(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Casamento requintado em São Paulo

Mais: Os cem anos de Agustina

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
A advogada Isabella Menezes e o bancário Eduardo de Almeida casam-se nesta sexta-feira em São Paulo
A advogada Isabella Menezes e o bancário Eduardo de Almeida casam-se nesta sexta-feira em São Paulo

Com uma cerimônia que promete ser muito bonita e que deverá reunir muitos maranhenses na tradicional Casa Itaim, em São Paulo, casam-se amanhã, dia 8, Isabella Menezes e Eduardo de Almeida.

Após a festa, os dois, que são vistos em Paris quando noivaram, seguirão para a lua de mel em Barcelona.

------------------------------------------------------------------------

Concorrência desleal

É dura a vida de quem vai concorrer a deputado estadual ou federal na próxima eleição, disputando internamente com quem já tem mandato.

A legislação eleitoral, feita por quem está na Câmara e no Senado, em nada favorece os novatos: da distribuição do fundo eleitoral às malfadadas emendas, tudo é feito para garantir a perpetuação de quem já está no Legislativo, fechando a porta para quem tenta ser a novidade.

O fundo eleitoral de R$ 5 bilhões é distribuído sem qualquer critério, exceto o da reserva de parte do dinheiro para mulheres e negros.

Os caciques têm a última palavra e podem concentrar os recursos, por exemplo, nos deputados que já têm mandato e dançam conforme a música no baile dos interesses.

Concorrência desleal...2

Na maioria dos partidos, a banda toca da mesma forma: os sem-mandato têm de mendigar por recursos para financiar a campanha. E como as doações empresariais estão proibidas, se o candidato não tirar dinheiro do próprio bolso não tem como bancar a campanha.

A distorção na distribuição do fundo eleitoral é dos males o menor. Os detentores de mandato (federal ou estadual) contam com estrutura de gabinete que lhes permite, na prática, fazer campanha durante os quatro anos de legislatura, com passagens aéreas, gasolina, hospedagem, alimentação e funcionários pagos pelo contribuinte.

Concorrência desleal...3

Essa também não é a pior parte. Escandalosa mesmo é a forma como alguns utilizam as emendas parlamentares, impositivas ou do orçamento secreto, transformando-as em máquina eleitoral.

Criadas com a ideia de que o parlamentar sabe melhor do que os burocratas dos ministérios quais são as necessidades reais das comunidades, as emendas acabaram sendo distorcidas e são distribuídas por critérios que nem sempre atendem ao interesse público, enquanto faltam verbas para a educação, por exemplo.

Há parlamentares que sobrevivem da farra das emendas, exibindo-se em publicações (pagas com dinheiro público) e redes sociais, como se o dinheiro fosse deles ou como se estivessem prestando um favor às comunidades.

DE RELANCE

Os cem anos de Agustina

Em Portugal, um plano de ação para a comemoração do centenário de nascimento da escritora Agustina Bessa-Luís (1922-2019), autora do celebrado romance A Sibila, mobiliza autarquias e universidades da região que a viu nascer.

A escritora, que tive o prazer de recepcionar em São Luís, no final do século passado, quando veio integrando uma comitiva de escritores portugueses convidados pelo então Presidente da República José Sarney, entre os quais os saudosos Alçada Baptista e Vasco Graça Moura,  aqui autografou apenas três livros de dois leitores que tinham exemplares de sua obra – Jomar Moraes e este Repórter PH – viveu entre o Douro e o Porto, sempre com o olhar aberto para o mundo inteiro.

Reconhecendo a dimensão nacional e internacional da sua obra literária, dezena e meia de instituições da região reclamam a escritora, agora que se avistam os cem anos do seu nascimento, como uma figura do Norte.

Agustina Bessa-Luis
Agustina Bessa-Luis

Agustina Bessa-Luis terá o seu romance A Sibila transformado em filme, cujo lançamento está previsto para outubro próximo, como parte das comemorações do seu centenário de nascimento

Os cem anos de Agustina...2

“A figura de Agustina vai para além do Norte, mas é aqui que ela tem as suas grandes referências. Mesmo se sempre foi maior do que os locais em que viveu – as casas, os rios, as praças, os jardins… –, é uma marca do Norte”, diz o professor de Bioquímica Ambiental da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) Fontainhas Fernandes, comissário-geral das comemorações do centenário.

A Câmara de Amarante, terra natal da escritora, centralizará o programa, a que vão também ligar-se a UTAD e as universidades do Porto e do Minho, além da Fundação de Serralves, da RTP, da Direção Regional de Cultura do Norte e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Simpósio Internacional em São Luís

A Fundação Sousândrade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, realiza em São Luís, de 11 a 13 de julho, o Simpósio Internacional “As Potencialidades do Maranhão na Nova Rota da Seda da China: Oportunidades de Negócio e de Desenvolvimento para o Brasil”.

O evento objetiva fornecer informações estratégicas sobre o projeto e proporcionar uma visão do leque de oportunidades de desenvolvimento econômico que surge para o Brasil com a inserção da capital maranhense na Nova Rota da Seda da China.

O Simpósio contará com a presença internacional do Prof. Paul Lee, um reconhecido estudioso de economia marítima, com publicações internacionais, presença em conferências e com atuação como consultor de diversos governos e indústrias marítimas no mundo.

Simpósio Internacional em São Luís...2

Desde 2013, a China executa o Plano BRI (Belt & Road Initiatives), uma proposta de cooperação internacional, com objetivo de instituir um gigantesco programa mundial de investimentos, envolvendo países de todos os continentes, que compõem cerca de um terço da economia mundial.

São Luís é apontada no estudo Strategic locations for logistics distributions centers along the Belt & Road, de 2022. A capital maranhense possui extraordinárias condições para receber tal projeto pelas conexões rodoviárias, ferroviárias e condições portuárias excepcionais.

A ligação feita pela Ferrovia Norte-Sul, eixo principal do transporte de cargas do Brasil, interligando malhas ferroviárias das cinco regiões do país, é um exemplo. Na região chamada de Arco Norte, nenhum estado possui condições similares de logística de transporte.

Paul Tae-Woo Lee
Paul Tae-Woo Lee

Paul Tae-Woo Lee, que estará em São Luís na próxima semana, possui um currículo respeitável no segmento de estudos marítimos, portos, economia globalizada e desenvolvimento

Simpósio Internacional em São Luís...3

Para quem não sabe, Paul Tae-Woo Lee é professor de Logística Internacional e Transporte Marítimo da Universidade Zhejiang, em Zhoushan, China. É Mestre em Economia pela Dong-A University de Busan, Coreia do Sul. Possui MBA School of Business Administration pela Universidade de Yonsei, em Seul, Corea do Sul. PhD pela Universidade de Cardife (País de Gales / Reino Unido).

É diretor associado de pesquisa do Instituto de Cadeia e Suprimento de Logística, Faculdade de Negócios, Victoria University de Melbourne, Austrália.

Foi editor-chefe de diversos jornais e periódicos internacionais de Logística, Comércio e autor de várias obras no segmento de estudos marítimos, portos, economia globalizada e desenvolvimento.

Baleiro e Cantuária lançam “Naus”

Iniciada meses antes da pandemia com algumas composições, a parceria dos compositores Vinícius Cantuária e Zeca Baleiro se estendeu durante os meses de isolamento, e é agora celebrada com o álbum “Naus”, que chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira 8.

Enquanto isso, os fãs já podem salvar o álbum em sua biblioteca, seguindo o link de pre-save: https://links.altafonte.com/naus.

Os artistas também gravaram um mini-doc, que conta um pouco sobre a parceria e mostra bastidores da gravação.

No disco, de feitura simples, quase artesanal, Vinícius e Zeca se dividem entre vocais, violões, guitarras, synths, baixos e percussões, e contam com algumas participações pontuais.

A dupla também planeja uma pequena turnê no Brasil e em outros países, após o lançamento do disco.

Para escrever na pedra:

“Os pequenos atos de cada dia fazem ou desfazem o caráter”. De Oscar Wilde.

TRIVIAL VARIADO

Quatro empresas maranhenses são reconhecidas pelo Banco do Nordeste com o  Prêmio MPE 2022 pela aplicação dos recursos financiados pela instituição financeira por meio do Fundo Constitucional de Financiamentos do Nordeste, o FNE.

No assunto: a iniciativa do Banco do Nordeste tem o objetivo de reconhecer a competitividade, o crescimento e o fortalecimento das empresas, a partir da geração de empregos diretos e indiretos e utilização de ações inovadoras, com respeito ao meio ambiente e adoção de boa governança para os empreendimentos.

Tem mais: para selecionar os premiados, uma comissão julgadora composta por entidades empresariais do estado avalia critérios como inovações empregadas no negócio, produtividade e competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento obtido junto ao Banco do Nordeste. 

Ainda: no Maranhão, foram premiadas as empresas: Cerâmica Cigana Ltda, sediada na cidade de Pio XII, na categoria Inovação, Produtividade e Competitividade; Selaria e Agropecuária Santo Antônio, localizada em São Francisco do Brejão, na categoria Comércio; Gráfica Pinheirense Ltda, de Pinheiro, na categoria Serviços; e a Dafonte Indústria e Comércio de Águas Ltda, de Barra do Corda, na categoria Indústria.

Pela primeira vez na história dos leilões, um raro esqueleto de Gorgosaurus, conservado de maneira excepcional, será vendido a quem der o maior lance. O preço inicial do leilão, organizado pela Sotheby?s, em Nova York, varia de US$ 5 milhões a US$ 8 milhões (entre R$ 26 milhões e R$ 43 milhões).

Da família dos Tiranossaurídeos (lagartos tiranos), o exemplar de quase 3 metros de altura e 6m70cm de largura, encontrado em 2018 na formação do Rio Judith, em Montana, é um dos poucos encontrados nos Estados Unidos. Eles são mais comuns do outro lado da fronteira, no Canadá.

A quem interessar possa: na semana de leilões sobre história natural, além do esqueleto do Gorgosaurus, também estarão à venda meteoritos e um lote com o primeiro relógio "tourbillon" de eixo triplo que viajou ao espaço.

Hoje na história: morre, em 1990, o cantor e compositor Cazuza. Dentre seus grandes sucessos estão Exagerado e Codinome Beija-flor. Em 1957, Pelé estreia na Seleção Brasileira, com apenas 16 anos.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.