filosofia barata de mundo são postos em xeque em um texto realista com tom contemporâneo entre drama e humor, carregado de poesia e emoção sobre a solidão e o amor.

Desamor volta aos palcos do Rio...2

Em cartaz desde 2012 e pela primeira vez no Rio de Janeiro, Desamor, de Walcyr Carrasso é um espetáculo teatral adulto escrito especialmente para Dionisio Neto, com quem ele já trabalhou em diversos espetáculos teatrais (Seios, Jonas e a Baleia) e nas novelas “Morde e Assopra” e “A dona do pedaço”(Rede Globo) .

A trilha sonora é composta por música erudita (Bach e Debussy) e popular (Mato Grosso e Matias). A cenografia ambienta um boteco sujo criada por David Schumaker – no chão um círculo amarelo fosforecente de giz, uma mesa e duas cadeiras amarelas, faz com que as atuações e o texto sejam os focos principais. Um recorte ao mesmo tempo real e minimalista do universo da cena.

Corregedor-geral da Justiça do Trabalho Ministro Caputo Bastos com o presidente do Sampaio Corrêa Sérgio Frota e o Desembargador do TRT-MA James Magno
Corregedor-geral da Justiça do Trabalho Ministro Caputo Bastos com o presidente do Sampaio Corrêa Sérgio Frota e o Desembargador do TRT-MA James Magno

 Caputo Bastos visitou o Sampaio Corrêa

A Diretoria do Sampaio Corrêa Futebol Clube recebeu, na última quinta-feira, em seu Centro de Treinamento, a visita de cortesia do Ministro Caputo Bastos, Corregedor-Geral de Justiça do Trabalho e Presidente da Academia Nacional de Direito Desportivo, e do Desembargador do TRT-Ma James Magno.

Foi conversado sobre o esporte e, em especial, o futebol como ferramenta de inclusão social.

“É muito importante ter autoridades que valorizem o esporte como política pública. Agradeço em nome de todos que fazem o Sampaio Corrêa a honra de tê-los conosco”, destacou o presidente Sérgio Frota.

 

O Ministro Caputo Bastos com Luís Fernando Cadilhe Brandão - Diretor de Patrimônio do Sampaio Corrêa
O Ministro Caputo Bastos com Luís Fernando Cadilhe Brandão - Diretor de Patrimônio do Sampaio Corrêa

Sarau Vinil & Poesia

Dos míticos recitais da Akademia dos Párias ficou o gosto pelo gesto de dizer poemas em público, a música do verbo ecoando nos palcos e espaços improvisados em praças, bares e onde mais se puder falar. A vibração, a “magia natural soprando no ar…”.

“Nunca perdi isso e é sempre um grande prazer quando rola”, declarou o poeta e letrista maranhense Fernando Abreu, convidado especial de estreia da nova temporada do Sarau Vinil & Poesia, no próximo dia 21, quinta-feira, às 20h, no Soul Lounge SLZ, Av. Litorânea – Calhau.

Ele fará poemas inéditos do livro “Esses são os dias” (lançamento em breve) em diálogo com canções de Dylan e Marley, incluindo duas versões em português escritas com o poeta Celso Borges.

Maracanã no Centro Histórico

A sexta-feira será em ritmo de bumba meu boi no Centro Histórico de São Luís. Por volta das 22h, o Boi de Maracanã fará uma contagiante apresentação na Praça das Mercês, em frente ao Convento das Mercês, na Praia Grande.

Depois, já na madrugada de sábado, o grupo folclórico estará no Arraial da Família, em Panaquatira.

Ou seja, o centenário do representante das tradições juninas maranhenses continua com vasta programação neste mês de julho, avançando até agosto, quando será realizada a tradicional morte simbólica do novilho.

Campeonato de fisiculturismo

No último sábado, a fisiculturista Cacá Feitosa, de 53 anos, conquistou dois títulos no Campeonato Maranhense de Fisiculturismo, realizado pela Federação Maranhense de Musculação Fisiculturismo e Fitness (IFBBMA).

O campeonato foi realizado no Teatro João de Valle, em São Luís. A atleta foi a melhor nas categorias Wellness Master e Wellness Sênior, garantindo as conquistas.

Cacá vai aumentando ainda mais sua extensa galeria de títulos: Campeonato Maranhense Welness Master e Top 6 Copa World.

 DE RELANCE

Entre a razão e a emoção – eis o dilema

A polarização política no país – e também no Maranhão – e o vale-tudo da disputa eleitoral que se avizinha me lembram o célebre Dilema do Bonde, questão teórica que costuma ser apresentada em cursos e debates sobre ética.

Nilson Souza lembra que tem várias versões, mas a que recorda de suas leituras sobre o assunto é mais ou menos assim: imagine que você está dirigindo um bonde sem freios e, no trilho à sua frente, estão cinco pessoas que você vai atropelar.

Você tem a opção de mudar a direção do veículo, o que resultaria na morte de uma única pessoa que está no outro trilho. O que você faz?

Entre a razão e a emoção – eis o dilema...2

Diante da opção utilitarista e matemática de que a morte de uma pessoa é mais aceitável do que a morte de cinco, a maioria de nós não hesitaria em virar a chave para que o bonde fatal atropelasse a vítima solitária.

Mas aí os maquiavélicos formuladores da hipótese complicam a nossa vida: mesma situação, mas você está fora do bonde e percebe que poderia salvar os cinco sujeitos ameaçados se empurrasse um outro – um obeso, na proposição filosófica politicamente incorreta – que faria o veículo descarrilar, salvando os demais. Você empurraria?

Eu não, evidentemente. Nem você, acho. Nem a maioria, embora o resultado matemático da tragédia seja o mesmo. Explicam os teóricos que aí se configura o confronto entre a razão e a emoção. Empurrar alguém coloca culpa (e sangue) nas nossas mãos. Azar dos cinco distraídos.

Entre a razão e a emoção – eis o dilema...3

Outro dia perguntaram a um conhecido apresentador de TV em quem ele votaria no segundo turno da eleição presidencial, caso os atuais candidatos favoritos permaneçam na disputa. Ele disse que não votaria em nenhum dos dois. A entrevistadora, então, aplicou-lhe o dilema do bonde, com uma imagem adaptada a esses tempos estranhos de Pátria Armada Brasil:

- Você tem uma arma na sua cabeça e vai ter que escolher entre esses dois.

A resposta do apresentador virou polêmica nacional:

– Pode atirar!

Entre a razão e a emoção – eis o dilema...4

Agora chega de hipótese, vamos para a realidade. Outubro se aproxima. O Brasil é um bonde desgovernado. O Maranhão também. Eu, você e milhões de outros brasileiros e/ou maranhenses, motorneiros momentâneos, logo estaremos diante da urna eletrônica. O que faremos?

Sei que muitos já escolheram o caminho e dele não se desviarão nem mesmo se aparecer uma multidão na frente. Outros talvez tenham que escolher o mal menor.

Só espero que todos possamos tomar a nossa decisão serenamente, sem sobressaltos. E sem empurrar nem ser empurrados para os trilhos.

Serviços digitais

A edição 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conta com uma série de serviços digitais que facilitam a vida do estudante.

Entre elas, a possibilidade de, pela primeira vez, os candidatos poderem usar a versão digital da carteira nacional de habilitação (CNH Digital), e-Título e RG Digital, para se identificarem nos locais de prova.

Contudo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, reforça que o candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, uma vez que não serão aceitas capturas de telas.

Serviços digitais...2

No caso da CNH Digital, o documento poderá ser exibido através do aplicativo do gov.br e da Carteira Digital de Trânsito.

Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado e o aparelho deverá permanecer desligado e guardado até o fim da prova.

Como nos últimos anos, o Enem será aplicado em dois domingos. Neste ano, as provas acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro.

Decreto em Rosário

No município de Rosário, foi publicado o Decreto 291, que torna obrigatório o uso de máscaras faciais de proteção em locais públicos e de uso coletivo.

O decreto leva em conta o registro de grande quantidade de novos casos de contaminação por Covid-19 no município.

Segundo o boletim epidemiológico, na última semana houve um aumento na cidade de 940% nos casos notificados de covid.

O documento também reforça as outras medidas preventivas contra o Covid-19 como o distanciamento social, proibição de eventos e festividades que possam ocasionar aglomerações, entre outros.

Sobre empreendedorismo

O Tribunal de Justiça do Maranhão está realizando a segunda etapa do projeto “Elas por Elas Empreendedora”, na cidade de Zé Doca.

O projeto tem como finalidade a geração de renda para mulheres vítimas de violência doméstica no município.

Durante a ação, as mulheres participaram de cursos básicos de formação profissional oferecidos por voluntários do sistema de Justiça.

Segundo o TJ, foram oferecidos cursos de automaquiagem; social media e gestão financeira.

Na primeira fase do Elas por Elas, as participantes puderam aprender sobre estúdio de beleza, estúdio fotográfico, cozinha experimental saudável e como montar uma loja e vender os produtos pelas redes sociais.

 

Reencontro de bons amigos no restaurante Cabana do Sol: Edwirges e Eufranor Marques com o vereador André Jardins e Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite
Reencontro de bons amigos no restaurante Cabana do Sol: Edwirges e Eufranor Marques com o vereador André Jardins e Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite

Eleições em Caxias

Em Caxias, mais de 108 mil pessoas estão oficializadas para votar no pleito deste ano, mas até o último prazo para a regularização da situação eleitoral mais de 9 mil pessoas que votam nas seções caxienses estavam irregulares.

Já nas vésperas do prazo, pelo menos 1200 eleitores ainda precisam ajustar sua situação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA).

Eleições em Caxias...2

De acordo com dados da 4ª Zona Eleitoral, que corresponde ao município de Caxias, estão aptos a votar nas eleições deste ano 108.413 pessoas. Um aumento de mais de 7 mil eleitores, em comparação com dados da última eleição, que eram de aproximadamente 101.000 eleitores.

O número significa um aumento de 7.33% em relação ao número de eleitores em 2020.

Neste ano, Caxias continua como quinto maior colégio eleitoral do estado.

Para escrever na pedra:

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade”. Do pensador Epicuro.

TRIVIAL VARIADO

Não é só entretenimento. Há fenômenos da cultura de massas que não podemos ignorar, pelas proporções que suas ações tomam na sociedade. Com mais de 300 milhões de seguidores nas redes, uma fortuna estimada em US$ 440 milhões e uma capacidade quase sobrenatural de captar e traduzir tendências – melhor do que muitos analistas e cientistas sociais –, Beyoncé merece atenção. A mulher é um fenômeno.

O single Break My Soul, do álbum Renaissance (em destaque na capa do PH Revista deste fim de semana), foi lançado pela cantora no fim de junho e não só atingiu o Top 10 da Billboard nesta semana como se transformou, rapidamente, em uma espécie de hino de um fenômeno em curso nos Estados Unidos – visível, também, em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil, ainda que em menor proporção.

Acelerado no pós-pandemia, esse movimento vem sendo chamado de “The Great Resignation”, algo como “a grande renúncia”. É mais ou menos o seguinte: o tsunami provocado pelo coronavírus levou muita gente a repensar a vida e o trabalho. Mesmo com bons empregos, pessoas bem colocadas (mas insatisfeitas) decidiram mandar tudo às favas. Perceberam que a vida, afinal, é um sopro.

Em sua canção, Beyoncé conseguiu expressar esse “Zeitgeist”, ou “espírito do tempo”, como diriam alguns, e o hit passou a ser a trilha sonora – veja só – de uma onda de pedidos de demissão. Mas não é só isso.

Nos últimos anos, a diva pop – que tem 40 anos e é mãe de uma menina e de um casal de gêmeos – tornou-se uma das vozes mais fortes e atuantes da representatividade negra e feminista. Alçou, como poucos, a cultura preta a um novo patamar. Como disse, não é só entretenimento.

Maranhense de São Luís, Thales Raniere Freire e a esposa Patrícia estão passando férias em São Luís e ontem, enquanto Patrícia foi jantar com Francisca Barbosa no Duke Restaurante, Thales foi jantar carne de sol de carneiro com Márcio Barbosa no restaurante Cabana do Sol.

 

No restaurante Cabana do Sol, ontem à noite, Emmanuel Márcio Barbosa com seu amigo de infância Thales Freire, que até hoje o chama pelo apelido de “Bisonho”, dos tempos em que moraram no Cohatrac
No restaurante Cabana do Sol, ontem à noite, Emmanuel Márcio Barbosa com seu amigo de infância Thales Freire, que até hoje o chama pelo apelido de “Bisonho”, dos tempos em que moraram no Cohatrac

Elly Araújo e o vereador André Jardins estão circulando em São Luís. O influente líder político de minha cidade natal, Presidente Dutra, aproveita para dar andamento nas articulações com políticos influentes sobre as eleições de outubro próximo.

Essa é para os chocólatras: em alusão ao Dia Mundial do Chocolate, celebrado nesta semana, uma famosa sorveteria de São Luís está oferecendo várias receitas especiais com o ingrediente. Entre os sabores, estão o Cioccolato Belga (com chocolate importado).

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.