(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Edilson Baldez recebe Título de Cidadão de Teresina

Mais: Missa para Gracinha Bittencourt

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Edilson Baldez com Jeová Barbosa
Edilson Baldez com Jeová Barbosa

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Barbosa Alencar entrega o Titúlo de Cidadão Teresinense a Baldez  em sessão solene na Câmara Municipal de Teresina.

-------------------------------------------

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, recebeu o Título Honorífico de Cidadão Teresinense em sessão solene na noite da última sexta-feira na Câmara Municipal de Teresina.

A honraria concedida pelo presidente da Câmara Municipal da capital piauiense, Jeová Barbosa Alencar, é um reconhecimento pelo trabalho de Baldez, que possui destacado desempenho na vida pública e privada e contribuiu para o crescimento da capital piauiense enquanto governador do Rotary Internacional Distrito 4490, em 1995 e 1997.

Na época, Baldez criou dois clubes do Rotary em Teresina e desenvolveu projetos que alavancaram as atividades da Associação Internacional na capital piauiense.

Formatura de Medicina

Um sucesso a programação da formatura da 26ª turma do curso de Medicina da Universidade Ceuma, aos cuidados da Class, empresa especializada em eventos e gerenciada pelo empresário Márcio Class.

Na segunda-feira, os formandos participaram do ‘Baile da Saudade’, realizado no Urbano SLZ, na Avenida dos Holandeses, com a presença do grupo CDC e do DJ Call.

O tema escolhido foi “Alice no País das Maravilhas”.

Nesta quarta-feira, os futuros médicos se reencontram para o Culto Ecumênico, a ser realizado na Igreja Batista Central. Na quinta-feira, será a vez da Missa em Ação de Graças, na Igreja Católica do Calhau.

Já na sexta-feira, acontecerá a Colação de Grau Especial, no Palazzo Eventos, no Araçagi. O ponto alto da programação acontecerá no sábado, com o Baile de Formatura a ser realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão, com animação, entre outros, do cantor Erikland.

 Projeto “Sonoridades”

A estreia do projeto ‘Sonoridades’ acontece neste sábado, às 21h, no Soul Lounge SLZ, na Avenida Litorânea, com show do cantor, violonista e percussionista paulistano Renato Braz, um dos grandes nomes da música contemporânea, vencedor de vários prêmios.

Em algumas ocasiões, Renato Braz já se apresentou no Maranhão, sendo uma delas em 2013, durante a terceira edição do projeto Ponta do Bonfim – Música e Pôr do Sol.

E com um sucesso arrebatador, ao lado de Zé Renato, esteve no palco da nona edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, em São Luís e Barreirinhas, no ano de 2017.

Entre as músicas de outros compositores a serem cantadas por ele tão “Alegre menina”, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro; “Avarandado”, de Caetano Veloso; “O mar demais”, de Sebastião Tapajós e Geraldo Julião; e “Parte del aire”, de Fito Paez.

DE RELANCE

Missa para Gracinha Bittencourt

Quem compareceu à Missa da Esperança celebrada na Igreja dos Remédios, na noite de ontem, saiu do templo religioso em estado de graça com a bonita e emocionante homenagem prestada à saudosa Gracinha Bittencourt, pelo transcurso do sétimo dia do seu falecimento.

O padre Everaldo Araújo, pároco da Igreja, conduziu a cerimônia religiosa de forma serena e fez uma homilia muito bonita.

Destaque para a participação do excelente cantor Alessandro Batista, que interpretou lindas canções religiosas para homenagear a amiga. Após a cerimônia, ele deu um belo depoimento sobre a amizade que os uniu por muitos anos.

Thelma Arraes teve participação como comentarista da Missa que registrou, entre numerosas presenças, Bernadete e Eduardo Cardoso, Marinete Carvalho Branco, Silvana Duailibe Abreu, Gustavo Marques e mais, muitos outros mais.

Candidaturas femininas

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargadora Ângela Salazar, assinou o Termo de Cooperação com o Ministério Público Federal, a Ordem dos Advogados e a Federação dos Municípios para orientar acerca de candidaturas femininas nas eleições 2022, além do combate à desinformação no processo eleitoral.

De acordo com o documento, as quatro instituições devem unir esforços para promover debates, palestras, rodas de conversas ou qualquer outra ferramenta educativa que incentiva a participação efetiva da mulher nas eleições de 2022, visando à consolidação da democracia e à promoção da diversidade nos cargos políticos em âmbito estadual e nacional, enfrentar e combater a desinformação no processo eleitoral.

Luís Marcelo e Daniel
Luís Marcelo e Daniel

Luís Marcelo e Gabriel desembarcam em São Luís neste fim de semana para show no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís

Domingo com sertanejo

Uma das mais queridas duplas sertanejas da região Nordeste fará um grande show na reabertura do Casarão Colonial, neste domingo, em clima de férias.

Luís Marcelo e Gabriel virão direto de Fortaleza (CE) para soltar a voz no mais famoso e prestigiado espaço musical do Centro Histórico de São Luís.

Os irmãos vêm conquistando públicos de todas as idades por onde passam. Com uma de suas composições gravadas pela dupla Bruno e Marrone (“Flores”, do álbum “Juras de Amor”), eles se mantêm desde sua formação como um dos maiores nomes da música sertaneja no Nordeste, garantindo espaço em uma região fortificada pelas raízes do forró. Além do destaque nacional, têm os passaportes carimbados com turnês nos Estados Unidos e México.

Os cantores, aliás, deram início ao seu novo projeto, “Clássicos de Buteco”, iniciativa que já rendeu mais de 1 milhão de views em sua primeira edição e que os destaca nos grandes polos consumidores da música sertaneja no Brasil.

Além do esporte

Com carinho, cuidados e ensinamentos, crianças do bairro Vila Nova, área Itaqui-Bacanga, estão aprendendo lições para além do esporte ao participar do projeto “Criança Feliz”.

O judô, uma das modalidades ensinadas, funciona como uma poderosa ferramenta de transformação e, de acordo com especialistas, seus benefícios são inúmeros.

No projeto, o esporte funciona como uma poderosa e acessível ferramenta de inclusão social, também despertando nos jovens valores humanos e cidadania.

Idosos na água

Não existe idade para aprender a nadar. Afinal, natação é uma atividade sempre relacionada à qualidade de vida. A hidroginástica, por exemplo, é ideal para pessoas idosas com problemas ósseos, como osteoporose, fortalecendo a musculatura e reduzindo a perda de massa óssea.

Denise Araújo, proprietária da Viva Água, sempre frisa que, na água, o impacto com o meio físico é muito menor, reduzindo, também, o risco de lesão.

Idosos na água...2

São inúmeros os benefícios da natação na terceira idade. Melhora o condicionamento físico, protege as articulações, melhora a capacidade cardiorrespiratória, estimula a cognição e eleva a autoestima, a confiança e o humor.

O estímulo ao convívio social é fundamental nessa época da vida. Há casos em que a pessoa pode se sentir sozinha, já que passa muito tempo em casa e não mantém a rotina agitada de outras épocas. As aulas de natação, quando praticadas em grupo, contribuem para afastar a depressão, uma das grandes consequências da solidão.

Alimentação alternativa

A Ligga - Projeto Porto São Luís tem como posicionamento ser um indutor de desenvolvimento social no Estado, priorizando as comunidades do seu entorno.

Assim, promove regularmente ações sociais que ajudam a desenvolver econômica e socialmente as comunidades vizinhas do Cajueiro e Mãe Chica.

Exemplo dessa atuação foi a recente parceria com o SENAR / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na promoção de duas turmas do curso de Alimentação Alternativa, ministrado pela equipe do SENAR na cozinha disponibilizada em parceria com uma moradora da rua principal do Cajueiro.

A primeira turma aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de junho, e a segunda turma será a partir de hoje até o próximo dia 8 no mesmo local.

A aceitação da comunidade foi super positiva, gerando até lista de espera para as vagas ofertadas.

 

Um foco de luz na beleza da sempre alegre e feliz Karina Paz
Um foco de luz na beleza da sempre alegre e feliz Karina Paz

Festival de férias

A temporada das férias escolares de julho chegou, e para muitos é hora de aproveitar ao máximo o lazer. Seja para quem trabalha, seja para quem estuda, o lazer é recomendado por médicos e psicólogos como a forma mais saudável de manter a saúde mental, preferencialmente passando mais tempo ao ar livre, com amigos e também praticando esportes e atividades físicas.

E para quem quiser itens de lazer para turbinar as experiências nas férias, as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz estão  com descontos em diversos produtos, tais como itens para churrasco; piscinas e boias infláveis, caixas térmicas, guarda-sol, entre outros.

O Festival de Férias Potiguar vai até o dia 31 de julho.

Para escrever na pedra:

“Quanto maior se é, mais repetido se é. Platão, Aristóteles, Kant, quantos outros. Ainda se não calaram nos que deles falaram. E é possível que só se calem quando a espécie humana se calar”. De Vergílio Ferreira, poeta português.

TRIVIAL VARIADO

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) homenageou, ontem, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Guilherme Augusto Caputo Bastos, corregedor-geral da Justiça do Trabalho, com a concessão da Medalha Especial Cândido Mendes, a mais alta comenda do Poder Judiciário maranhense.

Ainda em São Luís, o ministro Caputo Bastos participará do Seminário “Questões Atuais do Direito do Trabalho Portuário”, a ser realizado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO Itaqui), nesta quinta-feira, no Hotel Luzeiros.

No assunto: o ministro discorrerá sobre o tema “Aspectos Gerais do Direito Portuário”. E o objetivo da iniciativa é discutir os impactos jurídicos ocorridos no cenário atual, assim como as diretrizes e normas do Direito Portuário que trazem maior segurança jurídica, garantindo a proteção legal das práticas do trabalho portuário.

Em tempo: destinado às pessoas que atuam no Poder Judiciário maranhense e à comunidade empresarial portuária, o evento não exige inscrição, mas os interessados em participar devem confirmar a presença até esta quarta-feira pelo e-mail qualidade@ogmoitaqui.org.br e/ou pelo WhatsApp (98)99116-6718.

A propósito: o ministro Caputo Bastos está realizando correição no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) no período de 4 a 8 de julho. Durante a correição nos Tribunais Trabalhistas, o ministro promove o voluntariado e a solidariedade por meio da campanha Corregedoria Solidária.

O empresário Rafael Sombra ministra até sábado na Faculdade de Negócios Faene. aulas sobre Empreendedorismo, Inovação e Vendas para os alunos dos MBAs da instituição. Sombra, aliás, é sempre convidado para ministrar aulas ou palestrar na Faene.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.