(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Morre Dom Cláudio Hummes

Mais: Froz Sobrinho recebe título de Cidadão Imperatrizense

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Dom Claudio Hummes
Dom Claudio Hummes

Dom Claudio Hummes com o seu grande amigo Papa Francisco

----------------------------------------------------------

Morreu nesta semana o cardeal que inspirou o papa a escolher o nome Francisco: Dom Cláudio Hummes, aos 87 anos.

O religioso gaúcho foi arcebispo de São Paulo e era arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero.

Em 2013, quando o mundo se surpreendeu com o anúncio do primeiro papa latino-americano, dom Cláudio Hummes apareceu sorrindo ao lado do argentino Jorge Mario Bergoglio, um jesuíta que, inspirado pelo cardeal brasileiro, escolheu justamente se chamar Francisco.

Hummes foi apontado como o principal articulador da eleição de Bergoglio.

 Um cardeal muito influente

Dom Cláudio Hummes era um dos mais respeitados cardeais dentro e fora dos muros do Vaticano. Tanto que, diante da renúncia de Bento XVI, a primeira em 700 anos de história, ele era lembrado, de novo, como sucessor.

Na hora em que a fumaça branca saiu no alto da Capela Sistina, em 2013, dom Cláudio não fora o escolhido. Mas estava, minutos depois, ao lado de Mario Bergoglio, convertido em papa Francisco, no balcão da Basílica de São Pedro.

Como um dos mais influentes cardeais, também ajudou na escolha do nome adotado pelo colega e amigo. Bergoglio, inspirado por Hummes, um franciscano, adotou o nome Francisco.

Brasileiros entre os novos cardeais

O Papa Francisco, 85 anos, anunciou no domingo que nomeará 21 novos cardeais de vários países, incluindo dois brasileiros, durante o próximo Consistório que ocorrerá em 27 de agosto.

Dos novos nomes, 16 são cardeais eleitores com menos de 80 anos, e portanto, se tornam elegíveis para entrar em conclave para eleger o próximo papa após morte ou renúncia.

Entre os brasileiros que serão nomeados estão os arcebispos Leonardo Ulrich Steiner,  71 anos, de Manaus, e Paulo Cezar Costa, 54 anos, de Brasília.

Bagagens e gratuidade

Está prevista para esta terça-feira a sessão conjunta do Congresso para analisar vetos do Executivo. A oposição articula a derrubada dos vetos de Bolsonaro ao teto de ICMS, que também incluem a compensação para a perda de receitas a Estados sem dívida com a União.

Entre os 36 vetos em análise, está a retomada da gratuidade do envio de bagagens em voos nacionais e internacionais. O Congresso deverá decidir se o envio de bagagens com peso entre 10 e 23 quilos em voos nacionais – e de até 30 quilos em internacionais – seguirá sendo cobrado, como é desde 2016, ou voltará a ser gratuito.

Conforme a Secretaria-Geral da Presidência, a volta do despacho gratuito foi vetada, pois “a proposição aumentaria os custos dos serviços aéreos e o risco regulatório, o que reduziria a atratividade do mercado brasileiro a potenciais novos competidores e contribuiria para a elevação dos preços das passagens aéreas”.

Hoje, portanto, o veto do Presidente, publicado na edição do último dia 15 de junho do Diário Oficial da União, será julgado pelos parlamentares.

Estreia do 5G será amanhã

A internet móvel de quinta geração (5G) será liberada em Brasília amanhã, tornando a cidade a primeira do país a receber a nova tecnologia de comunicação.

Belo Horizonte tende a ser a próxima capital onde a nova geração de internet será ativada, seguida por Porto Alegre e São Paulo, mas ainda sem uma data.

Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado.

A expectativa é que as operadoras acionem imediatamente as suas redes para oferecer o 5G aos consumidores.

Froz Sobrinho com o vereador Alberto de Sousa, presidente do Legislativo Municipal de Imperatriz
Froz Sobrinho com o vereador Alberto de Sousa, presidente do Legislativo Municipal de Imperatriz

Froz recebe título de Cidadão Imperatrizense

A Câmara de Vereadores de Imperatriz concedeu o Título de “Cidadão Imperatrizense” ao desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça do Maranhão.

A cerimônia de entrega do título ocorreu na noite da última sexta-feira (1º) em sessão solene, no Plenário Leo Franklin, na Câmara Municipal daquela cidade.

O corregedor disse se sentir honrado e agradecido pelo título, lembrou a primeira vez que visitou a cidade, em 1992, ainda promotor de Justiça na Comarca de Carolina, e na oportunidade foi muito bem acolhido.

José de Ribamar Froz Sobrinho nasceu em Viana (MA), em 30 de dezembro de 1967. É membro da 3ª Câmara Criminal. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em 1990. Ingressou no Ministério Público Estadual em 1992, onde foi Promotor de Justiça. Foi coordenador da Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Maranhão (UMF), no Tribunal de Justiça e diretor da Escola da Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam).

Entrega de livros na AML

O Fotoclube Poesia do Olhar se reuniu com a diretoria da Academia Maranhense de Letras (AML), durante sessão ordinária, na sede da instituição literária, para fazer a entrega de exemplares do livro “Tambores” para compor o acervo da biblioteca da AML.

A obra faz parte de projeto do fotoclube, que uniu literatura e fotografia, ao fazer uma releitura fotográfica do livro “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense Josué Montello.

O encontro aconteceu na última quinta-feira, quando os representantes das duas instituições conversaram sobre a intersecção da literatura e a fotografia, duas linguagens da arte que podem se completar e construir narrativas para uma visão renovada da realidade. Eles conversaram, também, sobre possíveis projetos que podem unir o trabalho fotográfico às produções literárias.

Doações na campanha

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que só pessoas físicas que usem o CPF como chave de identificação no sistema de pagamento PIX poderão doar recursos para financiar campanhas eleitorais.

A decisão foi tomada em sessão administrativa durante análise de um pedido de reconsideração feito pelo Diretório Nacional do PSD.

Os ministros já haviam respondido afirmativamente a uma consulta formulada pela legenda, permitindo o uso da ferramenta para a arrecadação de recursos, desde que os doadores usassem o CPF como forma de se identificar dentro da plataforma.

A legenda, então, argumentou que todas as operações realizadas no sistema de pagamento poderiam ser rastreadas e solicitou que o Plenário autorizasse o recebimento de transferências feitas por meio de qualquer chave escolhida pelo titular da conta.

Mesário Voluntário

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) está realizando mais uma campanha Mesário Voluntário com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos.

O projeto é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral de forma consciente e espontânea.

No Maranhão, este ano serão necessários 67.176 mesários, sendo 4 em cada seção eleitoral, distribuídos pelos 5.874 locais de votação dos 217 municípios. Vale lembrar que todas as providências para proteger a saúde dos envolvidos nas eleições serão tomadas pela justiça eleitoral, assim como eles recebem treinamento para atuar na função.

O eleitor que quiser se tornar mesário pode se inscrever no programa Mesário Voluntário basta preencher um cadastro no site do TRE-MA ou fazer sua inscrição por meio do aplicativo e-Título, que está disponível gratuitamente para download em tablets e smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android.

Campanha de alerta

Mais de 36 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço devem ser contabilizados este ano, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, sendo mais de 19 mil em homens e mais de 17 mil m mulheres.

O problema é sério e os médicos dão o alerta neste mês de julho, período de conscientização em torno da doença.

Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço Stênio Roberto Santos, também gestor do Instituto de Câncer de Cabeça e Pescoço, ao contrário do que ocorre em outros órgãos, quando o câncer acomete a região de cabeça e pescoço, a doença pode ser visível ou palpável.

Apesar disso, os sinais não são percebidos na maioria dos casos. No Brasil, oito entre dez casos de câncer que acometem, por exemplo, a cavidade são descobertos já em fase avançada.

Conforme o especialista maranhense, como consequência, o diagnóstico tardio resulta em menor chance de controle da doença, pior qualidade de vida para o paciente, maiores taxas de morbidade e mortalidade, maior risco de mutilação em razão da necessidade de cirurgias mais extensas, maior complexidade de outras modalidades de tratamento e maior demanda por reconstrução facial, assim como mais desafios na reabilitação.

Índices de Vacinação

Medidas conjuntas de proteção ao público infanto-juvenil nos municípios maranhenses foram debatidas pelo procurador-geral de Justiça Eduardo Nicolau com representantes do Fundo das Nações para a Infância (Unicef). Um dos temas abordados na reunião foi a queda nos índices de vacinação desse público nos municípios maranhenses.

O procurador-geral de Justiça comprometeu-se em acionar os gestores municipais e atuar com o Unicef para solucionar o problema.

O promotor de justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MPMA, Gleudson da Silva Malheiros, também recepcionou as representantes do Unicef Ofélia Silva (chefe do escritório no Maranhão), Judith Leveillee (coordenadora no Território Amazônico) e Ida Oliveira (coordenadora de comunicação no Território Amazônico).

DE RELANCE

A prevenção e a resposta ao assédio

O caso recente envolvendo o agora ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães joga luz sobre a importância de prevenir os assédios sexual e moral no ambiente de trabalho, tanto em órgãos públicos quanto em empresas privadas.

Há uma série de etapas que precisam ser cumpridas, avalia a diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Sandra Gioffi. O primeiro passo seria a criação de um código de conduta para estabelecer e deixar alinhado o comportamento esperado dos profissionais. Essas linhas gerais devem ser disseminadas e comunicadas de maneira clara, inclusive com treinamentos.

Um ponto importante é instituir um canal de denúncias, onde as vítimas podem buscar ajuda. É um instrumento que deve gerar confiança para a comunicação dos casos e ser isenta, assegurando uma investigação séria. Pode ser inclusive externa, contratada pela empresa ou órgão, para conferir ainda mais credibilidade na averiguação das situações.

– Mas isso não vai garantir nada se não existir uma política de consequências – acrescenta Sandra.

Ou seja, também é preciso estabelecer punições, de acordo com a gravidade dos casos (de advertências a demissões), e isso passar a integrar a política de RH. Assim, promoções também passariam por esse crivo, explica a especialista.

– Isso vai mostrar que as pessoas promovidas, bem-sucedidas, estão alinhadas com o código de conduta. Passa a ser o modelo de sucesso – diz Sandra, sobre a importância de os líderes, nos diferentes níveis internos, serem exemplos positivos na implantação de uma cultura de respeito.

Coragem para denunciar

Apenas no caso de assédio sexual o Ministério Público do Trabalho (MPT) já recebeu 300 denúncias neste ano no país, ante 474 em todo 2021.

Segundo a procuradora do MPT Adriane Reis de Araújo, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, é o resultado da maior disposição das vítimas de não ficarem em silêncio.

– Na medida em que saem notícias de denúncias, há um empoderamento. Mulheres que se sentiam culpadas mudam a percepção e veem que é uma prática que não pode mais ser tolerada – diz.

Risco de epidemia

Para Adriane, empresas e órgãos que não tomam medidas adequadas passam a mensagem velada de que é uma atitude relevada, criando o risco de o assédio se tornar uma epidemia no ambiente de trabalho.

Canais de denúncia, afirma Adriane, precisam ser efetivos, proteger de represálias e dar retorno às vítimas sobre o desfecho do caso. O assédio, lembra ela, além de crime acaba sendo negativo para a própria corporação, por gerar adoecimento mental, rotatividade, esgotamento e queda de produtividade.

O artista plástico Paullo Brito está expondo suas obras no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau
O artista plástico Paullo Brito está expondo suas obras no Fórum Des. Sarney Costa, no Calhau

 Paullo Brito expõe no Fórum

Aberta na galeria de arte do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau), a exposição “MultiArtes”, do artista plástico Paullo Brito.

São 22 obras em que ele usa a técnica acrílico sobre telas que transitam entre o realismo, minimalismo, arte pop e questão social.

A exposição, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, fica em cartaz até o dia 29 de julho.

Movimento social

O eixo Grand Cru – Mamma, os dois ótimos restaurantes de Gabrielle e José Sobral Neto, atraiu figuras badaladas da sociedade no fim de semana.

Sábado, com a voz da bonita cantora Morgana fazendo fundo musical, circularam pelo Grand Cru, na Ponta d´Areia, Daniella e Alfredinho Duailibe, Teresa e Thucydides Frota, Glícia Gentil e Mário Antunes, Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Flávia e Nilson Ferraz, Thatiana e César Bandeira, estes egressos da festa de aniversário de Viviane Murad, realizada na casa The Music Hall, na Lagoa.

No domingo, Thatiana e César Bandeira pontificaram no Mamma, no Calhau, com o filho Carlos Eduardo e a futura nora Camila Rocha (estão de casamento marcado para o dia 17 de dezembro no Buffet Villa Reale).

Também foram vistos por lá, Jorge Oliveira com um grupo de amigos, mais Ana Lucia e Amaro Santana Leite, Flávia e Nilson Ferraz.

Volta do Casarão

Depois de uma temporada de descanso para as festas juninas, o Casarão Colonial, na Rua Afonso Pena, no Centro Histórico de São Luís, reabrirá neste domingo, em clima de expectativa para o anúncio de um novo projeto musical assinado pela Pororoca Produções e Salve Simpatia Produções, tendo a música como carro-chefe.

Os produtores Ricardo Fernandes, Mirella Castelo Branco e Ana Sousa Mota anunciarão uma nova empreitada, mas em outro endereço: a Avenida Beira-Mar, em sintonia com a Baía de São Marcos e os ventos Alísios de Nordeste. A sacada é genial.

O trio vislumbrou algo que muitos viam, mas não conseguiam enxergar.

Volta do Casarão...2

Trata-se do novo ponto de encontro da turma jovem e de bem com a vida. Muita gente, inclusive, já batizou de “Nova Casa das Dunas”, um dos locais mais prestigiados da Avenida Litorânea e que movimentou a agenda cultural ao longo de quatro anos ininterruptos.

No entanto, embora a proposta se assemelhe, inclusive devido ao formato da estrutura e às instalações internas, o empreendimento é inovador, principalmente por sua localização estratégica e acesso.

O público adentrará pela Praça Gonçalves Dias, um dos cenários mais bonitos e poéticos de São Luís.

Maracanã é sucesso

A presidente do Boi de Maracanã, Maria José Soares, está felicíssima com o resultado da programação do grupo folclórico durante a temporada do mês de junho.

A centenária manifestação folclórica fechou um ciclo com chave de ouro.

“Agradeço aos nossos bons guias de luz que nunca nos abandonam. São João que é o nosso homenageado maior e dono de nossa casa”, escreveu.

O boi foi aos terreiros homenageando Humberto Barbosa Mendes, sua maior inspiração. Mas o espetáculo não para. A programação segue em frente neste mês de julho até o mês de agosto, quando acontecerá a morte simbólica do novilho.

Para escrever na pedra:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Os familiares e amigos de Maria das Graças Figueiredo Bittencourt, que todos chamavam carinhosamente de Gracinha Bittencourt, mandarão celebrar Missa de Sétimo Dia do seu falecimento, nesta terça-feira, às 19h, na Igreja dos Remédios.

A menos de um mês do prazo derradeiro para a realização das convenções, que vão de 20 de julho a 5 de agosto, o tabuleiro eleitoral no Maranhão é uma peneira de tantos furos. A demora na definição das alianças faz com que nenhuma chapa esteja 100% completa.

Hoje na história: em 1996, nasceu a ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado com sucesso a partir de uma célula somática adulta.

Em reação a recentes movimentos de elevação de encargos e cortes em impostos, que atingiram em cheio a receita dos municípios, prefeitos de todo o país irão a Brasília amanhã para pressionar o Congresso Nacional a frear propostas que criem novas despesas ou reduzam ainda mais a arrecadação.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.